Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As marcas da sociedade nas paisagens - Iniciação Científica/UCA.

 

22/06/2012

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia O homem criador de paisagem/modificador de paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as transformações ocorridas nas paisagens terrestres em decorrência da dinâmica da sociedade;
  • Perceber os elementos que permanecem como marcas na paisagem ao longo dos tempos;
  • Entender como as marcas presentes nas paisagens auxiliam a entender a história dos lugares.
Duração das atividades
12 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os estudantes devem ter a compreensão de que as muitas mudanças aconteceram nas paisagens terrestres ao longo dos tempos histórico e geológico não ocorreram de uma só vez. Os elementos naturais ou humanos foram alterados e substituídos gradativamente por outros.

Estratégias e recursos da aula

hhh

 

- Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laboratório de informática. Os alunos terão contato com os seguintes softwares:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

Prezado (a) Professor (a),

- Esta aula tem como proposta metodológica o desenvolvimento de atividades de pesquisa que instiguem os discentes a compreenderem as transformações impostas pelas ações humanas às paisagens terrestres ao longo dos tempos.

- Proponha a elaboração de um Projeto de Pesquisa para refletir sobre esta temática. A pesquisa deverá ser norteada a partir da importância de identificar as transformações ocorridas nas paisagens terrestres em decorrência da dinâmica da sociedade, sob a perspectiva das diversas áreas do conhecimento.  

  hh

Atividade 01

O que é um projeto de pesquisa?

PASSO A PASSO

- Inicie a aula orientando os alunos a elaborarem uma proposta de pesquisa buscando levantar problemas, estabelecer hipóteses, definir objetivos, adotar metodologias adequadas à investigação, e apresentar resultados, usando os procedimentos básicos da investigação científica. Explique que um projeto de pesquisa se constitui basicamente das seguintes etapas:

Definir um tema
  • O que pesquisar?
Justificar a escolha do tema
  • Por que pesquisar?
Elaborar a problematização
  •  Qual/quais pergunta(s) se pretende responder com a pesquisa?
Fazer levantamento das hipóteses
  • Qual a suposição? Como imaginamos a resposta do problema?
 
Definir o(s) Objetivo(s)
  • Para que pesquisar - aonde se quer chegar?
Selecionar as fontes de pesquisa
  • Onde encontrar as informações sobre o tema escolhido?  Que fontes consultar para desenvolver o projeto de iniciação científica?
Definir a metodologia
  •  Como alcançar os resultados? Qual o melhor caminho?
Delimitar um cronograma
  •  Qual é o tempo necessário?
Desenvolver a investigação
  •  Quais as respostas/descobertas?
Divulgar os resultados
  •  Como socializar os conhecimentos adquiridos?

 

- Espera-se que essa reflexão promova a construção de conhecimentos significativos por parte dos alunos, pois reconhecemos a pesquisa como sendo um instrumento relevante no processo ensino-aprendizagem, na medida em que estimula a curiosidade e propicia o desenvolvimento da autonomia dos estudantes.

 

Atividade 01

Elaborando um projeto de pesquisa

PASSO A PASSO

- Inicie a conversa com os estudantes resgatando seus conhecimentos prévios sobre os elementos que compõem um projeto de pesquisa. Posteriormente, oriente os alunos a formarem grupos de trabalho para facilitar o desenvolvimento das atividades propostas.

- Medie uma roda de conversa sobre a importância de definir a temática de pesquisa e explique que o tema dessa investigação será: "As marcas da sociedade nas paisagens". Justifique a relevância de estudar esse assunto com vistas a compreender as transformações impostas pelas ações humanas às paisagens terrestres ao longo dos tempos para entender as histórias dos lugares.

- Oriente os grupos a promoverem um debate com vistas a levantarem alguns questionamentos sobre as mudanças nas paisagens terrestres decorrentes da ação humana, e a partir de suas perguntas, auxilie-os a definirem a problemática de pesquisa. O professor deve permitir que os alunos se manifestem, questionem e tentem elaborar perguntas a partir do interesse pessoal de cada um sobre o assunto. Para isso, é importante pedir que citem exemplos de paisagens que façam parte do seu espaço de vivência, as quais eles podem imaginar como eram antes, quais os agentes (naturais ou humanos) a modificaram, se isso ocorreu de forma lenta ou rápida, etc.

- A partir de seus questionamentos, problematize:

  • Como podemos identificar as transformações pelas quais passou uma paisagem cultural em decorrência da dinâmica da sociedade, ao longo do tempo?

 

c- Utilize como exemplo um fato recente noticiado pelo G1 portal de notícias da rede Globo, no dia 10 de abril de 2012, para iniciar a problematização para o desenvolvimento do trabalho de investigação: 

 

Mancha aparece na Enseada de Botafogo, na Zona Sul do Rio.

