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Leitura e produção de reportagem: a coleta e a organização das informações (Projeto UCA)

 

10/08/2011

Autor e Coautor(es)
Juçara Moreira Teixeira
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ler e interpretar uma reportagem.

Identificar a estrutura do gênero reportagem.

Conhecer os recursos (gráficos, entrevistas, depoimentos) que são mobilizados na elaboração de uma reportagem.

Identificar o(s) posicionamento(s) discursivo(s) do locutor no(s) texto(s) orais e escritos.

Selecionar informações relevantes para a produção textual, conforme o gênero discursivo, o tema e o ponto de vista adotado.

Dissertar sobre determinado tema.

Ler, interpretar e produzir tabelas e gráficos.

Quantificar dados obtidos em pesquisas de opinião.

Usar produtivamente variados recursos na produção do gênero reportagem.

Usar recursos da tecnologia informática para a coleta, organização e apresentação de dados.

Usar recursos da tecnologia informática para a leitura e a produção do gênero reportagem.

Duração das atividades
três aulas geminadas (de 1h:40 min cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os alunos:

1) saibam ler e escrever produtivamente;

2) já conheçam o gênero reportagem;

3) já conheçam o gênero entrevista;

4) saibam identificar o discurso direto e o discurso indireto.

Estratégias e recursos da aula

 

AULA 1 (duas aulas de 50 minutos):

O professor deverá iniciar uma discussão sobre a situação atual do meio ambiente, questionando os alunos sobre as melhores alternativas  para salvarmos o Planeta. Provavelmente, os alunos citarão a reciclagem como um dos meios válidos e eficientes para se resolver esse problema. Caso eles não a mencionem, o professor poderá sugeri-la. A partir disso e considerando o tema "Reciclagem" lançado na discussão, o professor poderá fazer as seguintes perguntas aos alunos com objetivo de iniciar uma reflexão e uma discussão sobre o assunto:

a) Qual a opinião de vocês sobre a reciclagem?

b) Vocês costumam reciclar? Se sim, qual tipo de material?

c) O que vocês acham que seria necessário fazer para conscientizar a sociedade a respeito da importância de reciclar?

O professor poderá acrescentar outras perguntas que julgar pertinentes.  Após essa interação, deverá convidar os alunos a assistirem a uma reportagem.

Título do vídeo: Empresas e cidadãos investem no aumento de material reciclado

Endereço do vídeo:

http://g1.globo.com/videos/jornal-nacional/v/empresas-e-cidadaos-investem-no-aumento-de-material-reciclado/1258939/#busca=reciclagem

 

Para assistir ao vídeo, o aluno deverá clicar no ícone NAVEGADOR WEB que se encontra na ÁREA DE TRABALHO do computador (UCA).

Logo em seguida, deverá registrar o endereço na BARRA DE ENDEREÇOS, localizada na parte superior da tela do computador e clicar no ícone para abrir o site.

Caso queira seguir outro caminho, poderá fazer da seguinte forma:

  1. Entrar no site da Globo: http://www.globo.com.br/jornalnacional
  2. Clicar no link VÍDEOS localizado na parte superior do site.
  3. Escrever a palavra Reciclagem ou a frase Empresas e cidadãos investem no aumento de material reciclado.
  4. Clicar no vídeo.

 

Atenção professor: Sobre a estrutura da reportagem e sua diferença em relação à notícia, consulte as seguintes aulas sobre o tema disponíveis nesse site, conforme os links indicados abaixo:

            1) Sobre notícia e reportagem     

           http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=16278

            2) Sobre o gênero discursivo – reportagem

            http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21372

            3) Reportagem

            http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28643

 

Após assistir ao vídeo, o professor fará oralmente os seguintes questionamentos sobre a reportagem.

  1. Qual é o tema dessa reportagem?
  2. Qual é a posição do jornal sobre a “reciclagem”?
  3. Qual é o objetivo do locutor ao fazer uma reportagem sobre “reciclagem”?
  4. Costuma-se dizer que os gêneros jornalísticos, dentre eles a reportagem, são imparciais. Você concorda com essa afirmação, considerando a reportagem assistida? Se não concordar, dê exemplos.
  5. O repórter (locutor) apresenta exemplos de experiências de alguma empresa ou de pessoas que fazem reciclagem?
  6. Quais são as experiências bem-sucedidas de reciclagem apresentadas pelo repórter?
  7. Quais são os dados apresentados sobre o lixo no Brasil?
  8. Qual é a crítica apresentada sobre esses dados?
  9. Qual é a crítica feita pelo especialista quanto à situação da reciclagem no Brasil?
  10. Pode-se dizer que são usados dados, entrevistas, estatísticas, depoimentos nas reportagens?
  11. Qual é a finalidade do uso de dados, entrevistas, estatísticas e depoimentos nas reportagens?
  12. Qual é o objetivo do locutor ao apresentar a fala de algum especialista?

