Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Educação no trânsito: práticas de cidadania.

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Compreender o que é educação no trânsito.
  • Aprender a participar de uma discussão organizando e adequando a sua fala de acordo com o tema proposto.
  • Desenvolver habilidades de fluência em leitura;
  •   Desenvolver habilidade de antecipação e confirmação de hipóteses relativas ao conteúdo dos textos e estruturar uma compreensão global dos textos lidos.
  •   Ser capaz de propor ações coerentes para a melhoria no trânsito das cidades.
Duração das atividades
Aproximadamente um mês de trabalho.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve ser capaz de ler e interpretar textos de médio porte.

Estratégias e recursos da aula

As atividades propostas, neste plano de aula, têm como objetivo abordar a cidadania como uma ação cotidiana visando ao bem-estar e ao desenvolvimento social de todos.  As crianças deverão perceber que pequenos gestos incorporados em nossa rotina servem para melhorar a convivência social, podendo representar, ainda, uma forma harmoniosa de educar outras pessoas que fazem parte do seu convívio.  Cidadania representa a consciência articulada a uma prática, que compreende todos como responsáveis pelo meio, espaço onde vivemos.   

Dica: Indicamos o filme “A corrente do bem”. Este filme apresenta a história de um jovem, que acredita ser possível mudar o mundo a partir de pequenos gestos de cada um. Verifique mais detalhes deste filme no site <http://www.webcine.com.br/filmessi/payitfor.htm>. (Acesso em: 02 nov. 2010). Vale a pena conferir!  

 1 – Educação no trânsito - Cidadania 

OBJETIVOS:

  •   Compreender o que é a prática de cidadania e educação no trânsito.
  •   Aprender a participar de uma discussão organizando e adequando a sua fala de acordo com o tema proposto.

PROCEDIMENTOS:

 - Prepare um data show adaptado a um computador e apresente às crianças o desenho animado intitulado “Trânsito não é brincadeira”, disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=ZgVTABi_9bI >. (Acesso em: 01 de nov. 2010).   

A partir do desenho, organize uma roda para que sejam debatidas algumas questões, como as indicadas a seguir:

* Por que, ao dirigir um automóvel, algumas pessoas comportam-se como se fossem mais poderosas? Vocês já observaram este comportamento nas ruas? De que maneira identificamos tal comportamento “comum” no trânsito das nossas cidades?

* Quais atitudes o personagem do desenho representa, logo que sai de casa com seu automóvel? De acordo com a fala dele, por que ele se sente no direito de conduzir como bem entende? Isto é correto? Por quê?

* O desenho demonstra que muitos motoristas não respeitam, por exemplo, as placas de sinalização de trânsito. Este comportamento é uma particularidade do desenho animado? Na opinião de vocês, o que leva as pessoas como um todo a desrespeitarem tais regras? Quais são as consequências? 

* O personagem do nosso desenho mostra-se ainda mais irritado diante de um semáforo/sinal. Qual a importância deste para o trânsito? 

* O trânsito é responsabilidade só dos motoristas de carros e motos? Quais os cuidados e responsabilidades que um pedestre deve ter?

Professor, o desenho animado sugerido deve motivar a reflexão sobre nosso comportamento no trânsito. Como o trabalho será desenvolvido com crianças, vamos dar maior enfoque a atitudes, comportamentos importantes para segurança. Isso não implica em deixar de abordar outros aspectos, como uso do cinto de segurança pelo condutor, excesso de velocidade, entre tantos outros.     

- Liste, com participação das crianças, algumas atitudes pertinentes a serem adotadas por pedestres e motoristas, visando a um trânsito mais harmonioso e seguro a todos. Evidencie, nesta atividade, que muitas das responsabilidades competem a ambos (motoristas e pedestres). Esta lista deverá ser registrada no caderno das crianças.   

- Como Para Casa, oriente para que, nos próximos dois dias, no momento de ida e volta da escola, os alunos observem e registrem, no caderno, no mínimo três atitudes corretas e incorretas de pedestres e motoristas. No caso das atitudes inadequadas, para cada uma delas deverá ser indicada uma conduta adequada.  

Para orientar as crianças sobre as características do registro de uma observação, explique que elas devem escrever o texto de modo a possibilitar ao futuro leitor a compreensão do contexto em que o fato se dá, o local, entre outros detalhes que possam ser relevantes para sua compreensão. Para garantir tal compreensão, organize duplas e solicite que elejam uma das atividades que fazem parte da rotina escolar, como entrada, lanche, uso da biblioteca, educação física, recreio etc. Após a observação, respeitando as orientações dadas, os alunos deverão produzir um registro escrito. Terminada esta atividade, as duplas deverão ler o texto, para o conhecimento dos demais colegas, de modo que este sinalize o que ficou claro e o que precisa ser melhor explorado. O professor deve assumir um papel importante visando ampliar o caráter formativo desta “avaliação”.

