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Projeto iniciação científica – Uma lupa na língua – UCA/TABLETS: Abertura de novelas: uma análise discursiva e multimodal

 

04/06/2012

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar e reconhecer relações entre os elementos  verbais e não verbais das aberturas de novelas e consequente produção de sentido.
  • Investigar como se dão as relações entre esses elementos para a produção de sentidos.
  • Construir sentidos às aberturas de novelas por meio das relações entre as semioses identificadas no gênero.
  • Criar oficinas e uma gincana virtual.
Duração das atividades
10 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Linguagem verbal e não verbal.
  • Semântica: efeitos de sentido.
  • Navegação e pesquisa na internet.
Estratégias e recursos da aula
 

             Projeto Iniciação Científica Uma Lupa na Língua

Subprojeto: Uma lupa na Língua - gêneros discursivos

 

lupa

 

http://gartic.uol.com.br/imgs/mural/lu/lucasm/1232488613.png

 

 

ESEBA

 

OBS.: A aula também pode ser desenvolvida por meio de tablets.

 

Estratégias e recursos:

 

  • Uso da Internet (laptops e/ou tablets).

  • Quadro colaborativo online - Twidla.

  • Editor de vídeos FLV PLAYER.

  • Gravação de vídeos pelo celular.

 

Atividade 1 - Introdução

  • Apresentação do tema

 

Com o intuito de apresentar o tema, o professor deverá propor um quiz para os alunos sobre as novelas de televisão em geral.  

Sugestões de quizzes de novelas que deverão ser acessados pelos laptops e/ou tablets dos alunos ou por meio de computadores do Laboratório de Informática da escola:

http://rachacuca.com.br/quiz/tv/novelas/

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Professor, cada aluno escolherá o quiz que lhe agrada e o responderá individualmente. O tempo para essa atividade é de 15 minutos, no máximo. Para a socialização do jogo, o professor pedirá aos alunos para falarem sobre o quiz escolhido e sua impressão sobre o jogo, além da quantidade de pontos obtidos.

 

Ao final dos quizzes, o professor deverá questionar:

  • Você é capaz de lembrar a abertura da novela que foi tema de seu quiz? Descreva-a.

Para isso, os alunos deverão procurar pela abertura de novela, em vídeo, na internet, e assisti-la para descrevê-la oralmente aos colegas.

 

  • Professor, deixe os alunos comentarem à vontade sobre a abertura da novela e escolha, ao longo da conversa, uma das aberturas citadas pelos alunos para expô-la em classe. Utilize projetor ou simplesmente peça aos alunos para acessarem-nas em seu tablets, UCA ou no computador do Laboratório da escola. Isso dará margem para você introduzir o tema a ser estudado -aberturas das novelas-, propondo discussões iniciais sobre o gênero em foco. Para melhor condução dessa discussão, recomenda-se que o professor leia os artigos disponíveis em recursos complementares.

 

Pesquisa livre e quadro colaborativo online - Twidla

Após visualização e discussão sobre o tema "aberturas de novelas", os alunos terão de empreender uma pesquisa sobre o assunto a fim de, em um próximo momento, delimitá-lo. A pesquisa, por ora, deverá ser livre de imposições. A ideia é que os alunos leiam o que encontrarem sobre o tema para construírem um texto coletivo abordando, em linhas gerais, o gênero 'abertura de novelas'. Esse texto deverá ser construído por meio da ferramenta Twiddla: quadro colaborativo online, no qual os alunos ainda poderão compartilhar arquivos de texto, imagens, links, dentre outros.

Twiddla: http://www.twiddla.com

Sobre twidla, há um tutorial disponibilizado em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38881

 

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  • Para mostrar aos alunos que o tema desperta fascínio, o professor pode sugerir que eles pesquisem, também, em redes sociais. Para isso, os alunos deverão se inscrever na rede social estipulada pelo grupo. Caso não saibam como fazer, o professor se inscreve, mostrando, por meio de projetor, como se faz a inscrição. Em seguida, os alunos procurarão por comunidades que abordem o tema e postarão comentários no fórum dessas comunidades. Os alunos também podem criar sua própria comunidade para abordar o tema. Estipulado um tempo de aproximadamente 15 minutos para troca de mensagens e realização de comentários, o professor deverá projetar as mensagens que os alunos trocaram e ler com eles, discutindo as repercussões e dimensões do conteúdo postado. 

