Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Lixo e Natureza não combinam!

 

16/02/2009

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Nos dias atuais é de extrema importância que conheçamos as consequências das atitudes que tomamos em relação ao meio ambiente, sendo que estas devem ser espelho daquilo que já foi aprendido e refletido. Para tanto, é muito válido que se saiba quanto tempo cada tipo de componente, que após termos utilizado passa a ser lixo, perdura na natureza lhe causando danos quando não é destinado aos locais corretos. Dessa forma, as crianças precisam aprender - e este é o objetivo dessas aulas, desde já, que a preservação da natureza e seu manejo são de nossa responsabilidade.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; 2 (Duas) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidades de que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos.
Estratégias e recursos da aula


As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.

Antes da efetuação da aula:

O professor deverá, no dia que antecede estas aulas, pedir aos alunos que verifiquem o lixo de suas casas e que façam uma lista dos componentes que lá estão. Ressaltamos que, neste momento o professor estará trabalhando com a escrita de palavras (língua portuguesa), adotando assim um tipo de metodologia interdisciplinar.

Motivação:

Estando os alunos organizados no Laboratório de Informática, o professor deverá passar o vídeo (Fig.1), postado abaixo. Observamos que este vídeo é lúdico e divertido,  tem duração de 0'30 segundos e versa sobre a vida dos animais marinhos que está ameaçada pelo fato de que muitas pessoas jogam lixos em lugares inapropriados (como o mar, por exemplo).
Depois de apresentar o vídeo, o professor deverá questionar os alunos sobre o que eles entenderam sobre o mesmo.

http://www.discoverybrasil.com/descubraoverde/animais_salvam_planeta/_home/index02.shtml 
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1529/imagens/TelaDiscovery1.jpg

Figura 1 – Imagem do vídeo "Alga Marinha"



É importante que, após a apresentação do vídeo acima, o professor converse com os alunos sobre o assunto que ele aborda, isto é, a atitude do ser humano em jogar sacolas plásticas, resto de alimentos, garrafas entre outros materiais em ambientes inadequados como, no exemplo do vídeo, nos mares e rios. O professor deverá ressaltar que tais atitudes, como a mostrada no vídeo, causam danos aos animais, e de certa forma, a todos nós que precisamos do meio ambiente para sobreviver.

Atividade 1

Feito isto, o professor deverá apresentar aos alunos o recurso (Fig. 2) postado abaixo. Observamos que o recurso é uma animação/simulação em que os alunos podem aprender brincando quanto tempo os materiais que utlizamos costumeiramente demoram a se decompor na natureza, por isso é importante que sejam destinados no lixo correto. Poderão aprender também sobre a importância da reciclagem.

Recurso:

Aprenda brincando quanto tempo vive um lixo

 

Link do Recurso no Site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10812/quantotempoviveumlixo.swf 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1529/imagens/TelaRecursoLixo.jpg

Figura 2- Imagem do Recurso

Ao apresentar o recurso aos alunos, sugerimos que o professor diga que eles aprenderão qual é o tempo que cada material demora a se decompor na natureza. É importante que conheçam tal assunto para que possam ser cidadãos conscientes em relação às questões da natureza.

Atividade 2

Depois  de terem estudado quanto tempo perdura na natureza (se decompõe) diversos materiais  utilizados pelo ser humano, o professor deverá pedir para que os alunos peguem suas listas (do que havia nas lixeiras de suas casas) e façam a relação do tempo de vida de cada componente levará para se decompor, usando para isto as informações do recurso anteriormente apresentado (Fig. 2).
Sugere-se que cada aluno leve suas listas, já com os cálculos do tempo de decomposição de cada material (neste momento trabalharão com a matemática), para suas casas, visando com isso apresentá-las aos seus pais e divulgar o que aprenderam sobre a importância de não jogar materiais já utilizados na natureza (Fig. 3). 