Dica: Selecione alguns dos exemplos apresentados no Para Casa e, com a participação das crianças, prepare cartazes para compor o mural da sala e/ou da escola. Estes cartazes podem ser enriquecidos com ilustrações feitas pelas crianças.

 2 – Educação no trânsito não tem idade  – Turma da Mônica 

OBJETIVOS: 

  •   Desenvolver habilidades de fluência em leitura; antecipação e confirmação de hipóteses relativas ao conteúdo dos textos e estruturar uma compreensão global dos textos lidos.
  •   Produzir uma história de gibi.

 PROCEDIMENTOS:

 O material previsto para este item poderá ser trabalhado de modo segmentado ou contínuo (por item/tema abordado). Isso dependerá da disponibilidade de tempo, por encontro, para esta finalidade. O recurso de base será um fascículo da Turma da Mônica. Neste fascículo, Mauricio de Sousa apresenta uma história que aborda diversos itens relativos à educação no trânsito, como uma responsabilidade de todos.  

O material encontra-se disponível em: <http://www.monica.com.br/institut/edu-tran/>. (Acesso em: 01 de nov. 2010).  

Imagem disponível em: <http://www.monica.com.br/institut/edu-tran/>. (Acesso em: 01 de nov. 2010).   

 O desejável é que haja uma cópia impressa para cada aluno ou uma para cada dupla. Neste caso, se possível, prepare as cópias utilizando folha A3, de modo que, em cada uma, constem quatro cópias (usando frente e verso). Isso facilita para que o material possa ser organizado (grampeado) como um fascículo. O colorido pode ficar a cargo das crianças.   

Dica: O material indicado no endereço eletrônico acima foi preparado a partir de uma parceria entre o DETRAN de SP e o autor Mauricio de Sousa. Assim, caso atue em São Paulo, pode ser oportuno verificar se o DETRAN possui cópias destes fascículos para ser distribuído para o grupo.   

Observação: No caso de a impressão ou xerox do material ser um recurso difícil em sua escola, prepare um data show e oriente uma leitura coletiva. Nesta leitura, poderão ser organizados grupos responsáveis pela fala de cada personagem.  Neste caso, é fundamental que, ao preparar a aula, o professor identifique o número de falas, que corresponderá ao número de grupos a ser formado.     

Após a leitura, em duplas, as crianças deverão apresentar a interpretação do texto lido, a partir da organização de um texto em que deverão constar as informações sugeridas a seguir:

A - Título;

B - Crianças como pedestres;

C - Crianças nos interiores de veículos;

D - Cuidados ao andar de bicicleta ou skate;

E - Velocidade e bebida alcoólica, combinações que não dão certo;

F – De acordo com a história trabalhada, qual pode ser uma boa estratégia para educar as pessoas?

Atenção: Para cada tema trabalhado no fascículo, as crianças deverão reapresentar, com suas palavras, seguindo a ordem indicada acima. É importante deixar claro que não se trata de localizar no texto a informação e copiar. Então, a partir do tema de cada subtítulo indicado acima, a criança será desafiada a estruturar as ideias para compor um texto sobre este tema. Assim, a criança vai trabalhar a habilidade de planejar a escrita do texto considerando o tema central, o que, entre outros aspectos, colabora para sistematizar as informações apreendidas.

- Retome o material/fascículo da Turma da Mônica e oriente que sejam observadas as características do texto, os balões, a importância da ilustração como um componente necessário em textos deste gênero e o título. Considere neste debate, também, que as histórias possuem um enredo, sendo este bem demarcado na estruturação que se dá com princípio, meio e fim. Discuta estes e outros itens a partir de considerações expostas também pelas crianças.   

Ofereça folhas no tamanho A4 e, se possível, apresente estas já divididas em quadrinhos, como se organiza as histórias de gibi. Oriente que o desafio será criar uma história para montar um gibi. A história trabalhada deverá respeitar o tema que a criança dedicou sua pesquisa. Os personagens poderão ser criação dos atores ou a reprodução de algum(s) personagem(s) conhecidos do público infantil.  

 Terminadas as produções, bem como a revisão dos textos a ser orientada de perto pelo professor, reúna o material e ofereça uma cópia/xerox com todas as histórias para cada criança.

3 – Atividades para codificar e decodificar enigmas 

OBJETIVOS:

  • Ser capaz de pesquisar e propor ações coerentes para uma melhoria no trânsito, sistematizando-as em texto.   

PROCEDIMENTOS:

- Propicie um debate sobre o conteúdo abordado no material da Turma da Mônica. Oriente o debate a partir das informações registradas pelas duplas de trabalho na atividade anterior.     

 - Organize grupos de aproximadamente cinco alunos. Cada grupo irá dedicar-se em pesquisar os seguintes temas: trânsito, pedestre, passageiro, condutor. Para auxiliar o início desta pesquisa, viabilize o acesso dos grupos ao site <http://www.vivamais.rs.gov.br/turma/modulos_integra.php?idModulo=21>. (Acesso em: 05 de nov. 2010).   

