Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 81 - Aulas de Ciências
13/12/2012
 
ou

Ensino de Ciências – Fundamentos e Métodos

Demétrio Delizoicov, José André Angotti, Marta Maria Pernambuco – Editora Cortez – Brasil – 2009 – 3ª edição

O livro destina-se aos docentes que atuam nos cursos de formação de professores de Ciências da Natureza - física, química, biologia e afins - e aos que lecionam a disciplina de ciências na educação fundamental. A obra pressupõe que os conhecimentos da ciência e da tecnologia devem ser concebidos como parte da cultura a ser acessada pela maioria dos estudantes. A obra defende o uso e a interpretação de situações para os alunos - as quais constituem temas relevantes para estudo - como pontos de partida que, articulados à conceituação científica, devem estruturar a programação de ensino.

 


Ensino de Ciências

Hellen Ward, Claire Hewlett, Judith Roden – Editora Artmed – Brasil – 2010 – 1ª edição

A obra enfoca a prática de ensinar a disciplina de ciências no ensino fundamental. Os exemplos e os estudos de caso são atuais e criados para auxiliar os professores a tornar o estudo de ciências ativo e criativo.

 


Ciências: Fácil ou Difícil?

Nelio Bizzo – Editora Biruta – Brasil – 2010 – 1ª edição

Que obstáculos o professor das séries iniciais enfrenta para garantir a participação interessada e a aprendizagem dos alunos? São muitas as perguntas formuladas pelos pesquisadores que atuam na área, face ao baixo desempenho dos alunos no Brasil e em muitos outros países. Este é o desafio que motiva o autor a analisar o contexto escolar e a discutir caminhos para o aperfeiçoamento do ensino de ciências.

 


Humanizando o Ensino de Ciências

Márcia Zorello Laporta, Maria Elena de Gouvêa, Ivete Pellegrino Rosa – Editora Vetor – Brasil

O livro faz uma reflexão teórica sobre a prática docente de ciências no Ensino Fundamental a partir do referencial teórico humanista de Rogers e do construtivismo oriundo da Epistemologia Genética de Piaget. A apresentação de jogos e oficinas psicopedagógicas contribui para que o ensino sobre seres microscópicos se torne mais atraente, motivador e significativo aos alunos.

 


A Aprendizagem e o Ensino de Ciências

Miguel Angel Gomez Crespo, Juan Ignacio Pozo – Editora Artmed – Brasil – 2009 – 5ª edição

O livro aborda o aprendizado a partir de uma perspectiva psicológica e ao mesmo tempo didática, entendendo não só que ambas as perspectivas são complementares, mas que elas se exigem mutuamente. Analisa as principais dificuldades de aprendizagem em cada um dos currículos de ciência, desde o aspecto cotidiano até a aplicação científica.

 


Ciências e Didática

Celso Antunes – Editora Vozes – Brasil – 2010 – 1ª edição

Um aluno pode se acostumar a olhar todos os dias uma notícia. Mas ele somente compreende a notícia quando, ajudado por um professor ou um colega, descobre uma nova maneira de perceber coisas que antes não percebia, identificando, assim, sua capacidade de ação.

 


A Ciência no Cotidiano

Len Fisher – Editora Jorge Zahar – Brasil – 2003

Usando atividades corriqueiras do nosso dia-a-dia - o café da manhã, as compras do supermercado, pequenos consertos feitos em casa, os esportes ou uma cerveja com os amigos-, esta obra explica e ilustra alguns dos mais profundos problemas científicos.

O pesquisador Len Fisher, que é também especialista em ciência da alimentação, mostra de forma descontraída e acessível que a ciência está à nossa volta. Resta saber identificá-la e usá-la a nosso favor.

 


Aula Nota 10 – 49 técnicas para ser um professor

Doug Lemov – Editora da Boa Prosa – Brasil – Brasil – 2011 – 1ª edição

Além das 49 técnicas, o autor apresenta outras 12, procurando cobrir os aspectos da dinâmica professor-aluno e mostrando como criar um clima positivo e estimular os alunos a pensar criticamente. A segunda parte é sobre ensinar o aluno a ler e apreender o que está lendo.

 


Construindo o Saber – Metodologia Científica

Maria Cecília M. de Carvalho (Org) – Editora Papirus – Brasil – 2010 – 22ª edição

A presente obra foi inspirada pelo desejo de aproximar o leitor de algumas das questões mais fundamentais na área da metodologia e oferecer-lhe, também, um instrumento que possa viabilizar sua inserção no universo da produção científica. O livro orienta o estudante na realização de trabalhos acadêmicos ou científicos, além de promover uma reflexão filosófica sobre o homem e o saber científico.

 


Vovó conta de que são feitas as coisas

Anna Maria Freire Endler – Editora Livraria da Física – Brasil – 2007

As conversas de Daniel com a sua avó, resultaram neste livro, onde os conceitos básicos de física e química são discutidos de forma suave, divertida e inteligente. Um delicioso livro para os que querem iniciar seus estudos em ciências. Com uma linguagem simples, para que possa ser compreendido por alunos do ensino médio.

 


Didática das Ciências Naturais - Contribuições e Reflexões

Hilda Weissmann – Ed. Artmed – Brasil – 1998

Este livro reúne algumas experiências e reflexões de profissionais provenientes de diferentes áreas disciplinares. Todos eles dividem uma aspiração comum - contribuir para o aprimoramento da qualidade do ensino de ciências naturais. A finalidade desta obra é promover a reflexão e a discussão conjunta como um modo de começar a modificar, enriquecer ou ampliar as práticas dos docentes nessa área.

 

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.