  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1529/imagens/LixeiraELixo.jpg

Figura 3 – Imagem de uma  pessoa jogando lixo na lixeira correta. 

Disponível em: http://www.buenaonda.com.br/falandonisso/assets/images/lixo.jpg  Acesso em: 02. Fev. 2009.

 

Com o objetivo de finalizar a aula, o professor deverá conversar com os alunos e os fazer refletir sobre suas atitudes em relação à maneira como lidam com o lixo, se jogam, por exemplo, latinhas de vidro, metal ou plástico na natureza (parque, praias, rios e etc.) ou se os colocam no lixo  (seco) sempre . Será importante que os alunos adotem uma postura responsável e consciente sobre a natureza e sua importância  para nossas vidas e, que divulguem estes fatos em suas casas.
Outra atitude muito importante é separar o lixo para a reciclagem. Existem aulas no Portal do Professor que versam sobre este tema, como abaixo apresentamos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1200  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=251  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1040  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=905  


Sugestões:                

1) O texto “Lixo e Meio Ambiente”, apresentado abaixo, poderá ser trabalhado com os alunos pelo professor:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1529/imagens/pilhas_e_lixo_comum.jpg 

Figura 4 – Imagem de um lixo sem coleta seletiva

Disponível em: http://www.norterecicla.com.br/lixo/pilhas_e_lixo_comum.jpg  Acesso em: 19. Dez. 2008.

Texto: Lixo e Meio Ambiente

No mundo contemporâneo as pessoas produzem toneladas de Lixo diariamente, é o lixo doméstico (de nossas casas), produzido por nós diariamente em nossas tarefas cotidianas, no trabalho, em casa, ao preparar as refeições, ao ir ao mercado, ao ir ao banheiro, parece que estamos sempre a produzir mais e mais lixo, e esse lixo muitas vezes é jogado sem qualquer tratamento no meio ambiente, causando um grande impacto ambiental.
Os governos do mundo inteiro têm se reunido para discutir e buscar soluções em conjunto para os problemas ambientais que afligem o planeta e, entre eles,  o efeito do lixo sobre o ambiente é um dos assuntos mais discutidos, suas causas e seus efeitos. A sociedade civil também tem se organizado na busca de soluções e alternativas para minimizar esses problemas e muito já se evoluiu na ultima década, e hoje já existe uma consciência coletiva da nossa co-responsabilidade com a produção de lixo e o ambiente em que vivemos.
Com a redução do volume de lixo e o reaproveitamento do lixo não só o volume de lixo diminui e a reciclagem do que pode ser aproveitado poupa energia e recursos naturais, retornando ao ciclo produtivo algo antes considerado “lixo”. Como exemplos podem falar do vidro que é 100% reciclável, sendo incorporado como matéria prima na fabricação de novos produtos. Porém para produzir 1 Kg de vidro, são necessários 1,4 Kg de areia, calcário, barrilha e feldspato, além da energia elétrica, água e mão-de-obra. Já na reciclagem, substitui-se a areia, barrilha e minerais por vidro. Economiza-se energia, devido à baixa temperatura na fundição do caco de vidro, diminui-se a poluição e faz-se a Conservação da Natureza e do solo.
Esse é um pequeno exemplo da importância da reciclagem e de evitar jogar Lixo No Ambiente, pois esse mesmo 1kg de vidro jogado ao meio ambiente levaria milhares de anos para se decompor. No mundo contemporâneo, reciclar é uma questão de sobrevivência, faz-se necessária a Preservação da Natureza.
Referência:
Disponível em: http://www.meioambiente1.com/lixo-ambiente.php  Acesso em 03. Nov.2008.

2) Os alunos poderão participar de um jogo virtual (Fig. 5) em que ajudarão a recolher lixos que estão poluindo os rios.

