Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Jogos Pan-Africanos: qual a sua história? UCA

 

19/12/2011

Autor y Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ampliar seus conhecimentos sobre cultura africana por meio do estudo dos jogos;
  • Pesquisar sobre os Jogos Pan-Africanos, sua história e modalidades;
  • Vivenciar jogos africanos na escola;
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos - total 300 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O conceito de jogo e esporte.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1. O que a turma sabe sobre jogos africanos?

Na primeira aula é muito importante situar os alunos sobre a relevância do estudo de conteúdos étnico-raciais. Vale lembrar que a Lei 10.639/2003, trouxe obrigatoriedade dos conteúdos da cultura afro-brasileira para o interior das escolas. Mesmo se tratando de uma informação de dimensão legal, será muito significativo socializá-la com os alunos durante a contextualização da temática.

1. O professor deverá indagar os alunos sobre quais os jogos africanos conhecidos por eles.

2. Listar os nomes dos jogos no quadro para que os alunos façam uma pesquisa na internet, logo em seguida, de modo a confirmar se os jogos mencionados são, de fato, de origem africana. [metasys> favoritos>navegador de internet].

Sugestões de sites de pesquisa sobre cultura e jogos africanos:

http://papodeescola.blogspot.com/2008/11/ensino-de-histria-e-cultura-africana.html, acesso em 11/12/2011

http://www.slideshare.net/querjogar/jogos-africanos, acesso em 11/12/2011

2. Depois, o professor deve perguntar aos alunos: quem venceu os últimos jogos Pan-Americanos? A pergunta é meramente retórica, pois, o objetivo é levar os alunos a pensar, sobre as seguintes questões:

a) Será que existe um evento como jogos Pan- Africanos?

b) Quais dos jogos pesquisados fariam parte deste evento esportivo?

Posteriormente, os alunos deverão fazer mais uma pesquisa na internet [metasys> favoritos>navegador de internet], buscando responder aquelas questões. Desta vez, eles farão esta tarefa coletivamente, em grupos de no máximo 05 alunos e, depois, apresentarão os resultados ao final da aula.

Sugestões de vídeos sobre Jogos Pan-Africanos:

jogos pan afric  http://www.youtube.com/watch?v=qhPf6HhxSMw, acesso em 11/12/2011

 

jogos pan afric 2  http://www.youtube.com/watch?v=DO0XoHerdPA, acesso em 11/12/2011

 

3. O professor deve conduzir a reflexão final de modo a destacar os seguintes pontos:

a) A ausência de divulgação dos Jogos Pan-Africanos reflete parte da discriminação racial que ainda existe em pleno século XXI, e que, portanto, também atinge o âmbito esportivo.

b) Como os jogos fazem parte de toda cultura humana, o continente africano possui jogos originais de sua cultura.

c) Como qualquer outro continente, influenciado pela cultura de mercado, o continente africano reproduz jogos de origem européia, como veremos no Pan- Africano.

 

Aula 2 e 3: História dos Jogos Pan- Africanos e suas modalidades

1. O professor deverá solicitar que os alunos escolham dois dos jogos pesquisados para vivenciarem nessa aula.

Deve-se conduzir eles para um espaço adequado em função das necessidades de vivências que o jogo demandar (quadra, pátio, etc.).  O professor pode, ainda, solicitar que eles acessem vídeos sobre os jogos de modo que os alunos identifiquem as regras dos jogos para a prática dos mesmos no local definido pelo professor [metasys> favoritos>navegador de internet].

Sugestão de vídeo sobre jogo:

Basquete dos Jogos Pan-Africano

basquete afric   http://www.youtube.com/watch?v=_JiFmbQ1C70, acesso em 11/12/2011

 

Atletismo

atlet afric   http://www.youtube.com/watch?v=Hm6oY2zWNyc&feature=related, acesso em 11/12/2011

 

2. Na aula seguinte, o professor deve provocar os alunos a pensar sobre a seguinte questão:

a) Qual a história dos Jogos Pan- Africanos?

b) Quais jogos africanos originais, eventualmente, fazem parte dos Jogos Pan- Africanos? Por quê?

