Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 56 - Materiais Didáticos
14/06/2011
 
ou

Pedagoga desenvolve trabalho diferenciado no Maranhão

O eixo principal da vida da pedagoga Nair Soares é a arte de educar

O eixo principal da vida da pedagoga Nair Soares é a arte de educar

Autor:Arquivo pessoal


Pedagoga, “com muito orgulho”, Nair Cunha Schramm Soares, de São Luís (MA), diz que o eixo principal de sua vida é a arte de educar. Atuando no magistério desde que entrou na universidade, aos 17 anos, atualmente, aos 30, ela acumula inúmeras experiências na área, tanto como professora quanto como coordenadora pedagógica.

Professora concursada da rede municipal de ensino, Nair exerce a função de coordenadora do Programa Mais Educação, na Unidade de Ensino Básico (U.E.B) Albérico Silva. “Recebi de braços abertos a coordenação onde, graças à Deus e a minha luta, estou desenvolvendo um trabalho diferenciado”, enfatiza a pedagoga.

Segundo ela, a escola tem 300 alunos inscritos no programa de educação integral Mais Educação, divididos nos dois turnos. Pela manhã, os participantes são estudantes do 6º ao 9º ano; à tarde, eles são do 2º ao 5º ano. Além das oficinas de letramento e matemática (oferecida de forma lúdica), também há oficinas de fanfarra, dança, teatro, tênis de mesa, vôlei e futsal.

Além disso, Nair exerce a função de tutora a distância da Universidade Estadual do Maranhão (Uema): “adoro este trabalho, pois a educação a distância é muito mais do que ser um complemento ou substituição – deve ser concebida como uma aliada potencializadora do sistema educacional”, avalia.

Com duas pós-graduações, uma em educação infantil e outra em gestão escolar, ela diz que pode se considerar uma pessoa que luta por uma educação justa e igualitária. E não se esquece de citar o educador Paulo Freire – “Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Por isso, aprendemos sempre.”

(Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.