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Enchentes: a água secou, e agora?

 

19/11/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Cláudia Bastian Machado
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os principais problemas que se seguem à uma enchente
  • Apresentar soluções para prevenção de doenças
  • Discutir sobre os principais fatores que contribuem para a ocorrência das enchentes e prevenção
Duração das atividades
2 aulas de 45 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

não são necessários conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

As enchentes tem sido uma constante em várias regiões brasileiras, aumentando consideravelmente  com o crescimento da urbanização e consequente acumulação de lixo. Para iniciar a falar sobre este tema, apresente a imagem da cidade de Itajaí, durante a enchente de dezembo de 2008 e discuta com a turma quais os fatores que contribuem para este tipo de ocorrência. O professor poderá apresentar imagens de enchentes de outras localidades. Sugere-se que se este tipo de situação ocorre nas proximidades, busque usar imagens destas localidades para que chame a atenção dos alunos para esta realidade a que está sujeito, ou que vivencia.

Imagem disponível em:http://alemdoqseve.files.wordpress.com/2008/12/itajai-sc-ruas-alagadas-436.jpg  (acessada em 05/10/2010).

Ciclo da água http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12445 (acessada em 05/10/2010). 

As enchentes tem ocorrido cada vez mais e com mais frequência, e além dos danos materiais e das mortes, grandes problemas para a saúde ocorrem quando a água seca. Quais são estes problemas e que cuidados devemos tomar após uma enchente?

Entre as principais doenças que aparecem após uma enchente, podemos destacar a amebíase, leptospirose, hepatites A e E, febre tifóide, cólera e a dengue.

Para esta atividade, forme grupos de 4 a 5 alunos para fazer uma pesquisa sobre as principais doenças transmitidas diretamente ou indiretamente pela água. Construa uma webquest para orientar a pesquisa de seus alunos. Um bom espaço para criar a webquest de  forma  gratuita  é  por  meio  do  site http://www.webquestbrasil.org/criador/( Acessado em 01/10/2010),  e  um  tutorial  para  auxiliar  na  criação  passo  a  passo,  pode  ser  encontrado  em  http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf (Acessado em 01/10/2010).

Existem vários espaços que já possuem webquest prontas e que podem servir como modelo ou servir como exemplos de webquests que podem ser interessantes, como: http://webquesst.blogspot.com/2006/05/exemplos-de-webquest.html (Acessado em 01/10/2010),  http://cristiane.wikispaces.com/Exemplos+de+WebQuests (Acessado em 10/10/2010),  http://www.clubedoprofessor.com.br/webquest/  (Acessado em 01/10/2010). 

Alguns sites que podem ser interessantes para auxiliar neste trabalho:           

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/Agua9.php (Acessado em 10/10/2010).

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/doencas-relacionadas-com-a-agua/ (Acessado em 10/10/2010).

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agua/artigos_aguas_urbanas/doencas_causadas_pela_falta_de_saneamento.html (Acessado em 10/10/2010).

Atividade 1:

Após concluirem a webquest, peça que cada grupo confeccione um folder sobre uma das doenças pesquisadas. Faça com que os grupos apresentem os folders ao restante da turma para que exista a troca de conhecimento entre os grupos.

Existem várias formas de fazer um folder, mas caso queiram fazer um folder no laboratório de informática para impressão, pode ser usado um editor de texto, como o writer do Broffice (acessado em 10/10/2010).  Um modelo de folder está disponível em http://wiki.dcc.ufba.br/PSL/CartazesEPanfletos (Acessado em 10/10/2010). Neste endereço é possível fazer o download do modelo de folder para o writer.

É muito importante saber quais são as medidas que podem ajudar a prevenir enchentes e que medidas devemos tomar quando nos encontramos numa situação de enchente para evitar consequências mais sérias. Divida a turma em dois grandes grupos e peça para que pesquisem sobre as medidas preventivas e formas de evitar acidentes quando nos encontramos em situação de enchente.

Alguns sites podem auxiliar nesta pesquisa:

http://www.infoescola.com/hidrografia/enchentes-no-brasil/ (acessado em 03/10/2010).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Enchente (acessado em 03/10/2010).

http://www9.prefeitura.sp.gov.br/enchente/index.html (acessado em 03/10/2010).

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agua/artigos_aguas_urbanas/enchentes_e_inundacoes.html (acessado em 03/10/2010).

http://www.brasilescola.com/geografia/enchentes.htm (acessado em 03/10/2010).

Atividade 2:

Após a pesquisa, faça uma mesa redonda e peça aos alunos que indiquem possíveis soluções para diminuir este tipo de problemas. Após a mesa redonda cada um dos grupos deverá escrever uma pequena scketch (cena) a partir dos conhecimentos adquiridos e apresentar ao restante da turma. As cenas podem ser de uma situação de enchente ou de grupo de moradores ou governantes que se depara com situação de risco e propor soluções. A cena poderá ser gravada com câmeras de telefones celulares ou máquina fotográfica digital que possua o recurso de gravação. O vídeo pode ser mesclado com imagens encontradas na internet e editadas com o o auxílio de softwares como o movie maker, disponível em http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm (acessado em 10/10/2010) ou a opções livres como o kino, disponível em  http://www.baixaki.com.br/download/kino.htm (acessado em 10/10/2010), avidemux, disponível em   http://www.baixaki.com.br/download/avidemux.htm (acessado em 10/10/2010). Caso a escola não disponibilize um laboratório de informática os alunos poderão criar um roteiro e apresentar para a escola. Existem alguns manuais que podem auxiliar ao professor na utilização destes softwares como o manual para o avidemux, disponível em http://www.inf.ufsc.br/%7Eguii/utilidades/avidemux.htm (acessado em 10/10/2010) e o manual para o kino, disponível em http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=KinoManualBasico (acessado em 10/10/2010).         

Atividade 3:

Para finalizar, em grupos de 4 a 5 alunos, construam um mapa conceitual envolvendo os conhecimentos adquiridos. Uma ferramenta livre interessante para a construção de mapas conceituais é o Cmap tool (acessado em 03/10/2010). Neste momento é importante estar atento às lacunas e conceitos equivocados que possam aparecer. É um bom momento para voltar aos pontos que não tenham ficado claros.Tutorial disponível em http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm (acessado em 03/10/2010).   

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ciclo da água Animação/simulação
Recursos Complementares
Avaliação

Para que a avaliação atinja seu objetivo de realmente apontar como o conteúdo pode ser aproveitado pelos alunos, recomenda-se que o professor estabeleça os critérios de avaliação junto com a turma, para vincular o comprometimento deles com o processo. Para que a avaliação seja estabelecida de forma participativa, deixe claro que os critérios devem estar ligados ao processo como um todo. O fato de participarem e de vivenciarem as relações do conteúdo com seu cotidiano, sentindo a aplicabilidade do que foi aprendido em seu contexto desperta o interesse pelo conteúdo.

Alguns critérios que podem ser sugeridos para que sejam observados durante a avaliação:

  • participação das pesquisas e no desenvolvimento das atividades;
  • registro de forma concisa das atividades práticas experenciadas;
  • comprometimento com os colegas durante a realização das atividades em grupo;
  • capacidade de aplicar os conceitos obtidos na cena elaborada e no folder e mapa conceitual produzidos;

A avaliação dos alunos poderá ser feita no decorrer das atividades a partir da pesquisa, produção e apresentação dos alunos.

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