24/02/2011
Rita Meirelles
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Construir as cônicas com materiais diversos.
Manuseio dos instrumentos de desenho geométrico;
E conhecimento das seções cônicas.
Nesta aula proponho três experimentos simples para construir as principais cônicas (parábola, elípse e hipérbole) com régua, esquadro, fio, madeira e prego. A ideia é verificar as característica e propriedades das cônicas nesses modelos experimentais.
Nesta primeira atividade vamos construir a parábola. Esta atividade pode ser feita em grupos de 4 alunos.
Primeiramente corte e cole a cartolina na prancha de madeira.
Agora, com um martelo, prenda um prego onde será o foco da parábola (F).
Prenda uma das extremidades do fio próximo do ângulo agudo do esquadro (A). Para ficar firme, sugiro fazer um furo no esquadro para amarrar o fio:
Imagem do autor
Corte o fio para que o mesmo fique, aproximadamente, do tamanho do cateto maior do esquadro e amarre a extremidade livre do fio no prego. Veja:
Imagem do autor
Para usar é muito simples. Um aluno deve segurar a régua, de modo que a mesma fique fixa, enquanto outro aluno desloca o esquadro e, simultaneamente, desenha a parábola mantendo o lápis encostado no esquadro (B).
Peça para os alunos experimentarem diferentes posições para a régua. Analise também as propriedades da parábola.
Sugiro uma correlação com a aula: (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27219)
Nesta atividade vamos construir a elipse de forma semelhante. Esta atividade também pode ser feita em grupos de 4 alunos.
Primeiramente corte e cole a cartolina na prancha de madeira.
Agora, com um martelo, prenda os pregos onde serão os focos da elipse (F1 e F2).
Corte o fio de maneira que o seu comprimento ultrapasse a distância entre os focos e amarre-o nos pregos. Veja:
Imagem do autor
O aluno deverá traçar a elipse com o lápis, mantendo sempre o fio esticado. Novamente comente as propriedades dessa cônica e compare com a aula: (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27219)
Nesta atividade vamos construir a hipérbole com os mesmos materiais. Esta atividade também pode ser feita em grupos de 4 alunos.
Primeiramente corte e cole a cartolina na prancha de madeira.
Agora, com um martelo, prenda os pregos onde serão os focos da hipérbole (F1 e F2).
Corte o fio de maneira que o seu comprimento não ultrapasse o tamanho da régua.
Prenda uma das extremidades do fio na ponta da régua (A). Se for necessário, fure a régua.
Imagem do autor
Amarre a extremidade livre do fio em um dos focos e coloque a extremidade oposta da régua no outro foco da hipérbole. Veja:
Imagem do autor
Para traçar a hipérbole o aluno deverá manter o lápis encostado na régua e o fio esticado. Depois faça o mesmo invertendo a posição da régua. Mais uma vez comente as propriedades dessa cônica e compare com a aula: (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27219)
Vale a pena o professor sugerir uma pesquisa sobre o uso dessas cônicas em instrumento de nosso cotidiano como: faróis de automóveis, antenas parabólicas, telescópios, etc.
Aula sobre o funcionamento do microfone espião (aborda a parábola):
(http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28540)
Aula sobre satélites artificiais (aborda a elipse e a parábola):
(http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27224)
Aula sobre a construção das cônicas com dobraduras (abrange as três cônicas):
(http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27219)
Aula sobre as Leis de Kepler (trabalha com a elipse):
(http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26818)
Aula sobre o parabolóide com diversos experimentos (aborda a parábola):
(http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23269)
A avaliação deve ser feita durante o desenvolvimento dos experimentos e durante a apresentação do trabalho pelo grupo. É um ótimo tema para uma feira de ciências.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/05/2015
Cinco estrelasMuito Bom!!