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Música - Jogos musicais com percussão (copos): percepção de ritmo – aula 4

 

21/10/2010

Autor e Coautor(es)
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Débora Ferreira Santos Braga

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

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Kátia Regina Figueiredo Romão

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Rodrigo Russano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar pulsação e ostinatos rítmicos.

Desenvolver a percepção rítmica por meio de jogos com ênfase na imitação e criação.

Explorar possibilidades de timbre através de jogos musicais com copos.

Criar jogo de copos para parlendas tradicionais.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal - livre ou não.

Conhecimento das parlendas "Hoje é domingo" e "Um, dois".

Estratégias e recursos da aula

Caro(a) professor (a), esta coleção de aulas tem o objetivo de apresentar diversas atividades voltadas para o desenvolvimento da percepção rítmica, utilizando copos de plástico como recurso sonoro. Tais atividades foram pensadas para alunos do Ensino Fundamental Inicial, e devem ser adaptadas de acordo com a capacidade de cada faixa etária.   

Os jogos de copos desta aula foram compostos por nós, utilizando padrões binários, ternários e quaternários de movimentos para parlendas conhecidas. A partir da execução destes jogos, os alunos serão incentivados a criar jogos de copos para outras parlendas tradicionais.

Observação:

"Ostinato" - motivo ou frase musical que se repete insistentemente (veja mais em Recursos Complementares).  

Atividade 1 – Jogo de copos para a parlenda “Hoje é domingo”

A primeira parlenda sugerida é “Hoje é domingo”, a qual deve ser conhecida pela turma. Antes da apresentação do jogo de copos, converse com a turma sobre as possíveis versões conhecidas da parlenda. Fale sobre o processo de transmissão oral e das deturpações e transformações que muitas dessas brincadeiras sofrem ao longo do tempo. Faça alusão à brincadeira do “Telefone sem Fio”, em que uma palavra é passada de jogador em jogador e, ao ser entoada ao final da roda, muitas vezes é deturpada e vira outra palavra. O entendimento das pessoas nem sempre é o mesmo.

http://carolcampos.files.wordpress.com/2009/12/parlenda-cachimbo.jpg 

Apresentamos aqui três possibilidades de jogos de copos para “Hoje é Domingo”. Execute cada um, lentamente, e peça para a turma fazer junto, por imitação. Após a internalização dos movimentos, divida a turma em dois grupos. Um deles executará os jogos de copos e o outro cantará a parlenda. Faça a troca entre os grupos.

(partitura de nossa autoria)

Jogo 1 – Padrão QUATERNÁRIO de movimentos (a turma está sentada em uma roda)

“Hoje é domingo” (primeiras duas semínimas) – bate palma e pega o copo, suspendendo-o.

“Pede cachimbo” (duas últimas semínimas) – bate o copo com a boca virada para baixo, duas vezes.

“O cachimbo é de barro” (primeiras duas semínimas) – bate palma e pega o copo, suspendendo-o.

“Bate no jarro” (duas últimas semínimas) – bate o copo com a boca virada para cima, duas vezes.

“O jarro é de ouro” (primeiras duas semínimas) – bate palma e pega o copo, suspendendo-o.

“Bate no touro” (duas últimas semínimas) - bate o copo com a boca virada para baixo, duas vezes.

“O touro é valente” (primeiras duas semínimas) – bate palma e pega o copo, suspendendo-o.

“Bate na gente” (duas últimas semínimas) – bate o copo com a boca virada para cima, duas vezes.

“A gente é fraco” (primeiras duas semínimas) – bate palma e pega o copo, suspendendo-o.

“Cai no buraco” (duas últimas semínimas) - bate o copo com a boca virada para baixo, duas vezes.

“O buraco é fundo” (primeiras duas semínimas) – bate palma e pega o copo, suspendendo-o.

“Acabou-se o mundo” (duas últimas semínimas) – bate o copo com a boca virada para cima e passa para o colega do lado.

Jogo 2 – Padrão TERNÁRIO de movimentos (jogo realizado individualmente)

Os sons resultantes da movimentação de copos marcam a pulsação. No entanto, a diferença de acentuação torna o padrão ternário.

O jogo inicia-se na cabeça no primeiro compasso e segue até o final. O padrão de movimentos é:

1) Primeira semínima – bater palmas (símbolo “x”);

2) Segunda semínima – pegar o copo e suspendê-lo;

3) Terceira semínima – bater o copo no chão, colocando-o de volta.

Jogo 3 – Padrão BINÁRIO de movimentos  (em roda)

O jogo inicia-se na cabeça do primeiro compasso e segue até o final, marcando a pulsação. O padrão de movimentos é:

1) Bater o copo com a boca virada para baixo;

2) Bater o copo com a boca virada para cima.

Na última semínima (coincidindo com a sílaba “mun”, da palavra “mundo”), os alunos devem passar seus copos para o colega do lado, aleatoriamente. Desta forma, um aluno pode ficar com dois copos, e deverá iniciar a próxima rodada jogando com os dois, como um outro aluno pode ficar sem.

O aluno que ficou com dois copos não necessariamente precisa, ao final da rodada, passá-los adiante. Poderá passar somente um.

