21/02/2011
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Nessa aula de educação física e saúde, visamos: desenvolver noções de higiene e saúde sob a perspectiva da EF; buscar formas de manutenção da higiene de acordo com as condições sociais de cada aluno, estabelecer relações entre o tipo de atividade praticada e a manutenção da higiene pessoal.
não há.
Espaços. Sala de aula
Materiais. papel e material para registro; sala de informática
Organize seus alunos na sala de informática da escola e proponha uma busca por sites que falam de noções de higiene e saúde. Indique alguns sites para aqueles que tiverem maiores dificuldade em utilizar o computador. Como são crianças menores, uma sugestão é elaborar um roteiro de pesquisa para auxiliar na busca das informações. O professor pode distribuir uma pergunta para cada dupla ou pequeno grupo, ou ainda estabelecer um roteiro bem curto para cada grupo.
Sugestão de perguntas para o roteiro de pesquisa:
1. Quantos lugares em nosso corpo podem desenvolver mau cheiro?
2.Quais são essas partes do corpo?
3. Por que desenvolvemos mau cheiro em algumas partes do corpo mais do que em outras?
4. Como podemos cuidar desses cheiros estranhos que aparecem em nós?
5. Todas as pessoas desenvolvem os mesmos cheiros? Por quê?
6. Alguma parte do corpo precisa de mais cuidados com limpeza do que outras?
7. Como podemos dizer a alguém que está com mau cheiro se sermos indelicados?
8. Meu calçado terá chulé um dia?
9. Se eu sempre estiver limpo poderei ter mau cheiro?
10. Só adultos ficam fedorentos ou crianças também podem ficar?
11. O que chamamos de higiene? Todos temos essa tal higiene?
Essas e outras perguntas o professor poderá entregar para as crianças para estimular a pesquisa e o debate. Mesmo que pareçam repetidas elas perguntam sobre higiene de formas diferentes.
Baseados na pesquisa feita anteriormente, os alunos deverão elencar algumas perguntas que julgarem pertinentes para saber:
Como os indivíduos da comunidade escolar tratam da higiene?
Que estratégias adotam contra o mau cheiro causado pelo trabalho e pela atividade intensa?
Os alunos devem registrar no papel e reservar para a produção do folder instrutivo.
De posse de algumas perguntas e respostas, peça para que relatem os seus próprios cheiros, como chulé, mau cheiro nas axilas, etc.
Faça uma lista com os alunos e busque soluções práticas junto com o grupo.
higiene
sobre o chulé: http://www.brasilescola.com/saude/chule.htm (acesso em 18/09/2010)
sobre a caspa: http://www.brasilescola.com/saude/caspa.htm (acesso em 18/09/2010)
sobre o piolho: http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/semana-piolho.htm (acesso em 18/09/2010)
sobre as melecas: http://www.escolakids.com/respiracao.htm(acesso em 18/09/2010)
hábitos de higiene pessoal: http://www.escolakids.com/higiene-pessoal.htm (acesso em 18/09/2010)
Com todas as informações colhidas nas diferentes fases da pesquisa, elabore com as crianças um folder instrutivo de como manter a higiene pessoal, inclusive nas aulas de Educação Física. Abuse de desenhos, gravuras e criatividade. Elabore estratégias de divulgação pela escola.
outras aulas do portal do professor que abordaram o tema:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4758 (acesso em 16/01/2011)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12449(acesso em 16/01/2011)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23908(acesso em 16/01/2011)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5477(acesso em 16/01/2011)
algumas opçoes de materiais:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/higiene.pdf (MEC) (acesso em 16/01/2011)
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro092.pdf (saúde) (acesso em 16/01/2011)
Como em todo processo avaliativo em Educação Física, os professores devem observar o envolvimento dos alunos na proposta apresentada e a participação em cada uma das atividades. É interessante que o professor sempre reúna os alunos em roda para que todos vejam uns aos outros, estimulando a participação e expressão de todos. Tente perceber se as respostas feitas no início da aula foram todas respondidas ou se alguma ainda necessita de ser retomada em aulas posteriores. Tente perceber ainda se os alunos entenderam a proposta e estabeleceram as relações entre os conteúdos trabalhados.
Três estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/06/2013
Quatro estrelasFormidável, esse assunto e muito importante e deve ser abordado nas aulas de Educação Física.
08/10/2012
Três estrelasAchei muito importante e interessante essa aula.
24/04/2011
Quatro estrelasmuita boa essas sugestões de aula , elas irão me ajudar muito...
07/03/2011
Quatro estrelasÓtima aula, devemos constantemente trabalhar essas questões com os nossos alunos.