Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 64 - Prêmio Professores do Brasil - 2011
20/12/2011
 
ou

A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho: o Conhecimento é um Caleidoscópio

Fernando Hernandez, Montserrat Ventura – Editora Artmed – Brasil

A organização do currículo por projetos de trabalho, reflete a experiência de organizar o currículo a partir de projetos, bem como apresenta as reflexões e o interesse de um grupo de professores para tornar comunicável o sentido de sua própria prática.


Trabalhando com Projetos: Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais

Dácio Guimarães de Moura, Eduardo Fernandes Barbosa – Editora Vozes – Brasil – 2011 – 6ª edição

Este livro oferece a educadores e estudantes das áreas de ciências humanas e sociais, conhecimentos básicos para o planejamento, gestão, acompanhamento e avaliação de projetos, com foco na área educacional.

Os assuntos apresentados são dispostos em uma ordem lógica, coerente e didática, tendo em vista a organização de conceitos relativos às diversas instâncias no trabalho com projetos. A sequência dos capítulos segue a mesma ordem do ciclo de vida de projetos: concepção, planejamento, execução, controle e encerramento.


Projetos Pedagógicos na Educação Infantil

Maria Carmen Silveira Barbosa, Maria da Graça Souza Horn – Editora Artmed – Brasil – 2008 – 1ª edição

Numa época em que educação de qualidade é confundida com processos de controle externo, as autoras colocam a pedagogia de projetos, na qual a criança é o ator por excelência, no centro do processo educacional.


O Trabalho com Projetos de Pesquisa: do Ensino Fundamental ao Ensino Médio

Jorge Santos Martins – Editora Papirus – Brasil – 2005

Esse livro apresenta uma proposta pedagógica baseada no princípio de que é fundamental mobilizar e envolver o aluno para que seu aprendizado seja significativo. O autor explica como utilizar atividades calcadas em projetos de trabalho escolar, integrando diversos conteúdos das disciplinas regulares e do cotidiano da comunidade.


Projetos Pedagógicos: Cenas da Sala de Aula

Maria Isabel H. Dalla Zen (Org.) – Volume 7 – Coleção Cadernos Educação Básica - Editora Mediação – Brasil – 2001 – 3ª edição

Reúnem-se, neste caderno, cinco relatos de projetos desenvolvidos no ensino fundamental que mostram ser possível equilibrar seriedade e alegria, exigência e afeto, o individual e o coletivo. Os textos abordam projetos sobre alfabetização, o lúdico, a formação da cidadania, o ensino da ortografia e o uso da calculadora em matemática. Destina-se a professores em formação, professores de magistério e graduação, gestores de secretarias, coordenadores de escolas.


Transgressão e Mudança na Educação - Os Projetos de Trabalho

Fernando Hernández - Editora Artmed – Brasil

Este livro é um convite à transgressão das amarras que impedem o indivíduo de pensar por si mesmo, de construir uma nova relação educativa baseada na colaboração em sala de aula, na escola e com a comunidade. Um convite a soltar a imaginação, a paixão e o risco para explorar novos caminhos que permitam que as escolas deixem de ser formadas por compartimentos fechados, horários fragmentados, arquipélagos de docentes e passe a converter-se numa comunidade de aprendizagem, onde a paixão pelo conhecimento seja a divisa, e a educação de melhores cidadãos, o horizonte ao qual se dirigir.


Leitura e Interdisciplinaridade: Tecendo Redes nos Projetos da Escola

Ângela B. Kleiman e Sílvia E.Moraes – Editora Mercado de Letras – Brasil – 1999 – 1ª edição

As propostas a serem discutidas nesta obra estão baseadas na observação direta do cotidiano da escola - onde foram examinados planos de ensino, propostas pedagógicas e livros didáticos, e foram entrevistados professores e equipe de direção (coordenadores pedagógicos, diretores e vice-diretores) -, nas novas teorias educacionais, e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que sugerem contrapor a fragmentação e a linearidade do currículo à interdisciplinaridade, fazer face à alienação com a transversalidade, e neutralizar o excessivo individualismo com o trabalho coletivo.


Projetos Pedagógicos – Práticas Interdisciplinares

Antonio Carlos de Oliveira - Editora Avercamp – 2005 - Brasil

O objetivo do livro é contribuir para um processo de ensino-aprendizagem consistente e motivador para alunos e professores. São apresentados cinco projetos sobre temas diferentes: memória, drogas, tribos urbanas, fanzines e grafite na escola. Todos são enriquecidos com indicações bibliográficas, músicas, filmes e sugestões de outras fontes e materiais. Com base nas propostas apresentadas, escolas e educadores poderão desenvolver suas próprias dinâmicas com materiais diversos.


Projetos Pedagógicos Dinâmicos – A Paixão de Educar e o Desafio de Inovar

Paty Fonte – Editora Wak – Brasil – 2011 – 1ª edição

A obra reúne assuntos pedagógicos atuais, interessantes e polêmicos de variadas formas: por meio de relatos da própria história de vida da autora, de projetos didáticos e pedagógicos, de mensagens e pesquisas. No término de cada artigo, são lançadas questões para motivação e reflexão dos professores a respeito de sua práxis pedagógica. Os projetos contêm sugestões de atividades que servem como material de apoio aos profissionais da área de educação no momento de planejar aulas mais dinâmicas e originais. Os docentes são desafiados a um trabalho que envolve dinamismo, ousadia e sentimento.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.