Arlindo da Silva Lourenço e Elenice Maria Cammarosano Onofre - Editora da Ufscar – Brasil – 2011 – 1ª edição
Esta obra examina questões relativas à educação em espaços de privação de liberdade.
Elenice Maria Cammarosano Onofre (Org) – Editora da UFSCar – Brasil – 2007
Educação escolar entre as grades é uma coletânea de textos de pesquisadores da área da educação escolar nas prisões. Partindo do princípio fundamental de educação como essência transformadora, apresenta a escola como possibilidade, embora a cultura prisional se caracterize pela repressão, ordem e disciplina. Os estudos apresentados permitem o repensar de possíveis caminhos para as escolas das prisões, na medida em que estas se constituem em mediadoras entre saberes, culturas e realidade, oferecendo possibilidades que, ao mesmo tempo, libertem e unam os excluídos que vivem no interior das unidades prisionais.
Paulo Freire – Editora Paz e Terra – Brasil – 2011 – 50ª edição
O autor propõe um método abrangente, pelo qual a palavra ajuda o homem a tornar-se homem. Assim, a linguagem passa a ser cultura. Através da decodificação da palavra, o alfabetizando vai-se descobrindo como homem, sujeito de todo o processo histórico.
Paulo Freire – Editora Cortez – Brasil – 2011 – 43ª edição
Na obra, de 1996, Paulo Freire nos apresenta uma reflexão sobre a relação entre educadores e educandos e elabora propostas de práticas pedagógicas, orientadas por uma ética universal, que desenvolvem a autonomia, a capacidade crítica e a valorização da cultura e conhecimentos empíricos de uns e outros. Criando os fundamentos para a implementação e consolidação desse diálogo político-pedagógico e sintetizando questões fundamentais para a formação dos educadores e para uma prática educativo-progressiva, o autor estabelece neste livro novas relações e condições para a tarefa da educação.
Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!