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Aquíferos

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
Andrea da Silva Castagini
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Pesquisar como se deu a formação dos aquíferos.

Analisar o potencial dos aquíferos na ecologia e economia.

Examinar quais são ações de proteção e de uso consciente das águas destes aquíferos.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ciclo da água.

Estratégias e recursos da aula

O que os alunos sabem sobre os aquíferos? Como se formaram? Como podemos usá-lo sem prejudicar o meio ambiente? Estas questões podem despertar a curiosidade dos alunos e encaminhá-los para a primeira atividade.

ATIVIDADE 1

Divida os alunos em equipes de até 5 integrantes. Encaminhe-os ao laboratório de informática. Cada equipe deverá pesquisar temas referentes aos aquíferos, abrangendo os seguintes subtemas:

  • O que são aquíferos?
  • Como se formam?
  • Onde estão localizados?
  • Qual sua importância?

Determine um tempo de pesquisa, como por exemplo 30 minutos. Solicite aos alunos que eles conversem em voz baixa para organizar a pesquisa e evitar que dois alunos da mesma equipe pesquisem o mesmo sítio. Lembre que além de texto é importante visualizar e pesquisar outras mídias (vídeos, áudios, imagens). Ao final da pesquisa eles deverão organizar um texto de sua autoria e colocar as referências bibliográficas de tudo o que encontrarem.

Como fazer uma boa pesquisa:

Primeiro, determine o tema a ser trabalhado, no nosso caso, aquíferos. Dedique-se à elaboração de um plano de investigação (Onde pesquisar? Em livros, revistas e sítios da internet que tratem sobre o tema). Neste passo sugerimos que os alunos busquem nos sítios sugeridos, nos recursos complementares e também em buscadores da internet, como o Google (disponível em: http://www.google.com.br acessado dia 22/09/2010). Caso o professor deseje, ele mesmo poderá fazer um sítio de pesquisa direcionada, adicionando os sítios que ele julga mais relevantes.  Para o professor realizar um sítio de pesquisa personalizada, ele deverá acessar o seguinte endereço eletrônico: http://www.google.com/cse/manage/create (acessado dia 12/11/2010) e seguir as instruções, tais como inserir os sítios de pesquisa que ele deseja que apareçam para os alunos. Depois de pronta a pesquisa direcionada, ele poderá clicar em visualizar para ter o endereço eletrônico a ser passado para seus alunos.

Documentação e crítica bibliográficas. Nesta etapa, o aluno deve reunir a informação obtida na pesquisa, ler e refletir sobre a pertinência, profundidade e veracidade do que está escrito. A veracidade se dá ao comparar diversas referências sobre o mesmo tema. Lembrar de documentar os trechos da pesquisa com o local de onde foi encontrada (livros, revistas e sítios da internet).

Realização da pesquisa.

Leitura dos dados obtidos na pesquisa, debate dentro do grupo de pesquisa e análise do que é relevante ao tema, e como serão transmitidos estes dados aos colegas.

Elaboração de um texto que sintetize as principais ideias pesquisadas. O texto elaborado pelos alunos poderá ser digitado em um editor de texto presente no computador da escola. Este texto servirá de base para as atividades a seguir.

Mais dicas de como fazer uma boa pesquisa em: http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/cinco-etapas-realizar-boa-pesquisa-escolar-607946.shtml?page=4 (acessado dia 11/11/2010).   

SÍTIOS SUGERIDOS PARA PESQUISA

Wikipédia, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Aqu%C3%ADfero (acessado dia 28/11/2010). 

Infoescola, disponível em: http://www.infoescola.com/hidrografia/aquifero/ (acessado dia 28/11/2010). 

DEPRN, aquíferos subterrâneos, disponível em: http://www.sigam.ambiente.sp.gov.br/sigam2/repositorio/etmc/aquiferos.htm (acessado dia 28/11/2010). 

Aquífero, disponível em: http://hidrogeologia.no.sapo.pt/aquiferos.htm (acessado dia 28/11/2010). 

Meio ambiente, aquíferos costeiros livres, disponível em: http://www.meioambiente.pro.br/agua/guia/costeiro.htm (acessado dia 28/11/2010). 

CPRM, aquíferos, disponível em: http://www.cprm.gov.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1377&sid=129 (acessado dia 28/11/2010). 

SEMINÁRIO

Para o seminário o professor poderá dividir o tema em subtemas, como por exemplo:

  • Aquífero Guarani;
  • Formação do aquífero;
  • Tipos de aquíferos;
  • Aquíferos no mundo;
  • Como utilizar as águas subterrâneas;
  • Poluição dos aquíferos.