Mancha, que parece ser de óleo, foi notada na tarde desta terça-feira (10).
Plano de Emergência da Baía de Guanabara foi acionado, segundo Inea.

 
Uma mancha, que parece ser de óleo, foi vista, nesta terça-feira (10), próxima à Enseada de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O Instituto estadual do Ambiente (Inea) informou que foi acionado o Plano de Emergência da Baía de Guanabara (PEBG), que reúne várias empresas e é posto em prática quando há indicio de acidente ambiental na baía. Ainda segundo o Inea, uma embarcação da empresa Hidroclean foi deslocada para fazer amensuração e a dispersão mecânica da mancha. (Foto: Moscatelli / OLHOVERDE / Ag. O Globo)
 
Uma mancha, que parece ser de óleo, apareceu próxima à Enseada de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (10). O Instituto estadual do Ambiente (Inea) informou que foi acionado o Plano de Emergência da Baía de Guanabara (PEBG), que reúne várias empresas e é posto em prática quando há indício de acidente ambiental na baía. Ainda segundo o Inea, uma embarcação da empresa Hidroclean foi deslocada para fazer a mensuração e a dispersão mecânica da mancha. (Foto: Moscatelli / OLHOVERDE / Ag. O Globo).

Notícia disponível em: <http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/04/mancha-aparece-na-enseada-de-botafogo-na-zona-sul-do-rio.html>. Acesso em 14/04/2012.  

- Solicite aos alunos que observem a paisagem mostrada nesta imagem e levantem hipóteses sobre a questão apontada, com ênfase na busca de possíveis explicações para as mudanças ocorridas neste lugar no decorrer dos tempos.

- A partir dessa ideia, explique aos alunos a importância de se definir os objetivos da pesquisa, buscando definir metas para serem alcançadas com a elaboração da investigação. A partir das proposições dos alunos, evidencie:

  • Identificar as transformações ocorridas nas paisagens terrestres em decorrência da dinâmica da sociedade;
  • Perceber os elementos que permanecem como marcas na paisagem ao longo dos tempos;
  • Compreender como as marcas presentes nas paisagens auxiliam a entender a história dos lugares.

 

- Auxilie os estudantes a levantarem informações sobre o tema proposto para estudo, buscando definir um referencial teórico básico, por meio de um rigoroso levantamento bibliográfico. Incentive e oriente-os a buscarem informações sobre o assunto proposto em diversas fontes de pesquisa, como livros e revistas: Enciclopédia Britânica <http://escola.britannica.com.br/>, Revista Escola <http://revistaescola.abril.com.br/>, Revista Ciência Hoje<http://cienciahoje.uol.com.br/>, site Scielo: <www.scielo.br/>, sites de revistas de grande circulação, como Veja <http://veja.abril.com.br/>, Isto É <http://www.istoe.com.br/capa>, Caros Amigos <http://carosamigos.terra.com.br/index2/>, dentre outras.

 

- Oriente os grupos para que se organizem em função de seguirem as seguintes etapas:

  • Sugestões de sites com textos sobre o tema:
  • Sugestões de sites de vídeos:
  • Sugestões de sites e blogs:

 

- Cada grupo será responsável por identificar duas fontes de cada uma das modalidades acima, e fazer uma breve apresentação sobre as mesmas na próxima aula. Na aula seguinte, cada grupo deverá fazer uma apresentação das fontes identificadas.

- O objetivo nesse momento é que a turma, com mediação do professor, selecione as fontes suficientes (em termos de qualitativos e quantitativos) para análises com base no foco da pesquisa: Identificar as marcas da sociedade nas paisagens. Indique critérios de seleção de fontes com base no objetivo da pesquisa (Ex: Textos de autores conhecidos; sites institucionais, vídeos com censura livre, blogs somente de professores e/ou pesquisadores, etc.).

- Após terem caracterizado o problema, elaborado os objetivos e definido o quadro teórico, os grupos devem delinear os procedimentos e as técnicas a serem seguidos na pesquisa, isto é, fazer o planejamento dos procedimentos metodológicos, ou em outras palavras, os "caminhos" para alcançarem os objetivos e os resultados esperados com a pesquisa.

- Proponha, para essa investigação, um levantamento bibliográfico (consulta em fontes publicadas sobre o tema) e a observação direta e indireta da paisagem. Num primeiro momento, os grupos deverão analisar imagens sobre duas paisagens da cidade do Rio de Janeiro e fazer uma análise comparativa das mudanças visíveis em cada uma delas. Depois, cada grupo deverá escolher um lugar da cidade em que vivem e levantar informações, por meio de trabalhos de campo, entrevistas, levantamento de documentos em arquivos públicos ou outras fontes, sobre as principais transformações ocorridas na paisagem que compõe este espaço.

