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JORNAL
Edição 38 - Educação a Distância
29/04/2010
 
ou

O ABC da EAD: a Educação a Distância de Hoje

Carmen Maia e João Mattar – Editora Prentice-Hall – Brasil – 2007 – 1ª edição

Com uma linguagem clara e acessível, a obra aborda os vários modelos de EaD que vêm sendo praticados, as ferramentas disponíveis, os novos papéis do aluno, do professor e das instituições, os direitos autorais e o futuro da EaD, entre outros pontos relevantes.


Educação a Distância

Maria Luiza Belloni –Editora Autores Associados - Brasil – 2003 – 3ª edição

O texto pretende contribuir para o debate sobre a crise da educação diante das novas demandas sociais e sobre as contribuições possíveis da educação a distância, no sentido de tornar possível um processo de aprendizagem aberta e autônoma, numa perspectiva de educação ao longo da vida.


O Aluno Virtual

Rena M. Palloff, Keith Pratt - Editora Artmed

Os autores oferecem uma visão geral das questões fundamentais da aprendizagem on-line, apresentando um guia prático para trabalhar em tal ambiente. Indicado para educadores que trabalham on-line com alunos do nível superior e em ambientes de treinamento, o livro trata de diversos assuntos, incluindo estilos de aprendizagem, questões multiculturais, avaliação, retenção e problemas instigantes, como as questões do plágio e da cópia indevida (cola).


Educação a Distância: o Estado da Arte

Fredric M. Litto e Marcos Formiga (Organizadores) – Editora Prentice-Hall – Brasil – 2008 – 1ª edição

A obra deverá despertar especial interesse naqueles que estão preocupados com os rumos da educação no país e que enxergam a educação a distância não como uma substituta, mas como uma adicional e indispensável forma de levar o aprendizado às pessoas. Os textos abrangem idéias, tendências e estatísticas indispensáveis aos profissionais que se dedicam à educação a distância e apresentam a visão de acadêmicos e pesquisadores especializados nas mais diversas áreas, incluindo: aprendizagem por correspondência, aprendizagem por rádio, aprendizagem por meio de comunidades virtuais, e educação corporativa, entre outras.


Educação a Distância via Internet

José Armando Valente, Maria Elisabette B. Brito Prado e Maria Elizabeth Biaconcini de Almeida – Editora Avercamp – Brasil – 2003 – 1ª edição

Quando se fala em formação de professores por intermédio da Educação a Distância, via internet, logo surge uma série de questões. Como é possível formar professores via internet? Que ambiente de aprendizagem virtual foi usado? Na verdade, a EaD é recente e questões como estas são totalmente pertinentes. Este livro procura responder essas perguntas com base nos resultados do Curso de Especialização em Desenvolvimento de Projetos Pedagógicos com Uso das Novas Tecnologias, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.


Educação a Distância na Formação de Professores

Guaracira Gouvêa e Carmen I. Oliveira – Editora Vieira e Lents - Brasil

O objetivo do livro é trazer para os debates educacionais um posicionamento crítico diante dessas práticas educativas realizadas a distância, sobretudo, no que se refere ao uso das tecnologias de informação e comunicação, ao impacto dessa modalidade de educação na formação dos estudantes e nas práticas cotidianas dos professores. O projeto de pesquisa que deu origem a este livro – Formação de Professores e Educação a Distância: produção, utilização e avaliação de materiais didáticos – foi realizado por uma equipe de pesquisadoras da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Unirio.


Educação a Distância: a Tecnologia da Esperança

Arnaldo Niskier - Editora Loyola – Brasil – 2000 – 2ª edição

A ampliação das oportunidades educacionais, com que tanto se sonha, está ligada à institucionalização da modalidade da educação a distância, que se vai tornando realidade no Brasil. A resistência do EAD cede terreno, aos poucos, à consciência de que somente será possível aumentar e melhorar a oferta de recursos humanos qualificados com o emprego dessa modalidade, hoje em sucesso completo em diversos países, como Inglaterra, Espanha, Austrália, África do Sul, Canadá, entre outros.


Educação a Distância na Transição Paradigmática

Elsa Guimarães Oliveira – Editora Papirus – Brasil – 2003 – 1ª edição

Esse livro tem como propósito buscar, nos paradigmas emergentes que delineiam as mudanças da contemporaneidade, diretrizes para analisar e orientar propostas alternativas de EAD. A autora investiga, aqui, a relação entre as rupturas e os avanços no uso da tecnologia, representada pela internet, e os da pedagogia, na construção do conhecimento.


Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância

Vani Moreira Kenski – Editora Papirus – Brasil – 2003 – 1ª edição

Os profissionais da educação têm vivido grandes transformações nas práticas de ensino e de pesquisa. Seja no ensino presencial ou no ensino a distância, os envolvidos são instados a buscar novas maneiras de agir. Professores e alunos vivem diariamente o desafio das mudanças nas regras de convivência e nas formas de acesso às informações. Participamos todos de um aprendizado no sentido de romper as práticas rotineiras e os limites físicos da sala de aula e ir além, na busca de uma educação de mais qualidade.


Formação de Educadores a Distância e Integração de Mídias

José Armando Valente e Maria Elizabeth Biaconcini de Almeida – Editora Avercamp – Brasil – 2007 – 1ª edição

O livro descreve uma experiência de educação a distância realizada no curso de formação de educadores de escolas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). O curso, com alto índice de aproveitamento, também permitiu avanços do ponto de vista metodológico, criando atividades inovadoras, como as estratégias para a integração das equipes que trabalham com diferentes tecnologias e a apropriação dos recursos de Educação a Distância, de modo que os participantes do curso pudessem realizar ações de formação dos seus colegas, em serviço e de modo continuado.


Educação Online

Marco Silva (Organizador) – Editora Loyola – Brasil – 2003 – 1ª edição

A obra reúne autores de instituições educacionais e empresariais do país. Cada um expõe experiências, reflexões, preocupações e alertas, mostrando o que deu certo no setor e revelando o que vai dar errado se determinadas precauções não forem tomadas. Seus textos estão divididos em quatro partes: fundamentos da aprendizagem online, ambientes virtuais de aprendizagem, legislação específica e formação corporativa.

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