Projeto Iniciação Científica: Uma lupa na língua
Subprojeto: Uma lupa na língua: gêneros discursivos
Imagem da lupa disponível em:
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://gartic.uol.com.br/imgs/mural/lu/lucasm/1232488613.png&imgrefurl=http://gartic.uol.com.br/desenhos/lupa&h=304&w=321&sz=18&tbnid=5JWxnEzCpZW9XM:&tbnh=103&tbnw=109&prev=/search%3Fq%3Dimagem%2Bde%2Buma%2Blupa%26tbm%3Disch%26tbo%3Du&zoom=1&q=imagem+de+uma+lupa&docid=yAQQT4gkC0NaLM&hl=pt-BR&sa=X&ei=Bl2HT7zOPMeogwep6cXRBw&sqi=2&ved=0CCwQ9QEwAg&dur=1056
1) TEMA: O estudo do Rap: emergência, criticidade e cultura popular
MOTIVAÇÃO:
O professor iniciará a aula, perguntando aos alunos:
-
Quem gosta de rap?
-
Por quê?
-
Quem quer cantar um rap?
Professor, peça aos alunos que, em grupo, escolham e cantem o rap que mais gostam.
http://www.sempretops.com/musicas/fotos-e-nomes-de-rappers-americanos-famosos/attachment/169974-disc-rap/
2) PROBLEMATIZAÇÃO
Professor, peça que os alunos, em grupo, selecionem no youtube os vídeos de rap que mais assistem. Deverão apresentar para a turma no laboratório de informática ou no tablet ou notebook e, a partir daí, levantarão as hipóteses da pesquisa/estudo.
Para que os alunos levantem as hipóteses, eles devem entender que o rap, enquanto um gênero musical, tem, a cada dia, ganhado mais espaço na sociedade. E, embora sua prática esteja centrada na periferia, o rap tem caído no gosto popular. Logo, a problematização resume-se na pergunta de pesquisa: por que o rap tem se popularizado?
Para que os alunos confirmem a popularização do rap, o professor pode exibir alguns vídeos e/ou sites que colocam o rap em evidência:
atividade 2 - os alunos podiam produzir videos usando o celular, ou podcast
http://tvcultura.cmais.com.br/manoseminas
(Programa Manos-Minas - TV Cultura)
http://www.youtube.com/watch?v=gNpYiM8Ckfc
(Marcelo D2)
http://www.youtube.com/watch?v=vlJ2AZxIOiM
(Rap das Armas - Filme Tropa de Elite)
http://www.youtube.com/watch?v=OzGCujdntcM
(TV Rap Nacional)
http://www.rapnacional.com.br/2010/
(Site Rap Nacional)
http://www.youtube.com/watch?v=xb8lnKQsEFM
(Trilha do filme Inversão)
http://radiorapnacional.com.br/
(Rádio Rap Nacional)
http://www.youtube.com/watch?v=tOXI-2nLkFA
(Racionais MC - Negro Drama)
3) HIPÓTESES
Após a exibição dos vídeos, o professor deve propor uma discussão ao grupo acerca do alcance social do rap na nossa sociedade. Para isso, é importante dar voz aos alunos para que eles levantem hipóteses sobre a abrangência desse gênero musical.
As hipóteses levantadas deverão ser anotadas para que, ao final do estudo, possam ser confirmadas ou refutadas.
Professor, é importante que os alunos discutam sobre a repercussão do rap em outras camadas sociais. Daí, caso sinta necessidade, proponha intervenções, como:
- Será que o protesto que os raps apresentam em suas letras pode ser entendido como fator determinante para sua disseminação? Por quê?
- Ou a disseminação tem a ver com o estilo da música, o ritmo, a tendência para uma mesma batida?
- A figura do rapper ajuda nessa disseminação? Como? Por quê?
4) JUSTIFICATIVA
Nessa etapa, os alunos deverão compreender o porquê de se estudar o rap. Ou seja, o que o estudo do rap os trará de ganho de conhecimento e, em que medida, isso interferirá em sua vida?
Para tanto, é preciso que o professor tenha claro consigo a necessidade de se estudar qualquer tipo de manifestação social e cultural que utiliza a linguagem, especialmente aquelas difundidas na contemporaneidade, porque o estudo dessas manifestações revelam ideologias sociais e culturais, e, portanto, deverão compor o leque de conhecimentos dos discentes, enquanto cidadãos críticos e participativos na sociedade em que se inserem.
O rap pode ser entendido como uma forma de manifestação de denúncia/protesto de grande parcela da população que não tinha/tem voz e era/é marginalizada.
O professor pedirá aos alunos para acessarem entrevistas com rappers e a partir delas, em duplas, eles terão de redigir, em KWord, uma justificativa para o estudo dos raps.