Os grupos terão 20 minutos para pesquisar na internet em sala de aula, e buscar responder estas perguntas utilizando seus editores de texto do netbook - KWord [Metasys> Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte De Escritório> Processador de Textos].

Sugestões de sites sobre História dos Jogos Pan- Africano:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Pan-Africanos#Hist.C3.B3ria, acesso em 11/12/2011

http://www.bestsports.com.br/db/evnpag.php?evn=1052, acesso em 11/12/2011

Sugestões de sites sobre Jogos Africanos originais:

http://www.jogos.antigos.nom.br/mancala.asp, acesso em 11/12/2011

Ao final da pesquisa o professor dedicará de 15 a 20 minutos para um diálogo aberto, em função das respostas dos grupos. Um destes apresentará para os demais que poderão comentar em função do que eles também responderam.

Antes de terminar a aula, o professor fará uma síntese destacando os seguintes pontos:

a) Historicamente, os jogos foram se sistematizando, codificando-se em função de regras oficiais definidas mundialmente entre organizações, e constituíram o que hoje chamamos de esporte.

b) Atualmente o esporte de alto nível (ou alto rendimento) não sobrevive sem investimento dos grandes empresários. Por isso os atletas profissionais, incluindo os atletas africanos, para sobreviverem, treinam esportes mundialmente reconhecidos e divulgados pela mídia.

 

Aulas 4, 5 e 6 - Para além do Pan...vivenciando jogos africanos

1. O professor convidará a turma para pesquisar e vivenciar jogos para além dos Jogos Pan- Africano. Para tanto, os grupos devem voltar a se reunir e, utilizando seus netbooks, identificar jogos que eles estudarão e praticarão na escola [metasys> favoritos>navegador de internet].

Sugestões de sites:

Indicamos algumas aulas no Portal do Professor/ MEC, com sugestões de jogos africanos:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19530, acesso em 11/12/2011

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22256, acesso em 11/12/2011

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32377, acesso em 11/12/2011

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32379, acesso em 11/12/2011

2. Posteriormente, os grupos apresentarão os resultados das pesquisas diante da turma e deverão votar apenas dois jogos para vivenciarem nas próximas aulas.

3. O professor deverá permitir que os alunos vivenciem os jogos mais votados no mesmo formato que eles foram descritos na pesquisa.

Em seguida, solicitar que os alunos modifiquem os jogos uma ou duas vezes, de modo que atenda o interesse da turma.

Sugestão de jogos:

A Mankala: esse jogo pode iniciar no tabuleiro,  e ser adaptado para as quadras.

Acesse nossa aula que apresenta uma proposta de ensino para este jogo: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32379, acesso em 11/12/2011

 

Pular Corda: nas séries finais o professor poderá instigar os alunos a tornar este jogo mais desafiante.

Acesse nossa aula que apresenta uma proposta de ensino para este jogo: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32377, acesso em 11/12/2011

 

Labirinto: Assim como a Mankala, esse jogo pode sair do tabuleiro, para as quadras - Mankala com peças humanas.

Acesse nossa aula que apresenta uma proposta de ensino para este jogo: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32377, acesso em 11/12/2011

Recursos Complementares

Sugestão de outros vídeos sobre Jogos/ Esportes Africanos: atletismo

http://www.youtube.com/watch?v=WSkQaFYm71g&feature=results_main&playnext=1&list=PL7C3ED0CC0787770B, acesso em 11/12/2011

http://www.youtube.com/watch?v=B9JNe-dHu_A, acesso em 11/12/2011

Avaliação

Realizar uma reflexão dos jogos Pan- Africanos em relação aos jogos africanos originais

1. O professor iniciará um diálogo aberto para que os alunos avaliem os jogos africanos originais comparando-os com as modalidades do Pan, no tocante:

a) Aspecto cultural; b) Aspecto competitivo; c) Aspecto da viabilidade de prática na escola;

2. Na discussão, os alunos deverão abordar os pontos positivos e negativos de cada um destes aspectos;

3. O professor deve, ainda, pedir que os alunos avaliem se a estratégia de ensino possibilitou que eles, de fato, ampliassem seus conhecimentos sobre cultura africana, a partir das pesquisas dos jogos africanos.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.