 

Após essa primeira discussão e reflexão sobre a reportagem assistida, o professor convidará os alunos a lerem duas reportagens em duas revistas eletrônicas, conforme os endereços apresentados nos links abaixo:

Comece a reciclar. <http://veja.abril.com.br/050907/p_118.shtml > . Acesso em: 29/03/2011

 

Como reduzir o lixo.<http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI78183-15228,00.html>. Acesso em 29/03/2011.

 

Para ler as duas reportagens, clique no ícone NAVEGADOR WEB na ÁREA DE TRABALHO de seu computador e digite o endereço na BARRA DE ENDEREÇOS.

 

REPORTAGEM 1:


Comece a reciclar

Novos números sobre reciclagem no Brasil mostram que o
país reaproveita apenas 11% de tudo o que joga na lata de
lixo – cinco vezes menos do que nos países desenvolvidos.


Monica Weinberg
 

De acordo com os dados reunidos pelo Cempre, uma entidade especializada no assunto, o Brasil está melhor nesse indicador, mas mesmo assim são apenas 327 os municípios no país que dispõem de algum sistema público de coleta seletiva, 6% do total. O trabalho revela também que os índices brasileiros de reciclagem variam muito de acordo com o material em questão. Enquanto o país é o campeão mundial no reaproveitamento de garrafas PET e latas de alumínio, plásticos e latas de aço têm como destino preferencial os "lixões" a céu aberto. A razão: esse é um setor ainda dado a improvisos, como cooperativas que marcam hora para buscar o lixo mas não aparecem ou firmas especializadas que só enviam às empresas recicladoras uma parte dos detritos – o resto vai parar num lixo comum. Especialistas ouvidos por VEJA jogam luz nesses e noutros obstáculos à vista para quem quer reciclar, mas são contundentes em relação à necessidade de começar já.

Os benefícios ao meio ambiente são mensuráveis, como mostram os dados a seguir.


(...)

 

Fonte: <http://veja.abril.com.br/050907/p_118.shtml > . Acesso em: 29/03/2011

 

 

REPORTAGEM 2

Como reduzir o lixo

 

Confira um teste para saber se você está produzindo detritos em excesso e saiba como diminuir o desperdício.

 

Ricardo Santos

 

PREJUÍZO
Brasil perde cerca de US$ 10 bilhões por deixar de reaproveitar os resíduos que produz.

Em média, o brasileiro que vive nas grandes cidades produz um quilo de lixo diariamente. Em alguns períodos do ano, o descarte é ainda maior. "No Natal, a produção de resíduos de uma pessoa aumenta de um para até quatro quilos por dia", afirma Ivone Silva, professora do Departamento de Ciências Exatas e da Terra da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ivone coordenou recentemente um mapeamento dos resíduos domésticos de Diadema, na Grande São Paulo, para mostrar a importância de aumentar o programa de reciclagem da cidade onde mora. Junto com duas alunas de Ciências Biológicas, coletou 200 quilos de lixo domiciliar de uma área de transbordo e analisou sua composição. "O trabalho vai auxiliar na gestão desses resíduos em Diadema e mostrar a necessidade de ampliar o programa de reciclagem no município", diz Ivone, que ajudou ÉPOCA a montar um teste (confira ao final da página) para verificar o quanto de lixo está sendo produzido em excesso. "Devemos começar a combater o lixo pensando: ‘Pra que eu quero isso?’", afirma.

Segundo a pesquisa em Diadema, metade do que as pessoas jogam fora é composta de material reciclável, e 30% do lixo poderia não estar lá se os programas de reciclagem fossem mais efetivos. Das 400 toneladas diárias de lixo coletadas em Diadema, pouco menos da metade é composta de material orgânico. O restante são papéis e papelões (15,4%), plásticos moles (10,6%), trapos (7,4%), fraldas (6,2%), plásticos duros (4,8%) e vidro e alumínio, que não chegam a 2%.

