Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Projeto de iniciação científica – uma lupa na língua - Relações estabelecidas na Literatura entre Natureza e Homem no Arcadismo – Os ideais de liberdade e a exaltação da terra brasileira 3

 

22/05/2012

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Literatura, outras artes, outros saberes
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Ensino Médio Literatura Representação literária: Natureza, função, organização e estrutura do texto literário
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Praticar conhecimentos de pesquisa científica;
  • pesquisar para conhecer e criticar textos árcades.  
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Etapas que compõem um trabalho de iniciação científica;
  • momento histórico do Arcadismo
  • características do Arcadismo.
Estratégias e recursos da aula
  • Uso do computador;
  • acesso à internet;
  • trabalho em grupo em práticas exploratórias;
  • socialização dos resultados alcançados.

 

Motivação para o estudo: 

O professor começará a aula indicando livros para os alunos lerem e assistirá com eles a um vídeo. Dirá que "O Caramuru" é uma das principais obras do Arcadismo. Discutirá com os estudantes o tema e aspectos interessantes. Dirá que durante o estudo conhecerão melhor essa obra.

http://www.youtube.com/watch?v=XPW7c6wf710&feature=related 

 

Atividade 1

Professor, peça aos alunos que façam um levantamento de aspectos importantes que perceberam no vídeo.

Converse com eles a respeito desses aspectos.

 

Na sequência, o professor apresentará a seguinte efígie:

horácio

  Imagem disponível em: 

http://ativandoneuronios.files.wordpress.com/2011/04/horacio.jpg 

  O professor deverá lembrar que, lendo sobre o Arcadismo, os alunos já devem ter sido informados sobre a influência de Horácio no pensamento árcade. Perguntar se os alunos sabem qual foi essa influência. Perguntar também aos alunos sobre o que entenderam desse pensamento que acompanha a efígie acima (representação, imagem de uma pessoa numa moeda, numa medalha) de Horácio.

Para iniciar os trabalhos de pesquisa, pedirá que os alunos acessem o site abaixo para conhecerem mais sobre esse poeta latino.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hor%C3%A1cio

 Atividade 2

PESQUISA DIRIGIDA

Os alunos farão uma primeira pesquisa dirigida para conhecimento do poeta latino Horácio, que viveu entre 68 a.C. e 8 a.C. e exerceu grande influência sobre as características árcades. Pesquisarão, no link abaixo, para responder à pergunta sobre Horácio e depois às outras questões que aparecerão ao longo do estudo. Pedirá ainda que persigam, em todas as análises, resposta à pergunta da pesquisa: Qual a real relação dos poetas árcades com a natureza?

A resolução das questões deverá constituir textos que se incorporarão à pesquisa escrita.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hor%C3%A1cio

 O professor convidará os alunos a assistirem aos vídeos apresentados logo abaixo do roteiro abaixo.

ROTEIRO:

1- O que representam as frases de Horácio fugere urbem, carpe diem e auras mediocritas em relação ao tempo e à natureza?

2- Qual o tema do livro "O Uraguai"?

3- Qual a importância das Cartas Chilenas para a Independência do Brasil?

4- É relativamente pequeno o número de poemas épicos escritos em todo o mundo. Por que isso se dá?

5- Qual seria uma possível explicação para Paulo Paes e Cecília Meireles, escritores e poetas contemporâneos, voltarem a temas tão antigos? 

Enquanto alunos leem e discutem o conteúdo dos sites, o professor deverá circular entre os grupos tentando esclarecer dúvidas.

http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/resumos_comentarios/c/cartas_chilenashttp://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/arcadismo/arcadismo.php  

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/arcadismo/arcadismo.php 

http://pt.scribd.com/doc/3374027/Literatura-Aula-07-Arcadismo-em-Portugal 

http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/adrienearaujo/literatura009.asp 

 Atividade 3

ANÁLISE DE OBRAS ÁRCADES

 

CaramuruO uraguai  

Imagens disponíveis em:  

http://www.google.com.br/imgres?q=o+uraguai&hl=pt-BR&gbv=2&biw=1366&bih=673&tbm=isch&tbnid=0-s9IC92KZXpKM:&imgrefurl=http://www.lpm.com.br/site/default.asp%3FTroncoID%3D805133%26SecaoID%3D816261%26SubsecaoID%3D935305%26Template%3D../artigosnoticias/user_exibir.asp%26ID%3D709384&docid=2pS4bHF4d5VlFM&imgurl=http://www.lpm-editores.com.br/v3/Imagens/o_uraguai.jpg&w=200&h=337&ei=WfdhT6SsL4qtgwfHsL3tAg&zoom=1&iact=hc&vpx=384&vpy=62&dur=1081&hovh=269&hovw=160&tx=78&ty=98&sig=112961717932167547712&page=1&tbnh=135&tbnw=80&start=0&ndsp=24&ved=1t:429,r:2,s:0 http://contigo.abril.com.br/resources/files/production/thumbs/1322/caramuru.jpg?1279626164http://www.lpm.com.br/site/default.asp?TroncoID=805133&SecaoID=816261&SubsecaoID=935305&Template=../artigosnoticias/user_exibir.asp&ID=709384  

http://www.lpm.com.br/site/default.asp?TroncoID=805133&SecaoID=816261&SubsecaoID=935305&Template=../artigosnoticias/user_exibir.asp&ID=709384 

Professor e alunos deverão ler juntos crítica às obras "Caramuru" e "O Uraguai", resumos e fragmentos. O professor deverá recordar com eles sobre o fragmento já visto no Youtube. Poderá, a partir da leitura dos livros, sugerir que como no Youtube representem partes das obras. Deverá sugerir que usem recursos mediáticos. É importante explorar os textos possibilitando aos grupos inserirem as novas informações na pesquisa.