Como fazer um seminário...

Seminário é um procedimento metodológico, que supõe o uso de técnicas (uma dinâmica de grupo) para o estudo e pesquisa em grupo sobre um assunto predeterminado. O seminário pode assumir diversas formas, mas o objetivo é um só: leitura, análise e interpretação de textos dados sobre apresentação de fenômenos ou dados do conhecimento humano.

Para a montagem e a realização de um seminário há um procedimento básico:

1º O professor marca o dia do seminário.

2º Cada grupo é designado para fazer:   

a. Exposição temática do assunto, valendo-se para isso das mais variadas estratégias: exposição oral, quadro-negro, slides, cartazes, filmes etc. Trata-se de uma visão global do assunto e ao mesmo tempo aprofunda-se o tema em estudo;   

b. Contextualizar o tema ou unidade de estudo na obra de onde foi retirado do texto, ou pensamento e contexto histórico-filosófico-cultural do autor;  

c. Apresentar os principais conceitos, ideias e doutrinas e os momentos lógicos essenciais do texto (temática resumida, valendo-se também de outras fontes que não o texto em estudo);   

d. Levantar os problemas sugeridos pelo texto e apresentar os mesmos para discussão;   

e. Fornecer bibliografia especializada sobre o assunto e se possível comentá-la;

3° Abertura para perguntas da plateia.

O coordenador geral ou o professor faz a avaliação sobre os trabalhos dos grupos, especialmente do que atuou na apresentação, bem como uma síntese das conclusões.

Finalizando, apontamos que todo tema de um seminário precisa conter em termos de roteiro as seguintes partes:

a.introdução ao tema;

b.desenvolvimento;

c.conclusão

Você sabia que o Brasil detém os maiores aquíferos do mundo?

Leve para a classe as reportagens abaixo:

Maior reserva de água doce do mundo estaria no Pará, disponível em: http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=350308 (acessado dia 28/11/2010). 

Brasil possui dois dos maiores aquíferos do mundo, disponível em: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=maiores-aquiferos-mundo&id=010125100614 (acessado dia 28/11/2010). 

A leitura da reportagem poderá ser mais dinâmica se o professor pedir para cada aluno ler em voz alta um parágrafo. Após a leitura, discuta sobre a preservação e o uso destas águas. Como será que os aquíferos se formaram? Qual a importância internacional do Brasil deter dois dos maiores aquíferos mundiais?

Leve os alunos ao laboratório de informática. Lá eles acessarão recursos selecionados e deverão responder a uma webgincana.

ATIVIDADE 2

WEBGINCANA

É uma proposta de trabalho com pesquisa na web, que simula uma caça ao tesouro, onde os alunos procuram por respostas em determinados sítios de pesquisa. O professor deve determinar um tempo máximo para a caça ao tesouro (de preferência prazos curtos, como por exemplo 15 minutos para resolver todas as questões). O professor pode também deixar livre que a equipe se divida entre as questões da webgincana individualmente para terminar mais rápido ou dentro do prazo. Entretanto, é importante salientar que todos os integrantes da equipe devem ter conhecimento do que os outros fizeram, a fim de compartilhar o conhecimento adquirido.

Para saber mais sobre Webgincana e suas ideias em sala de aula, acesse:

Um modelo de webgincana, disponível em: http://blog.nivaldo-junior.pro.br/2006/04/19/um-modelo-de-webgincana/   (acessado dia 06/12/2010).

Aprendente, disponível em: http://aprendente.blogspot.com/2005/05/exemplo-de-webgincana.html  (acessado dia 06/12/2010).

1. O que aconteceu com o sítio do Seu Zé? Escute o áudio a seguir... E responda: o que pode ser feito para corrigir o problema do sítio do Seu Zé?O que o professor Aldo aconselha ao ouvinte?

Aqüífero Guarani - parte 1 (também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=8055 acessado dia 06/12/2010). 

2. Quais as potencialidades de uso das águas do Aquífero Guarani?Quais as cidades que são mencionadas no áudio que são abastecidas pelo Aquífero Guarani?Quais os usos indevidos desse recurso?

Potencial econômico do Aqüífero Guarani  (também disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9032  acessado dia 06/12/2010).   

3. De que forma deve ser feita a exploração do Aquífero pelas empresas? Quais empresas que se beneficiam com a localização e exploração das águas do aquífero Guarani?

Aqüífero Guarani - recursos hídricos (disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9027 acessado dia 06/12/2010). 

