Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“Ídolos teen”: música e juventude no Brasil atual

 

28/05/2012

Autor e Coautor(es)
GETULIO RIBEIRO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino Médio História Cultura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender o sucesso dos ídolos teen no Brasil atual.
  • Compreender a influência desses artistas na vida de seus admiradores.
  • Associar o fenômeno aos interesses da indústria de consumo da música.
Duração das atividades
08 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

A proposta de pesquisa

Os ídolos teen (artistas jovens, de sucesso) são realidade no Brasil. Hoje em dia são muitos os nomes na televisão e no universo da Internet. Esses ídolos fazem parte do cotidiano de milhares de jovens, os quais acompanham carreiras, compram e usam produtos, além de lotarem shows.

Diante disso, propõe-se a pesquisa que busca o entendimento desse fenômeno.

-

a) Problematização do tema

As questões que norteiam a problematização do tema são:

  • Como entender o fenômeno dos ídolos teen?
  • Quais elementos esclarecem o sucesso musical desses artistas entre parcela da juventude brasileira?
  • De que forma esses ídolos influenciam a vida de seus seguidores(as)?

-

b) Fontes e procedimentos para realização da pesquisa

Para esta pesquisa a proposta é o trabalho com as seguintes fontes:

  • Fontes Fonográficas (músicas/gravações ao vivo)
  • Fontes Imagéticas ou Iconográficas
  • Fontes Escritas

-

A estratégia de trabalho inclui as seguintes atividades:

  • Análise de matérias/reportagens sobre o fenômeno.
  • Levantamento de dados estatísticos sobre o sucesso de ídolo teen.
  • Reprodução, seguida de análise de vídeo/performance de ídolo.
  • Análise de depoimento de fã.

-

c)  Desenvolvimento da pesquisa

-

Atividade 1: "Por uma história da juventude brasileira"

Para introduzir o tema e familiarizá-lo com os alunos, recomenda-se uma conversa a partir das questões a seguir:

  1. Vocês sabem o que são ídolos teen?
  2. Como podemos reconhecê-los? Quais deles vocês conhecem?
  3. Quais são as características de suas músicas?
  4. Quais de vocês são seguidores desses artistas? Por quais razões o fazem?
  5. E quais de vocês não admiram esses artistas? Por quê?

-

PROFESSOR!

Nesta conversa, espera-se a inquietação dos alunos diante do tema, expressada em seus pontos de vista.

-

Na sequência, ofereça aos alunos a leitura do texto "Por uma história da juventude brasileira", publicado pela Revista da UFG - Número Especial Juventude (2004), por meio do qual compreenderão a necessidade dos estudos que tratam os jovens como sujeitos históricos.

DINÂMICA sugerida:

  • Localizar o texto por meio do link abaixo.
  • Fazer o vocabulário. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 15 de março de 2012
  • Debater as questões conforme se propõe.

-

http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/juventude/juventude.html. Acesso em 15 de março de 2012

 história juventude

-

Para analisar o texto:

  1. Quais as recomendações da autora para aqueles que se prontificam a fazer a pesquisa histórica sobre a juventude?
  2. E quais as suas considerações acerca do repertório de fontes que se dispõe para essa empreitada?
  3. Segundo o texto, em qual contexto histórico a juventude "emergiu", isto é, tornou-se parte do mercado?
  4. Qual é a mensagem final no que tange à pesquisa que enfoca os jovens?

-

É salutar que as ideias essenciais do texto, depois de discutidas, sejam organizadas em fichamento, a fim de serem utilizadas na socialização da pesquisa.

-

Atividade 2: "O ídolo teen como referência comportamental"

A presente atividade divide-se em duas etapas:

ETAPA 1

Nesta etapa, realizar a leitura e debater o artigo publicado no site PSICOLOGADO, o qual aborda os ídolos teen como referencial comportamental em adolescentes.

DINÂMICA sugerida:

  • Localizar o texto por meio do link abaixo informado.
  • Fazer o vocabulário. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 11 de março de 2012
  • Debater as questões conforme se propõe.

-

http://artigos.psicologado.com/psicologia-geral/desenvolvimento-humano/o-idolo-teen-como-referencial-comportamental-em-adolescente. Acesso em 09 de março de 2012

psicologado

-

Para discutir o texto:

  1. Quais as razões apresentadas pelo autor para explicar a identificação dos jovens com os ídolos teen?
  2. Qual a relação do consumismo com o sucesso desses artistas, de acordo com o artigo?
  3. Como os ídolos teen influenciam na vida dos adolescentes, segundo o texto?

-

É salutar que os pontos de vista dos alunos, especialmente aqueles que são fãs de ídolos teen, sejam expostos durante a discussão do texto.

-

ETAPA 2

Seguindo adiante, sugerimos a análise da matéria intitulada "10 tendências de comportamento da geração jovem", a qual sintetiza os resultados da pesquisa realizada pela empresa BOX 1824, sob encomenda da Editora Abril. A matéria está disponível no site - www.dominiojovem.com.br. Acesso em 21 de março de 2012

DINÂMICA sugerida:

  • Localizar a matéria por meio do link abaixo informado.
  • Se necessário, fazer o vocabulário. Nesta tarefa, utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 11 de março de 2012
  • Analisar o texto a partir das questões propostas.

-

http://www.dominiojovem.com.br/?p=2807. Acesso em 21 de março de 2012

10 tendencias

-

Para análise do texto:

  1. Quais as tendências que mais chamam a atenção? Por quê?
  2. Alguma das tendências de comportamento jovem está desassociada do consumo? Explique.
  3. Será que os alunos concordam com todas as tendências apontadas na matéria? Responder argumentando.

-

PROFESSOR!

