03/11/2009
Marco Guilherme B. Burlamaqui
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Projetos de formação dos alunos |
Nenhum conhecimento prévio precisa ser trabalhado
Reunir a turma na sala de aula e colocar o vídeo:
Agora, propor as seguintes atividades para responder as perguntas listadas entre parênteses abaixo. (As perguntas não serão passadas aos alunos, apenas uma orientação ao professor)
(Posso fazer diferença no meu planeta? Como?)
Prepare o pátio da escola, ou um terreno que esteja próximo, mas que seja limpo de vegetação, com vários materiais de fácil utilização como papéis, canetinhas de colorir, um punhado de terra, algumas mudas pequenas ou mesmo galhos de árvores que não estejam secos ou sem folhas. Reúna a turma e identifique o local como sendo igual a um quadro branco, pronto para receber as pinceladas do pintor. Peça para que cada aluno construa a sua idéia de como ajudar o planeta naquele “quadro branco”. Pode ser ou não em grupo, desde que todos consigam realizar uma tarefa no sentido da preservação.
Disponibilize cartazes referentes ao reflorestamento, à diminuição do consumo de água, consumo de energia. Cartazes que preconizem o senso ecológico e a organização da sociedade em prol de um ambiente sustentável.
Acabada esta atividade, chame a atenção dos alunos no que se refere ao antigo quadro branco e como ele está agora. O poder visual fará uma diferença grande, mas na prática o resultado é ainda maior.
Volte com a turma para a sala de aula e passe o seguinte vídeo:
(Minha casa é parte do processo?)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10968
Divida a turma em vários grupos de 4 pessoas.
Na verdade, o número de participantes do grupo é irrisório, desde que não seja demasiadamente grande e se perca o objetivo, ou por demais pequeno, para se apontar poucas idéias.
Distribua uma folha de cartolina para cada gr upo, assim como canetinhas, colas e revistas para o recorte de figuras para a ilustração do que será pedido.
Com base no que foi v isto no ambiente do link, peça para cada grupo reproduzir apenas um quadro do que foi visto, do que achou mais importante, ambientalizado na cartolina, usando o material sitado. Tal atitude fortalece o aprendizado e fixa melhor a atividade.
Professor, depois dos quadros montados você pode chamar atenção das ilustrações que retratavam o mesmo ambiente, procurando saber o porquê e chamando a atenção da turma para perceberem que as preocupações como meio ambiente, muitas vezes, possuem pontos congruentes e que facilitam o trabalho de disseminação da idéia ecológica.
Ao se colocar o tema casa, leva-se em consideração a casa física, mas também as pessoas que nela moram. Será que as atitudes de cada um dentro da própria casa refletem um pensamento ecológico? Atitude é tudo.
Segunda aula
Propor que os alunos, ainda em sala de aula, coloquem os cadernos em cima da mesa para anotações que lhes forem importantes sobra os seguintes videos:
(Educar faz a diferença? O que aprender?)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=490
Fazer uma espécie de mesa redonda para a explanação das idéias anotadas e explicação do entendido. momento de debate.
(E ensinar, faz parte do processo? O que ensinar?)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11558
Fazer uma espécie de mesa redonda para a explanação das idéias anotadas e explicação do entendido. momento de debate. Chamar atenção do que está se aprendendo e o que se vai colocar em prática.
Professor, para ter o momento de volta à calma, é interessante que os alunos tenham uma maior concentração e interação quanto ao debate. Além da assimilação mais fácil, o debate torna o que discutido uma realidade mais prática dentro do cotidiano de cada um.
Nome | Tipo |
---|---|
Cuide do planeta | Vídeo |
Bairros ecológicos | Vídeo |
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5407
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=934
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=934
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=251
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=488
Poderá ser medida imediatamente através do interesse/interação dos alunos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!