O objetivo do jogo, que é lúdico e interativo, é favorecer que as crianças possam aprender  sobre a importância de não se jogar lixo na natureza. Eles terão a missão de limpar toda a sujeira que há no rio e com a ajuda dos personagens do jogo vão separar os componentes jogados no rio para a reciclagem.

http://www.gripmania.com.br/pop_watergrip.htm  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1529/imagens/GrimpJogoLixo2.jpg

Figura 5 - Imagem do jogo virtual


Dicas:

Conforme foi possível perceber com estas aulas, as sacolas de plástico podem fazer “mal” à natureza, por isso algumas campanhas têm sido feitas para que seja feita a substituição, nos supermercados, por exemplo, das sacolas plásticas por sacolas de pano.
Se o professor achar interessante poderá apresentá-la aos alunos e poderá incentivá-los a adotar esta idéia, já que na maioria dos supermercados há destas sacolas para vender! 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Aprenda brincando quanto tempo vive um lixo Animação/simulação
Recursos Complementares
Internet.
Avaliação
O professor poderá avaliar seus alunos em todos os momentos das atividades, priorizando que eles aprendam o que está sendo abordado no recurso e em todas as atividades.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 56 classificações

  • Cinco estrelas 41/56 - 73.21%
  • Quatro estrelas 11/56 - 19.64%
  • Três estrelas 2/56 - 3.57%
  • Duas estrelas 2/56 - 3.57%
  • Uma estrela 0/56 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • jadson thalison, escola estadual padre monte , Rio Grande do Norte - disse:
    dadinhomatrix@yaho.com.br

    12/06/2013

    Cinco estrelas

    gostei pela ajuda q esse site mi Deu


  • dainaly, eu não tenho um istituição , Paraná - disse:
    mdainaly@hotmail.com

    25/03/2013

    Cinco estrelas

    eu acho muito interesante porque todos presisão saber


  • djalma da silva marchiori, associaçao do meio ambien te de ituverava-AMAI , São Paulo - disse:
    djalmamarchiori@hotmail.com

    19/03/2012

    Cinco estrelas

    gostei muito da aula,acho que deveria ter mais acesso em todas as escolas do brasil,pois melhora as aulas dos professores,e o aprendizado dos alunos.


  • JAMILE PASSOS ALVES, ESCOLA MENINO DEUS , Bahia - disse:
    veronpassos@gmail.com

    14/05/2011

    Cinco estrelas

    ADOREI OS RECURSOS


  • Aline Regina Alves de Moura, ESC MUL PROF ULISSES DE GOIS , Rio Grande do Norte - disse:
    alineademoura@gmail.com

    25/01/2011

    Duas estrelas

    Aula interessante e motivadora. Parabéns!


  • Francisco de Sales Rocha, ESCOLA EDSON SIMOES , Pernambuco - disse:
    rochatata@ig.com.br

    10/01/2011

    Quatro estrelas

    ÓTIMA.


  • Ilvana do Socorro Cardoso pontes, ESC EST MARIA NEUSA CARMO DE SOUSA , Amapá - disse:
    cardosopontes.ilvana@gmail.com

    17/11/2010

    Cinco estrelas

    Você foi muito feliz em propor e executar esse tema que é super atual sempre. Parabéns!


  • neuza maria ferreira de oliveira freitas, E.M. RICARDO O. MORAIS DE AZEVEDO , Minas Gerais - disse:
    neuzamaria.ferreira@hotmail.com

    27/10/2010

    Cinco estrelas

    Trabalhar a questão do lixo e natureza é de importancia fundamental, pois o mundo passa por um momento de grande desafio na questão ambiental e o lixo lançado na natureza de forma inadequada e regular provoca grandes danos ao meio ambiente. Por tanto, a forma de trabalho apresentada favorece, além do prazer em aprender, à conscientização das crianças e dos alunos de forma geral em como podemos proteger nosso planeta de catástrofes piores no futuro.


  • lusmar, E.M. ERMYRO TEIXEIRA DE SIQUEIRA , Minas Gerais - disse:
    lusmarmotta@gmail.com

    26/10/2010

    Cinco estrelas

    oi Lívia gostei muito de sua aula ,como você trabalha com o tema usando varias formas.


