Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“Música da mulher”: as canções e as causas femininas no Brasil - UCA

 

19/12/2011

Autor e Coautor(es)
GETULIO RIBEIRO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Sensibilizar-se com as causas femininas no Brasil.
  • Refletir sobre a condição da mulher em nossa sociedade.
  • Valorizar as mulheres que fazem parte de seu cotidiano.
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Direitos Humanos.
Estratégias e recursos da aula

 

1

-

Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

-

ORIENTAÇÃO INICIAL

Nas três primeiras atividades desta aula, faremos a audição e análise de "Músicas da mulher", ou seja, músicas que abordam dilemas, dificuldades e anseios das mulheres no Brasil.

-

PROFESSOR!

Todas as atividades desta aula poderão ser desenvolvidas com a colaboração do(a) professor(a) de Artes e/ou Música.

-

Atividade 1- "Ai, que saudade da Amélia"

Nesta primeira atividade, analisaremos duas músicas, as quais versam sobre a condição da mulher chamada "Amélia", no Brasil.

DINÂMICA para desenvolvimento da atividade:

  • O professor poderá reproduzir as músicas para os alunos a partir de seu computador/aparelhagem de som.
  • Ou indicar aos alunos a localização das músicas na Internet por meio de seus respectivos links, informados abaixo.
  • Ouvir as músicas buscando contextualizá-las, ou seja, associá-las às questões femininas.
  • Escutar acompanhando a letra e analisar os documentos musicais a partir das questões propostas.

-

Música 1- "Ai, que saudade da Amélia" com Ataulfo Alves

Esta música foi lançada em 1942, sendo uma das mais executadas composições de Ataulfo Alves.

Para ler uma breve biografia de Ataulfo Alves, use este link: http://www.mpbnet.com.br/musicos/ataulfo.alves/. Acesso em 10 de dezembro de 2011

-

http://www.youtube.com/watch?v=XDtAUiTRzac. Acesso em 10 de dezembro de 2011

ai que saudades amélia

-

Compositores: Ataulfo Alves - Mario Lago

Intérprete: Ataulfo Alves

Disco: Ai! Que saudades da Amélia/Não posso viver sem ela (disco de 78 rpm)

Gravadora, ano: Odeon, 1942

Para pesquisar sobre a carreira de Ataulfo Alves, acesse: http://www.dicionariompb.com.br/ataulfo-alves/discografia. Acesso em 10 de dezembro de 2011

-

LETRA

Nunca vi fazer tanta exigência
Nem fazer o que você me faz
Você não sabe o que é consciência
Não vê que eu sou um pobre rapaz

Você só pensa em luxo e riqueza
Tudo o que você vê, você quer
Ai meu Deus que saudade da Amélia
Aquilo sim que era mulher

As vezes passava fome ao meu lado
E achava bonito não ter o que comer
E quando me via contrariado dizia
Meu filho o que se há de fazer

Amélia não tinha a menor vaidade
Amélia que era a mulher de verdade

Disponível em: http://www.vagalume.com.br/mario-lago/ai-que-saudades-da-amelia.html. Acesso em 10 de dezembro de 2011

-

PARA ANÁLISE da música:

  1. Você sabe a qual gênero musical pertence esta música?
  2. Como é a interpretação do cantor?
  3. Quais os "tipos" de mulher são abordados na letra? Caracterize cada uma deles. Para ajudar na resposta, leia o texto intitulado "Amélia, mulher de verdade", do blog EU SOU A GRAÚNA - http://eusouagrauna.blogspot.com/2011/03/amelia-mulher-de-verdade.html. Acesso em 14 de dezembro de 2011

 

-

As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

Música 2- "Desconstruindo Amélia" com Pitty

Esta música foi composta pela cantora Pitty, nascida na Bahia. Assistiremos ao videoclipe oficial da música.

-

http://www.youtube.com/watch?v=OVF-EhZ-QhE&ob=av3e. Acesso em 10 de dezembro de 2011

desconstruindo amélia

-

Compositores: Pitty - Martin

Intérprete: Pitty

Disco: Chiaroscuro

Gravadora, ano: Deckdisc, 2009

Para visitar o site oficial da artista, acesse: http://www.pitty.com.br/. Acesso em 10 de dezembro de 2011

-

LETRA

Já é tarde, tudo está certo
Cada coisa posta em seu lugar
Filho dorme, ela arruma o uniforme
Tudo pronto pra quando despertar

O ensejo a fez tão prendada
Ela foi educada pra cuidar e servir
De costume esquecia-se dela
Sempre a última a sair