- Neste momento é importante definir conjuntamente com os grupos um cronograma buscando delimitar o tempo necessário para o desenvolvimento de cada uma das etapas de investigação, do início ao final da pesquisa, e quem serão os responsáveis por cada atividade. A definição do cronograma deve ser estabelecida de acordo com as condições reais para o desenvolvimento das atividades planejadas pelos grupos de trabalho.

- Ressalte ao grupo a importância de buscarem orientações junto aos professores das diversas áreas do saber, se considerarem necessário, com vistas a  auxiliarem no tratamento das informações levantadas  e estabelecer relações entre os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses que facilitem a construção de conhecimentos significativos e propositivos, proporcionando-lhes experiências enriquecedoras.

- Finalmente, reforce junto aos alunos sobre a importância da organização, no decorrer de todo o processo de investigação, para a socialização dos resultados da pesquisa. Durante todas as etapas de construção do projeto e desenvolvimento da pesquisa, oriente os grupos em relação aos registros, tratamento das informações e formas de socialização dos resultados entre todos os alunos. 

- Sugerimos que o registro das descobertas realizadas com esta pesquisa seja feito por meio da produção coletiva (em cada grupo) de textos analíticos e vídeos documentários, e a socialização entre os grupos deve se realizar por meio da produção e apresentação de um telejornal digital, um recurso que, por meio do uso de um laptop e webcam, permite auxiliar os estudantes na compreensão de situações reais, possibilitando a observação e reflexão sobre o mundo a sua volta. Para saber mais sobre telejornal digital acesse: <http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=617 > (acesso em 12/04/2012). 

- Solicite, também, que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet (Sugerimos os seguintes: <http://br.groups.yahoo.com/>, <https://groups.google.com/>, dentre outros), buscando promover a troca de experiências e reflexões, apresentar sugestões, e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado. 

hh

Fonte: Clip-Art.

- Destaque e discuta com os alunos que um Projeto de Pesquisa deve ser um instrumento flexível, podendo ser reconstruído no decorrer de seu desenvolvimento pelo pesquisador.
As atividades podem utilizar várias aulas, contemplando  um bimestre/trimestre ou até mesmo um ano letivo. Assim sendo, o planejamento poderá ser revisto constantemente. A flexibilidade se faz necessária dando lugar a (re) orientações.

 

Atividade 02

Compreendendo as marcas da sociedade nas paisagens

PASSO A PASSO

hhh 

- Após a elaboração do projeto de pesquisa, conforme descrito nas atividades anteriores, oriente os alunos a iniciarem o desenvolvimento de cada etapa da investigação, a partir da situação-problema:

  • Como podemos identificar as transformações por que passou uma paisagem cultural em decorrência da dinâmica da sociedade, ao longo do tempo?

 

- Para auxiliar os alunos a explorar essa questão, sugerimos que o professor apresente o projeto Armazenzinho disponível no endereço web <http://portalgeo.rio.rj.gov.br/armazenzinho/web/> (acesso em 15/04/2012), um projeto de website que vem sendo desenvolvido pelo Instituto de Urbanismo Pereira Passos (IPP), em parceria com a prefeitura municipal do Rio de Janeiro, direcionado para auxiliar professores e alunos (crianças e jovens) em pesquisas escolares sobre a cidade do Rio de Janeiro. Nele estão disponíveis informações históricas, estatísticas,  geográficas e cartográficas, além de atividades interativas e jogos. 

 hhh

 Projeto Armazenzinho. Disponível em: <http://portalgeo.rio.rj.gov.br/armazenzinho/web/> (acesso em 15/04/2012), 

- Após conhecerem o projeto, oriente-os a acessarem a seção CONHECENDO O RIO, posicionada no lado esquerdo do monitor. Nesta seção destaca-se a subseção OBSERVANDO O ESPAÇO, que busca direcionar o interagente para observar e compreender as mudanças que ocorrem no espaço geográfico, e explica por meio de textos e figuras os conceitos de paisagem natural e paisagem humanizada. Seguindo numa movimentação linear, a próxima página destaca as transformações ocorridas ao longo do tempo em dois lugares no Rio de Janeiro: Rua Primeiro de Março e Enseada de Botafogo, conforme as imagens a seguir:

ggg

Paisagens transformadas no Rio. Disponível em: <http://portalgeo.rio.rj.gov.br/armazenzinho/web/>. Acesso em 12/04/2012.

