19/01/2009
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
As estratégias utilizadas serão:
- Aula Interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Observação: Na impossibilidade da utilização do Laboratório de Informática, o recurso poderá ser salvo em DVD e ser transmitido pela televisão e aparelho de DVD.
O professor deverá perguntar aos alunos (tanto para os com NEE quanto para os que não têm esta necessidade) se eles já pensaram como será a vida deles daqui há algum tempo; o que estarão fazendo; em que estarão trabalhando e etc. Após tal discussão o professor deverá fazer a apresentação do recurso.
Atividade 1
Recurso:
Link do recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/13230/mundo_da_crianca_dsl.wmv
O recurso trata-se de um vídeo bastante atrativo que mostra, através de desenhos e da música "Aquarela" (Toquinho), como, com imaginação, é possível ajudar o aluno a visualizar variados espaços e paisagens, visitados por diferentes meios de transporte. Além disso, o recurso poderá ajudar o aluno a viajar na imaginação e, com a ajuda do professor, possibilitar que ele reflita sobre as modificações do mundo e de si mesmo, aspecto que é ressaltado nas atvidades destas aulas.
Figura 1 – Descrição de uma parte do Recurso. Disponível em: http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=sol+amarelo&gbv=2 Acesso em 15. Dez. 2008.
Após a apresentação do recurso o professor deverá conversar com os alunos sobre a letra da música e as imagens que eles viram (no caso dos alunos sem NEE do tipo Visual, questioná-los sobre o que eles entenderam e o que pensaram a respeito delas).
Depois que todos os alunos puderem fazer seus comentários, o professor deverá apresentar a atividade seguinte.
Atividade 2
Neste momento, o professor deverá trabalhar com os alunos sobre a seguinte parte da letra da música:
Aquarela (Toquinho)
“E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo, nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença
Muda a nossa vida
E depois convida
A rir ou chorar...
Nessa estrada não nos cabe
Conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe
Bem ao certo onde vai dar
Vamos todos
Numa linda passarela
De uma aquarela
Que um dia enfim
Descolorirá...”.
Letra da Música - Disponível em http://letras.terra.com.br/toquinho/49095/
Figura 2 – Descrição de uma parte do recurso. Disponível em: http://images.google.com.br/images?gbv=2&ndsp=18&hl=pt-BR&q=+site:blogger.com+astronave Acesso em: 16. Dez. 2008.
Após a reflexão direcionada pelo professor, por meio de discussões, conversas entre o professor e os alunos e alunos/alunos, estes deverão elaborar alguma produção sobre tal reflexão, a qual poderá ser: um desenho, uma poesia, uma redação ou até mesmo uma lista de palavras (para aqueles alunos que ainda estão em processo de alfabetização). É importante que estas atividades expressem as reflexões feitas a respeito do futuro dos educandos: profissão, estudo, sonhos, família etc.
Atividade 3
Para fechar as discussões o professor poderá ler aos alunos a história do link abaixo e depois discutí-la com eles, levando-os a refletir sobre seus atos e escolhas, uma vez que estes são o que direcionam nossas vidas.
http://www.meusonho.trix.net/reflexoes/028.htm
Figura 3 - Imagem de uma cosntrução. Disponível em: http://portal.unesco.org/education/en/file_download.php/c5d23a6a27dac934fc6988a9b152fb5bbraz0043-5.jpg Acesso em 14. Jan. 2009.
Sugestão:
Se na sala de aula houver alunos que gostam de dança, estes poderão, juntamente com o professor de Educação Física e/ou Arte (se houver na escola), elaborar uma coreografia para a música “Aquarela” e depois apresentá-la à escola.
Letra da Música: Aquarela (Toquinho)
Composição: Toquinho / Vinicius de Moraes / G.Morra / M.Fabrizio
Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo...
Corro o lápis em torno
Da mão e me dou uma luva
E se faço chover
Com dois riscos
Tenho um guarda-chuva...
Se um pinguinho de tinta
Cai num pedacinho
Azul do papel
Num instante imagino
Uma linda gaivota
A voar no céu...
Vai voando
Contornando a imensa
Curva Norte e Sul
Vou com ela
Viajando Havaí
Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela
Branco navegando
É tanto céu e mar
Num beijo azul...
Entre as nuvens
Vem surgindo um lindo
Avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo
Com suas luzes a piscar...
Basta imaginar e ele está
Partindo, sereno e lindo
Se a gente quiser
Ele vai pousar...
