22/05/2012
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Literatura, outras artes, outros saberes |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Ensino Médio | Literatura | Representação literária: Natureza, função, organização e estrutura do texto literário |
Motivação para o estudo:
O professor começará a aula indicando livros para os alunos lerem e assistirá com eles a um vídeo. Dirá que "O Caramuru" é uma das principais obras do Arcadismo. Discutirá com os estudantes o tema e aspectos interessantes. Dirá que durante o estudo conhecerão melhor essa obra.
http://www.youtube.com/watch?v=XPW7c6wf710&feature=related
Atividade 1
Professor, peça aos alunos que façam um levantamento de aspectos importantes que perceberam no vídeo.
Converse com eles a respeito desses aspectos.
Na sequência, o professor apresentará a seguinte efígie:
Imagem disponível em:
http://ativandoneuronios.files.wordpress.com/2011/04/horacio.jpg
O professor deverá lembrar que, lendo sobre o Arcadismo, os alunos já devem ter sido informados sobre a influência de Horácio no pensamento árcade. Perguntar se os alunos sabem qual foi essa influência. Perguntar também aos alunos sobre o que entenderam desse pensamento que acompanha a efígie acima (representação, imagem de uma pessoa numa moeda, numa medalha) de Horácio.
Para iniciar os trabalhos de pesquisa, pedirá que os alunos acessem o site abaixo para conhecerem mais sobre esse poeta latino.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hor%C3%A1cio
Atividade 2
PESQUISA DIRIGIDA
A resolução das questões deverá constituir textos que se incorporarão à pesquisa escrita.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hor%C3%A1cio
O professor convidará os alunos a assistirem aos vídeos apresentados logo abaixo do roteiro abaixo.
ROTEIRO:
1- O que representam as frases de Horácio fugere urbem, carpe diem e auras mediocritas em relação ao tempo e à natureza?
2- Qual o tema do livro "O Uraguai"?
3- Qual a importância das Cartas Chilenas para a Independência do Brasil?
4- É relativamente pequeno o número de poemas épicos escritos em todo o mundo. Por que isso se dá?
5- Qual seria uma possível explicação para Paulo Paes e Cecília Meireles, escritores e poetas contemporâneos, voltarem a temas tão antigos?
Enquanto alunos leem e discutem o conteúdo dos sites, o professor deverá circular entre os grupos tentando esclarecer dúvidas.
http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/resumos_comentarios/c/cartas_chilenas
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/arcadismo/arcadismo.php
http://pt.scribd.com/doc/3374027/Literatura-Aula-07-Arcadismo-em-Portugal
http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/adrienearaujo/literatura009.asp
Atividade 3
ANÁLISE DE OBRAS ÁRCADES
Imagens disponíveis em:
http://contigo.abril.com.br/resources/files/production/thumbs/1322/caramuru.jpg?1279626164
Professor e alunos deverão ler juntos crítica às obras "Caramuru" e "O Uraguai", resumos e fragmentos. O professor deverá recordar com eles sobre o fragmento já visto no Youtube. Poderá, a partir da leitura dos livros, sugerir que como no Youtube representem partes das obras. Deverá sugerir que usem recursos mediáticos. É importante explorar os textos possibilitando aos grupos inserirem as novas informações na pesquisa.
Atenção: Realce a visão desses poetas quanto à natureza. Ver links abaixo.
http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/o/o_uraguai
http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/c/caramuru
Atividade 4
Os alunos irão analisar quatro poemas:
Texto 1 Romance XXI ou Das Idéias Cecília Meireles A vastidão desses campos. Os rios todos virados. Toda revirada, a terra. Capitães, governadores, padres, intendentes, poetas. Carros, liteiras douradas, cavalos de crina aberta. A água a transbordar das fontes. Altares cheios de velas. Cavalhadas. Luminárias. Sinos. Procissões. Promessas. Anjos e santos nascendo em mãos de gangrena e lepra. Finas músicas envolvendo as alfaias das capelas. Pontes. Conversas. Gente que chega e que passa. E as idéias. |
Texto 2 Os Inconfidentes José Paulo Paes Na tranquila varanda de Gonzaga, Sob os livros de Cláudio Manuel, Solenes se reúnem, proclamando A revolta do sonho e do papel.
Entre o gamão e o chá fazem as leis Da perfeita república. No sono Dos sobrados mineiros, verbalmente, Resgatam pátrias, justiciam tronos. Guardam as armas sob o travesseiro. Vestem capas do roxo mais poético. Convertem curas, mascates, sapateiros. São generosos, líricos, patéticos. |
Texto 3 Quem deixa o trato pastoril, amado Cláudio Manuel da Costa
Quem deixa o trato pastoril, amado Pela ingrata, civil correspondência, Ou desconhece o rosto da violênciaOu do retiro a paz não tem provado. No gênio do pastor, o da inocência! E que mal é no trato, e na aparência Ver sempre o cortesão dissimulado! Ali respira amor sinceridade; Aqui sempre a traição seu rosto encobre; Um só trata a mentira, outro a verdade. Ali não há fortuna, que soçobre;
|
Texto 4 Tu não verás, Marília Tomás Antônio Gonzaga Tu não verás, MaríliaTu não verás, Marília, Cem cativos tirarem o cascalho e a rica terra, ou dos cercos dos rios caudalosos, ou da mina da serra.
Não verás separar ao hábil negro do pesadelo esmeril a grossa areia, e já brilharem os granetes de oiro no fundo da bateia.
Não verás derrubar os virgens matos, queimar as capueiras inda novas, servir de adubo á terra a fértil cinza, lançar os grãos nas covas.
Não verás enrolar negros pacotes das secas folhas do cheiroso fumo; nem espremer entre as dentadas rodas da doce cana o sumo.
|
Poemas disponíveis nos sites:
http://www.casadobruxo.com.br/poesia/c/romancex.htm
http://pt.scribd.com/doc/22156928/QUESTOES-ARCADES
http://pt.poesia.wikia.com/wiki/Quem_deixa_o_trato_pastoril_amado
http://alfarrabio.di.uminho.pt/vercial/gonzaga.htm
Tem-se acima quatro poemas escritos em épocas diferentes e que refletem o Arcadismo. Observem e respondam:
a- Nota-se nos textos uma mágoa profunda. Qual a razão dessa mágoa?
b- No texto 3, há muitas antíteses usadas para opor campo e cidade. Retirem do texto três pares de antíteses e digam qual o efeito de sentido que elas provocam.
c- Indiquem as características do Arcadismo presentes nos poemas. Justifiquem -nas com elementos retirados dos poemas.
Depois que os textos forem discutidos e as questões forem corrigidas, o professor deverá disponibilizar o tempo que for necessário para o fechamento e entrega do trabalho.
O professor deverá escolher um grupo para apresentar a conclusão da tese: Qual o real envolvimento do poeta árcade com a natureza?
Para encerrar bem a pesquisa, o professor poderá organizar a apresentação da pesquisa de cada grupo em diferentes salas da escola. Deverá sugerir diferentes formas de apresentação como: recital de poemas, jogral, dramatização... Essa é uma forma de socialização interessante para quem apresenta e para quem a assiste.
Sugestão de links para o professor e alunos:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=11766
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36960
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22995
A entrega da pesquisa ESCRITA deve ser feita conforme data marcada pelo professor que, além de lê-la e avaliar as respostas das perguntas da pesquisa, deverá também levar em consideração o empenho, envolvimento e progresso demonstrado pelos alunos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!