21/10/2010
Rodrigo Russano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Vivenciar pulsação e ostinatos rítmicos.
Desenvolver a percepção rítmica por meio de jogos com ênfase na imitação e criação.
Explorar possibilidades de timbre através de jogos musicais com copos.
Criar jogo de copos para parlendas tradicionais.
Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal - livre ou não.
Conhecimento das parlendas "Hoje é domingo" e "Um, dois".
Caro(a) professor (a), esta coleção de aulas tem o objetivo de apresentar diversas atividades voltadas para o desenvolvimento da percepção rítmica, utilizando copos de plástico como recurso sonoro. Tais atividades foram pensadas para alunos do Ensino Fundamental Inicial, e devem ser adaptadas de acordo com a capacidade de cada faixa etária.
Os jogos de copos desta aula foram compostos por nós, utilizando padrões binários, ternários e quaternários de movimentos para parlendas conhecidas. A partir da execução destes jogos, os alunos serão incentivados a criar jogos de copos para outras parlendas tradicionais.
Observação:
"Ostinato" - motivo ou frase musical que se repete insistentemente (veja mais em Recursos Complementares).
A primeira parlenda sugerida é “Hoje é domingo”, a qual deve ser conhecida pela turma. Antes da apresentação do jogo de copos, converse com a turma sobre as possíveis versões conhecidas da parlenda. Fale sobre o processo de transmissão oral e das deturpações e transformações que muitas dessas brincadeiras sofrem ao longo do tempo. Faça alusão à brincadeira do “Telefone sem Fio”, em que uma palavra é passada de jogador em jogador e, ao ser entoada ao final da roda, muitas vezes é deturpada e vira outra palavra. O entendimento das pessoas nem sempre é o mesmo.
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Apresentamos aqui três possibilidades de jogos de copos para “Hoje é Domingo”. Execute cada um, lentamente, e peça para a turma fazer junto, por imitação. Após a internalização dos movimentos, divida a turma em dois grupos. Um deles executará os jogos de copos e o outro cantará a parlenda. Faça a troca entre os grupos.
(partitura de nossa autoria)
Jogo 1 – Padrão QUATERNÁRIO de movimentos (a turma está sentada em uma roda)
“Hoje é domingo” (primeiras duas semínimas) – bate palma e pega o copo, suspendendo-o.
“Pede cachimbo” (duas últimas semínimas) – bate o copo com a boca virada para baixo, duas vezes.
“O cachimbo é de barro” (primeiras duas semínimas) – bate palma e pega o copo, suspendendo-o.
“Bate no jarro” (duas últimas semínimas) – bate o copo com a boca virada para cima, duas vezes.
“O jarro é de ouro” (primeiras duas semínimas) – bate palma e pega o copo, suspendendo-o.
“Bate no touro” (duas últimas semínimas) - bate o copo com a boca virada para baixo, duas vezes.
“O touro é valente” (primeiras duas semínimas) – bate palma e pega o copo, suspendendo-o.
“Bate na gente” (duas últimas semínimas) – bate o copo com a boca virada para cima, duas vezes.
“A gente é fraco” (primeiras duas semínimas) – bate palma e pega o copo, suspendendo-o.
“Cai no buraco” (duas últimas semínimas) - bate o copo com a boca virada para baixo, duas vezes.
“O buraco é fundo” (primeiras duas semínimas) – bate palma e pega o copo, suspendendo-o.
“Acabou-se o mundo” (duas últimas semínimas) – bate o copo com a boca virada para cima e passa para o colega do lado.
Jogo 2 – Padrão TERNÁRIO de movimentos (jogo realizado individualmente)
Os sons resultantes da movimentação de copos marcam a pulsação. No entanto, a diferença de acentuação torna o padrão ternário.
O jogo inicia-se na cabeça no primeiro compasso e segue até o final. O padrão de movimentos é:
1) Primeira semínima – bater palmas (símbolo “x”);
2) Segunda semínima – pegar o copo e suspendê-lo;
3) Terceira semínima – bater o copo no chão, colocando-o de volta.
Jogo 3 – Padrão BINÁRIO de movimentos (em roda)
O jogo inicia-se na cabeça do primeiro compasso e segue até o final, marcando a pulsação. O padrão de movimentos é:
1) Bater o copo com a boca virada para baixo;
2) Bater o copo com a boca virada para cima.
Na última semínima (coincidindo com a sílaba “mun”, da palavra “mundo”), os alunos devem passar seus copos para o colega do lado, aleatoriamente. Desta forma, um aluno pode ficar com dois copos, e deverá iniciar a próxima rodada jogando com os dois, como um outro aluno pode ficar sem.
O aluno que ficou com dois copos não necessariamente precisa, ao final da rodada, passá-los adiante. Poderá passar somente um.