  • lusmar, E.M. ERMYRO TEIXEIRA DE SIQUEIRA , Minas Gerais - disse:
    lusmarmotta@gmail.com

    26/10/2010

    Duas estrelas

    Parabéns! ficou muito bom o seu trabalho ,e percebi que o seu trabalho era para falar da natureza e do lixo .que não devemos destruir o planeta terra


  • elisangela, SEMED , Rondônia - disse:
    elisangelanorato2010@hotmail.com

    20/10/2010

    Cinco estrelas

    ADOREI A SUGESTÃO DE SUA AULA. MARAVILHA, SUCESSO!!!


  • YOLANDA SEBASTIANA DIAS, EE SAO VICENTE , Minas Gerais - disse:
    yolanda.dias@oi.com.br

    24/09/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns pelo contexto do assunto.Muito interessante o visual. Gostei !


  • francisco sergio germano bezerra, RAIMUNDO CELSO DOS SANTOS EEF , Ceará - disse:
    serjoline@hotmail.com

    24/09/2010

    Três estrelas

    muito boa + pode ser aprimorado


  • pedro tiago barboa , colego brasil feijo , Ceará - disse:
    tiago@tata.com.br

    24/09/2010

    Cinco estrelas

    um texto maravilhoso e bom pacaraba deslobrate e fala tudo sobre o lixo dadetati como a decoposiçao do lixo.beijo tiago.


  • rosi eliane alves teixeira, NICOLAU HAMPF E E PROF E FUND , Paraná - disse:
    rosieateixeira@gmail.com

    13/09/2010

    Cinco estrelas

    achei excelente, estava procurando algo parecido.


  • Donizete Pereira dos Reis, Escola Municipal Gilberto José Tanus Braz , Minas Gerais - disse:
    bethreislima@hotmail.com

    06/09/2010

    Quatro estrelas

    Olá Lívia, Parabéns pela sugestão! Percebi que o objetivo de sua aula é levar os alunos a repensar o modelo de consumo que nossa sociedade está inserida e a necessidade urgente de mudança de mentalidade e atitudes. As estratégias que usou irão motivar os alunos a uma conduta consciente e mais responsável na busca de ações que visem à conservação do espaço onde vivem e por onde andam. Refletirão sobre os diferentes papéis que cabem aos cidadãos, ao poder público e às empresas.


  • Donizete Pereira dos Reis, Secretaria Municipal de Educação de MURIAE , Minas Gerais - disse:
    bethreislima@hotmail.com

    06/09/2010

    Quatro estrelas

    Olá Lívia, Parabéns pela sugestão! Percebo que o objetivo de sua aula é promover uma conduta consciente e responsável de seus alunos. Você usou estratégias que vão motivar o aluno a repensar o modelo de consumo que vivemos e a destinação do lixo produzido por todos nós. Estamos mesmo necessitando mudar nossas mentalidades e atitudes na busca de ações que visem à conservação do nosso espaço.


  • Maria José Alves de Assunção, EEEB PROF JOAO BENTO DA COSTA , Rondônia - disse:
    maryjo612@ibest.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns Lívia. Você é criativa e utiliza muito bem as mídias! Tenho a assinatura do Animal Planet, mas nunca tinha cessado o site. acessei e achei ótimo, obrigada pela contribuição.


  • Rejane Aguiar, E.E.E.M.Cristóvão Colombo , Rio Grande do Sul - disse:
    rw_aguiar@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns, Lívia! Adorei tua sugestão de aula. Penso apenas que poderias ampliar os componentes curriculares abrangidos neste trabalho, pois uma aula com esta qualidade abraça todos os componentes, de L.Port e Matem. a Ética e Cidadania. Obrigada pela dica do site.


