Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aquarela

 

19/01/2009

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Estas são aulas especialmente preparadas para alunos que tenham Necessidade Educacional Especial (NEE) do tipo Visual. Nestas aulas os alunos serão levados a viajar na imaginação e a refletir sobre a expectativa de suas vidas. Alunos que não tenham NEE também poderão realizar as atividades propostas nas aulas.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (02) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação das atividades destas aulas. Contudo, ressaltamos que faz-se necessário que os alunos sejam alfabetizados ou estejam em processo de alfabetização. No caso dos alunos com NEE do tipo Visual, estes deverão estar, pelo menos, em processo de alfabetização na linguagem Braille.
Estratégias e recursos da aula


As estratégias utilizadas serão:
- Aula Interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.

 Observação: Na impossibilidade da utilização do Laboratório de Informática, o recurso poderá ser salvo em DVD e ser transmitido pela televisão e aparelho de DVD.


Motivação:

O professor deverá perguntar aos alunos (tanto para os com NEE quanto para os que não têm esta necessidade) se eles já pensaram como será a vida deles daqui há algum tempo; o que estarão fazendo; em que estarão trabalhando e etc. Após tal discussão o professor deverá fazer a apresentação do recurso.

Atividade 1

Recurso:

 

Link do recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/13230/mundo_da_crianca_dsl.wmv  

 

O recurso trata-se de um vídeo bastante atrativo que mostra, através de desenhos e da música "Aquarela" (Toquinho), como, com imaginação, é possível ajudar o aluno a visualizar variados espaços e paisagens, visitados por diferentes meios de transporte. Além disso, o recurso poderá ajudar o aluno a  viajar na imaginação e, com a ajuda do professor, possibilitar que ele reflita sobre as modificações do mundo e de si mesmo, aspecto que é ressaltado nas atvidades destas aulas.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1380/imagens/aquarela2.jpg

Figura 1 – Descrição de uma parte do Recurso. Disponível em: http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=sol+amarelo&gbv=2  Acesso em 15. Dez. 2008.


Após a apresentação do recurso o professor deverá conversar com os alunos sobre a letra da música e as imagens que eles viram (no caso dos alunos sem NEE do tipo Visual, questioná-los sobre o que eles entenderam e o que pensaram a respeito delas).
 

Depois que todos os alunos puderem fazer seus comentários, o professor deverá apresentar a atividade seguinte.


Atividade 2

Neste momento, o professor deverá trabalhar com os alunos sobre a seguinte parte da letra da música:
 

Aquarela (Toquinho)

“E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo, nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença
Muda a nossa vida
E depois convida
A rir ou chorar...
Nessa estrada não nos cabe
Conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe
Bem ao certo onde vai dar
Vamos todos
Numa linda passarela
De uma aquarela
Que um dia enfim
Descolorirá...”.

Letra da Música - Disponível em http://letras.terra.com.br/toquinho/49095/  
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1380/imagens/astronave.jpg 

Figura 2 – Descrição de uma parte do recurso. Disponível em: http://images.google.com.br/images?gbv=2&ndsp=18&hl=pt-BR&q=+site:blogger.com+astronave  Acesso em: 16. Dez. 2008.


Após a reflexão direcionada pelo professor, por meio de discussões, conversas entre o professor e os alunos e alunos/alunos, estes deverão elaborar alguma produção sobre tal reflexão, a qual poderá ser: um desenho, uma poesia, uma redação ou até mesmo uma lista de palavras (para aqueles alunos que ainda estão em processo de alfabetização). É importante que estas atividades expressem as reflexões feitas a respeito do futuro dos educandos: profissão, estudo, sonhos, família etc.

Atividade 3

Para fechar as discussões o professor poderá ler aos alunos  a história do link abaixo e depois discutí-la com eles, levando-os a refletir sobre seus atos e escolhas, uma vez que estes são o que direcionam nossas vidas.
http://www.meusonho.trix.net/reflexoes/028.htm  
 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1380/imagens/casa.jpg

Figura 3 - Imagem de uma cosntrução. Disponível em: http://portal.unesco.org/education/en/file_download.php/c5d23a6a27dac934fc6988a9b152fb5bbraz0043-5.jpg Acesso em 14. Jan. 2009.

 

 Sugestão:


Se na sala de aula houver alunos que gostam de dança, estes poderão, juntamente com o professor de Educação Física e/ou Arte (se houver na escola), elaborar uma coreografia para a música “Aquarela” e depois apresentá-la à escola.