Uma vez definidos os grupos responsáveis pelos temas e iniciada a pesquisa, oriente o seguinte Para Casa:   

I – De acordo com seu tema de trabalho, pesquise em diversas fontes como revistas, cartilhas, jornais, Internet, vídeos, entre outros, informações que o ajudem a elaborar um texto.

II – Na pesquisa desenvolvida, selecione um texto para compor um mural.

III – Considerando seu tema, leve para a escola imagens e, se possível, tire fotografias que indiquem atitudes corretas ou não. Para cada imagem e fotografia, crie uma legenda, ou seja, um texto que contextualize a ação.

IV- Diante das informações adquiridas na pesquisa, registre no mínimo duas estratégias para apresentar o tema aos colegas da sala. Estas ideias serão posteriormente debatidas com seu grupo de trabalho.  

- Solicite que os grupos se reúnam para debater com os integrantes os dados pesquisados, bem como qual será a estratégia mais indicada e criativa para apresentar as informações aos demais colegas da turma. Sugira que a reunião do grupo se oriente da seguinte forma:

A- Apresentação das informações pesquisadas sobre o tema por cada integrante.

B- Apresentação das propostas para expor o trabalho à turma.

C- Eleição da melhor estratégia de apresentação.

D- Elaboração dos procedimentos necessários para organizar a apresentação, bem como quem será responsável por ela.   

Professor, é importante que você acompanhe este processo, passando por cada grupo e verificando de perto o material e as estratégias pensadas. Sempre que necessário intervenha, para que a apresentação cumpra seu objetivo principal de conscientização e aquisição de novos conhecimentos por todos. Assim, reflita com os grupos se, diante do material da pesquisa, o mais adequado é montar cartazes, preparar um teatro, criar um “telejornal” ou programa de rádio, um gibi, entre outros.     

Dica: Ao acompanhar o grupo, oriente que o desejável é utilizar estratégias já trabalhadas. Isto é, se já trabalharam em sala apresentação de teatro, esta representa uma alternativa mais pertinente, pois as crianças terão mais desenvoltura para se organizar.  

 - Verifique com cada grupo o que ficou decidido e o material necessário para a organização da apresentação. Registre estas informações em seu caderno de planejamento para que, no próximo encontro, as crianças tenham disponível o material necessário.   

- Recolha os textos solicitados no item II do Para Casa e prepare um mural. A partir deste material, os alunos vão se aproximando um pouco mais da temática trabalhada.   

Dica: Caso algum grupo não necessite das imagens solicitadas no Para Casa para a apresentação do trabalho, utilize estas no mural da turma ou mesmo organize outro que seja exposto a toda comunidade escolar.

- Organize o material que os grupos indicaram como necessário para preparar a apresentação. Combine um tempo para desenvolverem o trabalho e, ainda nesta oportunidade, agende como será o dia da conclusão, ou seja, a ordem de apresentação dos grupos, bem como o tempo que cada grupo terá.   

No dia das apresentações, após cada grupo se apresentar, faça um comentário de modo a valorizar a abordagem, mas, sobretudo, evidenciando as principais informações da temática apresentada. Se possível, registre este momento com fotografias.

Recursos Complementares
  • Conheça o blog “Educação no Trânsito – uma iniciativa do Portal do Professor”. Neste blog você encontra textos, vídeos além da indicação de materiais didáticos para trabalhar esta temática. Confira em: <http://educacaotransitoportalprofessor.wordpress.com/>. (Acesso em: 06 nov. 2010).
  • Acesse ainda o blog “Educação, trânsito e cidadania” que, entre tantas opções, apresenta uma série de sugestões de sites para o público infantil, que abordam educação no trânsito. Confira em: <http://transitolandia.webs.com/siteseducativos.htm>. (Acesso em: 04 nov. de 2010).  

· Confira aqui no portal, aulas que contemplam alguns dos gêneros mencionados:

Avaliação

Espera-se, com as estratégias sugeridas, que a criança tenha desenvolvido sua consciência crítica sobre o que é educação no trânsito, sobretudo que tenha compreendido que a segurança no trânsito é responsabilidade de todos. Para encerrar o trabalho, proponha a escrita de um texto que apresente os principais aspectos debatidos e aprendidos no processo. Avalie se, neste texto, foram apresentados elementos/ideias dos textos trabalhados e, ainda, se há proposições de ações coerentes para melhoria no trânsito.

Dica: Se possível, trabalhe a revisão deste texto e exponha-o no mural da escola, de modo que todos venham a conhecer o que foi trabalhado.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • avila, UnB , Distrito Federal - disse:
    avilald@hotmail.com

    01/02/2011

    Três estrelas

    Olha só, a proposta da aula é muito boa, os recursos também são excelentes. Contudo, acho que é muito conteúdo e pode tornar a aula um pouco cansativo. No mais, adorei a proposta e o vídeo animado, Obrigado...


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.