Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 62 - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia-2011
07/11/2011
 
ou

A Terra em Balanço

Al Gore – Editora Global – 2008 – 2ª edição

Ameaças como o aquecimento global, a destruição do solo e das reservas de água, a devastação vegetal e a extinção de espécies animais passaram a fazer parte das discussões públicas desde o lançamento deste livro de Al Gore, vice-presidente dos Estados Unidos de 1993 a 2001. Como alerta o autor, é preciso haver um plano político a fim de combater a destruição do planeta, para que seja possível vislumbrar uma esperança no futuro, preservar as riquezas ambientais da Terra e garantir o bem-estar das gerações atuais e futuras.


Projetos para um Planeta Saudável

Allison Grafton, Shar Levine – Editora Pandora/Augustus/Littera Mundi – Brasil

Experimentos ambientais simples para crianças. A obra ajuda a entender algumas das causas da poluição e também examina alternativas para o uso de recursos não-renováveis, orientando-o sobre como criar objetos que não agridam o meio ambiente.


Seis Graus – O Aquecimento global e o que você pode fazer para evitar uma catástrofe

Mark Lynas – Editora Zahar – Brasil – 2008 – 1ª edição

O que aconteceria se o mundo se tornasse seis graus mais quente? Populações inteiras seriam exterminadas e alguns países sumiriam do mapa. A terra racharia em algumas regiões do globo. Em outras, dilúvios e enchentes destruiriam o meio ambiente. Esse livro investiga as previsões dos cientistas de que no futuro o aumento das temperaturas globais ficará entre um e seis graus. Ao final da leitura, fica a advertência: ou agimos imediatamente, ou nos arriscamos a uma extinção em massa. A boa notícia é que ainda há solução.


Escolhas Sustentáveis – Discutindo biodiversidade, uso da terra, água e aquecimento global

Rafael Morais Chiaravalotti, Cláudio Valadares Pádua – Editora Matrix – Brasil – 2011 – 1ª edição

Muito tem se falado sobre aquecimento global, desmatamento, consumo responsável, sustentabilidade entre outros temas relacionados ao meio ambiente. Porém, eles ainda são tratados como algo fora do nosso cotidiano ou da nossa realidade econômica. Esta obra se propõe, de uma maneira simples, a desmistificar em termos de preservação para que possamos refletir sobre nossas escolhas e a relação de nossas atitudes com o que acontece no mundo a nossa volta.


Mudanças Climáticas

Shelley Tanaka – Editora SM Edições – 2010 – 1ª edição

A autora passa em revista as pesquisas sobre o assunto e explica como a ação do ser humano afeta o clima, como funciona o sistema climático, o que são os gases de efeito estufa, o que é o Protocolo de Kyoto, quais são os impactos da emissão de gás carbono e como evitar os perigos do aquecimento global.


Física mais que divertida

Eduardo de Campos Valadares – Editora da UFMG – Brasil – 2002 – 2ª edição

O enfoque lúdico do livro, em segunda edição revista e ampliada, alia riqueza de imaginação, seleção cuidadosa de experimentos, rigor científico e uma linguagem acessível para leigos. Traz mais de 100 experiências e protótipos envolvendo robótica, foguetes, aquecimento solar, fibras óticas, lasers, aerodinâmica, antenas parabólicas, disco voadores, bolhas gigantes, analogias do mundo anatômico e muito mais. A grande maioria das experiências propostas requer apenas materiais reciclados e de baixo custo, e ferramentas de uso doméstico.


Educação e Alfabetização Científica

Pedro Demo – Editora Papirus – Brasil – 2010 – 1ª edição

Este livro enfrenta o desafio fundamental da criação de oportunidades de desenvolvimento. Na sociedade turbinada pelo conhecimento disruptivo e marcada pela competitividade globalizada, em que estamos inseridos, é imperativo que, para além das demandas de mercado, voltemos nossa atenção também à formação dos indivíduos, tendo em vista a educação e a alfabetização científica.

Alunos e professores devem ser capazes de produzir conhecimento próprio, usando a metodologia científica, exercitando suas habilidades de argumentação e fundamentação. Só assim poderão se tornar autores críticos e criativos de sua realidade/de seu cotidiano.


Experiências de Ciências para o 1º Grau

Alberto Gaspar - Editora Ática – Brasil

Este livro destina-se ao uso do professor, podendo contribuir eficazmente para o aperfeiçoamento de sua formação e para a melhoria de suas atividades em sala de aula.


Os Senhores do Clima

Tim Flannery – Editora Record – 2007 – 1ª edição

Como podemos combater as drásticas alterações climáticas pelas quais o mundo está passando, e como cada país é afetado por essas mudanças? Quanto mais combustível fóssil queimamos, mas danos causamos à atmosfera e ao planeta. O autor surpreende ao apresentar medidas simples que podem ser tomadas diariamente.


Química na Cabeça

Alfredo Luis de Mateus – Editora UFMG – Brasil

O livro atende a um público curioso, ávido por experimentos, explicações e fatos interessantes sobre a química. As várias experiências aqui reunidas mostram mais de perto alguns materiais - a água, os cristais, os plásticos, corantes e pigmentos - e como eles se comportam em determinadas situações. As atividades apresentadas ao longo do texto são simples, acessíveis e capazes de criar um grande interesse nos leitores, mostrando que para a química chegar à sua cabeça deve antes passar por suas mãos. Este é o caminho mais curto e ao mesmo tempo o mais rico. Então, o que você está esperando? Mãos à obra!


Metodologia Científica ao Alcance de Todos

Celicina Borges Azevedo – Editora Manole – Brasil – 2009 - 2ª Edição

Esta obra discorre acerca dos princípios da metodologia científica, estimulando o estudante e ensinando-o a aprender a pensar, a fazer perguntas e a formular hipóteses. De forma clara e didática, a autora apresenta os principais conceitos relacionados ao método científico, ao experimento controlado e à pesquisa através de levantamentos, além de abordar a criação de projetos e a importância das feiras de ciências.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.