07/05/2010
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Música: desenvolvimento da linguagem musical |
Esse conjunto de aulas compõe-se de uma série de atividades que tem por objetivo geral trabalhar a percepção rítmica, a leitura e a escrita em música por meio do uso de séries numéricas onde o aluno deverá desenvolver sua percepção auditiva e sua capacidade de codificar o material escrito em sequências numéricas que determinam variações de um determinado parâmetro.
Nessa aula, o aluno deverá desenvolver sua capacidade de interpretar as séries numéricas trabalhadas anteriormente determinantes de dois parâmetros simultaneamente - duração e tempo, e a partir daí orientar sua execução musical.
Essa aula é a primeira parte do último segmento da coleção ‘Matemúsicas’. Além de ter conhecimento sobre o parâmetro tempo e duração, é necessário também que as outras aulas desta coleção tenham sido aplicadas a fim de que o aluno já esteja suficientemente familiarizado com a proposta de leitura de séries numéricas.
Sugerimos especialmente:
Recomendamos também as aulas:
MÚSICA - escrita e leitura musical: pulso, pulsação, som, unidade de tempo, silêncio (aula 1)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6602
MÚSICA - escrita e leitura musical: compasso (aula 2)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7685
Inicie a aula dividindo os alunos em grupos de, no máximo, 5 alunos. Nessa aula a proposta de atividade é única, ou seja, você dará uma tarefa, e irá se colocar como facilitador e mediador do processo de construção. O interessante é que o estímulo inicial seja o mesmo, mas que cada grupo tenha total liberdade de desenvolver o trabalho, e tomar suas próprias decisões. Essa aula também pode ser desdobrada, caso haja necessidade e/ou interesse. Vamos trabalhar com duas variáveis, e enquanto isso não ficar suficientemente compreendido, não se deve passar para a próxima aula, isto é, caso o trabalho não fique muito bem construído, retome essa atividade em outra aula. Você deve propor duas matrizes para os alunos, de quatro colunas e quatro linhas, preenchidas aleatoriamente com números de 1 a 4. Em nossa proposta usaremos as seguintes tabelas:
Tabela 1 - TEMPO
Tabela 2 - DURAÇÃO
Uma será determinante dos tempos (pulsações / pulsos) articulados dentro de um compasso, e a outra determinante das durações dos sons. Em nosso exemplo, a Tabela 1 é a matriz dos tempos (pulsações), e a Tabela 2 é a matriz das durações. Você pode adaptar e fazer variações, mas não se esqueça de fazer o cruzamento das matrizes previamente a fim de decidir o formato da tabela em branco. Evite usar números maiores do que quatro na matriz de duração, porque, embora seja possível, isso pode confundir a relação entre as duas matrizes.
Além dessas duas matrizes, você deve entregar aos alunos uma tabela em branco, conforme a Tabela 3. Observe que a Tabela 3 em branco já contém os números dos tempos (pulsos) e, por causa do nosso exemplo, a fim de facilitar a leitura, correspondem exatamente a três compassos quaternários em cada linha.
Tabela 3
Na primeira etapa da aula os alunos devem decifrar e construir as matrizes, ou seja, cruzar as informações e preencher a Tabela 3 que está em branco. Os alunos devem fazer uso de cores para destacar a visualização das durações, preenchendo toda a duração prevista na Tabela 2. O ataque deve ser assinalado com um ‘x’. O resultado deve ser como o da Tabela 4:
Tabela 4
Dica:
Observe que no cruzamento das tabelas, a primeira linha da Tabela 4 não vai conter necessariamente todos os números da primeira linha da Tabela 2 (duração dos sons). A sequência numérica da Tabela 2 pode 'atravessar' para a outra linha no cruzamento que vai gerar a Tabela 4. Por isso, é importante que ao elaborar as Tabelas 1 e 2, o professor observe este item e assinale para os alunos que evitem usar sempre os valores numéricos altos. Caso contrário, os números do final da série da Tabela 2 vão sobrar (geralmente, se tivermos um excesso de números 3 e 4 - durações longas).
Depois que todos os grupos conseguiram preencher a Tabela resultante, os alunos devem iniciar seus ensaios. Cada grupo tem autonomia para decidir que timbres usar, caso tenham instrumentos e, caso contrário, podem combinar entre si entradas diferentes para diferentes integrantes. Estimule para que façam as notações adicionais, prescrevendo sua própria performance, como por exemplo:
Tabela 5
Finalmente, depois de todo o trabalho de preparação, cada grupo deve executar sua composição enquanto o professor grava. Não se esqueça de pedir que alguém marque o pulso embora o próprio professor possa fazer isso. Os trabalhos (partituras) devem ser entregues ao final da aula.
Nessa aula, seria ideal que o professor tivesse um gravador para gravar as músicas resultantes, e também que pudesse preparar o material impresso para cada aluno (as três tabelas) a fim de otimizar o tempo. Os alunos precisam de lápis de cor.
Para a coleção 'Matemúsicas', selecionamos três vídeos que relacionam a música à matemática e aos números. Estes vídeos podem ser utilizados antes ou depois das aulas desta coleção, tanto na íntegra ou parcialmente como material complementar e enriquecedor do processo.
O processo todo deve ser avaliado para assegurar que os alunos estejam acompanhando a construção da tabela. Considere também as anotações adicionais que os alunos possam ter feito. Ao final, avalie:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!