Disfarça e segue em frente
Todo dia, até cansar
E eis que de repente ela resolve então mudar
Vira a mesa,
Assume o jogo
Faz questão de se cuidar
Nem serva, nem objeto
já não quer ser o outro
hoje ela é um também

A despeito de tanto mestrado
Ganha menos que o namorado
E não entende o porquê
Tem talento de equilibrista
ela é muitas, se você quer saber

Hoje aos trinta é melhor que aos dezoito
Nem Balzac poderia prever
Depois do lar, do trabalho e dos filhos
Ainda vai pra night ferver

Disfarça e segue em frente
Todo dia, até cansar
E eis que de repente ela resolve então mudar
Vira a mesa,
Assume o jogo
Faz questão de se cuidar
Nem serva, nem objeto
já não quer ser o outro
hoje ela é um também

Disponível em: http://www.vagalume.com.br/pitty/desconstruindo-amelia.html#ixzz1gI50FItj. Acesso em 10 de dezembro de 2011

-

PARA ANÁLISE da música:

  1. Como é a introdução da música? Os sons de quais instrumentos você pode identificar? Sabe a qual gênero ela pertence?
  2. Como é a rotina descrita na letra? Quem vive essa rotina?
  3. Quais os problemas vividos por mulheres são apontados?
  4. Qual é a mudança de vida sugerida pela música?
  5. Relacione esta música com a anterior.

-

As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

PROFESSOR!

Durante a análise das músicas, o objetivo é que os alunos entendam e reflitam sobre a condição de inúmeras mulheres brasileiras, na atualidade.

-

Atividade 2- "Todas as mulheres do mundo"

Agora, analisaremos outras duas músicas, escritas e interpretadas a partir de um ponto de vista feminino, isto é, da cantora e compositora paulista Rita Lee.

DINÂMICA para desenvolvimento da atividade:

  • O professor poderá reproduzir as músicas para os alunos a partir de seu computador/aparelhagem de som.
  • Ou indicar aos alunos a localização das músicas na Internet por meio de seus respectivos links, informados abaixo.
  • Ouvir as músicas buscando contextualizá-las, ou seja, associá-las às questões femininas.
  • Escutar acompanhando a letra e analisar os documentos musicais a partir das questões propostas.

-

Música 1- "Luz Del Fuego" com Rita Lee & Tutti Frutti

Esta música é uma das mais representativas de Rita Lee, em sua expressão da força feminina.

-

http://www.youtube.com/watch?v=KqUtLWHoDWU&feature=fvst. Acesso em 10 de dezembro de 2011

luz del fuego

-

Compositor: Rita Lee

Intérprete: Rita Lee & Tutti Frutti

Disco: Fruto proibido

Gravadora, ano: Som Livre, 1975

Para ler uma resenha sobre o disco "Fruto proibido", acesse este link do blog CAVERNA DO SOM: http://cavernadosom.blogspot.com/2009/05/rita-lee-tutti-fruti-fruto-proibido.html. Acesso em 10 de dezembro de 2011

-

LETRA

Eu hoje represento a loucura
Mais o que você quiser
Tudo que você vê sair da boca
De uma grande mulher, porém louca!

Eu hoje represento o segredo
Enrolado no papel
Como Luz del Fuego não tinha medo
Ela também foi pro céu, cedo!

Eu hoje represento uma fruta
Pode ser até maçã
Não, não é pecado, só um convite
Venha me ver amanhã, mesmo!

Amanhã! Amanhã! Amanhã!…

Eu hoje represento o folclore
Enrustido no metrô
Da grande cidade que está com pressa
De saber onde eu vou, sem essa!

Eu hoje represento a cigarra
Que ainda vai cantar
Nesse formigueiro quem tem ouvidos
Vai poder escutar, meu grito!

Eu hoje represento a pergunta
Na barriga da mamãe
E quem morre hoje, nasce um dia
Pra viver amanhã, e sempre!

Amanhã! Amanhã! Amanhã!…
Sempre, sempre, sempre, sempre!…

Disponível em: http://www.ritalee.com.br/?p=1228. Acesso em 10 de dezembro de 2011

-

PARA ANÁLISE da música:

  1. Como é a introdução da música? Os sons de quais instrumentos você pode identificar? Sabe a qual gênero ela pertence?
  2. De que tipo de mulher a letra fala?
  3. Você sabe quem foi Luz Del Fuego? Para ajudar na resposta, visite este link do Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Luz_del_Fuego. Acesso em 15 de dezembro de 2011
  4. Em sua opinião, qual é a mensagem desta música?

