25/03/2011
O estudo sobre as diversas formas de violência sexual e de gênero será iniciado através da problematização do Assédio Sexual – os tipos mais comuns, como identificar, como evitar e o que fazer se acontecer (Aula 1). Em seguida, serão abordadas as situações de risco e ações que podem ser categorizadas como abuso sexual (Aula 2); a violência e exploração sexual - quais as condições que as fomentam e como podemos reduzi-las ou preveni-las (Aula 3); o estupro - como se configura e acontece, formas de prevenção e de denúncia (Aula 4) e a pedofilia (Aula 5). Logo após os referidos estudos, serão trabalhadas as formas de violência quanto ao gênero. Para isto, primeiramente será abordado na Aula 6 o preconceito (o que é, seus efeitos às vítimas etc.) e, em seguida, a discriminação quanto a Orientação Sexual no contexto dos Direitos Humanos (Aula 7), a homofobia – o que é e formas de combatê-la no contexto escolar (Aulas 8 e 9). Para encerrar, serão discutidas as diferentes manifestações de violência contra a mulher e como desconstruí-la (Aulas 10, 11 e 12).
ANDREA MARQUES LEAO DOESCHER - UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL - SP
violência sexual e de gênero, assédio sexual, exploração sexual, estupro, pedofilia, preconceito, orientação sexual, homofobia, violência contra a mulher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Relações de gênero |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Assédio Sexual
Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Saúde Nesta aula o aluno poderá aprender o que é Assédio Sexual, quais os tipos mais comuns, como identificar, como evitar e o que fazer se acontecer. Além disso, serão discutidas as repercussões que o Assédio Sexual exerce na saúde física e mental de quem o sofre. Ainda, esta aula... 06/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 7837 acesso(s) |
Estela Calderaro Pontinha Leite Universidade de Mogi das Cruzes MOGI DAS CRUZES SP Saúde |
2 |
Abuso Sexual é Crime!
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual Reconhecer situações de risco e ações que podem ser categorizadas como abuso sexual. Proteger-se de relacionamentos sexuais violentos e exploradores. 28/07/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 14542 acesso(s) |
Suelen Fernanda Machado SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Outros |
3 |
Corpo, matriz da sexualidade: pelo fim da exploração e da violência sexual
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual Discutir o que é violência e exploração sexual, quais as condições que as fomentam e como podemos reduzi-las ou preveni-las. Entender que a exploração sexual envolve atividades como prostituição, pornografia infantil, entre outras atividades, para fins comerciais. Reconhecer q... 02/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7776 acesso(s) |
SANDRO PRADO SANTOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
4 |
Violência Sexual – o Estupro em pauta!
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Final | Saúde Conceituar o que é o Estupro, como se configura e como acontece; Discutir formas de prevenção e de denúncia; Discutir consequências da violência sexual, tanto na saúde mental como na física, e a importância de procurar ajuda especializada. 11/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5778 acesso(s) |
Estela Calderaro Pontinha Leite Universidade de Mogi das Cruzes MOGI DAS CRUZES SP Saúde |
5 |
O QUE É A PEDOFILIA?
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Ensino Médio | Biologia Os alunos aprenderão sobre a pedofilia, as formas de prevenção e de se proteger. Além disso, estas aulas podem ser empregadas para se estimular a leitura e a produção de textos. 19/10/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 15690 acesso(s) |
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho SAO PAULO SP Outros |
6 |
Abaixo o preconceito!
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Sociologia Os alunos terão acesso à informação acerca do que é o preconceito e quais são seus efeitos às pessoas estigmatizadas. Nesta perspectiva, esta aula busca contribuir para que os alunos compreendam que é natural a existência das diferenças, sejam estas de caráter étnico, de class... 11/12/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 68830 acesso(s) |
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho SAO PAULO SP Outros |
7 |
Discriminação quanto a Orientação Sexual no contexto dos Direitos Humanos!
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Médio | Filosofia Ensino Médio | Sociologia Serão discutidos e refletidos nesta aula os direitos (à dignidade, à liberdade de expressão etc.) que todos, sem exceção, têm como prerrogativa de serem humanos . Além disso, será abordada, nesta aula, a discriminação por orientação sexual com base nos Direitos Humanos. Ainda,... 10/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9906 acesso(s) |
Estela Calderaro Pontinha Leite Universidade de Mogi das Cruzes MOGI DAS CRUZES SP Saúde |
8 |
O que é a Homofobia?
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Final | Saúde Será trabalhado o tema homofobia - o que é, formas de praticá-la e de evitá-la. Baseados no Artigo 26, da Declaração dos Direitos Humanos (1948), de que “Toda pessoa tem o direito à educação”, e no Princípio 16, dos Princípios de Yogyakarta (2007), de que “Toda pessoa tem o di... 18/08/2010 Três estrelas 3 comentário(s) 19803 acesso(s) |
Estela Calderaro Pontinha Leite Universidade de Mogi das Cruzes MOGI DAS CRUZES SP Saúde |
9 |
Homofobia: abaixo o preconceito!
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual Ensino Médio | Sociologia Os alunos poderão aprender acerca da importância do respeito à orientação sexual de cada ser humano, seja ele heterossexual ou homossexual, sendo isto uma forma de amenizar a homofobia. 19/08/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 25150 acesso(s) |
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho SAO PAULO SP Outros |
10 |
Violência contra a mulher: qual é a origem?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Médio | Língua Portuguesa Ensino Médio | Sociologia Estas aulas visam proporcionar uma reflexão sobre a violência de gênero, especialmente contra a mulher. Refletir sobre o dia 25 de novembro, Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher. Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos: - Capacidade de ... 22/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 15275 acesso(s) |
katia Zanvettor Ferreira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
11 |
“Acorda Raimundo... Acorda”: As transformações de papéis masculinos e femininos
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual Os alunos poderão aprender com essas aulas sobre a construção da masculinidade, os papéis de gênero e a validação social do ser homem; os direitos da mulher; os direitos universais humanos; a violência de gênero contra as mulheres, bem como ampliar conhecimentos a cerca das qu... 30/10/2009 Cinco estrelas 6 comentário(s) 35467 acesso(s) |
SANDRO PRADO SANTOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
12 |
Violência de gênero? O que é isso? Como desconstruí-la?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Geografia Ensino Médio | Sociologia Refletir sobre as diferentes manifestações de violência, contra a mulher, em suas vidas pessoais e comunidades e desenvolver as habilidades necessárias para buscar apoio para si mesmos/as e outras mulheres que são vítimas de violência em suas comunidades; Contestar a noção do ... 15/05/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 12966 acesso(s) |
SANDRO PRADO SANTOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
Sem estrelas 0 classificações - 6520 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!