Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 76 - Esporte na Escola
13/08/2012
 
ou

A Educação Física e o Esporte na Escola

Sílvia Christina Madrid Finck – Editora Ibpex – Brasil – 1ª edição – 2010

Neste livro, por meio da fala dos professores, é possível constatar que a grande maioria dos alunos gosta das aulas de educação física. Sobretudo quando nelas há a prática de algumas modalidades esportivas (futebol, vôlei, basquete, handebol), fato que, muitas vezes, leva os professores a não lecionar outras atividades como a dança, a ginástica e o atletismo. Dessa forma, quais princípios devem permear o trabalho pedagógico do professor de educação física? Que tipo de saberes o professor deve proporcionar? Quais encaminhamentos metodológicos devem ser seguidos para o desenvolvimento de suas aulas? Como o professor deve trabalhar o esporte na escola numa perspectiva educacional? Questões como estas, entre outras mais, são debatidas amplamente nesta obra, que também tem por objetivo analisar o papel do professor de educação física no contexto escolar e traçar perspectivas para a ampliação de ações que favoreçam o desenvolvimento integral do aluno, em suas relações com os diferentes saberes da cultura corporal de movimento.


Os Jogos da Minha Escola

Lino Castellani Filho e Rafael Moreno Castellani – Editora Autores Associados – Brasil – 2009

O livro é indicativo de como a escola pode dar oportunidades aos seus alunos de serem motivados por meio da prática social do esporte, um vez que todos sabem que essa prática proporciona aos estudantes uma porção de elementos positivos para o aprendizado, tais como: disciplina e determinação. Na obra, Renan e seus amigos estão vivendo as situações típicas dos adolescentes e, na escola, se deparam com a chegada de um novo professor de educação física que, de forma sutil, cria situações que viram de perna pros ares a organização dos Jogos Escolares, aqueles interclasses, que todos conhecem... Essa nova realidade os leva a viverem experiências que certamente os acompanharão ao longo de suas vidas...

Voltado tanto para os professores quanto para os alunos, este livro renova a importância do componente curricular educação física na sua relação com um de seus conteúdos mais significativos, qual seja, o esporte.


Para Ensinar Educação Física

Suraya Cristina Darido – Osmar Moreira de Souza Jr – Editora Papirus – Brasil – 2011 – 7ª edição

Os autores reuniram neste livro uma série de exemplos de como tratar os conteúdos de diversas formas de atividade física na escola. Assim, a obra traz leituras, curiosidades, propostas de vivências e de questões para discussão não somente relativas às modalidades mais tradicionais, como também a danças, ginásticas, lutas, jogos e brincadeiras, além de cuidados com a saúde, numa perspectiva que extrapola o "fazer por fazer", contextualizando a prática esportiva.


Esporte e Atividade Física na Infância e na Adolescência

Dante de Rose Júnior – Editora Artmed – Brasil – 2009

Em sua segunda edição, a obra mantém o objetivo de contemplar as mais diversas tendências e especificidades relacionadas à prática esportiva infanto-juvenil. Totalmente revisada, ela traz ao leitor uma perspectiva atual sobre temas como pedagogia, fisiologia, psicologia, sociologia, treinamento e medicina esportiva, além de contar com novos capítulos que a tornam ainda mais abrangente. Escrita em uma linguagem clara e didática, que apresenta os conceitos mais importantes de forma destacada, esta obra constitui uma ferramenta útil aos profissionais que buscam informações atualizadas para embasar as atividades físicas propostas a crianças e adolescentes.


Educação Física & Esportes - Perspectivas para o Século XXI

W. W. Moreira (Org.) – Editora Papirus – Brasil – 2011 – 17ª edição

Seria por acaso possível fotografar o século XX, e depois, olhando as fotos, apontar erros, falhas e omissões aqui e ali...? Essa obra mostra que sim.


Educação Física Escolar – Compartilhando Experiências

Suraya Cristina Darido (Org) – Editora Phorte – Brasil – 2011 – 1ª edição

De forma didática e abrangente, a obra traz à discussão, em cada um dos seus 15 capítulos, as melhores práticas a serem utilizadas no trabalho da educação física escolar nas mais diversas áreas como voleibol, handebol, basquetebol, lutas, capoeira, futebol, atletismo, atividades rítmicas, atividades aquáticas, jogos, brincadeiras, entre outras. Esta obra serve de base de consulta fundamental para todo profissional de educação física que quer aprimorar e modernizar a prática pedagógica dessa disciplina no âmbito escolar.


