Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 56 - Materiais Didáticos
14/06/2011
 
ou

Material Didático: discursos e saberes

Rosilene Batista de Oliveira Fiscarelli – Editora Junqueira & Marin – Brasil – 1ª edição – 2008

Este livro nasceu de uma inquietação sugestiva: o interesse de Rosilene de escrutinar o universo dos materiais didáticos tidos pelos educadores, de um modo geral, como instrumentos imprescindíveis à atividade educativa, condição de um trabalho docente inovador e bem sucedido, expressão do que seja uma "boa aula" agradável e estimulante aos alunos, símbolos de melhoria e modernização educacional.


Outras Linguagens na Escola

Lígia Chiappini (Coord. Geral) – Editora Cortez – Brasil

Este livro dá continuidade ao trabalho de pesquisa desenvolvido por professores da USP e Unicamp intitulado: A circulação dos textos na escola. Os objetivos que orientam a presente obra são os de estudar e propor alternativas para as atividades escolares a partir dos meios de comunicação e das novas tecnologias.


Tecnologia Educacional – Descubra suas possibilidades na sala de aula

Lígia Silvia Leite – Editora Vozes – Brasil

O livro oferece informações que auxiliam no planejamento da utilização de tecnologias educacionais em qualquer ambiente de aprendizagem, e também subsídios para a prática desta possibilidade pedagógica em sala de aula.


Como usar o jornal na sala de aula

Maria Alice Faria - Editora Contexto – Brasil -

Combina o estudo do jornal, fornecendo dados históricos e teóricos, com a análise de textos jornalísticos e sugestões de trabalhos práticos com o jornal em sala de aula. A autora, que vem desenvolvendo vários experimentos didáticos com professores da rede pública, apresenta minuciosamente as partes do jornal e de que modo ele é preparado, e como sua leitura crítica pode transformar as aulas de português numa atividade divertida e proveitosa.


Jogos em Grupo na Educação Infantil

Constance Kamii e Rheta Devries – Editora Artmed – Brasil - 2009 – 1ª edição

As autoras sugerem maneiras de escolher e de modificar jogos, sejam eles novos ou tradicionais, para torná-los mais adequados à aprendizagem das crianças. Elas explicam como os jogos em grupo ajudam as crianças a desenvolverem de forma mais eficiente e prazerosa sua capacidade cognitiva e interpessoal do que por meio de folhas de exercícios e atividades similares.


Educação e Mídias

Jacques Gonnet – Editora Loyola – Brasil

O livro mostra que aprender mídias, nos dias de hoje, é tão importante quanto saber ler e escrever. Além disso, ajuda a organizar um programa de educação para as mídias na escola, oferecendo subsídios para escolher a melhor abordagem que se pode fazer em relação a elas.


Educação, imagem e mídias

Cristina Costa - Editora Cortez – Brasil

Este livro faz parte da coleção Aprender e ensinar com textos. Cristina Costa apresenta, analisa e propõe uma série de possibilidades de trabalho com as imagens e os meios de comunicação nos ambientes educativos.


Clube de Matemática - Jogos Educativos

Mônica Soltau da Silva – Editora Papirus – Brasil

Adequados aos Parâmetros Curriculares Nacionais, os jogos são flexíveis a diversas áreas do conhecimento e séries, podendo ser aplicados a qualquer realidade escolar, com suas regras e variações adaptadas conforme a criatividade dos alunos e educadores.


Dinâmicas de Leitura para Sala de Aula

Mary Rangel – Editora Vozes – Brasil – 2001 – 15ª edição

A obra apresenta 37 dinâmicas que estimulam a leitura de textos de estudo. Essas dinâmicas atendem a uma necessidade de todo professor no sentido de criar condições de maior motivação e interesse dos alunos em aula.


Discurso e Ensino: O Cinema na Escola

Carmen Zink Bolognini (Org.) – Editora Mercado de Letras – Brasil – 1ª edição - 2007

Analisamos, nesse volume, seis filmes, com o objetivo de fornecer subsídios para professores de ensino fundamental e médio, considerando, basicamente, duas questões: a primeira diz respeito ao relacionamento professor-aluno em sala de aula. Para tanto, trabalhamos com os filmes The Wall, Sociedade dos Poetas Mortos e A Voz do Coração; a segunda diz respeito a questões relativas à linguagem e seu funcionamento. Para tanto, analisamos os filmes O Rei Leão, A Vida é Bela e Desmundo.


E por falar em tabuada...

João Bianco e Mônica Marsola – Editora Irmãos Vitale – Brasil

Neste livro a criança encontrará canções ilustradas que ensinam as tabuadas de maneira recreativa e inteligente. Há propostas de atividades para a descoberta da multiplicação no dia-a-dia, curiosidades, e até como fazer sanduíches multiplicando os ingredientes. As graciosas melodias do CD adotam um estilo musical para cada tabuada: reggae, valsa, samba, balada, salsa, pop, bolero, country e baião. O CD também possui playbacks, para que todos possam cantar juntos.


A Educação está no Gibi

Djota Carvalho – Editora Papirus – Brasil – 2006 – 1ª edição

O autor mostra várias possibilidades de utilização dos gibis em sala de aula, tanto como ferramenta paradidática quanto como atividade multidisciplinar. Para isso, primeiro situa o leitor no mundo dos quadrinhos, apresenta suas peculiaridades e sua história, bem como a relação entre as chamadas HQs e a educação. Depois, propõe uma série de exercícios com personagens e histórias de diversos tipos (de quadrinhos infantis e de super-heróis aos gibis japoneses, os mangás). São atividades fáceis de aplicar em todas as disciplinas: português, matemática, ciências, história, geografia etc. Ao final encontram-se dicas para que professores e alunos possam produzir uma história em quadrinhos em sala de aula, de maneira divertida e educativa, provando que, definitivamente, a educação está no gibi.


Como usar a Televisão na Sala de Aula

Marcos Napolitano – Editora Contexto – Brasil

Este livro propõe uma série de procedimentos básicos para que a programação veiculada pela TV possa ser incorporada como documento sócio-histórico, como fonte de aprendizado e como catalisadora de debates na escola, permitindo ao professor refletir sobre o fenômeno social da TV e sua articulação com a escola. O autor também sugere um roteiro com 16 atividades para serem desenvolvidas em sala de aula.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.