28/05/2012
Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino Médio | História | Cultura |
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Os ídolos teen (artistas jovens, de sucesso) são realidade no Brasil. Hoje em dia são muitos os nomes na televisão e no universo da Internet. Esses ídolos fazem parte do cotidiano de milhares de jovens, os quais acompanham carreiras, compram e usam produtos, além de lotarem shows.
Diante disso, propõe-se a pesquisa que busca o entendimento desse fenômeno.
-
As questões que norteiam a problematização do tema são:
-
Para esta pesquisa a proposta é o trabalho com as seguintes fontes:
-
A estratégia de trabalho inclui as seguintes atividades:
-
-
Para introduzir o tema e familiarizá-lo com os alunos, recomenda-se uma conversa a partir das questões a seguir:
-
PROFESSOR!
Nesta conversa, espera-se a inquietação dos alunos diante do tema, expressada em seus pontos de vista.
-
Na sequência, ofereça aos alunos a leitura do texto "Por uma história da juventude brasileira", publicado pela Revista da UFG - Número Especial Juventude (2004), por meio do qual compreenderão a necessidade dos estudos que tratam os jovens como sujeitos históricos.
DINÂMICA sugerida:
-
http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/juventude/juventude.html. Acesso em 15 de março de 2012
-
Para analisar o texto:
-
É salutar que as ideias essenciais do texto, depois de discutidas, sejam organizadas em fichamento, a fim de serem utilizadas na socialização da pesquisa.
-
A presente atividade divide-se em duas etapas:
Nesta etapa, realizar a leitura e debater o artigo publicado no site PSICOLOGADO, o qual aborda os ídolos teen como referencial comportamental em adolescentes.
DINÂMICA sugerida:
-
http://artigos.psicologado.com/psicologia-geral/desenvolvimento-humano/o-idolo-teen-como-referencial-comportamental-em-adolescente. Acesso em 09 de março de 2012
-
Para discutir o texto:
-
É salutar que os pontos de vista dos alunos, especialmente aqueles que são fãs de ídolos teen, sejam expostos durante a discussão do texto.
-
Seguindo adiante, sugerimos a análise da matéria intitulada "10 tendências de comportamento da geração jovem", a qual sintetiza os resultados da pesquisa realizada pela empresa BOX 1824, sob encomenda da Editora Abril. A matéria está disponível no site - www.dominiojovem.com.br. Acesso em 21 de março de 2012
DINÂMICA sugerida:
-
http://www.dominiojovem.com.br/?p=2807. Acesso em 21 de março de 2012
-
Para análise do texto:
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, espera-se a compreensão dos argumentos apresentados para explicar a identificação de jovens com os ídolos teen. Dentre esses, temos o trabalho da indústria de consumo, associado ao fato de os jovens terem se tornado consumidores.
Uma possibilidade que se desdobra da atividade, é a realização de um esquema, baseado nas razões que levam os jovens para as redes sociais. A tarefa poderá ser desenvolvida individualmente, ou em duplas.
-
A presente atividade divide-se em duas etapas, ambas enfocando o ídolo teen Justin Bieber. Nascido no Canadá, este artista possui milhares de fãs no Brasil, especialmente do sexo feminino.
Primeiro, analisaremos uma reportagem sobre a passagem de Justin Bieber pelo Brasil, ocorrida em outubro de 2011.
DINÂMICA sugerida:
-
http://g1.globo.com/justin-bieber-no-brasil/noticia/2011/10/em-clima-de-histeria-justin-bieber-faz-primeiro-show-no-brasil.html. Acesso em 21 de março de 2012
-
Para analisar a reportagem:
-
Agora, analisar o vídeo intitulado This is Justin Bieber, disponível no YouTube. O vídeo possui legendas em português.
DINÂMICA sugerida:
-
-
-
http://www.youtube.com/watch?v=7pkgDqBf0_0. Acesso em 21 de março de 2012
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, espera-se que os alunos analisem as informações acerca de Justin Bieber, entendendo o sucesso do jovem artista em sua ampla perspectiva de mercado. Ao mesmo tempo, que percebam como o ídolo teen é reverenciado por suas fãs.
Além do debate, a atividade poderá gerar a produção de uma tabela, com os principais números do sucesso de Justin Bieber. Exemplo a seguir:
-
Números de Justin Bieber
Vendagens de discos |
|
Acessos no YouTube |
|
Seguidores no Twitter |
-
Nesta última atividade, sugerimos analisar o depoimento de fã de ídolo teen no passado recente. Assim, poderemos aprender um pouco mais sobre os significados e a influência de jovens artistas na vida de seus admiradores(as). A protagonista do vídeo chama-se Ana de Cesaro.
DINÂMICA sugerida:
-
-
-
http://www.youtube.com/watch?v=y7Ofqi42wzM. Acesso em 15 de março de 2012
-
PROFESSOR!
Aqui, espera-se que os alunos tenham assimilado o ponto de vista da fã, baseado em relações sentimentais/afetivas com o ídolo teen.
-
Depois de realizar todas as atividades, os alunos devem organizar a socialização da pesquisa e apresentar os resultados obtidos.
SUGESTÃO para a realização da tarefa:
=> Produção de Exposição intitulada "Ídolos teen: música e juventude no Brasil atual".
-
ORIENTAÇÕES gerais:
-
-
A exposição poderá ser incrementada com um Podcast com músicas de ídolos teen.
-
-
-
-
-
-
-
Aula "A influência da propaganda na infância e na juventude" - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10211. Acesso em 25 de março de 2012
-
Nesta aula, o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de análise das matérias/reportagens e do vídeo; além da realização da atividade final e demais registros produzidos na aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!