10/08/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ler e interpretar uma reportagem.
Identificar a estrutura do gênero reportagem.
Conhecer os recursos (gráficos, entrevistas, depoimentos) que são mobilizados na elaboração de uma reportagem.
Identificar o(s) posicionamento(s) discursivo(s) do locutor no(s) texto(s) orais e escritos.
Selecionar informações relevantes para a produção textual, conforme o gênero discursivo, o tema e o ponto de vista adotado.
Dissertar sobre determinado tema.
Ler, interpretar e produzir tabelas e gráficos.
Quantificar dados obtidos em pesquisas de opinião.
Usar produtivamente variados recursos na produção do gênero reportagem.
Usar recursos da tecnologia informática para a coleta, organização e apresentação de dados.
Usar recursos da tecnologia informática para a leitura e a produção do gênero reportagem.
É necessário que os alunos:
1) saibam ler e escrever produtivamente;
2) já conheçam o gênero reportagem;
3) já conheçam o gênero entrevista;
4) saibam identificar o discurso direto e o discurso indireto.
AULA 1 (duas aulas de 50 minutos):
O professor deverá iniciar uma discussão sobre a situação atual do meio ambiente, questionando os alunos sobre as melhores alternativas para salvarmos o Planeta. Provavelmente, os alunos citarão a reciclagem como um dos meios válidos e eficientes para se resolver esse problema. Caso eles não a mencionem, o professor poderá sugeri-la. A partir disso e considerando o tema "Reciclagem" lançado na discussão, o professor poderá fazer as seguintes perguntas aos alunos com objetivo de iniciar uma reflexão e uma discussão sobre o assunto:
a) Qual a opinião de vocês sobre a reciclagem?
b) Vocês costumam reciclar? Se sim, qual tipo de material?
c) O que vocês acham que seria necessário fazer para conscientizar a sociedade a respeito da importância de reciclar?
O professor poderá acrescentar outras perguntas que julgar pertinentes. Após essa interação, deverá convidar os alunos a assistirem a uma reportagem.
Título do vídeo: Empresas e cidadãos investem no aumento de material reciclado
Endereço do vídeo:
Para assistir ao vídeo, o aluno deverá clicar no ícone NAVEGADOR WEB que se encontra na ÁREA DE TRABALHO do computador (UCA).
Logo em seguida, deverá registrar o endereço na BARRA DE ENDEREÇOS, localizada na parte superior da tela do computador e clicar no ícone para abrir o site.
Caso queira seguir outro caminho, poderá fazer da seguinte forma:
Atenção professor: Sobre a estrutura da reportagem e sua diferença em relação à notícia, consulte as seguintes aulas sobre o tema disponíveis nesse site, conforme os links indicados abaixo:
1) Sobre notícia e reportagem
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=16278
2) Sobre o gênero discursivo – reportagem
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21372
3) Reportagem
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28643
Após assistir ao vídeo, o professor fará oralmente os seguintes questionamentos sobre a reportagem.
Após essa primeira discussão e reflexão sobre a reportagem assistida, o professor convidará os alunos a lerem duas reportagens em duas revistas eletrônicas, conforme os endereços apresentados nos links abaixo:
Comece a reciclar. <http://veja.abril.com.br/050907/p_118.shtml > . Acesso em: 29/03/2011
Como reduzir o lixo.<http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI78183-15228,00.html>. Acesso em 29/03/2011.
Para ler as duas reportagens, clique no ícone NAVEGADOR WEB na ÁREA DE TRABALHO de seu computador e digite o endereço na BARRA DE ENDEREÇOS.
REPORTAGEM 1:
Comece a reciclar
Novos números sobre reciclagem no Brasil mostram que o
país reaproveita apenas 11% de tudo o que joga na lata de
lixo – cinco vezes menos do que nos países desenvolvidos.
Monica Weinberg
De acordo com os dados reunidos pelo Cempre, uma entidade especializada no assunto, o Brasil está melhor nesse indicador, mas mesmo assim são apenas 327 os municípios no país que dispõem de algum sistema público de coleta seletiva, 6% do total. O trabalho revela também que os índices brasileiros de reciclagem variam muito de acordo com o material em questão. Enquanto o país é o campeão mundial no reaproveitamento de garrafas PET e latas de alumínio, plásticos e latas de aço têm como destino preferencial os "lixões" a céu aberto. A razão: esse é um setor ainda dado a improvisos, como cooperativas que marcam hora para buscar o lixo mas não aparecem ou firmas especializadas que só enviam às empresas recicladoras uma parte dos detritos – o resto vai parar num lixo comum. Especialistas ouvidos por VEJA jogam luz nesses e noutros obstáculos à vista para quem quer reciclar, mas são contundentes em relação à necessidade de começar já.
