11/02/2011
Rita Maria Cardoso Meirelles, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes, Ivail Muniz Junior, Clayton Gonçalves Silva, Raquel Cupolillo Simões de Sousa.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Professor, reflexãono plano, é o mesmo que simetria axial. As atividades apresentadas a seguir buscam tratar este tema de forma lúdica.
1º) Sugerimos que o vídeo a seguir seja apresentado sem o áudio original, visto que é em inglês. O professor pode comentá-lo sem precisar traduzir cada palavra.
Imagem editada pela autora a partir do link
Fonte: http://www.escolovar.org/mat_simetria_linkslearning1.swf
2º) Informe aos alunos que a simetria pode ser encontrada na natureza, na arquitetura e nas artes.
3º) Deixe claro que a simetria dependerá da posição da linha reta. Pode ser, por exemplo, simetria vertical, horizontal ou inclinada.
4º) Informe que algumas figuras possuem uma única reta de simetria, também conhecida como eixo de simetria. Outras possuem mais eixos de simetria. No entanto, existem também figuras que não possuem reta de simetria.
5º) Distribua uma folha A4, em branco, para cada aluno.
6º) Peça para eles criarem desenho que tenha como eixo de simetria a marca da dobra. Peça para eles abusarem da criatividade, mas com respeito a propriedade da simetria.
7º) Quando todos tiverem concluído a tarefa, coloque os desenhos em exposição, afixados no quadro-negro ou em um mural e realize uma eleição para escolher: o desenho mais criativo e o mais simétrico.
1º) Com auxílio de um data-show, projete a tela abaixo a partir do link:
http://www.escolovar.org/mat_bbc_transformation.swf
Imagem editada pela autora a partir do link acima.
2º) Convide dois alunos para tentar indicar o eixo correto para obter a reflexão.
3º) Aproveite a atividade para falar de rotação e translação.
4º) Agora, convide outros dois alunos para manipular o Jogo da Simetria, disponível em http://www.escolovar.org/mat_geometri_simetria.exe
Professor, este jogo tem muitas variantes, que deves explorar antes de apresentar aos alunos. IMPORTANTE: para obter diferentes cores, deves clicar repetidamente no mesmo quadrado. Ao abrir, clique sempre "Executar". Este aplicativo necessita do Flash instalado (http://www.adobe.com/br/software/flash/about/)
Jogo da Simetria, disponível em http://www.escolovar.org/mat_geometri_simetria.exe
Imagem editada pela autora
5º) Enquanto os alunos vão completando, um quadrado de cada vez, a figura simétrica, os demais alunos devem acompanhar para verificar se há algum erro.
6º) Quando um aluno errar, substitua-o por outro e repita o processo. Para gerar uma nova imagem, basta clicar em "random".
Imagem editada pela autora a partir do link
Fonte: http://www.harcourtschool.com/activity/elab2004/gr3/21.html
1º) Projete para a turma e peça para os alunos arrastarem os eixos de simetria solicitados.
2º) Convide diferentes alunos para resolver essa atividade.
3º) Ao final, os alunos estarão aptos a reconhecer diferentes eixos de simetria/reflexão.
Dobradura e espelho: identificando figuras simétricas
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27467
Professor, ao final desta aula gostaríamos que os alunos fossem capazes de determinar a imagem de figuras através de uma reflexão. Para verificar se este objetivo foi alcançado indicamos que a atividade Jogo da Simetria, disponível em http://www.escolovar.org/mat_geometri_simetria.exe seja utilizada para este fim. Ou seja, observe se os alunos são capazes de construir figuras simétricas àquelas apresentadas pelo programa.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!