 

http://www.facebook.com/groups/126399667445339/  Acesso em 15 de abr. de 2012

 

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http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=52188865     Acesso em 15 de abr. de 2012

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http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=58788725     Acesso em 15 de abr. de 2012

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  • Ou ainda, os alunos poderão procurar/pesquisar por notícias com o tema:

http://adnews.uol.com.br/pt/tv/globo-exclui-video-que-compara-abertura-de-novelas.html    Acesso em 15 de abr. de 2012

 

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Atividade 2 – Delimitação do tema

 

A partir das pesquisas sobre o tema e a construção do texto coletivo, os alunos terão condições de delimitar o estudo. Como isso poderá ser feito?

Como sugestão, o professor poderá conduzir essa delimitação a partir dos questionamentos sugeridos abaixo:

 

  • O que mais chamou sua atenção nas aberturas de novela? Por quê?
  • Quais os sentidos que você atribuiu ao que te chamou atenção?
  • Você atribuiu esses sentidos levando em consideração o quê, ou seja, o que foi responsável pela criação de sentidos nas aberturas de novelas?
  • É possível propor interpretações de sentido diversas para a mesma abertura? Por quê?

 

Por meio dessas perguntas, é possível chegar a um consenso para a pesquisa, posto que os alunos falarão de algo que, necessariamente, na abertura de novelas, despertou sua atenção. E, muito provavelmente, o que chamou a atenção deles está relacionado aos efeitos de sentido (aspecto discursivo) causados pelo uso das simbioses: cor, imagem, movimento, som, espaço (multimodalidade). Nesse momento, então, é preciso focar em um aspecto que será abordado na pesquisa com o gênero 'abertura de novelas'. Uma possibilidade advém da pergunta de pesquisa: 

"Como são gerados os efeitos de sentido nas aberturas de novelas?"

É possível também propor uma relação entre os efeitos de sentido da abertura com a trama principal da novela. Nesse caso, o professor poderia propor perguntas do tipo: "Qual a relação entre os elementos da abertura de uma dada novela com sua trama principal?"

 

Atividade 

  • Trabalhando com o editor de vídeos FLV PLAYER

 

 

Para enriquecer a reflexão a partir dos questionamentos propostos acima, o professor deverá pedir aos alunos que, em grupos, selecionem um editor de vídeos, como o FLV Player, disponível em: http://www.baixaki.com.br/categorias/172-editores-de-video.htm, para propor um recorte de cenas de diferentes aberturas de novelas, de modo a reeditá-las. Ao final da edição, os alunos terão de enviar o arquivo a outro grupo para que este possa propor significação à nova versão. A partir dessa atividade, os alunos terão maior clareza sobre o pressuposto: "os diversos modos semióticos propõem diferentes significações conforme são organizados e/ou editados nas aberturas de novelas".

 

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http://www.blogcdn.com/www.dvguru.com/media/2006/01/Adobe-Premiere-Pro-2.0-Screenshot.jpg

 

 

Atividade 3 – Hipóteses e justificativas

 

As hipóteses e justificativas devem estar alinhadas à delimitação do tema de pesquisa. Como chegar a elas?

Primeiro, em uma conversa com o professor, os alunos devem responder à pergunta:

  • Por que quero pesquisar sobre esse aspecto do gênero abertura de novelas e não outro?

 

Aqui, os alunos poderão responder que é porque geralmente há uma música interessante e chamativa, há muitas cores que se relacionam às imagens apresentadas, que por sua vez harmonizam com o espaço e produzem sentidos, normalmente, relacionados à trama da novela. Daí desvendar como essas semioses se organizam para a produção de sentidos é analisar a linguagem em seu todo, em sua potencialidade de produzir efeitos de sentido que podem, por sua vez, ser diferentes conforme singularidades dos indivíduos.