Os benefícios ao meio ambiente são mensuráveis, como mostram os dados a seguir.
(...)
Fonte: <http://veja.abril.com.br/050907/p_118.shtml > . Acesso em: 29/03/2011
REPORTAGEM 2
Como reduzir o lixo
Confira um teste para saber se você está produzindo detritos em excesso e saiba como diminuir o desperdício.
Ricardo Santos
PREJUÍZO
Brasil perde cerca de US$ 10 bilhões por deixar de reaproveitar os resíduos que produz.
Em média, o brasileiro que vive nas grandes cidades produz um quilo de lixo diariamente. Em alguns períodos do ano, o descarte é ainda maior. "No Natal, a produção de resíduos de uma pessoa aumenta de um para até quatro quilos por dia", afirma Ivone Silva, professora do Departamento de Ciências Exatas e da Terra da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ivone coordenou recentemente um mapeamento dos resíduos domésticos de Diadema, na Grande São Paulo, para mostrar a importância de aumentar o programa de reciclagem da cidade onde mora. Junto com duas alunas de Ciências Biológicas, coletou 200 quilos de lixo domiciliar de uma área de transbordo e analisou sua composição. "O trabalho vai auxiliar na gestão desses resíduos em Diadema e mostrar a necessidade de ampliar o programa de reciclagem no município", diz Ivone, que ajudou ÉPOCA a montar um teste (confira ao final da página) para verificar o quanto de lixo está sendo produzido em excesso. "Devemos começar a combater o lixo pensando: ‘Pra que eu quero isso?’", afirma.
Segundo a pesquisa em Diadema, metade do que as pessoas jogam fora é composta de material reciclável, e 30% do lixo poderia não estar lá se os programas de reciclagem fossem mais efetivos. Das 400 toneladas diárias de lixo coletadas em Diadema, pouco menos da metade é composta de material orgânico. O restante são papéis e papelões (15,4%), plásticos moles (10,6%), trapos (7,4%), fraldas (6,2%), plásticos duros (4,8%) e vidro e alumínio, que não chegam a 2%.
Muito do que vai para os aterros sanitários poderia ser reaproveitado. O índice de reciclagem no país, em torno de 20%, é baixo se comparado com países desenvolvidos. Na Alemanha, por exemplo, 46% dos resíduos são reciclados. Ivone critica a falta de consciência das pessoas na escolha de produtos com embalagens mais práticas em detrimento daqueles que produzem menos lixo. Um argumento para estimular a reciclagem é econômico. De acordo com o Instituto Brasil Ambiente, com o atual índice de material reciclado, o país perde US$ 10 bilhões anualmente por não reaproveitar os resíduos. Sem contar as despesas de transportes para aterros, que estão cada vez mais distantes dos centros urbanos.
Fonte: <http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI78183-15228,00.html>. Acesso em 29/03/2011.
Após a leitura das duas reportagens, peça aos alunos para responderem as seguintes questões:
AULA 2 (duas aulas de 50 minutos)
Após a leitura e interpretação da reportagem, discuta com os alunos a importância da coleta de dados, que serão usados como informações, para a elaboração de uma reportagem. Questione-os sobre as possibilidades de pesquisa existentes para a produção de uma reportagem. Essas possibilidades são variadas, as quais apresento abaixo:
A partir disso, proponha aos alunos a elaboração de instrumentos de pesquisa sobre reciclagem. Informe-lhes que os resultados dessas pesquisas serão usados na elaboração de uma reportagem.
Peça-lhes para se reunirem em grupos, com o objetivo de pesquisarem e de elaborarem o gênero discursivo “Reportagem”.
Antes da produção da reportagem, o professor proporá a construção coletiva de um instrumento para a realização de uma Pesquisa de Opinião. Essa pesquisa deverá ser delimitada, ou seja, deverá ser feita ou com as pessoas da escola, ou com as pessoas de determinado bairro da cidade, ou um grupo específico. Caso os alunos apresentem dificuldade em identificar o gênero Pesquisa de Opinião, o professor poderá apresentá-lo e explicar sua função aos alunos.
O formulário para a pesquisa deverá conter cinco perguntas (uma para cada item a ser reciclado), com quatro alternativas cada uma, conforme sugerido a seguir:
1) Com que frequência você recicla vidro?