Eis algumas sugestões de entrevistas, mas o professor pode deixar os alunos pesquisarem na internet e escolherem aquela que justifica ou influencia sua escrita.
http://www.youtube.com/watch?v=5mxJzOhryHQ
(Entrevista com Thaíde - rapper)
http://mais.uol.com.br/view/92db81ral8qx/metropolis--entrevista-com-o-rapper-emicida-04023064C0C94346?types=A
(Entrevista com Emicida - rapper)
http://www.noticiario-periferico.com/2010/09/entrevista-com-o-rapper-mineiro.html
(Entrevista com o rapper mineiro Lindomar)
http://www.youtube.com/watch?v=luwSa9mIAEo
(Entrevista em espanhol com o rapper School Psicosis)
As justificativas deverão ser salvas em arquivo para serem utilizadas na redação do relatório final.
5) OBJETIVOS
Nesse momento, os alunos já são capazes de elaborar os objetivos para o estudo do rap. Coletivamente, os objetivos deverão ser construídos e registrados por todos:
Objetivo geral:
- Entender o rap enquanto manifestação popular contemporânea que porta traços de regularidade linguistico-discursivos.
Objetivos específicos:
- Valorizar o rap enquanto cultura popular da contemporaneidade.
- Identificar discurso crítico no rap.
- Conhecer as origens e influências do gênero musical.
- Reconhecer sua difusão na contemporaneidade.
6) METODOLOGIA
Essa parte da pesquisa pressupõe um trabalho pontual para o cumprimento dos objetivos elencados. Seguem sugestões de trabalho por meio de atividades.
Atividade 1
Em trios ou grupos de até 4 pessoas, os alunos deverão discutir qual a relevância de se ter um programa (Manos e Minas) especificamente para tratar do rap, na TV Cultura, um canal conhecido pelo conteúdo diferenciado em relação a outros canais. Em outras palavras, qual a dimensão de se ter um canal com conteúdo voltado prioritariamente ao rap e ao movimento hip hop?
http://tvcultura.cmais.com.br/manoseminas/manos-e-minas-15-10-2011
Após assistir o vídeo e conhecer o site do programa, os alunos lerão uma notícia sobre a disseminação do rap brasileiro no mundo.
O RAP Brasileiro ganhando o Mundo! Postado por Mandrake em 22 de março de 2012 ás 14:10
O Grupo Klandestino começa 2012 com ótimas noticias para o RAP NACIONAL, o Rapper Jesus Costa conta que firmou uma parceria com uma distribuidora de musica digital internacional.
“A distribuidora apesar de contar com uma sede nos Estados Unidos, possui alguns Staffs aqui no Brasil e isso contribuiu muito para o amadurecimento deste compromisso, trata-se de um desafio entrar em mercados como o Europeu, asiático e Mercosul por exemplo, apostamos na parceria, estruturamos o planejamento e expomos o nosso trabalho, o resultado ta ai pra todo o mundo ver, hoje já estamos em lojas virtuais pelo mundo todo como: Ebay, Imusica, Simfy, All Music, Groveshark, IHeart Radio, Emusic, 7 Digital, ITunes, Tradebit, ONERpm, MSN Entertainment, Bursalago, Swap, Spotiweb, Yahoo Music, Dedica.la, marcadodamusica além dos sites brasileiros como: Uol megastore, Sonora terra, Rádio Uol, Oirdio e Sansung music store. Quem ta cum nóis Acaba de entrar nas lojas de umas das maiores operadora de celulares à Claro e já estão disponíveis em países como: Nicarágua, Paraguai, Uruguai, Chile, Colômbia, Peru e Brasil”, afirma Jesus Costa.
Segue alguns links:
http://cti.imusica.com.br/album.aspx?id=349504 – Brasil / Espanha
http://www.claromusicstore.com.py/album.aspx?id=349504 – Paraguai
http://comcel.imusica.com.br/album.aspx?id=349504 – Colômbia
http://ims.claroideas.cl/album.aspx?id=349504 – Chile
http://www.claromusicstore.com.uy/album.aspx?id=349504 – Uruguai
http://www.imusica.claro.com.ni/album.aspx?id=349504 – Nicarágua
O rapper comenta ainda que a ONERpm (distribuidora) que administra os direitos sobre as vendas do CD do Klandestino, acaba de anunciar 60 novos parceiros para divulgação mundial.
O CD do Klandestino entrará nos próximos dias nesses novos parceiros, entre eles algumas conhecidas mundialmente como por ex: Virgin, Telefônica, Vodafone e Ovi Nokia, expandindo ainda mais no mercado da distribuição de musica Digital.