  • Rachel Bernardo da Fonseca, VALDIR GONCALVES DE LIMA PROF C.E.M , São Paulo - disse:
    rachel.mar@ig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns Lívia, o assunto abordado é atual e extremamente necessário, se trabalhado de forma criativa, lúdica e coerente, que é o que você propõe, os alunos vão gostar e aprender realmente, gostei muito!!!


  • james aguiar araújo, NTE - ARAGUAÍNA , Tocantins - disse:
    jteleposto@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    maravilhosa!!


  • Cleudelice Ferreira de Freitas Patussi, EM RAIMUNDO CÂNDIDO DE ARAÚJO , Mato Grosso do Sul - disse:
    cleudelice@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Por se tratar de um tema abrangente sugiro um tempo maior para trabalhar, principalmente porque vai ser trabalhado com alunos das series iniciais e eles são mais lentos. A aula é ótima muito atrativa e interessante. O uso da tecnologia nesta aula faz o diferencial onde os alunos aprendem vendo as animações. Parabéns!


  • Cecilia Miranda, IE Rangel Pestana , Rio de Janeiro - disse:
    cra_miranda@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a forma como a temática foi abordada e entrei no site da 1ª e da 2ª atividade e pretendo repassar para os professores da minha escola.


  • simone Cavalcante Carlos, sem instituição , Rio de Janeiro - disse:
    sikarl@ig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    O plano de aula é ótimo e nos faz querer ter mais criativdade em nossas aulas


  • tania moura de almeida santos, COLEGIO ESTADUAL DR JOSE MARCELINO DE SOUZA , Bahia - disse:
    blankamoura@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei sua aula muito interessante e criativa.Adorei a sugestão.Estamos com um projeto que trata sobre a preservação do meio ambiente e vamos utilizar esses recursos oferecidos por vocês para enriquecer nosso material.


  • Evilásio Jesus dos Santos Pimentel, ESC.EST.INDÍGENA IRMÃ INÊZ PENHA , Amazonas - disse:
    evilasiotukano@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    O lixo pode ser jogado no lugar adequado, por isso temos que orientar e incentivar aos nossos alunos. O nosso meio ambiente tem que ser preservado, tudo que é da natureza são doadas por Deus para o bem de todos os seres humanos existente do Planeta Terra. Se o ser destruir tudo o que é do meio ambiente logo nós sofreremos consequentemente,pois precisamos pensar,questionar, refletir e lutar diantes dessas situações gigantesca no mundo em que vivemos.


  • Jairton Mauro Rech, DEZ DE MAIO E E DE E FUND , Paraná - disse:
    jairton@seed.pr.gov.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    excelente


  • Maria Salvelina de Macedo, Escola Municipal Antonio Basílio , Rio Grande do Norte - disse:
    salvemacedo@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Essa sugestão de aula é excelente, pois contem recursos que com certeza chamará a tenção dos alunos e despertarão a sensibilidade para a problemática do lixo, que tanto preocupa a sociedade consciente.


  • Marcela Gandolfi, CENTRO EDUCACIONAL DOM ORIONE , Santa Catarina - disse:
    marcelagandolfi@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Nossa, essa atividade além de explorar muito bem o conteúdo, deixa as crianças motivadas a continuar buscando informações. Muito lúdica e abusa de recursos didáticos estimulantes.


  • Suênia dos Santos Franco, proinfo , Amazonas - disse:
    sueniafranco@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Ótimo tema a ser abordado e extremamente necessário nos dias atuais, a utilização das tecnologias na abordagem de qualquer tema o torna bem mais interessante, parabéns!!!!!


  • MARIA ELIZALDA PESSOA SILVA, CE URBANO ROCHA , Maranhão - disse:
    alde_liz@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Você é criativa e utiliza muito bem as mídias! Sabe como estimular os alunos a refletirem e que atitudes tomarem diante de um problema tão sério que é o "lixo que produzimos a cada dia" Gostei muito de sua aula.