Metodologia do Ensino de Educação Física

Coletivo de autores – Editora Cortez – Brasil

A metodologia, que é enunciada neste livro, é entendida como uma das formas de apropriação do conhecimento específico da educação física onde sempre está presente o singular de cada tema da cultura corporal, como também o geral, que é a expressão corporal como linguagem social e historicamente construída. Assim, são contempladas abordagens metodológicas abrangendo programas específicos para cada um dos graus de ensino, bem como formas de selecionar e sistematizar o conhecimento e organizar o trabalho escolar, sem descuidar das práticas avaliativas, que ganham instigantes contornos.


Pedagogia do Esporte – Contexto e Perspectivas

Roberto Rodrigues Paes, Hermes Ferreira Balbino – Editora Guanabara Koogan – Brasil – 2005

Neste livro são apresentados nove capítulos, elaborados a partir das discussões e reflexões levantadas pelo Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (Gepesp) da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF-Unicamp). Diversos temas pertinentes à pedagogia do esporte são abordados, desde a iniciação em modalidades individuais e coletivas até o treinamento nessas modalidades, acolhendo diversos segmentos da sociedade que o esporte alcança nos dias de hoje.


Pedagogia do Esporte – Descobrindo Novos Caminhos

Renato Sampaio Sadi – Editora Ícone – Brasil

Devido à abrangência da atual sociedade, a educação esportiva torna se uma importante ferramenta em variadas situações da vida e do trabalho. No interior da educação básica, a educação física trata o esporte como conteúdo curricular, atividade complementar, performance, estética, lazer e cultura, atuando com diversas metodologias de ensino. Neste livro, o método é o próprio jogo. O universo do jogo permite ilações com o universo do esporte. Permite também novas possibilidades criativas, tanto por parte dos professores como por parte dos alunos. O ensino de esporte por meio de jogos é apresentado aqui como possibilidade metodológica que deve ser planejada, construída, experimentada, avaliada e discutida pelos interessados.


Educação Física na Escola - Questões e Reflexões

Suraya Cristina Darido – Editora Guanabara Koogan – Brasil – 2003 – 1ª edição

Esta obra traz uma breve discussão sobre algumas questões que permeiam a educação física escolar no Brasil ao longo do século XX; também se discute sobre o afastamento que ocorreu entre a produção científica da educação física com sua prática pedagógica, utilizando como referência a área da aprendizagem motora. Apresenta ainda a metodologia e os principais resultados de uma pesquisa conduzida com sete professores pós-graduados.


Educação Física – Como planejar as aulas na Educação Básica

Marta Scarpato (Org.) – Editora Avercamp – Brasil – 2007

Diferentes autores abordam diferentes assuntos relacionados à educação física. O Esporte nas aulas de educação física e Esportes coletivos com bola são alguns dos temas abordados.


Iniciação Esportiva Universal - Metodologia da Iniciação Esportiva na Escola e no Clube

Juan Pablo Greco (Org) – Editora UFMG – Brasil – 2007

Trata da iniciação esportiva na escola e no clube, sendo esse o diferencial desta obra frente às demais publicações sobre esportes disponíveis no mercado. Não basta ter talento, é preciso ter método. Versa sobre a importância da competição, mas ressalta os perigos de uma precoce necessidade de competir e vencer. Mostra as particularidades técnicas e os métodos de treinamento em várias modalidades de esporte coletivo, possibilitando aos seus praticantes o conhecimento mais detalhado daquilo que executam na prática.


A Criança e o Adolescente no Esporte

Alexandre Apolo – Editora Phorte – Brasil

Identificamos na obra as falhas e problemas que vêm dificultando e até impossibilitando a formação esportiva de crianças e adolescentes, além da importância do treinamento por um longo prazo, os aspectos pedagógicos que envolvem este trabalho, a prática esportiva em nosso país e o envolvimento de outras áreas nesta formação.

 


A Psicologia do Esporte e a Criança

Roberto Mário Scalon (Org) – Editora PUCRS – Brasil

Entre os temas abordados nessa obra estão: os motivos da aderência da criança ao esporte; educação por meio do movimento e do jogo; cooperação e competição.

 

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.