Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 57 - Sociologia na Escola
06/07/2011
 
ou

Sociologia Para o Ensino Médio

Nelson Dacio Tomazi – Editora Atual – Brasil – 2007

“Neste livro procurei apresentar o conhecimento sociológico de modo muito específico e o mais claro possível para o jovem estudante do ensino médio. Em sua elaboração orientei-me por duas preocupações centrais: permitir ao aluno a compreensão da realidade social como uma totalidade concreta, diversa, conflituosa e contraditória - mas nem por isso fragmentária- e oferecer ao professor elementos teórico e sugestão que possibilitem incentivar a classe a desenvolver uma reflexão crítica sobre a sociedade.”


Ensinar e Aprender Sociologia

Sílvia Maria de Araújo, Maria Aparecida Bridi, Benilde Lenzi Motim – Editora Contexto - Brasil

Com a inclusão da disciplina de sociologia no ensino médio, surgem as questões: como levar o tema aos alunos sem causar estranhamento ou susto? Como trabalhar da melhor maneira em sala de aula? Como ajudar o estudante a perceber a interdependência entre as esferas política, econômica, cultural e ideológica? Este livro é um poderoso aliado do professor. Além de esclarecer os principais objetivos do ensino da disciplina, a obra fornece exemplos de aulas dirigidas e seminários, glossário com os principais temas tratados e uma bibliografia rica e precisa.


Iniciação à Sociologia

Nelson Dacio Tomazi – Editora Atual – Brasil

Obra escrita por uma equipe de especialistas, procura colher, sempre que possível, exemplos concretos da vida comum para ensinar o aluno a refletir sobre as situações sociais que o cercam.


Dez Lições de Sociologia para um Brasil Cidadão

Gilberto Dimenstein, Marta M. Assumpção Rodrigues, Álvaro César Giansanti – Editora FTD – Brasil – 2008

O livro oferece um conjunto de textos e autores fundamentais ao estudo da sociologia. Ele estimula o conhecimento da realidade brasileira, relacionando conceitos da sociologia a fatos históricos, a fim de tornar o estudo significativo e estimular a reflexão e a cidadania.


Sociologia – Um Olhar Crítico

Sílvia Maria de Araújo, Maria Aparecida Bridi, Benilde Lenzi Motim – Editora Contexto – Brasil

Trabalho, classes sociais, comunicação e mídia, estruturas de poder, o rural e o urbano são questões clássicas da sociologia. Este livro apresenta esses e outros temas de modo claro, didático e fundamentado teoricamente. A partir de uma rica bibliografia, as autoras oferecem um material prático para uso tanto nas universidades quanto nas boas escolas: todos os capítulos contam com uma exposição do tema seguida por exercícios preparados para reter o conhecimento. Livro indicado para leitores interessados na área, mas particularmente para alunos e professores.


50 Sociólogos Fundamentais

John Scott – Editora Contexto – Brasil

A Sociologia - ciência nascida no século XIX como resposta aos desafios da modernidade - procura compreender e explicar as estruturas da sociedade. Elaborado de forma didática, este livro trata da vida, obra, idéias e impacto de alguns dos mais importantes sociólogos da nossa história, como Auguste Comte, Émile Durkheim, Karl Marx, Theodor Adorno, Max Weber e Frédéric Le Play. A obra conta ainda com uma rica indicação de livros e artigos, estimulando e facilitando estudos mais aprofundados sobre o assunto.


Sociologia – Introdução à Ciência da Sociedade

Cristina Costa – Editora Moderna – Brasil – 2005 – 3ª edição

Globalização, pós-modernidade, minorias, inclusão social, nacionalismo, localismo, regionalismo, tecnologias, desenvolvimento, democracia são alguns são alguns dos temas que norteiam as questões do mundo contemporâneo, exigido reflexão daqueles que enfrentam os desafios da atualidade. A sociologia, ciência que estuda a civilização humana em seus aspectos individuais e coletivos, de forma crítica e transformadora, atualiza-se também, de modo a contribuir para a compreensão dos conflitos que abalam a sociedade.


Aprendendo a Pensar com a Sociologia

Zygmunt Bauman e Tim May – Editora Zahar – Brasil – 2010 – 1ª edição

Partindo de aspectos aparentemente comuns da vida - amor, consumo, trabalho, lazer, religião -, Bauman e May escreveram esse livro com o objetivo de ajudar as pessoas a entender suas vivências individuais e com os outros. A edição original, publicada nos Estados Unidos em 1990, foi revista pelos autores e inclui temas como corpo, intimidade, tempo, espaço, desordem, risco, globalização, identidade e novas tecnologias. Cada capítulo aborda problemas que constituem parte da vida cotidiana, dilemas e escolhas com os quais o leitor se depara, mas não chegamos a refletir. Os autores ainda sugerem questões que podem servir de orientação para o leitor ou de plano de estudos para professores e alunos.


Sociedade – Uma Introdução à Sociologia

Ely Chinoy – Editora Cultrix – Brasil

Sistemático e progressivo na apresentação da matéria, vazado em estilo claro e objetivo, e incorporando os mais recentes resultados de pesquisa, o livro abarca o campo todo da teoria e da prática sociológica, estudando sucessivamente - ciência e sociologia; sociedade e cultura; diversidade e uniformidade; a cultura, a sociedade e o indivíduo; formas de análise sociológica; o grupo primário; família, parentesco e matrimônio; estratificação social; grupos raciais e étnicos; o comportamento divergente e a desorganização social; a mudança social; e as utilidades da sociologia.


Sociologia para Jovens – Iniciação à Sociologia

Maria Luiza Silveira Teles – Editora Vozes – Brasil – 2004 – 10ª edição

Os conceitos básicos necessários para se compreender a sociologia chegam ao leitor num texto leve e ágil, que estimula a leitura e a aprendizagem do tema. Os caminhos atuais da sociologia preocupam a autora, que incita o leitor a um posicionamento frente aos problemas das sociedades modernas.


Introdução à Sociologia

Nildo Viana – Editora Autêntica – Brasil – 2006 – 1ª edição

O que é sociologia? Como ela surgiu e se desenvolveu? Quais são os grandes pensadores dessa ciência? E os principais temas e teses? Além dessas questões, este livro busca elucidar qual a contribuição dessa ciência para conhecermos a realidade contemporânea. Desde o seu surgimento, no século XIX, a sociologia se preocupa com temas referentes às relações sociais. Neste livro, Nildo Viana se debruça sobre alguns desses temas fundamentais. São eles - a relação indivíduo-sociedade, divisão social do trabalho, cultura e ideologia, e, por fim, movimentos sociais e mudança social.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.