- Conhecer a visão do índio sobre o descobrimento do Brasil;
- Entender a situação atual dos índios brasileiros;
- Refletir sobre as condições de vida dos povos indígenas no Brasil, na atualidade.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos prévios sobre o processo de colonização do território brasileiro.
Estratégias e recursos da aula
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laboratório de informática. Os alunos terão contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop).
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.
Prezado(a) Professor(a);
- Inicie a conversa com os alunos incentivando-os a se recordarem sobre a história do descobrimento do Brasil e os primeiros habitantes que aqui se encontravam.
Atividade 01
A visão do índio sobre o descobrimento do Brasil
PASSO A PASSO
- Pergunte aos alunos:
Quando os portugueses chegaram ao Brasil, existia algum habitante aqui?
Quem eram esses habitantes?
Como eles viviam?
- Permita que os alunos reflitam sobre essas questões. Posteriormente, oriente-os a acessarem o endereço web <http://www.brasilescola.com/historiab/colonizacao-brasil.htm> e lerem, com atenção, o texto "Colonização do Brasil". Após a leitura, solicite que se organizem em grupos e conversem sobre a compreensão que tiveram do texto. Questione-os:
Por que o autor do texto defende a ideia de que o Brasil não foi descoberto pelos portugueses, mas sim, colonizado por eles?
Você concorda com esta ideia? Explique.
- Após apresentarem a compreensão dos grupos, apresente o vídeo "Uma outra história [índios no Brasil]", a seguir:
- Este é um episódio do programa "Índios no Brasil", promovido pela TV Escola - MEC, que aborda o descobrimento do Brasil, sob a visão do índio brasileiro. Aborda também a cartilha criada pelos índios, que separa a história de seu povo em quatro períodos: tempo da maloca, tempo da correria, tempo do cativeiro e tempo do direito.
- Após assistirem ao vídeo, peça aos alunos que promovam um debate no grupo, buscando compreender as questões abordadas no vídeo e, posteriormente, que expressem verbalmente suas opiniões e façam uma síntese explicativa e ilustrativa em um arquivo do software Kword.
Fonte: Clip-Art.
- Destaque e discuta com os alunos os quatro períodos da história do povo indígena:
- tempo da maloca;
- tempo da correria;
- tempo do cativeiro;
- tempo do direito.
Atividade 03
As condições de vida dos povos indígenas no Brasil
Onde e como vivem os povos indígenas em nosso país?
De quem é a responsabilidade pela proteção da integridade física e cultural dos diversos povos indígenas que vivem em nosso território?
Qual é o papel da Fundação Nacional do Índio - Funai?
Que ações efetivas vêm sendo desenvolvidas nas áreas de demarcação de terras, saúde e educação dos povos indígenas?
- A partir da compreensão que tiveram sobre a problemática pesquisada, cada grupo deverá organizar uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o softwareKpresenter, expondo os conhecimentos adquiridos e promovendo a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.
Quem me dera ao menos uma vez Ter de volta todo o ouro que entreguei a quem Conseguiu me convencer que era prova de amizade Se alguém levasse embora até o que eu não tinha.
Quem me dera ao menos uma vez Esquecer que acreditei que era por brincadeira Que se cortava sempre um pano de chão De linho nobre e pura seda.
Quem me dera ao menos uma vez Explicar o que ninguém consegue entender Que o que aconteceu ainda está por vir E o futuro não é mais como era antigamente.
Quem me dera ao menos uma vez Provar que quem tem mais do que precisa ter Quase sempre se convence que não tem o bastante Fala demais por não ter nada a dizer.
Quem me dera ao menos uma vez Que o mais simples fosse visto Como o mais importante Mas nos deram espelhos e vimos um mundo doente.
Quem me dera ao menos uma vez Entender como um só Deus ao mesmo tempo é três E esse mesmo Deus foi morto por vocês É só maldade, então, deixar um Deus tão triste.
Eu quis o perigo e até sangrei sozinho Entenda Assim pude trazer você de volta pra mim Quando descobri que é sempre só você Que me entende do início ao fim.
E é só você que tem a cura pro meu vício De insistir nessa saudade que eu sinto De tudo que eu ainda não vi.
Quem me dera ao menos uma vez Acreditar por um instante em tudo que existe E acreditar que o mundo é perfeito E que todas as pessoas são felizes.
Quem me dera ao menos uma vez Fazer com que o mundo saiba que seu nome Está em tudo e mesmo assim Ninguém lhe diz ao menos, obrigado.
Quem me dera ao menos uma vez Como a mais bela tribo Dos mais belos índios Não ser atacado por ser inocente.
Eu quis o perigo e até sangrei sozinho Entenda Assim pude trazer você de volta pra mim Quando descobri que é sempre só você Que me entende do início ao fim.
E é só você que tem a cura pro meu vício De insistir nessa saudade que eu sinto De tudo que eu ainda não vi.
Nos deram espelhos e vimos um mundo doente Tentei chorar e não consegui.
- Questione:
Que interpretação pode-se fazer da letra desta música?
Quais são os desejos expressos na música?
- Oriente os alunos a se organizarem em grupo e conversarem sobre a letra música. Reflita sobre algumas questões que são relevantes para compreender a questão indígena no Brasil.
Fonte: Clip-Art.
- Ressalte alguns aspectos importantes para a compreensão dos alunos:
A amizade usada pelos conquistadores europeus como estratégia de dominação.
A exploração das riquezas por meio das "trocas" entre os conquistadores e os índios.
As transformações na vida dos nativos ocorridas com a chegada dos europeus.
A imposição do catolicismo como forma de dominação.
As violências físicas e simbólicas usadas como forma de dominação dos povos indígenas.
O total desrespeito dos europeus com os povos nativos da América.
A atual situação do índio no Brasil.
- Após um debate com o grupo buscando compreender as questões abordadas, peça que façam uma síntese explicativa e ilustrativa em um arquivo do software Kword.
Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!
- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam as questões estudadas e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; Com História e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre as principais mudanças nos modos de vida indígena em nossa sociedade; em Ciências podem-se fazer estudos sobre as os problemas socioambientais enfrentados pelos povos indígenas; em Artes, confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.
Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:
1. Pesquisa: verificar a capacidade dos alunos para realizarem pesquisa:
- Valorizar a busca de informações sobre o tema em sites de pesquisa, em cada uma das atividades propostas.
2. Exposições: constatar se houve a compreensão dos conceitos estudados.
- Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com relação aos conceitos abordados após a realização de cada atividade.
3. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.
4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.
- Observar a disponibilidade, iniciativa e colaboração do aluno ao trabalhar em grupo.
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