Tags: Klandestino
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http://www.rapnacional.com.br/2010/index.php/noticias/o-rap-brasileiro-ganhando-o-mundo/
Depois de observarem o programa da TV Cultura e lerem a notícia, à guisa de embasamento teórico, os alunos deverão ler o artigo de Mércia Pinto, da UNB: "Rap: gênero popular da pós-modernidade". Isso os ajudará a embasar sua resposta em argumentos consistentes.
Disponível em: http://www.iaspmal.net/wp-content/uploads/2011/12/MerciaPinto1.pdf
Professor, a leitura desse artigo pode ser feita por um aluno tanto do Ensino Médio quanto da EJA, por apresentar linguagem acessível.
Após discutirem, terão de criar uma apresentação em KPresenter ou Power Point ou no Prezi mostrando suas conclusões.
Ao apresentarem à turma, o professor deverá deixar os alunos comentarem sobre o trabalho uns dos outros.
Atividade 2
Para conhecerem sobre as origens e influências do rap, os alunos criarão um post no blog da sala para exibirem essas informações. Pesquisarão livremente na internet sobre os achados. Caso a sala não tenha um blog, a opção do professor ou é fazer um ou propagar os textos referentes a esse tópico em murais na escola.
Professor, estimule os alunos a produzirem textos multimodais, nos quais a presença da imagem seja crucial. Assim, o texto tornar-se-á mais interessante aos leitores.
Sugestões de site para a pesquisa:
Atividade 3
Nesse momento, os alunos analisarão letras de raps para estudar não somente as regularidades concernentes ao gênero: estilo, construção composicional e conteúdo temático (perspectiva bakhtiniana de gênero), mas, especialmente, propor uma análise interpretativa para sentidos que emergem das letras.
O professor fará junto com os alunos uma análise de um rap para que os discentes, posteriormente, possam, em grupos, escolher um rap e analisá-lo conforme exemplo docente.
Antes de projetar a letra do rap, o professor exibirá o estilo visual de rappers para conversar com os alunos:
- O que é possível perceber em termos de regularidade visual nos rappers?
- Essas regularidades se estendem ao gênero musical? Em que medida?
- Esse estilo pressupõe uma leitura visual. Qual a leitura que vocês fazem desse estilo dos rappers? E qual sua relação com o que cantam?
Todas as imagens acima estão disponíveis em: http://www.sempretops.com/musicas/fotos-e-nomes-de-rappers-americanos-famosos/
- Análise do Rap Meninos de Rua, do Racionais MC's
TEIXEIRA DE FREITAS BAHIA BRASIL PARENTE DE SAO PAULO E RIO
O QUE TEM LA, TEM LA QUE AQUI NAO TEM O RAP OU A FEBEM
NAO NAO NAO, O RAP JA ANDA POR AQUI A BANCA FODA É SPY MC´S
TÁ TUDO CERTO VOU COMEÇAR 1,2 1,2 TESTE MANO EDSON NO AR
AI AUTORIDADES OU GOVERNANTES DA NOSSA CIDADE SE LIGA NA PARADA
ACHA JUSTO VER CRIANÇAS DORMINDO EM CALÇADAS
CHUVA E SOL CALOR E FRIO REBULSADO NA CALÇADA DO BANCO DO BRASIL
AVENIDA LOMANTO JUNIOR DE DIA É MUITO MOVIMENTO E ANOITE TORMENTOS E LAMENTOS
A MULECADA QUASE NUA DESCALÇO SEM CAMISA NA RUA NA IDADE DE CINCO A DEZ ANOS CONCERTEZA MANO JA PUXA O PANO
TODO DIA EU PASSO LA E VEJO ISSO SERA QUE ALI NAO PASSA POLItICOS
TUDO BEM O QUE ELES QUEREM É ISSO UM FUTURO CHEIO DE RISCO
QUEM PASSA NA CALÇADA É SERRADO UM TROCADO DO OUTRO LADO AS TIAS ACHAN ENGRAÇADO
ATIREI O PAU NO GATO, TÉO TÓ, MAS O GATO TÉO TÓ
NAO MORREU REU REU OBS: CANTADO POR CRIANÇAS
SEMPRE DOU UM CHOCOLATE PROS PIVETES
E QUASE TODOS JA MEN CONHECE
ALGUNS MEN COMPRIMENTAN
E AI MANO EDSON QUANDO VAI TER OUTRO SHOW DO SPY MC´S
QUANDO TIVER MEN AVISA QUERO IR
QUANDO CRSCER VOU LEMBRAR DE VOCE
QUEM É QUE PENSA NO FUTURO DESSA TRILHA
QUEM PENSAR GARANTIRÁ O SEGURO DO SEU FILHO OU DE SUA FILHA
SEM ESCOLA, EDUCAÇÃO, CULTURA, INFORMAÇAO E LAZER
O QUE ELE VAI SER QUANDO CRESCER, UM MARGINAL ?