Muito do que vai para os aterros sanitários poderia ser reaproveitado. O índice de reciclagem no país, em torno de 20%, é baixo se comparado com países desenvolvidos. Na Alemanha, por exemplo, 46% dos resíduos são reciclados. Ivone critica a falta de consciência das pessoas na escolha de produtos com embalagens mais práticas em detrimento daqueles que produzem menos lixo. Um argumento para estimular a reciclagem é econômico. De acordo com o Instituto Brasil Ambiente, com o atual índice de material reciclado, o país perde US$ 10 bilhões anualmente por não reaproveitar os resíduos. Sem contar as despesas de transportes para aterros, que estão cada vez mais distantes dos centros urbanos.



(...)

 

Fonte:  <http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI78183-15228,00.html>. Acesso em 29/03/2011.

 

Após a leitura das duas reportagens, peça aos alunos para responderem as seguintes questões:

  1. Em quantas partes divide-se uma reportagem?
  2. Identifique a “Manchete” nas duas reportagens lidas. Quais são os objetivos da “Manchete”?
  3. Identifique o “Lead (ou olho)” nas duas reportagens lidas. Para que serve o “Lead”?
  4. Identifique o “Corpo” das reportagens lidas. O que costuma conter no “Corpo” da reportagem?
  5. Qual é o tema das reportagens lidas?
  6. Qual é o objetivo das reportagens lidas?
  7. Quais são os dados percentuais apresentados na primeira reportagem sobre a quantidade de municípios no país que oferecem sistema público de coleta seletiva?
  8. Quais são os dados apresentados na primeira entrevista sobre os itens com um percentual baixo de reciclagem no Brasil?
  9. Qual é o depoimento apresentado na primeira reportagem? Considerando o ponto de vista adotado sobre o tema, com qual objetivo ele foi apresentado?
  10. Na segunda reportagem, são apresentados dados sobre a quantidade de lixo produzido no Brasil. Quais são esses dados?
  11. Quem é o especialista responsável por ratificar esses dados na segunda reportagem? Por que foi usada a fala desse especialista?
  12. Os dados apresentados pelo especialista na segunda reportagem são considerados informações científicas ou informações baseadas em experiências pessoais? Justifique sua resposta.
  13.  Qual o sinal gráfico usado para demarcar a fala do especialista na segunda reportagem e diferenciá-la da fala do locutor do texto?
  14. De acordo com as pesquisas apresentadas na segunda reportagem, qual é a desvantagem percentual do Brasil em comparação à Alemanha no que se refere à reciclagem?
  15. Considerando a leitura das duas reportagens, podemos afirmar que elas apresentaram dados estatísticos, falas de especialistas, comparações percentuais com outros países e depoimentos pessoais? Considerando o tema discutido nas reportagens e os objetivos dos dois textos, responda: qual é objetivo do locutor do texto ao usar esses elementos como dados em sua reportagem?
  16. Conclua: qual é a importância do uso de dados estatísticos, de falas de especialistas, de comparações percentuais, de dados científicos e de depoimentos pessoais na elaboração de uma reportagem?

 

AULA 2 (duas aulas de 50 minutos)

 

Após a leitura e interpretação da reportagem, discuta com os alunos a importância da coleta de dados, que serão usados como informações, para a elaboração de uma reportagem. Questione-os sobre as possibilidades de pesquisa existentes para a produção de uma reportagem. Essas possibilidades são variadas, as quais apresento abaixo:

  1. Realização de entrevistas.
  2. Realização de Pesquisas de Opinião.
  3. Coleta de depoimentos.
  4. Pesquisas em revistas científicas, livros especializados, enciclopédias, etc.

A partir disso, proponha aos alunos a elaboração de instrumentos de pesquisa sobre reciclagem. Informe-lhes que os resultados dessas pesquisas serão usados na elaboração de uma reportagem.

Peça-lhes para se reunirem em grupos, com o objetivo de pesquisarem e de elaborarem o gênero discursivo “Reportagem”.

Antes da produção da reportagem, o professor proporá a construção coletiva de um instrumento para a realização de uma Pesquisa de Opinião. Essa pesquisa deverá ser delimitada, ou seja, deverá ser feita ou com as pessoas da escola, ou com as pessoas de determinado bairro da cidade, ou um grupo específico.  Caso os alunos apresentem dificuldade em identificar o gênero Pesquisa de Opinião, o professor poderá apresentá-lo e explicar sua função aos alunos.

O formulário para a pesquisa deverá conter cinco perguntas (uma para cada item a ser reciclado), com quatro alternativas cada uma, conforme sugerido a seguir:

1) Com que frequência você recicla vidro?

(   ) nunca   (   ) às vezes     (    ) sempre  (   ) não sabe ou não respondeu

2) Com que frequência você recicla plástico?