INTERDISCIPLINARIDADE

4. A última tarefa da webquest envolve o professor de Geografia. Os alunos devem solicitar ajuda do professor para trabalhar com mapas e identificar os maiores aquíferos do mundo nos mapas.

Todas as respostas deverão ser registradas no caderno para futuros trabalhos.

ATIVIDADE 3

Para sintetizar o conhecimento, os alunos poderão fazer uma história em quadrinhos que represente a importância dos aquíferos. Eles poderão escolher um dos subtemas da pesquisa direcionada e criar um roteiro para a história em quadrinhos.

METODOLOGIA

Quando marcar o dia desta atividade, solicite que os alunos tragam para sala de aula:

  • Lápis preto e lápis de cor;
  • Borracha;
  • Papel de rascunho para desenho;
  • Régua.

Os alunos poderão iniciar a atividade 3 em grupos de até 3 integrantes, todavia cada aluno deverá fazer seus próprios desenhos. Determine um tempo máximo para esta discussão, por exemplo, 20 minutos. Num primeiro momento, deixe que os alunos debatam sobre o tema e roteiro da história em quadrinhos. Solicite que eles registrem no caderno os exemplos que sairão deste debate. De que maneira estes exemplos podem ser transformados em desenhos?

Agora os alunos deverão continuar a atividade individualmente, elaborando seus desenhos na forma que lhes for mais conveniente (charge, história em quadrinhos ou tirinhas).

Para saber mais sobre quadrinhos e charges, acesse:

Wikipedia, charge, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Charge (acessado dia 19/11/2010).  

Wikipedia, história em quadrinhos, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3rias_em_quadrinhos  (acessado dia 19/11/2010).  

A charge animada, uma leitura possível, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5423   (acessado dia 19/11/2010).  

Os desenhos de humor, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8206  (acessado dia 19/11/2010).  

Brasil escola, história em quadrinhos, disponível em: http://www.brasilescola.com/redacao/historia-quadrinhos.htm   (acessado dia 19/11/2010).  

Ao término da atividade, o professor poderá fazer uma exposição das criações dos alunos para toda a escola.

SÍTIOS PARA PESQUISA

Um mundo à descoberta, disponível em: http://mundoadescoberta.blogspot.com/2010/06/diario-de-aula-97-caracteristicas-dos.html (acessado dia 28/11/2010). 

Scientific American, a redescoberta do aquífero guarani, disponível em: http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/a_redescoberta_do_aquifero_guarani_imprimir.html(acessado dia 28/11/2010). 

LNEG, a poluição das águas subterrâneas, disponível em: http://e-geo.ineti.pt/edicoes_online/diversos/agua_subterranea/poluicao.htm(acessado dia 28/11/2010). 


O professor poderá fazer uma exposição das histórias em quadrinhos dos alunos para toda a escola.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Aquífero Guarani - recursos hídricos Áudio
Potencial econômico do Aquífero Guarani Áudio
Aquífero Guarani - parte 1 Áudio
Recursos Complementares

OUTROS RECURSOSPLANOS DE AULAS

O calor que vem dentro da terra, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7298 (acessado dia 28/11/2010). 

Onde está o aquífero Guarani?, disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=8055 (acessado dia 28/11/2010). 

Águas subterrâneas ( aquífero Guarani), disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=511 (acessado dia 28/11/2010). 

Água, conflito e acesso, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3838 (acessado dia 28/11/2010). 

WEBQUEST

Aquífero guarani, disponível em: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=19009&id_pagina=2 (acessado dia 28/11/2010). 

Avaliação

A avaliação poderá ser feita com base nas produções dos alunos. É interessante explicitar os critérios que o professor observará em cada atividade, assim os alunos saberão o que é importante que eles façam.

Por exemplo, ao pedir que eles desenvolvam a pesquisa, o professor poderá dizer quais os pontos-chave que devem ser contemplados, quais conteúdos não podem faltar, a coerência textual, a autoria e a citação de outros autores e a referencia bibliográfica.

Alguns critérios abaixo são gerais para todas as atividades:

Coerência textual, pertinência com o tema, profundidade da abordagem, referências bibliográficas, ortografia, gramática, organização do trabalho, integração com a equipe de trabalho, entre outros.

Como há uma atividade em interdisciplinaridade com o professor de português, de geografia e de sociologia, é interessante conversar com os colegas para estabelecer quais critérios serão analisados e se o trabalho dos alunos valerá como avaliação para ambas disciplinas.

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