Numa folha qualquer
Eu desenho um navio
De partida
Com alguns bons amigos
Bebendo de bem com a vida...
De uma América a outra
Eu consigo passar num segundo
Giro um simples compasso
E num círculo eu faço o mundo...
Um menino caminha
E caminhando chega no muro
E ali logo em frente
A esperar pela gente
O futuro está...
E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo, nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença
Muda a nossa vida
E depois convida
A rir ou chorar...
Nessa estrada não nos cabe
Conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe
Bem ao certo onde vai dar
Vamos todos
Numa linda passarela
De uma aquarela
Que um dia enfim
Descolorirá...
Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
(Que descolorirá!)
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo
(Que descolorirá!)
Giro um simples compasso
Num círculo eu faço
O mundo
(Que descolorirá!)...
Disponível em http://letras.terra.com.br/toquinho/49095/ Acesso em 14. Set. 2008.
Sugestão de aulas disponíveis no Portal do Professor que abordam a temática da escrita de textos:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1267
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=654
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=659
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=491
Nome | Tipo |
---|---|
Aquarela | Vídeo |
Quatro estrelas 21 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/07/2013
Cinco estrelasSensacional! que bom que através deste site podemos compartilhar com colegas nossa experiências Dividir para somar...
17/10/2012
Cinco estrelasAproveitei bastante a idéia ,foi uma aula muito proveitosa.Que bom que temos portais que nos ajuda a fazer excelentes trabalhos.
05/04/2012
Quatro estrelasGostei, pois também serve de base para novas ideias.
22/02/2012
Quatro estrelasE sempre bom encontrarmos colegas criativos,que nos auxiliam de diversas formas para inovarmos sempre em nossa pratica,principalmente com os nossos alunos NEES.
26/07/2011
Cinco estrelasGostei bastante das idéias as quais foram passadas irei usa-las em minhas atividades com os meus alunos. Aprendemos cada dia trocando as experiências, sabendo que eles tem muito a nos ensinar. Devemos ter Amor por tudo que fazemos, dedicação sempre. Mestre não é so quem ensina, mas quem de repente aprende. beijos.
01/06/2011
Cinco estrelasAdorei, estou começando agora com Educação infantil e principalmente com crianças com deficiência é meu maior sonho pois quem consegue vê é muito facil mas aquela que não fica uma imaginação mais pura.Continue sempre a divulgar suas idéias.bjs
16/05/2011
Cinco estrelasExcelentes ideias! Amei.Parabéns!
20/03/2011
Cinco estrelasMuito bom, vou desenvolver o plano com meus alunos do EAJA - nota 10, interdisciplinaride: lingua portuguesa, geografia, artes... Muito bom, parabéns!
09/11/2010
Cinco estrelasvou poder usar esta aula como referencias na minha escola,pois a musica nos auxilia em muito na aprendizagem principalmente nos anos inicias.
21/09/2010
Cinco estrelasCRIATIVA,JÁ TRABALHEI MAS DE FORMAS DIFERENTES, MAS ACHEI EXCELENTE.
19/05/2010
Cinco estrelasParabéns pela aula, achei muito interessante, vou trabalhar com meus alunos, e tenho certeza que eles vão amar.
07/04/2010
Cinco estrelasSurgestão de aula perfeita, eu como supervisora dos programas de correção de fluxo Se Liga e Acelera, levei as mesmas para meus professores e o resultado foi muito bom, onde envolveu os alunos tanto para cantar, ler, ilustrara/desenhar, procurar significados das palavras entre outras.
29/03/2010
Cinco estrelasótima a aula, as atividades são muito boas, boa sugestão para os prof de artes e educação fisiaca. parabens.
24/03/2010
Quatro estrelasExelente...
24/03/2010
Quatro estrelasMuito bom, boas ideias para ajudar a tornar a aula mais interessante.
24/03/2010
Cinco estrelasAULA EXELENTE
24/03/2010
Quatro estrelasótima
24/03/2010
Cinco estrelasMaravilhosa,já usei outros recursos para esta aula e vi que existe um leque de opções,quando utilizamos também a tecnologia e mídia.Parabéns
24/03/2010
Cinco estrelasMaravilhosa,gostei muito.Parabens!!!!
24/03/2010
Quatro estrelasgostei muito da sugestão sou Diretora e repassei para minhas professoras e elas adoraram
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente! Inovador! Estimulante!!!