Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 76 - Esporte na Escola
13/08/2012
 
ou

Wagner de Campos (UFPR): professor deve ser o mediador do processo competitivo

Formar cidadãos deve ser a principal preocupação dos professores

Formar cidadãos deve ser a principal preocupação dos professores

Autor:Arquivo do professor


Para o professor e pesquisador do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná, Wagner de Campos, a competição faz parte da vida em sociedade e o professor deve ser o mediador do processo competitivo nas atividades esportivas. Em sua visão, o professor deve estimular o respeito às regras, ao próximo e aos valores sociais, além de auxiliar os estudantes a compreenderem o significado, para a vida, dos conceitos de derrota e vitória.

Com licenciatura em educação física, Wagner de Campos fez mestrado, doutorado e estágio pós-doutoral na área do desenvolvimento motor, na Universidade de Pittsburgh, EUA. Ele dá aulas na graduação e na pós-graduação e desenvolve pesquisas sobre temas que incluem o treinamento desportivo na infância e adolescência.

Jornal do Professor – A escola deve oportunizar esportes aos estudantes? De que forma?

Wagner de Campos – Sim. A escola é um importante cenário para o desenvolvimento da cidadania através do esporte. Entretanto, os profissionais envolvidos devem ter bastante cuidado quando utilizarem o esporte na escola, pois se trata de um conteúdo que, na sua essência, pode estimular uma competitividade prejudicial para a saúde física e mental de nossas crianças. Neste contexto, o professor deve ser o mediador do processo competitivo, estimulando o respeito às regras, ao próximo e aos valores sociais.

JP – Como devem ser as atividades esportivas na escola? As aulas devem ocorrer dentro do horário normal ou fora do período regular?

WC – Defendemos que a prática de esportes com direcionamento às competições organizadas e regulamentadas deva ser oferecida no contraturno das aulas regulares de educação física. As aulas regulares serão utilizadas para o desenvolvimento das práticas corporais em geral, que será o único momento para se estimular as crianças a participarem das diferentes possibilidades de movimento, por exemplo: lutas, danças, lazer, jogos, habilidades motoras e esportivas em geral. Os professores de educação física deveriam ser estimulados a formular propostas de escolinhas de iniciação esportiva organizadas no contraturno das aulas. Entretanto, para que isto ocorra de forma eficiente, os professores devem ter remuneração e estrutura esportiva adequadas.

JP – Qual deve ser o objetivo das aulas de esportes na escola? O espírito de competição deve ser incentivado?

WC – Como qualquer outro conteúdo das aulas de educação física, além das habilidades motoras específicas e regras dos esportes, e em conjunto com as outras matérias da escola, os professores devem estar sempre preocupados em formar, em primeiro lugar, o cidadão. A competição está presente em todos os cenários da sociedade e, na escola, o professor deve ser o mediador do processo competitivo, auxiliando as crianças a compreender o significado para a vida dos conceitos de derrota e vitória.

JP Qual é a importância da realização de atividades esportivas na infância e na adolescência? Há uma idade mínima para a iniciação esportiva?

WC – Muito importante. O esporte pode ser uma das excelentes possibilidades para educação e saúde das crianças. A literatura (CAMPOS; BRUM, 2004) aponta que o momento ideal deve ser após a primeira infância. Cronologicamente isto dever ocorrer entre 10 a 12 anos. Antes disso, o ideal são as experiências amplas com habilidades motoras e jogos pré-desportivos. Mas é importante mencionar que a idade cronológica é apenas uma referência, pois devemos levar em consideração as diferenças individuais e experiências prévias de cada criança. Outro aspecto importante é o tipo de esporte. Em alguns esportes as crianças podem iniciar um pouco mais tarde e mesmo assim poderão ter a possibilidade de sucesso quando buscarem o rendimento esportivo. Desta forma, é nossa opinião que o esporte estruturado para competições deve ser trabalhado eficientemente no contraturno das aulas regulares e também em outros espaços fora da escola.

JP – Quais os benefícios do esporte para a saúde física e mental de crianças e adolescentes?

WC – O esporte é um importante meio para o desenvolvimento da saúde da criança. Do ponto de vista biológico, tem uma relação significativa com a diminuição dos índices de obesidade, além de contribuir para a melhoria do sistema imunológico e diminuição dos fatores de risco para doenças hipocinéticas, como a aterosclerose e o diabetes mellitus. Do ponto de vista psicológico, o esporte desenvolvido de forma adequada tem ainda o potencial de auxiliar a criança a lidar de forma efetiva com a sua autoestima, níveis de ansiedade e controle do estresse.

JP – O Brasil será sede de dois importantes eventos da área esportiva: Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016. O senhor acredita que esses fatos poderão contribuir para despertar o interesse pelo esporte entre os estudantes?

WC – Com certeza, mas o resultado desse interesse dependerá de que forma iremos tirar proveito da exposição maciça na mídia. A minha grande preocupação é como será o modelo de incentivo, pois medalhas e vitórias a qualquer custo poderão ir à contramão do desenvolvimento pleno das crianças. Precisamos, no Brasil, divulgar que o resultado esportivo deve ser encarado como consequência de um processo de participação e oportunidades. Mas sempre lembrando que existe um funil muito estreito para continuidade nas competições de rendimento, como por exemplo, participações em olimpíadas. As crianças que não atingirem este objetivo deverão ter sempre lembranças positivas da participação esportiva e quem sabe utilizar este conhecimento e experiências para toda a vida, contribuindo assim como um elemento importante para uma melhor qualidade de vida.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.