Atividade 2 – Jogo de copos para a parlenda “Um, dois”

http://2.bp.blogspot.com/_QrgR8ZIqA6M/SKNcpZlrWcI/AAAAAAAAU50/NbNbQ6ooKXM/s400/UM-DOIS.jpg 

Da mesma forma que na Atividade 1, apresentamos três jogos de copos, com padrões binário, ternário e quaternário de movimentos. A movimentação apresenta variações.

(partitura de nossa autoria)

Jogo 1 – Padrão QUATERNÁRIO de movimentos  (jogado individualmente)

A movimentação de copos inicia-se na anacruse. Para cada semínima, ver os movimentos abaixo:

1) Primeira semínima – bater a mão direita ao lado do copo, na mesa ou chão;

2) Segunda semínima – bater a mão esquerda ao lado do copo, na mesa ou chão;

3) Terceira semínima – pegar o copo, suspendendo-o;

4) Quarta semínima – bater o copo na mesa ou chão, colocando-o de volta.

A cada início do padrão, trocar a ordem das mãos (para o segundo padrão, inicia-se com a mão esquerda).

Jogo 2 – Padrão TERNÁRIO de movimentos (jogado individualmente)

Apresentamos duas possibilidades quanto ao início:

a) Começando o jogo na ANACRUSE:

1) Primeira semínima - bater mãos paralelas na mesa ou chão, um em cada lado do copo;

2) Segunda semínima - pegar o copo, suspendendo-o;

3) Terceira semínima - bater o copo na mesa ou chão, colocando-o de volta.   

b) Começando o jogo TETICAMENTE (o gestual é o mesmo):

1) Primeira semínima - bater mãos paralelas na mesa ou chão, um em cada lado do copo;

2) Segunda semínima - pegar o copo, suspendendo-o;

3) Terceira semínima – bater o copo na mesa ou chão, colocando-o de volta.

Jogo 3 – Padrão BINÁRIO de movimentos  (em roda)

O jogo inicia-se na anacruse e segue até o final, marcando a pulsação. O padrão de movimentos é:

1) Bater o copo com a boca virada para baixo;

2) Bater o copo com a boca virada para cima.

Quem bater o copo no último tempo, ou seja, na sílaba “téis” de “pastéis”, deverá sair da roda. O jogo prossegue até que se estabeleça um vencedor.

Atividade 3 – Jogo de copos para parlenda escolhida

Após a execução de todas as possibilidades de jogos de copos para as parlendas acima, divida a turma em grupos para o momento da criação de jogo de copos para uma parlenda escolhida. Você pode determinar que cada grupo escolha sua parlenda ou escolher uma parlenda comum a todos. Sugestões: "Sol e chuva", "Macaca Sofia", "Tô de mal, come sal", "Lá em cima do piano", entre outras.

Oriente-os no sentido de criar movimentações fáceis de executar e de memorizar. Recorra sempre aos jogos executados anteriormente e ressalte as principais características quanto à forma (divisão em partes), quanto aos padrões de movimentos e quanto à exploração de timbres. Peça para que cada grupo faça uma avaliação constante do processo e execute sua própria criação inúmeras vezes, a fim de fazer pequenos ajustes. É importante lembrar que a parlenda escolhida deve apresentar um “canto ritmado” e regular, para que o acompanhamento rítmico de copos seja criado.

Ao final, peça que cada grupo apresente o seu jogo de copos para a parlenda escolhida.

Recursos da aula

Sugerimos o uso de copos de plástico resistentes.

Recursos Complementares

Definição para "Ostinato" - Wikipédia: 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ostinato   

Música - Pedal e Ostinato, uma experiência de composição com alunos em sala de aula - aula 01: 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6382  

Música - Jogos de Mãos: resgate, adaptação e composição - aula 22 (contém "Hoje é domingo"):

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21467 

Música - Jogos de Mãos: resgate, adaptação e composição - aula 23 (contém "Um, dois"):

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21468 

Links para a parlenda "Hoje é domingo": 

http://www.jangadabrasil.com.br/outubro/ca21000b.htm       

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7524        

Gravação de "Hoje é domingo" - clique na faixa 11 e depois clique no player acima:

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/musica/resenha/resenha.asp?nitem=388126&sid=18960175312520850551498881       

Gravação da parlenda "Um, dois" - clique na faixa 14 "Potpourri de parlendas" e depois clique no player acima: 

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/musica/resenha/resenha.asp?nitem=388126&sid=18960175312520850551498881      

Textos: 

SOUZA, Fernanda de. O brinquedo popular e o ensino de música na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, V.19, p. 75-81, mar.2008.  

http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista19/revista19_artigo8.pdf        

“A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL”

http://www.revistacefac.com.br/revista82/artigo01.pdf    

Artigo sobre parlendas:

http://www.culturainfancia.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&catid=115:artigos-e-teses&id=282:hoje-e-domingo-pede-cachimbo-as-parlendas-e-as-cantigas-na-educacao&Itemid=155 

Projeto Lenga La Lenga - jogos de mãos e copos: 

http://www.lengalalenga.com.br/ 

Avaliação

O (a) professor (a) deverá avaliar se:

1) os alunos executaram os padrões binário, ternário e quaternário de jogos de copos propostos nas Atividades 1 e 2, conjugando canto e percussão;

2) os alunos participaram ativamente, em seus grupos, da criação de jogos de copos para parlendas na Atividade 3;

3) os alunos compreenderam alguns aspectos comuns aos jogos de copos listados pelo professor, evidenciando entendimento através do produto final (jogo de copos criado), na Atividade 3.

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