( ) nunca ( ) às vezes ( ) sempre ( ) não sabe ou não respondeu
2) Com que frequência você recicla plástico?
( ) nunca ( ) às vezes ( ) sempre ( ) não sabe ou não respondeu
3) Com que frequência você recicla papel/papelão?
( ) nunca ( ) às vezes ( ) sempre ( ) não sabe ou não respondeu
4) Com que frequência você recicla metal?
( ) nunca ( ) às vezes ( ) sempre ( ) não sabe ou não respondeu
Cada grupo terá de entrevistar, no mínimo, 10 (dez) pessoas. Essas perguntas poderão ser aprofundadas ou modificadas, conforme o professor assim desejar. Caso sejam modificadas, o professor deverá ficar atento à elaboração da Tabela, local onde os alunos anotarão os dados obtidos na pesquisa de opinião com o objetivo de quantificá-los.
PARA FAZER O FORMULÁRIO DA "PESQUISA DE OPINIÃO" NO COMPUTADOR:
Entre no ícone PROCESSADOR DE TEXTOS na ÁREA DE TRABALHO. O documento será aberto e o professor e os alunos poderão escrever, cada um em seu computador, o texto sugerido acima.
Professor: Vá construindo com os alunos o formulário para a pesquisa de opinião.
Quando o texto estiver pronto, oriente os alunos a irem à BARRA DE TAREFAS na parte superior e clicarem no ícone ARQUIVO localizado no canto superior esquerdo. Depois deverão clicar em SALVAR COMO . Então, aparecerá uma janela. Em LOCALIZAÇÃO deverá ser colocado o nome do arquivo e depois deverão clicar em SALVAR.
Nessa mesma aula, o professor também deverá criar coletivamente uma tabela para que os alunos coloquem os dados obtidos na Pesquisa de Opinião. Essa tabela deverá ser elaborada com 5 linhas e 6 colunas.
Em cada linha deve-se colocar o nome do material reciclável (vidro, plástico, papel/papelão, metal).
Em cada coluna, os seguintes itens, nessa ordem: material reciclável, número de entrevistados, nunca, às vezes, sempre, não sabe ou não respondeu.
Material reciclável |
Número de entrevistados |
Nunca |
Às vezes |
Sempre |
Não sabe ou não respondeu |
Vidro |
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Plástico |
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Papel/papelão |
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Metal |
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PARA FAZER ESSA TABELA NO COMPUTADOR:
Entre no ícone PROCESSADOR DE TEXTOS na ÁREA DE TRABALHO. Na BARRA DE TAREFAS, localizada na parte superior, clique no ícone INSERIR, depois TABELA. Será aberta uma caixa de diálogo onde será necessário preencher o número de linhas e colunas. Preencha 5 em LINHAS e 6 em COLUNAS. Depois clique em OK.
Preencha a tabela com os dados sugeridos anteriormente.
Quando o texto estiver pronto, oriente os alunos a irem à BARRA DE TAREFAS na parte superior e clicarem no ícone ARQUIVO localizado no canto superior esquerdo. Depois deverão clicar em SALVAR COMO . Então, aparecerá uma janela. Em LOCALIZAÇÃO deverá ser colocado o nome do arquivo e depois deverão clicar em SALVAR.
Importante: Será necessário um trabalho interdisciplinar com o professor de Matemática, para que ele auxilie cada grupo de alunos a converter em porcentagens os dados obtidos na pesquisa. Converse com o professor de Matemática sobre a possibilidade de dar uma aula para a computação e a conversão estatística dos dados.
Após a confecção dos dois instrumentos de pesquisa, oriente cada grupo de alunos a pesquisar sobre instituições, especialistas e/ou cidadãos comuns que realizam ações de ou pesquisam sobre reciclagem. Oriente-os a realizarem uma entrevista com uma dessas pessoas. Cada grupo deverá elaborar as perguntas, conforme o entrevistado escolhido. O professor poderá auxiliá-los. Oriente-os que a entrevista também deverá ser usada na produção da reportagem.
Atenção professor: Sobre como elaborar o gênero entrevista, consulte a seguinte aula sobre o tema disponível nesse site, conforme o link indicado abaixo:
Sobre o gênero discursivo – entrevista
<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21260>
Sugira também aos alunos a pesquisa em livros, revistas e sites especializados sobre o tema “Reciclagem”.
Além disso, fale da importância de se colocar imagens (com legendas) na reportagem.