 

A partir dessa justificativa, os alunos deverão levantar suposições as quais deverão ser confirmadas ou refutadas após o estudo. A pergunta de pesquisa deve ser introdutória à redação das hipóteses:

  • "Como são gerados os efeitos de sentido nas aberturas de novelas?"

 

Algumas sugestões de hipóteses:

  • Os sentidos produzidos são gerados exclusivamente pela mescla dos elementos não verbais do texto, como a cor, a imagem, o espaço e música (quando orquestrada apenas).

OU

  • Os sentidos produzidos são gerados pela mescla dos elementos não verbais (cor, imagem, espaço) e verbais (música cantada) das aberturas de novelas.

OU

  • Os sentidos produzidos são gerados somente pelos elementos verbais.

 

Caso se opte pela outra pergunta de pesquisa, 

  • "Qual a relação entre os elementos da abertura de uma dada novela com sua trama principal?",  as hipóteses terão de ser construídas a partir de uma abertura de novela específica.

 

Por exemplo: se se opta pela abertura da novela "Fina Estampa", http://www.youtube.com/watch?v=uv9L8teyrlM&feature=related, os alunos poderão levantar como hipóteses:

  • A cor das roupas das modelos da abertura da novela é a mesma cor usada em geral pela atriz protagonista e pela antagonista da trama.
  • O estilo da roupa das modelos da abertura é o mesmo das atrizes protagonista e antagonista da trama, dadas suas atribuições profissionais e pessoais.
  • O uso do espelho na abertura sugere o espelhamento/reflexo entre destinos das personagens no enredo.
  • Etc.

 

 

 

Atividade 4 – Objetivos

 

Nessa etapa, os alunos deverão ser capazes de dizer o que eles pretendem aprender com esse trabalho e quais resultados desejam obter. Para isso, o professor questionará:

  • O que pretendemos encontrar ou o que esperar do estudo sobre abertura de novelas? 

Diante da pesquisa empreendida sobre o tema 'abertura de novelas', redação da justificativa e da hipótese, os alunos terão condições de escrever os objetivos para o estudo. Esses objetivos deverão ser escritos colaborativamente por professor e alunos. A escrita deverá ser feita ou no quadro ou no computador e projetada para a sala. Assim, todos poderão opinar e dar suas contribuições.

No caso do tema 'abertura de novelas', com foco na origem dos efeitos de sentido, apontamos como objetivos:

  • identificar e descrever os elementos verbais e não verbais que compõem as aberturas de novelas.
  • reconhecer relações entre os elementos  verbais e não verbais das aberturas de novelas e consequente produção de sentido.
  • investigar como se dão as relações entre esses elementos (por exemplo, seriam relações de complementaridade, dissonância etc?) para a produção de sentidos.
  • construir sentidos às aberturas de novelas por meio das relações entre as semioses identificadas no gênero.

 

 

 

Atividade 5 – Metodologia

 

5.1 Trabalhando com OFICINAS

 

Professor, organize com os alunos as etapas e prazos necessários para o cumprimento das propostas de pesquisa para não comprometer o trabalho.

 

Os alunos serão divididos em grupos de até 4 alunos e cada grupo ficará responsável por estudar um aspecto multimodal de, pelo menos, 3 aberturas de novelas escolhidas pela turma.

Exemplo: Nas aberturas de novelas "Chocolate com Pimenta", "Aquele Beijo" e "A Favorita", cada grupo de alunos deverá ficar atento ao:

 

Grupo 1: estudo das relações envolvendo as cores.

Grupo 2: estudo das relações envolvendo as imagens.

Grupo 3: estudo das relações envolvendo os movimentos.

Grupo 4: estudo das relações envolvendo o espaço.

Grupo 5: estudo das relações envolvendo a música.