SE FOR VAI ABORTAR VOCE E AS TIAS NO SINAL
ATIREI O PAU NO GATO, TÉO TÓ, MAS O GATO TÉO TÓ
NAO MORREU REU REU OBS: CANTADO POR CRIANÇAS
AI PREFEITO DA NOSSA CIDADE
POR FAVOR MEN RESPONDA O QUE EU CANTO É VERDADE
OU É UM MUNDO DE ILUSAO
IGUAL A MERDA DA TELEVISAO
O SR JA PAROU PARA PENSAR
SE UM DIA UM MOLEQUE DESSE
UM PARENTE SEU MATAR
O SR CONCERTEZA VAI VINGAR
MAS TEVE MIL E UMA OPORTUNIDADE
PARA EVITAR
CONCLUSÃO
TRABALHOU NA PREFEITURA
NÃO FEZ NADA PROS MOLEQUES DE RUA
ALGUNS ANOS SE PASSOU
NADA SE MODIFICOU
HOJE OS MOLEQUES QUE ERAN MENDINGOS SÃO BANDIDOS
CIDADÕES COMUNS É QUE ESTÃO NO PERIGO
MAS SÃO VOCES O PRINCIPAL
ALVOS DOS BANDIDOS
ATIREI O PAU NO GATO, TÉO TÓ, MAS O GATO TÉO TÓ
NAO MORREU REU REU OBS: CANTADO POR CRIANÇAS
http://www.vagalume.com.br/racionais-mcs/meninos-de-rua.html#ixzz1pyjbwje5
Questionário:
- Quais são as gírias encontradas no rap?
- Em relação à linguagem, como caracterizá-la? Há algum traço linguageiro característico desse gênero musical?
- A quem se dirige o rapper? Qual a postura que se tem, então, logo no início da música?
- Pode-se afirmar que o rapper denuncia uma realidade. Qual é?
- Essa denúncia aparece sob qual tipo de texto? Tipo argumentativo, descritivo, narrativo (...)?
- Como o rapper se posiciona em relação ao político? Em outras palavras, qual é o ethos do político na visão do rapper?
- Quem seriam "as tias" a que se refere o rapper?
- Qual a intenção do rapper ao trazer intertextualmente uma cantiga de roda infantil?
- O que revela ideologicamente a ação descrita na letra: "dar um chocolate pros pivetes"?
- Sendo a televisão um veículo de comunicação de massa, o que se tem posto ideologicamente sobre ela?
- Qual argumento o rapper utiliza para tentar sensibilizar a autoridade a quem se dirige na música sobre a necessidade de cuidar dos meninos de rua?
- Qual a relação semântica e argumentativa posta entre "moleque" e "bandido"? Por quê?
- Em relação ao tema, o que é proposto no rap? Um tema social controverso, um tema de provocação, um tema real, um tema urbano?
- No que diz respeito às rimas, como elas são apresentadas e construídas?
- A maneira como o rapper canta a música se difere de outros estilos musicais. Como poderíamos definir essa maneira singular de cantar do rapper?
- Podemos considerar o rap como uma manifestação poética? (Sobre essa questão, professor, ver http://www.prp.unicamp.br/pibic/congressos/xvcongresso/cdrom/pdfN/639.pdf)
Discutidas as perguntas acima coletivamente, os alunos, em grupos, terão de escolher um rap com o qual se identificam e elaborarem perguntas referentes à interpretação e às regularidades do gênero discursivo, conforme fez o professor.
Elaboradas as perguntas, os grupos deverão trocá-las entre si e reponderem-nas. Depois disso, cada grupo vai apresentar o questionário que criou e comentar as respostas do colega.
Professor, aproveite esse momento para aprofundar em questões relativas à configuração do gênero. É importante que os alunos entendam o rap como pertencente a uma esfera de produção social, a qual vinculam-se necessidades sociais e ideológicas de interação.
7) CONCLUSÃO E RELATÓRIO FINAL
A proposta para o relatório final é desafiadora: os alunos deverão escrever seus achados por meio do gênero estudado: o rap. Nessa proposta, o desafio é justamente trabalhar a capacidade de síntese dos alunos na proposta de cumprimento das regularidades do gênero rap: estilo, conteúdo e construção composicional. A apresentação dos raps produzidos deverá ser feita para toda comunidade escolar, preferencialmente no horário do recreio para que os alunos de outros anos de ensino possam ser despertados à abrangência semântica e estilística do gênero rap. Caso o resultado seja satisfatório, é oportuno filmar as apresentações e disponibilizá-las virtualmente.
SUGESTÃO - publicar no youtube os vídeos.
Professor, saliente com os alunos sobre a necessidade de, ao final do rap, redigirem tanto a bibliografia quanto as referências bibliográficas. Ademais, lembre-os de que devem utilizar dos arquivos escritos e salvos ao longo do estudo para a composição final.