  • IRENE PINHEIRO MONTEIRO, ESC.EST.JOÃO VIEIRA , Amazonas - disse:
    ipi.silva@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    parabens colega pela iniciativa em relção a escolha do tema supracitado, pois o nosso planeta precisa com urgencia que iniciativa dessa naturaza seja tomada o quanto antes para que este problema seja amenizado.


  • miriam fidelis, EE PROF. CELSO MÜLLER DO AMARAL , Mato Grosso do Sul - disse:
    miriamfdelis@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Lívia, sua aula é bem atrativa, e estimula os alunos a refletirem e que atitudes toma diante de um problema tão sério que é o "lixo nosso de cada dia" Contine plubicando essas aulas que podem servir de espelho para outros professores. Abraços! Miriam!


  • miriam fidelis, EE PROF. CELSO MÜLLER DO AMARAL , Mato Grosso do Sul - disse:
    miriamfdelis@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Lívia sua aula é um espetáculo maravilhoso, gostei muito, e estou aprendendo muito com as experiências de vocês!


  • Adeilza caetano Bezerra, Escola Municipal Professor Zuza , Rio Grande do Norte - disse:
    ade.bezerra@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Oi Lívia, Gostei muito de sua aula, como voce trabalha o tema, principalmente a utilização dos recursos tecnólogico, de forma lúdica.também adorei os vídeos. Parabéns!!


  • Patricia E., PROINFO , São Paulo - disse:
    pat@tonao.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Olha gostei demais tanto da sugestão de aula, quanto dos recursos utilizados. a ÚNICA coisa que nãso apreciei foi o fato de não dar para visualizar omunicipio no registro da opinião


  • toinha teles, Escola , Ceará - disse:
    toinhateles@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Foi um tema bem pensado e que todos nos deveriamos esta preocupado com a situação em que se encontra o nosso planeta daqui a alguns anos, nada melhor do que conscientizar as criança no sentido de ajudar a conservar a natureza, orientar e mostrar os danos causados pelo lixo , , E uma aula interdiscilinar com abrangencia em muitas areas, portuguesa, matemática, geografia etc.


  • Jacqueline, YOLANDA PRESTES NEDER CEI 71 , São Paulo - disse:
    jacquestebam@hotmail.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Olá Lívia, observo que as atividades são criativas e estão coerentes com o tema abordado, a exploração da mídia é feita de forma prazerosa, o vídeo selecionado atinge a faixa etária inicial, assim como o jogo virtual permite as crianças aprender brincando. Parabéns!


  • Fatima, Escola Barros Guimarães , Pernambuco - disse:
    fatimap8@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Lívia parabéns pela elaboração desta aula pois nossas cianças precisam ser bem orientadas para acessrem atividades educativas e esta aula está fantástica


  • maria luci mattos araujo, FLAVIO DE SOUZA NOGUEIRA PROF EM , São Paulo - disse:
    marialuci.rj@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A Aula foi genial é uma boa maneira de ensinar brincando. Parabéns!


  • Maria Auxiliadora Valois Coutinho Pereira de Brito, COLEGIO ESTADUAL DE QUIXABEIRA , Bahia - disse:
    doravalois@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Essa proposta é, realmente excelente que acrescentar ao projeto, a confecção de sacolas de pano pelos alunos, que seria uma atividade artísticas (através de oficina), que poderia contar com a participação de algumas mães.


  • Mara Regina Borges de Oliveira, Centro de Atendimento Ao Surdo.Cas-Mossoró. , Rio Grande do Norte - disse:
    mararb_oliveira@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei esta aula, muito criativa e ampla.Servirão de recursos para nós professores, repassar aos nossos alunos.Você está de Parabéns.


  • ROZISLANDA MOREIRA QUINTELA, APASFI , Paraná - disse:
    rozislandamoreira@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns Professora, excelente sua aula.