Nesta atividade, espera-se a compreensão dos argumentos apresentados para explicar a identificação de jovens com os ídolos teen. Dentre esses, temos o trabalho da indústria de consumo, associado ao fato de os jovens terem se tornado consumidores.

Uma possibilidade que se desdobra da atividade, é a realização de um esquema, baseado nas razões que levam os jovens para as redes sociais. A tarefa poderá ser desenvolvida individualmente, ou em duplas.

-

Atividade 3: "This is Justin Bieber"

A presente atividade divide-se em duas etapas, ambas enfocando o ídolo teen Justin Bieber. Nascido no Canadá, este artista possui milhares de fãs no Brasil, especialmente do sexo feminino.

ETAPA 1

Primeiro, analisaremos uma reportagem sobre a passagem de Justin Bieber pelo Brasil, ocorrida em outubro de 2011.

DINÂMICA sugerida:

  • Localizar a reportagem por meio do link abaixo.
  • Se necessário, fazer o vocabulário. Nesta tarefa, utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 21 de março de 2012
  • Discutir as questões propostas.

-

http://g1.globo.com/justin-bieber-no-brasil/noticia/2011/10/em-clima-de-histeria-justin-bieber-faz-primeiro-show-no-brasil.html. Acesso em 21 de março de 2012

justin bieber no brasil

-

Para analisar a reportagem:

  1. Em qual local ocorreu a apresentação de Justin Bieber?
  2. Qual foi a quantidade de pessoas presentes?
  3. Como o ídolo teen foi recebido ao iniciar o show, especialmente por suas jovens admiradoras?
  4. De que maneira o artista interagiu com a plateia?
  5. Descreva o que se vê na foto ao final da reportagem.

-

ETAPA 2

Agora, analisar o vídeo intitulado This is Justin Bieber, disponível no YouTube.  O vídeo possui legendas em português.

DINÂMICA sugerida:

  • Localizar o vídeo por meio do link mais abaixo.
  • Assisti-lo pensando respostas para as questões abaixo:

-

  1. Quais os principais números do sucesso de Justin Bieber?
  2. Como é a reação das jovens ao saberem que irão ver o ídolo?
  3. Como Bieber é recebido no palco?
  4. De que maneira a plateia participa da performance do jovem cantor?
  5. Quais são as características da música interpretada? Sabe classificá-la, ou seja, dizer a qual estilo ela pertence?

-

  • Reproduzir o vídeo:

-

http://www.youtube.com/watch?v=7pkgDqBf0_0. Acesso em 21 de março de 2012

this is justin bieber

-

PROFESSOR!

Nesta atividade, espera-se que os alunos analisem as informações acerca de Justin Bieber, entendendo o sucesso do jovem artista em sua ampla perspectiva de mercado. Ao mesmo tempo, que percebam como o ídolo teen é reverenciado por suas fãs.

Além do debate, a atividade poderá gerar a produção de uma tabela, com os principais números do sucesso de Justin Bieber. Exemplo a seguir:

-

Números de Justin Bieber

Vendagens de discos

                                            

Acessos no YouTube

 

Seguidores no Twitter

 

-

Atividade 4- "Tá e daí?!"

Nesta última atividade, sugerimos analisar o depoimento de fã de ídolo teen no passado recente. Assim, poderemos aprender um pouco mais sobre os significados e a influência de jovens artistas na vida de seus admiradores(as). A protagonista do vídeo chama-se Ana de Cesaro.

DINÂMICA sugerida:

  • Antes da reprodução, repercutir entre os alunos as questões a seguir:

-

  1. De que ponto de vista a pessoa fala?
  2. Quais as razões apresentadas por Ana de Cesaro para justificar a admiração pelo ídolo?
  3. Quais significados e sentidos acerca de seu ídolo são expostos pela protagonista do vídeo?
  4. Quais objetos formam a coleção de documentos do ídolo de Ana de Cesaro?
  5. Qual é a mensagem deixada pela depoente em defesa das fãs de ídolos teen?

-

  • Reproduzir o vídeo:

-

http://www.youtube.com/watch?v=y7Ofqi42wzM. Acesso em 15 de março de 2012

depoimento fã

-

PROFESSOR!

Aqui, espera-se que os alunos tenham assimilado o ponto de vista da fã, baseado em relações sentimentais/afetivas com o ídolo teen.

-

d) Resultados da pesquisa

Depois de realizar todas as atividades, os alunos devem organizar a socialização da pesquisa e apresentar os resultados obtidos.

SUGESTÃO para a realização da tarefa:

=> Produção de Exposição intitulada "Ídolos teen: música e juventude no Brasil atual".

-

ORIENTAÇÕES gerais:

  1. Dividir a turma em três (03) grupos, os quais irão assumir as etapas do trabalho.
  2. O primeiro grupo ficará responsável por levantar a documentação referente ao tema: fotografias, matérias e recortes de jornais/revistas, vídeos e músicas etc.
  3. O segundo, encarregado de organizar a documentação recolhida, arranjando e montando a exposição.
  4. Já o terceiro grupo, por sua vez, fará a apresentação e divulgação da exposição, explorando as possibilidades abaixo:

-

  • A exposição poderá ocorrer nos corredores da escola, ou no evento de iniciação científica.

-

  • Criar a página da exposição no Facebook, que será compartilhada pelos alunos da turma com seus amigos de rede social (Facebook, Twitter).

    A exposição poderá ser incrementada com um Podcast com músicas de ídolos teen.

-

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

-

-

-

Sugestões de links para professores:

-

-

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

-

-

Avaliação

Nesta aula, o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de análise das matérias/reportagens e do vídeo; além da realização da atividade final e demais registros produzidos na aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.