 

Cada grupo terá de levantar material bibliográfico que fundamentará suas análises sobre o elemento que terão de analisar. Por exemplo, se um grupo ficou responsável pelo estudo das relações envolvendo as cores, ele deverá pesquisar por material que trate especificamente desse aspecto. Material que consiga nortear de alguma maneira respostas às perguntas, tais quais: "Como as cores relacionam-se entre si? Elas podem dizer o estado de espírito de um indivíduo? Quais cores quando juntas dão ideia de tranquilidade? Etc".

Importante: Esse material bibliográfico deverá ser consultado pela internet por meio dos sites de busca e/ou livros ou e-books que tratem sobre o assunto.

 

  • Socialização dos resultados parciais

 

As análises empreendidas especificamente  sobre as 3 aberturas escolhidas deverão ser socializadas com a turma por meio de exposição oral. As estratégias utilizadas para essa socialização podem ser: apresentação em datashow, material concreto, encenação... 

Ao final das análises e com base no estudo específico do aspecto multimodal, os alunos terão de elaborar atividades concretas e direcionadas ao aprendizado desse aspecto pelos outros grupos. A proposta é que os colegas de sala realizem atividades para aprenderem os aspectos que não pesquisaram. Exemplo: o grupo que pesquisou sobre cores deverá propor aos colegas uma atividade que os faça refletir sobre os possíveis significados das cores. Uma ideia é determinar cores para roupas de modelos, ou ainda escolher combinações de cores para cômodos da casa, ou dizer sobre a relação de uma determinada cor e um dado sentimento etc.

 

  • Proposta de OFICINA

 

Uma proposta de oficina, por exemplo, é trabalhar com o filme "A Lista de Schindler", em que a maioria das cenas são em preto e branco e, em apenas duas cenas, há cor. E a preferência da cor foi pelo vermelho. 

Schindler's List (A Lista de Schindler) é um filme de 1993 baseado no livro Schindler's Ark, de Thomas Keneally (o livro foi mais tarde renomeado para Schindler's List). O filme, dirigido por Steven Spielberg. Relata a história de Oskar Schindler, um checo que salvou a vida de mais de mil judeus polacos/poloneses durante o holocausto. O título refere a lista de 1.200 judeus que Schindler contratou para trabalhar na sua fábrica, tirando-os dos campos de concentração.
Steven Spielberg, mais tarde, disse que fazer o filme o afetou profundamente. A maior parte dele foi produzido em preto e branco. Apresentou cores apenas no prólogo e no epílogo, e uma cor vermelha em duas cenas especiais para se entender o que levou Schindler a salvar os judeus da morte. Seu subtítulo - Quem salva uma vida salva o mundo inteiro - é uma citação de Talmud. Aclamado pela crítica, o filme ganhou fama por seu detalhamento gráfico da horrível brutalidade do holocausto.
Desde que foi lançado, Schindler's List ascendeu em status e foi considerado um dos melhores filmes da década de 1990. É também considerado por ser uma das melhores realizações de Steven Spielberg por muitos críticos; é muito bem votado na lista dos 250 melhores filmes da Internet Movie Database, mantendo-se sempre entre os dez primeiros.
 

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http://screenshotsmovies.blogspot.com.br/2011/03/lista-de-schindler.html

 

Nessa ideia, na oficina, os alunos, primeiro, assistiriam ao filme estando sua atenção voltada para os usos das cores (aspecto multimodal trabalhado). Depois, trabalhariam os efeitos da escolha do uso da cor vermelha no filme que retrata um momento histórico trágico para o mundo. Por que essa cor? O que ela suscita em relação às cenas em preto e branco, na sua maioria?

 

  • Gravação de vídeos pelo celular

 

Depois dessas reflexões iniciais, os alunos, proponentes da oficina, sugeririam a criação de uma cena por meio de gravação de vídeos usando o celular. A cena poderia ou não ter um tema específico pré-estipulado, como: como eu vejo o mundo ou como eu penso quando estou...