-

As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

Música 2- "Todas as mulheres do mundo" com Rita Lee

Esta música foi lançada em 1993. Assistiremos ao seu videoclipe oficial.

-

http://www.youtube.com/watch?v=iSRFjpeD1Tw. Acesso em 10 de dezembro de 2011

todas mulheres mundo

-

Compositor: Rita Lee

Intérprete: Rita Lee

Disco: Rita Lee

Gravadora, ano: Som Livre, 1993

Para visitar o site oficial da artista, acesse: http://www.ritalee.com.br/. Acesso em 10 de dezembro de 2011

-

LETRA

Mães assassinas, filhas de Maria
Polícias femininas, nazijudias
Gatas gatunas, kengas no cio
Esposas drogadas, tadinhas, mal pagas

Toda mulher quer ser amada
Toda mulher quer ser feliz
Toda mulher se faz de coitada
Toda mulher é meio Leila Diniz!

Garotas de Ipanema, minas de Minas
Loiras, morenas, messalinas
Santas sinistras, ministras malvadas
Imeldas, Evitas, Beneditas estupradas

Toda mulher quer ser amada
Toda mulher quer ser feliz
Toda mulher se faz de coitada
Toda mulher é meio Leila Diniz!

Paquitas de paquete, Xuxas em crise
Macacas de auditório, velhas atrizes
Patroas babacas, empregadas mandonas
Madonnas na cama, Dianas corneadas

Toda mulher quer ser amada
Toda mulher quer ser feliz
Toda mulher se faz de coitada
Toda mulher é meio Leila Diniz!

Socialaites plebéias, rainhas decadentes
Manecas alcéias, enfermeiras doentes
Madrastas malditas, superhomem sapatas
Irmãs La Dulce beaidétificadas

Toda mulher quer ser amada
Toda mulher quer ser feliz
Toda mulher se faz de coitada
Toda mulher é meio Leila Diniz!

Disponível em: http://www.ritalee.com.br/?p=1692. Acesso em 10 de dezembro de 2011

-

PARA ANÁLISE da música:

  1. Sabe a qual gênero esta música pertence?
  2. Quais grupos de mulheres são lembradas na letra?
  3. De acordo com a autora, quais os desejos são comuns às mulheres?
  4. Você sabe quem foi Leila Diniz? Visite este link para ler sobre sua vida - http://www.terra.com.br/istoegente/100mulheres/comportamento/leila.htm. Acesso em 10 de dezembro de 2011
  5. Em sua opinião, qual é a mensagem desta música?

 

As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

PROFESSOR!

Durante a análise das músicas, o objetivo é que os alunos entendam ideais e desejos femininos, a partir do ponto de vista de uma mulher.

-

Atividade 3- "Você, mulher você"

Nesta terceira atividade, analisaremos mais duas músicas, as quais versam sobre a mulher a partir de pontos de vista masculinos.

DINÂMICA para desenvolvimento da atividade:

  • O professor poderá reproduzir as músicas para os alunos a partir de seu computador/aparelhagem de som.
  • Ou indicar aos alunos a localização das músicas na Internet por meio de seus respectivos links, informados abaixo.
  • Ouvir as músicas buscando contextualizá-las, ou seja, associá-las às questões femininas.
  • Escutar acompanhando a letra e analisar os documentos musicais a partir das questões propostas.

 

Música 1- "Mulher (sexo frágil)" com Erasmo Carlos - ao vivo

Esta música foi lançada no começo dos anos 80. Assistiremos à versão ao vivo da música, gravada nos anos 2000.

-

http://www.youtube.com/watch?v=TMSfivTHSag&ob=av2e. Acesso em 10 de dezembro de 2011

mulher erasmo

-

Compositor: Erasmo Carlos 

Intérprete: Erasmo Carlos

Disco: Erasmo Carlos Ao vivo

Gravadora, ano: Abril Music, 2001

Para visitar o site oficial da artista, acesse: http://www.erasmocarlos.com.br/. Acesso em 10 de dezembro de 2011

-

LETRA

Dizem que a mulher é o sexo frágil
Mas que mentira absurda
Eu que faço parte da rotina de uma delas
Sei que a força está com elas

Vejam como é forte a que eu conheço
Sua sapiência não tem preço
Satisfaz meu ego se fingindo submissa
Mas no fundo me enfeitiça

Quando eu chego em casa à noitinha
Quero uma mulher só minha
Mas pra quem deu luz não tem mais jeito
Porque um filho quer seu peito
O outro já reclama a sua mão
E o outro quer o amor que ela tiver
Quatro homens dependentes e carentes
Da força da mulher

Mulher, mulher
Do barro de que você foi gerada
Me veio inspiração
Pra decantar você nessa canção

Mulher, mulher
Na escola em que você foi ensinada
Jamais tirei um dez
Sou forte mas não chego aos seus pés

Disponível em: http://letras.terra.com.br/erasmo-carlos/1162513/. Acesso em 10 de dezembro de 2011

-

PARA ANÁLISE da música:

  1. Como é o arranjo desta canção? Quais os instrumentos você reconhece?
  2. De que ponto de vista a letra é narrada?
  3. Quais as qualidades da mulher são ressaltadas?
  4. Em sua opinião, qual é a mensagem desta música?