(   ) nunca   (   ) às vezes     (    ) sempre  (   ) não sabe ou não respondeu

 3) Com que frequência você recicla papel/papelão?

(   ) nunca   (   ) às vezes     (    ) sempre  (   ) não sabe ou não respondeu

4) Com que frequência você recicla metal?

(   ) nunca   (   ) às vezes     (    ) sempre  (   ) não sabe ou não respondeu

Cada grupo terá de entrevistar, no mínimo, 10 (dez) pessoas. Essas perguntas poderão ser aprofundadas ou modificadas, conforme o professor assim desejar. Caso sejam modificadas, o professor deverá ficar atento à elaboração da Tabela, local onde os alunos anotarão os dados obtidos na pesquisa de opinião com o objetivo de quantificá-los. 

 

PARA FAZER O FORMULÁRIO DA "PESQUISA DE OPINIÃO" NO COMPUTADOR:

Entre no ícone PROCESSADOR DE TEXTOS na ÁREA DE TRABALHO. O documento será aberto e o professor e os alunos poderão escrever, cada um em seu computador, o texto sugerido acima.

Professor: Vá construindo com os alunos o formulário para a pesquisa de opinião.

Quando o texto estiver pronto, oriente os alunos a irem à BARRA DE TAREFAS na parte superior e clicarem no ícone ARQUIVO localizado no canto superior esquerdo. Depois deverão clicar em SALVAR COMO . Então, aparecerá uma janela. Em LOCALIZAÇÃO deverá ser colocado o nome do arquivo e depois deverão clicar em SALVAR.

Nessa mesma aula, o professor também deverá criar coletivamente uma tabela para que os alunos coloquem os dados obtidos na Pesquisa de Opinião. Essa tabela deverá ser elaborada com 5 linhas e 6 colunas.

Em cada linha deve-se colocar o nome do material reciclável (vidro, plástico, papel/papelão, metal).

Em cada coluna, os seguintes itens, nessa ordem: material reciclável, número de entrevistados, nunca, às vezes, sempre, não sabe ou não respondeu.

 

Material reciclável

Número de entrevistados

Nunca

Às vezes

Sempre

Não sabe ou não respondeu

Vidro

 

 

 

 

 

Plástico

 

 

 

 

 

Papel/papelão

 

 

 

 

 

Metal

 

 

 

 

 

 

PARA FAZER ESSA TABELA NO COMPUTADOR:

 

Entre no ícone PROCESSADOR DE TEXTOS na ÁREA DE TRABALHO. Na BARRA DE TAREFAS, localizada na parte superior, clique no ícone INSERIR, depois TABELA. Será aberta uma caixa de diálogo onde será necessário preencher o número de linhas e colunas. Preencha 5 em LINHAS e 6 em COLUNAS. Depois clique em OK.

Preencha a tabela com os dados sugeridos anteriormente.

Quando o texto estiver pronto, oriente os alunos a irem à BARRA DE TAREFAS na parte superior e clicarem no ícone ARQUIVO localizado no canto superior esquerdo. Depois deverão clicar em SALVAR COMO . Então, aparecerá uma janela. Em LOCALIZAÇÃO deverá ser colocado o nome do arquivo e depois deverão clicar em SALVAR.

Importante: Será necessário um trabalho interdisciplinar com o professor de Matemática, para que ele auxilie cada grupo de alunos a converter em porcentagens os dados obtidos na pesquisa. Converse com o professor de Matemática sobre a possibilidade de dar uma aula para a computação e a conversão estatística dos dados.

Após a confecção dos dois instrumentos de pesquisa, oriente cada grupo de alunos a pesquisar sobre instituições, especialistas e/ou cidadãos comuns que realizam ações de ou pesquisam sobre reciclagem. Oriente-os a realizarem uma entrevista com uma dessas pessoas. Cada grupo deverá elaborar as perguntas, conforme o entrevistado escolhido. O professor poderá auxiliá-los. Oriente-os que a entrevista também deverá ser usada na produção da reportagem.

Atenção professor: Sobre como elaborar o gênero entrevista, consulte a seguinte aula sobre o tema disponível nesse site, conforme o link indicado abaixo:

Sobre o gênero discursivo – entrevista

<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21260>

Sugira também aos alunos a pesquisa em livros, revistas e sites especializados sobre o tema “Reciclagem”.

Além disso, fale da importância de se colocar imagens (com legendas) na reportagem.