Oriente os alunos que, após a realização das pesquisas, cada grupo deverá elaborar uma reportagem sobre o tema “reciclagem”, valendo-se, portanto, de todos os dados coletados. Oriente-os a se basearem nas reportagens lidas, as quais serão modelos de como usar os dados obtidos.
Essa reportagem deverá ser digitalizada e salva no arquivo do aluno em seu computador.
O professor decidirá, conforme a turma, se a produção da reportagem será no horário da aula (nesse caso, deve-se acrescentar mais uma aula de 1h40 min nessa sequência didática) ou se será um trabalho extra-classe.
Em uma data marcada previamente pelo professor, cada grupo deverá apresentar o trabalho para a turma.
AULA 3 (Duas aulas de 50 minutos)
Para apresentar a reportagem, eles poderão usar o computador na rede sem fio, de modo que todos os alunos tenham acesso ao trabalho um do outro. Assim, cada grupo que for apresentar, envia o arquivo de sua reportagem aos colegas e ao professor, de modo que esses poderão acessá-lo individualmente.
PARA USAR A REDE SEM FIO E COMPARTILHAR ARQUIVOS:
Na BARRA DE TAREFAS, posicione o cursor (seta) no ÍCONE verde com um livro branco aberto.
Clique com o botão direito em MODO DE COLABORAÇÃO EM CLASSE.
Selecione MODO P2P EM REDE SEM FIO MESH.
Vá ao MENSAGEIRO INSTANTÂNEO.
Clique em ADICIONAR.
Clique em PROTOCOLO .
Clique em BONJOUR (preencha “NOME”, “APELIDO” )
Vá em AVANÇAR (coloque os dados pessoais) e clique em SALVAR.
Para um aluno enviar arquivo para o outro:
Clique em CONVERSA. Depois em ENVIAR ARQUIVO. Selecione o arquivo . Clique em ABRIR e envie.
Com esse procedimento, cada grupo poderá compartilhar a sua reportagem com os colegas e o professor e assim apresentar a sua reportagem.
Professor, caso você deseje outros vídeos ou reportagens sobre o tema reciclagem, poderá encontrá-los nos links citados abaixo:
1) Vídeo do Globo Repórter - GLOBO REPÓRTER - RECICLAGEM NO BRASIL
<http://www.youtube.com/watch?v=4XfvPB6bIsg > Acesso em 28/03/2011
2) Vídeo: Especial - Reciclagem de lixo e coleta seletiva
<http://www.youtube.com/watch?v=8L1JjdklCrs&NR=1> Acesso em 28/03/2011
4) Vídeo: Globo Repórter 2006 Reciclagem de garrafas Pet 2 litros.mp4
<http://www.youtube.com/watch?v=LNlVo6ZS7jY>. Acesso em 29/03/2011
5) Notícia: Lei sobre reciclagem (Jornal do Brasil)
Lula sanciona lei sobre política nacional de reciclagem de lixo.
<http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2010/08/02/lula-sanciona-lei-sobre-politica-nacional-de-reciclagem-de-lixo/> Acesso em 28/03/2011
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AVALIAÇÃO:
A avaliação deverá realizar-se durante cada atividade proposta. Assim, são aspectos relevantes a serem observados:
1) A participação dos alunos na discussão inicial sobre reciclagem. Observe se deram suas opiniões, quem teve maior ou menor dificuldade para se expressar.
2) A participação dos alunos na leitura e interpretação da reportagem escrita. Observe se conseguiram responder as questões, em quais as questões eles demonstraram dificuldades, quais foram respondidas com facilidade.
3) A participação dos alunos na elaboração dos instrumentos de pesquisa. Observe quais as dificuldades e habilidades apresentadas no uso do computador, na elaboração do formulário de pesquisa e da tabela.
4) A apresentação da reportagem. Avalie se o texto produzido pelo grupo possui todas as características do gênero reportagem, se o texto está coeso e coerente, se os dados coletados foram incluídos no corpo do texto de modo coerente, ou seja, relacionado ao conteúdo textual, se a seleção de imagens está adequada, se o texto está bem configurado, se a apresentação oral foi clara e se ocorreram intervenções significativas de outros grupos.
Professor, a avaliação deve possibilitar a identificação das habilidades já desenvolvidas pelos alunos e das suas necessidades de aprendizagem. Faça dessa avaliação um meio de direcionar o seu próximo trabalho, ou seja, as necessidades de aprendizagem identificadas deverão ser temas a serem tratados nas próximas aulas, a fim de garantir a aprendizagem efetiva e o bom desempenho dos alunos.
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