Atenção: Realce a visão desses poetas quanto à natureza.  Ver links abaixo.

http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/o/o_uraguaihttp://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/c/caramuru  

http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/c/caramuru 

 

Atividade 4

 Os alunos irão analisar quatro poemas:

Texto 1

Romance XXI ou Das Idéias

Cecília Meireles

A vastidão desses campos.
A alta muralha das serras.
As lavras inchadas de ouro,
os diamantes entre as pedras.
Negros, índios e mulatos.

Almocraves e gamelas.

Os rios todos virados. Toda revirada, a terra. Capitães,

governadores, padres, intendentes, poetas.

Carros, liteiras douradas, cavalos de crina aberta.

A água a transbordar das fontes. Altares cheios de velas.

Cavalhadas. Luminárias. Sinos. Procissões. Promessas.

Anjos e santos nascendo em mãos de gangrena e lepra.

Finas músicas envolvendo as alfaias das capelas.

Todos os sonhos barrocos deslizando pelas pedras. Pátios de seixos. Escadas. Boticas

Pontes. Conversas. Gente que chega e que passa. E as idéias.  

Texto 2

Os Inconfidentes

José Paulo Paes

Na tranquila varanda de Gonzaga,

Sob os livros de Cláudio Manuel,

Solenes se reúnem, proclamando

A revolta do sonho e do papel.

 

Entre o gamão e o chá fazem as leis

Da perfeita república. No sono

Dos sobrados mineiros, verbalmente,

Resgatam pátrias, justiciam tronos.

Guardam as armas sob o travesseiro.

Vestem capas do roxo mais poético.

Convertem curas, mascates, sapateiros.

São generosos, líricos, patéticos. 

 

Texto 3

Quem deixa o trato pastoril, amado 

Cláudio Manuel da Costa

 

Quem deixa o trato pastoril, amado 

Pela ingrata, civil correspondência, Ou desconhece o rosto da violência

Ou do retiro a paz não tem provado.



Que bem é ver nos campos transladado

No gênio do pastor, o da inocência!

E que mal é no trato, e na aparência

Ver sempre o cortesão dissimulado!

 

Ali respira amor sinceridade;

Aqui sempre a traição seu rosto encobre;

Um só trata a mentira, outro a verdade.

 

Ali não há fortuna, que soçobre;


Aqui quanto se observa, é variedade:


Oh ventura do rico! Oh bem do pobre!

 

 

 

 Texto 4

Tu não verás, Marília

Tomás Antônio Gonzaga

 Tu não verás, Marília 

Tu não verás, Marília, Cem cativos

 tirarem o cascalho e a rica terra,

 ou dos cercos dos rios caudalosos,

 ou da mina da serra.

 

Não verás separar ao hábil negro

 do pesadelo esmeril a grossa areia,

 e já brilharem os granetes de oiro

 no fundo da bateia.

 

Não verás derrubar os virgens matos,

 queimar as capueiras inda novas,

 servir de adubo á terra a fértil cinza,

 lançar os grãos nas covas.

 

Não verás enrolar negros pacotes

 das secas folhas do cheiroso fumo;

 nem espremer entre as dentadas rodas

 da doce cana o sumo. 

 

 Poemas disponíveis nos sites:

http://www.casadobruxo.com.br/poesia/c/romancex.htmhttp://pt.scribd.com/doc/22156928/QUESTOES-ARCADES  

http://pt.scribd.com/doc/22156928/QUESTOES-ARCADES 

http://pt.poesia.wikia.com/wiki/Quem_deixa_o_trato_pastoril_amadohttp://alfarrabio.di.uminho.pt/vercial/gonzaga.htm  

http://alfarrabio.di.uminho.pt/vercial/gonzaga.htm 

 

Tem-se acima quatro poemas escritos em épocas diferentes e que refletem o Arcadismo. Observem e respondam:

 

a- Nota-se nos textos uma mágoa profunda. Qual a razão dessa mágoa?

b- No texto 3, há muitas antíteses usadas para opor campo e cidade. Retirem do texto três pares de antíteses e digam qual o efeito de sentido que elas provocam.

c- Indiquem as características do Arcadismo presentes nos poemas. Justifiquem -nas com elementos retirados dos poemas.

 

Conclusão da atividade:

 

Depois que os textos forem discutidos e as questões forem corrigidas, o professor deverá disponibilizar o tempo que for necessário para o fechamento e entrega do trabalho.

O professor deverá escolher um grupo para apresentar a conclusão da tese: Qual o real envolvimento do poeta árcade com a natureza?

Para encerrar bem a pesquisa, o professor poderá organizar a apresentação da pesquisa de cada grupo em diferentes salas da escola. Deverá sugerir diferentes formas de apresentação como: recital de poemas, jogral, dramatização...  Essa é uma forma de socialização interessante para quem apresenta e para quem a assiste.  

 

http://pt.scribd.com/doc/3374027/

http://www.portalsaofrancisco.com.br/

Recursos Complementares
Avaliação

A entrega da pesquisa ESCRITA deve ser feita conforme data marcada pelo professor que, além de lê-la e avaliar as respostas das perguntas da pesquisa, deverá também levar em consideração o empenho, envolvimento e progresso demonstrado pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.