Oriente os alunos que, após a realização das pesquisas, cada grupo deverá elaborar uma reportagem sobre o tema “reciclagem”, valendo-se, portanto, de todos os dados coletados. Oriente-os a se basearem nas reportagens lidas, as quais serão modelos de como usar os dados obtidos.

Essa reportagem deverá ser digitalizada e salva no arquivo do aluno em seu computador.

O professor decidirá, conforme a turma, se a produção da reportagem será no horário da aula (nesse caso, deve-se acrescentar mais uma aula de 1h40 min nessa sequência didática)  ou se será um trabalho extra-classe.

Em uma data marcada previamente pelo professor, cada grupo deverá apresentar o trabalho para a turma.

 

AULA 3 (Duas aulas de 50 minutos)

 

Para apresentar a reportagem, eles poderão usar o computador na rede sem fio, de modo que todos os alunos tenham acesso ao trabalho um do outro. Assim, cada grupo que for apresentar, envia o arquivo de sua reportagem aos colegas e ao professor, de modo que esses poderão acessá-lo individualmente.

PARA USAR A REDE SEM FIO E COMPARTILHAR ARQUIVOS:

Na BARRA DE TAREFAS, posicione o cursor (seta) no ÍCONE verde com um livro branco aberto. 

Clique com o botão direito em MODO DE COLABORAÇÃO EM CLASSE.

Selecione MODO P2P EM REDE SEM FIO MESH.

Vá ao MENSAGEIRO INSTANTÂNEO.

Clique em ADICIONAR.

Clique em PROTOCOLO .

Clique em BONJOUR (preencha “NOME”, “APELIDO” )

Vá em AVANÇAR (coloque os dados pessoais) e clique em SALVAR.

Para um aluno enviar arquivo para o outro:

Clique em CONVERSA. Depois em ENVIAR ARQUIVO. Selecione o arquivo . Clique em ABRIR e envie.

Com esse procedimento, cada grupo poderá compartilhar a sua reportagem com os colegas e o professor e assim apresentar a sua reportagem.

Recursos Complementares

Professor, caso você deseje outros vídeos ou reportagens sobre o tema reciclagem, poderá encontrá-los nos links citados abaixo:

 1) Vídeo do Globo Repórter - GLOBO REPÓRTER - RECICLAGEM NO BRASIL

<http://www.youtube.com/watch?v=4XfvPB6bIsg > Acesso em 28/03/2011

 2) Vídeo: Especial - Reciclagem de lixo e coleta seletiva

<http://www.youtube.com/watch?v=8L1JjdklCrs&NR=1> Acesso em 28/03/2011

4) Vídeo: Globo Repórter 2006 Reciclagem de garrafas Pet 2 litros.mp4

 <http://www.youtube.com/watch?v=LNlVo6ZS7jY>. Acesso em 29/03/2011

 5) Notícia: Lei sobre reciclagem (Jornal do Brasil) 

Lula sanciona lei sobre política nacional de reciclagem de lixo.

 <http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2010/08/02/lula-sanciona-lei-sobre-politica-nacional-de-reciclagem-de-lixo/> Acesso em 28/03/2011

 

 

 

 

 

 

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Avaliação

 AVALIAÇÃO:

A avaliação deverá realizar-se durante cada atividade proposta. Assim, são aspectos relevantes a serem observados:

1) A participação dos alunos na discussão inicial sobre reciclagem. Observe se deram suas opiniões, quem teve maior ou menor dificuldade para se expressar.

2) A participação dos alunos na leitura e interpretação da reportagem escrita. Observe se conseguiram responder as questões, em quais as questões eles demonstraram dificuldades, quais foram respondidas com facilidade.

3) A participação dos alunos na elaboração dos instrumentos de pesquisa. Observe quais as dificuldades e habilidades apresentadas no uso do computador, na elaboração do formulário de pesquisa e da tabela.

4) A apresentação da reportagem. Avalie se o texto produzido pelo grupo possui todas as características do gênero reportagem, se o texto está coeso e coerente, se os dados coletados foram incluídos no corpo do texto de modo coerente, ou seja, relacionado ao conteúdo textual, se a seleção de imagens está adequada, se o texto está bem configurado, se a apresentação oral foi clara e se ocorreram intervenções significativas de outros grupos.

Professor, a avaliação deve possibilitar a identificação das habilidades já desenvolvidas pelos alunos e das suas necessidades de aprendizagem. Faça dessa avaliação um meio de direcionar o seu próximo trabalho, ou seja, as necessidades de aprendizagem identificadas deverão ser temas a serem tratados nas próximas aulas, a fim de garantir a aprendizagem efetiva e o bom desempenho dos alunos.

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