-

As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

Música 2- "Você, mulher você" com Ivan Lins & Trio Mocotó

Esta música trata-se de uma rara gravação lançada originalmente em 1971.

-

http://www.youtube.com/watch?v=b20FkJK4D2k. Acesso em 10 de dezembro de 2011

ivan lins

-

Compositor: Ivan Lins

Intérprete: Ivan Lins e Trio Mocotó

Disco: "Você, mulher você" (compacto simples vinil 7 polegadas)

Gravadora, ano: Forma/Philips 1971

Para visitar o site oficial da artista, acesse: http://ivanlins.com.br/site/. Acesso em 10 de dezembro de 2011

-

LETRA

Não lhe quero em casa, prisioneira
Você, mulher você
Do fogão, tesoura enceradeira
Você, mulher você
Com mau-trato, feia e companheira
Você, mulher você
Deus lhe quer bonita a vida inteira
Você, mulher você

Não está longe a sua independência
Vida crua pede providência
Mas me lembra uma escravidão
Peça abolição!

Não lhe quero em casa, prisioneira
Você, mulher você
Do fogão, tesoura enceradeira
Você, mulher você
Com mau-trato, feia e companheira
Você, mulher você
Deus lhe quer bonita a vida inteira
Você, mulher você
Sua benção quando tem essência
Todo homem perde a sapiência
Tudo gira em torno de você
Mas você nem vê
Nem vê...

Disponível em: http://letras.terra.com.br/ivan-lins/260694/. Acesso em 10 de dezembro de 2011

-

PARA ANÁLISE da música:

  1. Como é a introdução da música? Os sons de quais instrumentos você pode identificar?
  2. Quais as principais sugestões às mulheres estão presentes na letra?
  3. Em sua opinião, qual é a mensagem desta música? Para orientar a sua resposta, leia o texto intitulado "Batalha destemida das mulheres", assinado pela advogada Élida Pereira Jerônimo - http://www.midianews.com.br/?pg=opiniao&idopiniao=2033. Acesso em 15 de dezembro de 2011

 

As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

PROFESSOR!

Durante a análise das músicas, o objetivo é que os alunos reflitam sobre as causas femininas no Brasil, sobretudo a busca por seus direitos básicos.

-

Atividade 4- Parodiando nas aulas de história

 

3 atividades de casa

Como última atividade desta aula, propõe-se a realização de paródias pelos alunos.

Atenção: aqui os alunos poderão contar com a ajuda do(a) professor(a) de Língua Portuguesa, que irá esclarecê-los acerca das possibilidades da paródia e orientá-los na realização da tarefa.

-

ORIENTAÇÕES gerais:

  • A atividade poderá ser desenvolvida individualmente, ou em duplas, conforme critério do professor.
  • Os alunos devem fazer paródias a partir de músicas que fazem parte de seu cotidiano.
  • Os temas a serem explorados nas paródias devem ser relacionados ao seguinte tema:

As causas femininas no Brasil.

-

Conheça o projeto "Charge & Paródia nas aulas de História", que poderá ajudar na realização desta atividade: http://gephiseseba.blogspot.com/2010/09/resumo-do-projeto-charge-parodia-nas.html. Acesso em 10 de dezembro de 2011

-

Algumas possibilidades de socialização e/ou exposição das paródias:

  1. Leitura/interpretação em sala de aula, pelo(s) próprio(s) autor(es).
  2. Publicação no jornal da escola, ou no blog da turma na Internet, das melhores paródias. Para informações acerca de como montar um blog, acesse: http://comomontarseublog.blogspot.com/. Acesso em 10 de dezembro de 2011
  3. Apresentação no festival de calouros da escola, ou em evento similar.
Recursos Complementares

Sugestões de links para professores e alunos

-

-

-

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

-

-

Avaliação

Nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de analisar as músicas e de suas inquietações diante desses documentos, da leitura e interpretação dos textos sugeridos, da produção da paródia e demais registros produzidos nas atividades da aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.