Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogando com a Matematica nas aulas de Educação Física - criando jogos de Matemática - aula 6

 

06/12/2010

Autor e Coautor(es)
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Matemática Cálculo
Ensino Fundamental Final Matemática Operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Organizar em grupo modelos e situações de jogos de matemática;

Criar brincadeiras e jogos de matemática para apresentarem para os colegas;

Desenvolver tarefas em grupo para o sucesso das tarefas.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula é necessário o conhecimento de elementos fundamentais na matemática, tais como: operações matemáticas e geometria, espaços e formas.

Estratégias e recursos da aula

Caro Professor, iremos desenvolver nesta aula atividades onde pretendemos explorar o tema da matemática, especificamente, atividades onde possamos estimular a criatividade na organização de jogos de matemática. Sugiro a visita aos seguintes endereços das demais aulas deste tema organizadas por esse autor:

Jogando com a Matemática nas aulas de Educação Física - operações matemáticas - aula 1 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20729

Alfabetização e suas alternativas através dos jogos pedagógicos: O Grande Jogo da memória (aula 2)   

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18966 

Alfabetização e suas alternativas através dos jogos pedagógicos: O Jogo das Figuras Geométricas (aula 3) 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18963 

Jogando com a Matemática nas aulas de Educação Física - a Matemática nos esportes - aula 4 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19057 

DICA I - Professor, como o tema da matemática é o núcleo desta atividade, sugiro a participação do professor desta disciplina da turma, que poderá propor alternativas e participar da avaliação da atividade, tornado-a mais rica e atrativa para os alunos.

ATIVIDADE  I - ORGANIZANDO JOGOS MATEMÁTICOS: 20 minutos

Professor, em sala de aula promova um debate onde o tema seja: organização de jogos de matemática. Procure estimular os alunos para que percebam que através de jogos é possivel adquirir conhecimentos e promover conteúdos interdisciplinares importantes para o seu ensino aprendizagem.

Divida a turma em 5 equipes. Cada equipe deve ter meninos e meninas como componentes. Observe que alguns temas que foram trabalhados em aulas anteriores (vide acima o endereço das aulas) devem ser explorados, porém, caso algum grupo queira inserir outro tema ainda não trabalhado nas aulas de educação física, mas que foram apresentados na aula de matemática não se oponha, mas procure conversar com os alunos da turma sobre a aceitação desses temas e, com o professor de matemática da turma sobre a profundidade de abordagem do professor sobre esse tema.

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_t2nzhgKmRHQ/SwLhZaOJ2GI/AAAAAAAAAaU/tnTSrRv94cY/s1600/atuais+106.jpg 

Peça que cada grupo escolha um ou mais temas para serem inseridos no jogo.

Sugiro alguns dos temas:

  • Operações matemáticas;

  • Formas geométricas;

  • Frações, etc.

Peça aos alunos que na organização dos jogos eles saibam trabalhar com o nível de aprendizado da turma, para que haja possibilidade de ter respostas, pois, os próprios alunos do grupo que organizarem os jogos podem ser inquiridos sobre a forma de como encontrar a resposta para o jogo criado.

Faço a sugestão de um jogo:

"Adivinhem a idade através de algumas perguntas enigmáticas":

Ofereça algumas dicas, por exemplo:

  • O Brasil foi campeão do mundo neste ano (2002);

  • Foi a 1ª eleição vencida pelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva (2002);

  • Subtraindo do ano de 1988 a diferença somada com o número 2 dá a idade certa (2002-1988=14 + 2= 16 anos)

Fonte:

http://2.bp.blogspot.com/_nRU5nEdEX5s/SRGBIPBW7aI/AAAAAAAAAcQ/usvkAn75_EE/s320/contas.bmp 

Professor, observe que essa é uma possibilidade fácil, mas que vai requerer o mínimo de concentração e atenção para os alunos fazerem um raciocínio e começarem a organizar os jogos.

Sugiro uma 2ª atividade:

Jogo de Bingo: Material: cartela, lápis, 100 fichinhas numeradas de 100 a 199 e grãos de feijão.

Modo de jogar: Escolha 9 números de 100 a 199 e escreva-os na cartela. Ao sortear o número o professor trabalhará da seguinte forma:

  • É o sucessor de 101.

  • É o antecessor de 151.

  • É formado  por 1 centena, 3 dezenas e 7 unidades.

  • É o resultado de 100 + 50.

  • Enfim, criar diferentes desafios para que os alunos resolvam...

ATIVIDADE II - JOGANDO E APRENDENDO: 25 minutos

Professor, após os grupos terem organizado e debatido sobre a forma como escolheram os jogos ofereça um tempo para que a turma possa vivenciar as atividades propostas.

Havendo 5 equipes, proponha que cada equipe apresente o seu jogo em 5 minutos, o que proporcionará 25 minutos de jogos. Além dos alunos participarem dos jogos, estimule-os a realizarem algumas críticas construtivas aos jogos dos colegas.

Sugiro que os jogos organizados e bem apresentados possam ser divulgados na aula de matemática e, inclusive apresentado na feira de ciências da escola ou, em outro local para divulgar jogos onde a matemática seja o foco.

Fonte: http://www.salesianoitajai.g12.br/upload/noticias/00878/foto003.jpg 

ATIVIDADE III - ANALISANDO OS JOGOS -

Nesta fase da aula os alunos deverão analisar a criação do jogo de um dos grupos e proporem outras alternativas para este jogo. Por exemplo: O Grupo I analisará o jogo criado pelo Grupo II; este por sua vez analisará o do Grupo III e, assim dar oportunidade dos alunos refletirem e avaliarem a forma como os demais grupos chegaram a criação do seu jogo e, de que forma poderão incluir alguma proposta na idéia central do jogo. Proponho que sejam avaliados alguns dos critérios listados abaixo:

  • Criatividade dos jogos;

  • Conteúdos desenvolvldos;

  • Dificuldade dos jogos.

Fonte: http://ensfundamental1.files.wordpress.com/2010/06/oficina-de-jogos.jpg 

FINALIZANDO A AULA -

Professor, a criação e apresentação dos jogos requerem uma boa troca de idéias e informações entre os alunos. A ludicidade pode contribuir em muitos aspectos para a aquisição de conhecimentos.

Nesta parte final estimule os alunos a diagnosticarem em que aspectos os jogos podem favorecer a assimilação de conteúdos. Eles tiveram a experiência desta aula para criar e analisar jogos onde a matemática foi explorada, mas eles podem realizar associações com outras disciplinas onde possam organizar e criar jogos .

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação desta aula será realizada a partir das tarefas apresentadas durante a aula. Cada jogo desenvolvido pelos alunos e apresentados na sala deverão receber uma pontuação através dos critérios estabelecidos na aula.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.