 Letra da Música: Aquarela (Toquinho)
Composição: Toquinho / Vinicius de Moraes / G.Morra / M.Fabrizio


Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo...

Corro o lápis em torno
Da mão e me dou uma luva
E se faço chover
Com dois riscos
Tenho um guarda-chuva...

Se um pinguinho de tinta
Cai num pedacinho
Azul do papel
Num instante imagino
Uma linda gaivota
A voar no céu...

Vai voando
Contornando a imensa
Curva Norte e Sul
Vou com ela
Viajando Havaí
Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela
Branco navegando
É tanto céu e mar
Num beijo azul...

Entre as nuvens
Vem surgindo um lindo
Avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo
Com suas luzes a piscar...

Basta imaginar e ele está
Partindo, sereno e lindo
Se a gente quiser
Ele vai pousar...

Numa folha qualquer
Eu desenho um navio
De partida
Com alguns bons amigos
Bebendo de bem com a vida...

De uma América a outra
Eu consigo passar num segundo
Giro um simples compasso
E num círculo eu faço o mundo...

Um menino caminha
E caminhando chega no muro
E ali logo em frente
A esperar pela gente
O futuro está...

E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo, nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença
Muda a nossa vida
E depois convida
A rir ou chorar...

Nessa estrada não nos cabe
Conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe
Bem ao certo onde vai dar
Vamos todos
Numa linda passarela
De uma aquarela
Que um dia enfim
Descolorirá...

Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
(Que descolorirá!)
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo
(Que descolorirá!)
Giro um simples compasso
Num círculo eu faço
O mundo
(Que descolorirá!)...


Disponível em http://letras.terra.com.br/toquinho/49095/  Acesso em 14. Set. 2008.

 

Sugestão de aulas disponíveis no Portal do Professor que abordam a temática da escrita de textos:


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1267
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=654  
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=659  
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=491  
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Aquarela Vídeo
Recursos Complementares
Materiais de arte, como: papel, lápis de cor, canetinhas hidrocor, giz de cera e etc.
Avaliação
A produção das atividades sugeridas poderão ser um instrumento de avaliação, assim o professor saberá o que o aluno entendeu da atividade e qual é a sua postura diante do futuro, seus planos e anseios e que é extremamente importante fazer reflexões a cerca do futuro.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 21 classificações

  • Cinco estrelas 15/21 - 71.43%
  • Quatro estrelas 6/21 - 28.57%
  • Três estrelas 0/21 - 0%
  • Duas estrelas 0/21 - 0%
  • Uma estrela 0/21 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Adriana weidle, UNIVATES , Rio Grande do Sul - disse:
    adrianaweidle@yahoo.com.br

    29/07/2013

    Cinco estrelas

    Sensacional! que bom que através deste site podemos compartilhar com colegas nossa experiências Dividir para somar...


  • Telma Sodré de Souza, CIONF , Bahia - disse:
    telminha_126@hotmail.com

    17/10/2012

    Cinco estrelas

    Aproveitei bastante a idéia ,foi uma aula muito proveitosa.Que bom que temos portais que nos ajuda a fazer excelentes trabalhos.


  • Dylla, , Distrito Federal - disse:
    Dylla.querem@gmail.com

    05/04/2012

    Quatro estrelas

    Gostei, pois também serve de base para novas ideias.


  • Elizangela Alexandrina Nazare, Centro de Apoio a Inclusao Escolar/CAIE , Rio de Janeiro - disse:
    eliszuzu@hotmail.com

    22/02/2012

    Quatro estrelas

    E sempre bom encontrarmos colegas criativos,que nos auxiliam de diversas formas para inovarmos sempre em nossa pratica,principalmente com os nossos alunos NEES.


  • Joelma Lino, Joelma Maria Lino Silva , Pernambuco - disse:
    joelmalino26@hotmail.com

    26/07/2011

    Cinco estrelas

    Gostei bastante das idéias as quais foram passadas irei usa-las em minhas atividades com os meus alunos. Aprendemos cada dia trocando as experiências, sabendo que eles tem muito a nos ensinar. Devemos ter Amor por tudo que fazemos, dedicação sempre. Mestre não é so quem ensina, mas quem de repente aprende. beijos.