 

  • Socialização dos vídeos

 

Depois da produção dos vídeos, exibiria-os aos participantes da oficina e proporia-se uma discussão sobre o processo de criação dos vídeos com o foco no uso das cores. Perguntas como mote para a discussão: porque o mundo que você pensa tem mais azul do que verde? Por que o uso da cor preta é contraposta ao branco quando você está pensando em sua profissão?

 

 

Para a ideia das oficinas, cada grupo fará, pelo menos, 4 atividades concretas até contemplarem o estudo  dos 5 aspectos multimodais trabalhados.

 

  • Professor, não se esqueça de avisar aos alunos sobre a necessidade de anotar as referências bibliográficas à medida que as usarem.

 

 

5.2 PROPOSTA DE GINCANA VIRTUAL

 

Após o trabalho concreto e análise dos aspectos multimodais por meio das oficinas, chegou o momento de analisar esses aspectos no todo do gênero. Em outras palavras, chegou o momento de o aluno unir as semioses em prol da descoberta da origem da significação nas aberturas de novelas.

Para isso, os alunos, trabalhando em grupo (máximo 4), deverão elaborar uma gincana virtual por meio de pistas para a descoberta da origem dos efeitos de sentido nas aberturas de novelas. A gincana deverá acontecer por meio do blog da turma ou por meio do site da escola. Antes, o grupo deverá selecionar uma abertura de novela que servirá como mote para a criação das pistas e/ou perguntas na gincana virtual bem como disponibilizar um rápido resumo acerca da trama.

Dica: professor, sugira aos alunos trabalharem com alguma novela que já assistiram para facilitar o estudo, mas os alerte sobre a necessidade de sigilo do grupo quanto à abertura escolhida, tendo em vista não atrapalharem a gincana. Ainda é preciso pensar em prêmios para os vencedores. 

 

Professor, para saber mais sobre a gincana enquanto metodologia, leia artigo nos Recursos complementares.

Obs.: Na gincana sugerida como metodologia, o professor e os alunos podem estipular as regras e sugerir orientações. O que não podem faltar são tarefas a serem cumpridas que permitirão acesso a novas etapas da gincana.

 

 

Sugestões de links para aberturas de novelas:

 

Professor, trabalhe em conjunto com o professor de informática para que ele auxilie você e os alunos na introdução das pistas no meio virtual e na montagem da gincana. Opte ainda pela ajuda de um estagiário, caso possível, ou tente um aluno com bom domínio no uso da informática para ser seu monitor durante as aulas. Nas escolas federais, há muitos editais para inscrição de projetos a fim de recrutar estagiários para o desenvolvimento de estudos. 


Passos para a realização da gincana virtual

(Obs.: para haver ganhador é preciso que o programa onde serão locadas as gincanas guarde as informações de erros e acertos de cada equipe. Caso isso não possa ser feito, uma ideia é trabalhar a gincana "online", isto é, todos os alunos da sala assistem ao acesso online e ao cumprimento da gincana realizada por um grupo. Todas as propostas de gincana devem ter o mesmo número de tarefas/pistas/perguntas. )

1. Depois de selecionada a abertura de novela, o grupo que elaborará a gincana deverá analisar discursivamente os elementos dessa abertura (cores, imagens, movimentos, espaço, música), procurando estabelecer relações entre esses elementos, por exemplo: a letra da música coincide com as imagens e/ou espaço? Por que o uso maior de determinada cor? Qual a relação dessa cor com a imagem? E a relação dessa cor com o espaço?

Professor, nesse momento da proposta de elaboração da gincana virtual, os alunos já terão conhecimento suficiente para criarem perguntas, tarefas e/ou pistas sobre os sentidos que emergem da simbiose da cor, da imagem, do som, do espaço e do movimento, tendo em vista a proposição e realização anterior das oficinas que os instrumentalizaram em relação aos aspectos multimodais. Assim, boas propostas de oficina serão decisivas para o sucesso da gincana virtual.

2. A partir das relações, o grupo elaborará pistas e/ou perguntas e/ou tarefas que visam ao leitor descobrir os sentidos.