  • Irene Marli Knoner Ceballos, EE TEOTONIO VILELA , Mato Grosso do Sul - disse:
    imkceballos@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns professora!!! Maravilhosa sua aula!


  • carina cantao ruas martins, COLEGIO MUNICIPAL VERA CRUZ , Bahia - disse:
    kcantaoruas@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    muito interessante,é mesmo preciso trabalhar a realidade dos educandos


  • Irene Marli Knoner Ceballos, EE TEOTONIO VILELA , Mato Grosso do Sul - disse:
    imkceballos@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei demais desse assunto e como é atualidade, é sempre muito interessante trabalhar com aula interativa, pois assim pode-se motivar aos alunos de todas as idades e, conseguiremos maior participação e interesse por parte de todos, inclusive da família que se vê obrigada a participar. A autora organizou suas atividades e questionamentos de maneira a levar seus alunos a repensarem as atitudes que normalmente temos com nosso meio, como jogar lixo em locais inadequados.


  • Marcelo da Silva Albuquerque, EUPHLY JALLES DR , São Paulo - disse:
    marcelodrummer@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Devidamente a degradação ambiental e o desrespeito a natureza, é muito rico este material para trabalhar com os alunos do ensino fundamental, para concientizar sobre suas responsabilidades no futuro proximo, e tornar cidadaos mais responsaveis.


  • Suelma Cristina Nareste, COL EST FELIX DE ALMEIDA , Goiás - disse:
    suelmacristinanareste@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei sua aula o máximo, bem direcionada com a utilização de uma boa variedade de recursos. Parabéns.


  • leni luzia de oliveira da silva, ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DA LUZ DOS PINHAIS - ENSINO FUNDAMENTAL , Paraná - disse:
    leni.luzia@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente! Adorei todas as sujestões dadas aqui. O portal do Professor está de parabéns.


  • EUNETE MORAIS UMBELINO, ESC PROF BERTA VIEIRA DE ANDRADE , Acre - disse:
    euneteumbelino@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    muito boa essa aula... me deu sede de passar aos meus alunos.. obrigada!


  • Maria da Graça Mendes Carvalho, E M "José Teodoro de Souza" , São Paulo - disse:
    www.gramendesspt@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei sua aula muito interessante, pois partiu da realidade dos alunos estimulando a participação geral, usou recursos motivadores possibilitando aprendizagem de forma lúdica e fez com que refletissem sobre o destino que cada um dá ao seu lixo de todo dia. Parabéns!


  • Sandra Borges Tintino, MARIA ALICE BORGES GHION PROFA EMEF , São Paulo - disse:
    sandratintino@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Livia, você utilizou muito bem os recursos tecnológicos, porém, não esquecendo da didática. Com certeza essa aula prenderá a atenção e o interesse dos alunos. Um abraço e parabéns!


  • Rosa Rodrigues Antonelli, Secretaria Municipal da Educação , Paraná - disse:
    rosaantonelli4@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Essa aula com certeza irá despertar o interesse do aluno para apreservação do meio ambiente.


  • simone tavares martins, ESC EST LUIZ CARLOS DA MOTA , Goiás - disse:
    simonetavaresmartins@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Essa aula é muito interessante.Parabens.


  • mirtes angela paludo, I.E.E. Wilson Camargo , Rondônia - disse:
    mirtes_hpg@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Livia, você foi ótima na criatividade e na didática usada para atingir o objetivo proposto. Poderia haver também visitas às casas de alguns moradores nos arredores da escola, verificando como eles selecionam o lixo de suas casas e onde ele é jogado. Parabéns Livia! Abraços.


  • Sergio roberto de Souza Buco, SANTA CLARA C E E FUND MEDIO , Paraná - disse:
    srsbucco@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito boa esta proposta de aula sobre lixo e reciclagem. Conheço e já tive diferentes oprtunidades de trabalhar o tema. Mas o formato destas aulas é bem elaborado e uma vez desenvolvido pode surtir efeito educativo... Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.