Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Transformação de reflexão: determinando a imagem de figuras

 

11/02/2011

Autor e Coautor(es)
Edite Resende Vieira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ Universidade Federal do Rio de Janeiro

Rita Maria Cardoso Meirelles, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes, Ivail Muniz Junior, Clayton Gonçalves Silva, Raquel Cupolillo Simões de Sousa.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conceituar a transformação de reflexão e suas propriedades;
  • Determinar a imagem de figuras através de uma reflexão.
Duração das atividades
Previsto para duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Polígonos
Estratégias e recursos da aula

Professor,  reflexãono plano, é o mesmo que simetria axial. As atividades apresentadas a seguir buscam tratar este tema de forma lúdica.

Atividade 1

Reflexão ou simetria em relação a um eixo.

1º) Sugerimos que o vídeo a seguir seja apresentado sem o áudio original, visto que é em inglês. O professor pode comentá-lo sem precisar traduzir cada palavra.

 

Imagem editada pela autora a partir do link

Fonte: http://www.escolovar.org/mat_simetria_linkslearning1.swf

 

2º) Informe aos alunos que a simetria pode ser encontrada na natureza, na arquitetura e nas artes.

3º) Deixe claro que a simetria dependerá da posição da linha reta. Pode ser, por exemplo, simetria vertical, horizontal ou inclinada.

4º) Informe que algumas figuras possuem uma única reta de simetria, também conhecida como eixo de simetria. Outras possuem mais eixos de simetria. No entanto, existem também figuras que não possuem reta de simetria.

5º) Distribua uma folha A4, em branco, para cada aluno. 

6º) Peça para eles criarem desenho que tenha como eixo de simetria a marca da dobra. Peça para eles abusarem da criatividade, mas com respeito a propriedade da simetria.

7º) Quando todos tiverem concluído a tarefa, coloque os desenhos em exposição, afixados no quadro-negro ou em um mural e realize uma eleição para escolher: o desenho mais criativo e o mais simétrico.

 

 

Atividade 2

 

Indicando o eixo de simetria

 

1º) Com auxílio de um data-show, projete a tela abaixo a partir do link:

http://www.escolovar.org/mat_bbc_transformation.swf

Imagem editada pela autora a partir do link acima.

 

2º) Convide dois alunos para tentar indicar o eixo correto para obter a reflexão.

 

3º) Aproveite a atividade para falar de rotação e translação.

 

4º) Agora, convide outros dois alunos para manipular o Jogo da Simetria, disponível em http://www.escolovar.org/mat_geometri_simetria.exe

Professor, este jogo tem muitas variantes, que deves explorar antes de apresentar aos alunos. IMPORTANTE: para obter diferentes cores, deves clicar repetidamente no mesmo quadrado. Ao abrir, clique sempre "Executar". Este aplicativo necessita do Flash instalado (http://www.adobe.com/br/software/flash/about/)

Jogo da Simetria, disponível em http://www.escolovar.org/mat_geometri_simetria.exe

Jogo da Simetria

Imagem editada pela autora

5º) Enquanto os alunos vão completando, um quadrado de cada vez, a figura simétrica, os demais alunos devem acompanhar para verificar se há algum erro.

6º) Quando um aluno errar, substitua-o por outro e repita o processo. Para gerar uma nova imagem, basta clicar em "random".

 

 

 

Atividade 3

Eixos de Reflexão

Imagem editada pela autora a partir do link 

Fonte: http://www.harcourtschool.com/activity/elab2004/gr3/21.html

 

1º) Projete para a turma e peça para os alunos arrastarem os eixos de simetria solicitados.

2º) Convide diferentes alunos para resolver essa atividade.

3º) Ao final, os alunos estarão aptos a reconhecer diferentes eixos de simetria/reflexão.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, ao final desta aula gostaríamos que os alunos fossem capazes de determinar a imagem de figuras através de uma reflexão. Para verificar se este objetivo foi alcançado indicamos que a atividade Jogo da Simetria, disponível em http://www.escolovar.org/mat_geometri_simetria.exe seja utilizada para este fim. Ou seja, observe se os alunos são capazes de construir figuras simétricas àquelas apresentadas pelo programa.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.