Segue uma sugestão por meio da abertura de Fina Estampa, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=uv9L8teyrlM&feature=related   Acesso em 15 de abr. de 2012

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Pistas e/ou perguntas e/ou tarefas:

1) Abertura de novela do século XXI cujas cores predominantes são cinza e vermelho.

(Aqueles que acertarem terão acesso ao link da abertura da novela bem como à próxima pista)

2) Há uma relação antagônica entre o cinza e o vermelho?

(Aqueles que disserem sim, passarão à próxima pista)

3) O uso do cabelo das modelos interfere no sentido produzido no início da abertura e ao final dela?

(Aqueles que disserem sim, passarão à próxima pista)

4) Tarefa: escrever um parágrafo sugerindo uma explicação para a evolução dos tipos de cabelo apresentados na abertura da novela em consonância com o enredo da trama principal  (é preciso disponibilizar resumo da trama principal).

(Aqueles que cumprirem corretamente a tarefa, deverão avançar)

5) Etc.

 

 

Atividade 6 – Socialização dos resultados finais

 

Após a gincana virtual, os alunos, conforme grupos de trabalho, criarão um texto coletivo no formato de relatório de pesquisa, utilizando o Twiddla. Os textos prontos deverão circular pela internet, por meio de blogue da turma ou site da escola e nas redes sociais. Interessante também é tentar algum contato com o departamento de criação de novelas de alguma emissora televisiva para tentar veiculação da pesquisa por esses canais.

 

Sugestões de como elaborar o relatório de pesquisa em: http://www.eafcrato.gov.br/attachments/151_Roteiro%20para%20elabora%C3%A7%C3%A3o%20do%20projeto%20de%20pesquisa%20e%20relat%C3%B3rio%20de%20pesquisa.pdf

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

15 aberturas de novelas dos anos 70, 80 e 90. Disponível em: http://supercomentario.com.br/2010/09/12/nostalgia-15aberturas-de-novelas-de-70-80-e-90/  Acesso em 15 de abr. de 2012.

Quiz sobre novelas. Disponível em: http://flashquiz.freetzi.com/novelastheme.htm   Acesso em 15 de abr. de 2012.

 

Sugestões de links para professores:

 

Artigos:

  • A dimensão estética nas vinhetas de TV, de Denize Azevedo Duarte Guimarães.

Disponível em: http://scholar.googleusercontent.com/scholar?q=cache:TqMfiEII6SYJ:scholar.google.com/+aberturas+de+novelas&hl=pt-BR&as_sdt=0,5  Acesso em: 15 de abr. de 2012

  • Produções poéticas em mídias digitais, de Denize Azevedo Duarte Guimarães.

Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/poslit/08_publicacoes_txt/ale_14/ale14_dadg.pdf   Acesso em 15 de abr. de 2012

  • Figuralidade e semi-simbolismo na abertura da telenovela Belíssima, de Loredana Limoli.

Disponível em: http://www2.faac.unesp.br/pesquisa/gescom/dcmnts_gescom/semiotica_e_midia_ebook.pdf#page=164  Acesso em 15 de abr. de 2012

  • Gincana virtual: uma estratégia didática interdisciplinar

Disponível em: http://www.eventosufrpe.com.br/jepex2009/cd/resumos/R1353-1.pdf    Acesso em 15 de abr. de 2012

 

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

Aula: Análises de imagens: construindo significações. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25481  Acesso em 15 de abr. de 2012.

Aula: A multimodalidade no gênero videoclipe. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25502    Acesso em 15 de abr. de 2012.

Aula: Os minicontos em interface multimodal. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24056   Acesso em 15 de abr. de 2012.

Avaliação

O aluno será avaliado desde o momento da introdução ao tema, por meio de atividades com esse fim, até a socialização do estudo. Alguns critérios, como postura participativa e comprometida com o trabalho, seu desenvolvimento e cumprimento dos prazos deverão ser considerados na avaliação. 

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