  • herika alvarenga, Instituto Superio de Educação do Rio de Janeiro , Rio de Janeiro - disse:
    herika.alvarenga@ig.com.br

    01/06/2011

    Cinco estrelas

    Adorei, estou começando agora com Educação infantil e principalmente com crianças com deficiência é meu maior sonho pois quem consegue vê é muito facil mas aquela que não fica uma imaginação mais pura.Continue sempre a divulgar suas idéias.bjs


  • luiza, EMEF Humberto passarelli , São Paulo - disse:
    dsniluisamedel@gmail.com

    16/05/2011

    Cinco estrelas

    Excelentes ideias! Amei.Parabéns!


  • rony soares, E.M. STEPHANIA ALVES BISPO , Goiás - disse:
    rony.soares@yahoo.com.br

    20/03/2011

    Cinco estrelas

    Muito bom, vou desenvolver o plano com meus alunos do EAJA - nota 10, interdisciplinaride: lingua portuguesa, geografia, artes... Muito bom, parabéns!


  • iolanda moraes, Tomaz Padilha , Santa Catarina - disse:
    landa_moraes123@hotmail.com.br

    09/11/2010

    Cinco estrelas

    vou poder usar esta aula como referencias na minha escola,pois a musica nos auxilia em muito na aprendizagem principalmente nos anos inicias.


  • LUCIA DE FATIMA ARAUJO VAZ, REINALDO SASS C E E FUND MEDIO PROF , Paraná - disse:
    lucia.fvp@hotmail.com

    21/09/2010

    Cinco estrelas

    CRIATIVA,JÁ TRABALHEI MAS DE FORMAS DIFERENTES, MAS ACHEI EXCELENTE.


  • luzia de fatima layola nunes, EE PAULO FREIRE , Mato Grosso do Sul - disse:
    luzzia_layola@hotmail.com

    19/05/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pela aula, achei muito interessante, vou trabalhar com meus alunos, e tenho certeza que eles vão amar.


  • Kízia Grasiela da Silva Mariz, EMEIF JOVENTINO PEREIRA , Paraíba - disse:
    kiziageo@yahoo.com.br

    07/04/2010

    Cinco estrelas

    Surgestão de aula perfeita, eu como supervisora dos programas de correção de fluxo Se Liga e Acelera, levei as mesmas para meus professores e o resultado foi muito bom, onde envolveu os alunos tanto para cantar, ler, ilustrara/desenhar, procurar significados das palavras entre outras.


  • carol, professora , Mato Grosso do Sul - disse:
    educacao.nasms@yahoo.com.br

    29/03/2010

    Cinco estrelas

    ótima a aula, as atividades são muito boas, boa sugestão para os prof de artes e educação fisiaca. parabens.


  • simone soares walevein couto, EM PROFª. MARIA DA CONCEIÇÃO ANGÉLICA , Mato Grosso do Sul - disse:
    simoneim@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito bom, boas ideias para ajudar a tornar a aula mais interessante.


  • Marilucia Balduino Clemente Melo da Silva, ESCOLA PATRONATO MADRE MAZZARELLO , Goiás - disse:
    balduinoclemente@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    AULA EXELENTE


  • elaine dellova araujo freisinger, JORGE ANDRADE , São Paulo - disse:
    elainedellovada@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    ótima


  • Rúkia Helena da Silva Xaxá, EE CUNHA DA MOTA ENS DE 1 GRAU , Rio Grande do Norte - disse:
    rukiahelena@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Maravilhosa,já usei outros recursos para esta aula e vi que existe um leque de opções,quando utilizamos também a tecnologia e mídia.Parabéns


  • Maria Aparecida Batista, Aluna de Artes da UFES , Espírito Santo - disse:
    dacibatista@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Maravilhosa,gostei muito.Parabens!!!!


  • Naya Carvalho Bandeira, Escola Estadual Cícero Gomes de Jesus , Tocantins - disse:
    nayabandeira@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    gostei muito da sugestão sou Diretora e repassei para minhas professoras e elas adoraram


  • Eduardo Ruy de Araújo Sá, COLEGIO ESTADUAL MONTEIRO LOBATO , Bahia - disse:
    eduard.alves@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente! Inovador! Estimulante!!!


  • Raquel da silva gomes, EMU WALDEMAR JOÃO DE SOUZA , Mato Grosso do Sul - disse:
    raquelsp96@yahoo.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Exelente...


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.