Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 38 - Educação a Distância
29/04/2010
 
ou

Educação a Distância

Por escolha de 35,51% de nossos leitores, o tema da 38ª edição do Jornal do Professor é Educação a Distância.

Aqui você vai saber mais sobre essa modalidade de ensino introduzida no Brasil no início do século XX, por meio de aulas por correspondência, e que hoje, utilizando tecnologia digital, atinge um número cada vez maior de alunos, em diferentes níveis de ensino.

Vai conhecer a professora Rosilâna Dias, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, para quem as aulas de educação a distância necessitam de um planejamento meticuloso e antecipado; as experiências de duas professoras de Rio Verde, em Goiás, matriculadas em cursos a distância; vai ficar por dentro do que pensa a professora Lea Fagundes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sobre a formação necessária ao professor que atua na educação a distância; e vai conhecer, ainda, o Multicurso Ensino Médio – matemática, programa de formação continuada para professores criado pela Fundação Roberto Marinho.

Trazemos ainda para você uma entrevista com a professora Masako Masuda, presidente da Fundação Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj), que abrange o Consórcio Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Consórcio Cederj). Ela faz uma análise da situação da EAD no Brasil e aborda, entre outros pontos, os benefícios dessa modalidade, perfil dos alunos, e como eles são recebidos pelo mercado de trabalho.

Ajude-nos a escolher o tema das próximas edições, votando na enquete colocada em nossa página. E aproveite para colaborar enviando sugestões, críticas, textos e músicas!

Seja bem-vindo!

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.