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Da mesma forma que na Atividade 1, apresentamos três jogos de copos, com padrões binário, ternário e quaternário de movimentos. A movimentação apresenta variações.
(partitura de nossa autoria)
Jogo 1 – Padrão QUATERNÁRIO de movimentos (jogado individualmente)
A movimentação de copos inicia-se na anacruse. Para cada semínima, ver os movimentos abaixo:
1) Primeira semínima – bater a mão direita ao lado do copo, na mesa ou chão;
2) Segunda semínima – bater a mão esquerda ao lado do copo, na mesa ou chão;
3) Terceira semínima – pegar o copo, suspendendo-o;
4) Quarta semínima – bater o copo na mesa ou chão, colocando-o de volta.
A cada início do padrão, trocar a ordem das mãos (para o segundo padrão, inicia-se com a mão esquerda).
Jogo 2 – Padrão TERNÁRIO de movimentos (jogado individualmente)
Apresentamos duas possibilidades quanto ao início:
a) Começando o jogo na ANACRUSE:
1) Primeira semínima - bater mãos paralelas na mesa ou chão, um em cada lado do copo;
2) Segunda semínima - pegar o copo, suspendendo-o;
3) Terceira semínima - bater o copo na mesa ou chão, colocando-o de volta.
b) Começando o jogo TETICAMENTE (o gestual é o mesmo):
1) Primeira semínima - bater mãos paralelas na mesa ou chão, um em cada lado do copo;
2) Segunda semínima - pegar o copo, suspendendo-o;
3) Terceira semínima – bater o copo na mesa ou chão, colocando-o de volta.
Jogo 3 – Padrão BINÁRIO de movimentos (em roda)
O jogo inicia-se na anacruse e segue até o final, marcando a pulsação. O padrão de movimentos é:
1) Bater o copo com a boca virada para baixo;
2) Bater o copo com a boca virada para cima.
Quem bater o copo no último tempo, ou seja, na sílaba “téis” de “pastéis”, deverá sair da roda. O jogo prossegue até que se estabeleça um vencedor.
Após a execução de todas as possibilidades de jogos de copos para as parlendas acima, divida a turma em grupos para o momento da criação de jogo de copos para uma parlenda escolhida. Você pode determinar que cada grupo escolha sua parlenda ou escolher uma parlenda comum a todos. Sugestões: "Sol e chuva", "Macaca Sofia", "Tô de mal, come sal", "Lá em cima do piano", entre outras.
Oriente-os no sentido de criar movimentações fáceis de executar e de memorizar. Recorra sempre aos jogos executados anteriormente e ressalte as principais características quanto à forma (divisão em partes), quanto aos padrões de movimentos e quanto à exploração de timbres. Peça para que cada grupo faça uma avaliação constante do processo e execute sua própria criação inúmeras vezes, a fim de fazer pequenos ajustes. É importante lembrar que a parlenda escolhida deve apresentar um “canto ritmado” e regular, para que o acompanhamento rítmico de copos seja criado.
Ao final, peça que cada grupo apresente o seu jogo de copos para a parlenda escolhida.
Recursos da aula
Sugerimos o uso de copos de plástico resistentes.
Definição para "Ostinato" - Wikipédia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ostinato
Música - Pedal e Ostinato, uma experiência de composição com alunos em sala de aula - aula 01:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6382
Música - Jogos de Mãos: resgate, adaptação e composição - aula 22 (contém "Hoje é domingo"):
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21467
Música - Jogos de Mãos: resgate, adaptação e composição - aula 23 (contém "Um, dois"):
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21468
Links para a parlenda "Hoje é domingo":
http://www.jangadabrasil.com.br/outubro/ca21000b.htm
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7524
Gravação de "Hoje é domingo" - clique na faixa 11 e depois clique no player acima:
Gravação da parlenda "Um, dois" - clique na faixa 14 "Potpourri de parlendas" e depois clique no player acima:
Textos:
SOUZA, Fernanda de. O brinquedo popular e o ensino de música na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, V.19, p. 75-81, mar.2008.
http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista19/revista19_artigo8.pdf
“A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL”
http://www.revistacefac.com.br/revista82/artigo01.pdf
Artigo sobre parlendas:
Projeto Lenga La Lenga - jogos de mãos e copos:
O (a) professor (a) deverá avaliar se:
1) os alunos executaram os padrões binário, ternário e quaternário de jogos de copos propostos nas Atividades 1 e 2, conjugando canto e percussão;
2) os alunos participaram ativamente, em seus grupos, da criação de jogos de copos para parlendas na Atividade 3;
3) os alunos compreenderam alguns aspectos comuns aos jogos de copos listados pelo professor, evidenciando entendimento através do produto final (jogo de copos criado), na Atividade 3.
Cinco estrelas 1 classificações
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19/08/2015
Cinco estrelasMaterial excelente,era exatamente oque eu precisava.