- Apesar de não serem informada as datas das imagens, oriente os alunos a observarem as mudanças na paisagem decorrentes da ação humana ao longo dos tempos. Problematize:

  • Que diferenças podem ser destacadas entre as paisagens "no passado" e "atualmente"?
  • Quais foram os elementos que você identificou como marcas nas paisagens?

 

- Peça aos grupos que descrevam as principais mudanças em cada uma das paisagens e justifiquem suas respostas. Agora, solicite que comparem a segunda paisagem (Enseada de Botafogo) com a imagem publicada pelo noticiário de 10 de abril de 2012, no início desse projeto de pesquisa. Pergunte:

  • Que semelhanças e diferenças podem ser observadas em cada uma das paisagens da Enseada de Botafogo?

 

- Neste momento é importante que os estudantes entendam que as marcas identificadas nessas paisagens foram deixadas em épocas diferentes. No entanto, em muitas situações coexistem em uma mesma paisagem elementos novos e antigos.

- Após analisarem as imagens, peça aos alunos que escolham um representante de cada grupo e promovam um debate entre os mesmos, buscando compreender as questões abordadas. Neste momento, valorize a produção escrita por meio de textos. Instrua os alunos a exporem os conhecimentos adquiridos e promoverem a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos, através da produção de um texto coletivo, em que cada grupo deve fazer uma síntese explicativa e ilustrativa em um arquivo do software Kword e disponibilizar no fórum de discussão na internet.

- Aproveite a oportunidade para auxiliar os alunos a elaborarem a primeira etapa do telejornal digital . Auxilie-os a selecionarem parte das informações necessárias para formular uma matéria que será apresentada pelo grupo, relacionada ao problema e aos objetivos da pesquisa.

 

Atividade 04

Compreendendo as marcas da sociedade na paisagem do lugar onde vive

PASSO A PASSO

- Após a conclusão das etapas anteriores, oriente os alunos a iniciarem uma investigação em seu espaço de vivência a respeito das transformações pelas quais passou a paisagem cultural em decorrência da dinâmica da sociedade, ao longo do tempo.

- O objetivo é mediar à compreensão, por parte dos estudantes, de que as transformações das paisagens são reflexo das mudanças que ocorrem na sociedade, por meio das técnicas de trabalho utilizadas em cada momento histórico e das relações sociais das diversas épocas.

- Para facilitar a compreensão sobre essas questões, oriente os grupos a observarem a paisagem do lugar onde vivem (cidade ou meio rural) buscando identificar algumas marcas que permaneceram apesar das mudanças.

- Oriente os grupos para organizarem uma Atividade de Campo. Para isso, instrua-os a:

  • selecionar o local;
  • levantar informações em fontes diversas sobre como esse lugar era antigamente;
  • observar a paisagem desse lugar e comparar com as informações levantadas para entender quais mudanças ocorreram;
  • registrar os dados e analisá-los com vistas a apreender as alterações causadas pela ação dos grupos sociais que ali vivem.

- Neste momento é importante fazer registros da paisagem utilizando a webcam (para saber mais sobre o uso pedagógico da webcam acesse <http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=624>, acesso em 12/04/2012) ou o aparelho celular (para saber mais sobre o uso pedagógico do celular acesse <http://professordigital.wordpress.com/2010/01/13/uso-pedagogico-do-telefone-movel-celular/>, acesso em 12/04/2012), para servir de suporte para a produção da matéria sobre os resultados da pesquisa a serem apresentados em forma de telejornal digital.

  - Oriente-os a observar e descrever as diferentes formas pelas quais as marcas se apresentam na paisagem local: nas construções e moradias, na distribuição da população, na organização dos bairros, nos modos de vida, nas formas de lazer, nas artes, dentre outros.

-Proponha os mesmos questionamentos usados para a análise das duas paisagens da cidade do Rio de Janeiro, e outros específicos da realidade do lugar em que os alunos vivem.

  • Esse lugar sempre foi assim?
  • Vocês sabem como ele era antes?
  •  Quem foi responsável por essas mudanças? 

 

- Informe aos alunos que existem meios para se estudar as mudanças das paisagens (textos, pinturas, fotografias, filmes, mapas cartográficos, dentre outros). Ressalte a importância das imagens como fontes históricas, uma vez que que essas permitem conhecer em detalhes os elementos do passado.

- Oriente os grupos para que busquem imagens (fotografias, imagens de jornais, etc.) em arquivos públicos, bibliotecas municipais ou com antigos moradores que registraram fatos importantes que mostram a paisagem de ruas, comércios, setores industriais, etc.

 - Utilizamos como exemplo as duas imagens a seguir, somente para ilustração. Mas é importante destacar que além das imagens, deve-se fazer uma observação in locu para comparar as imagens antigas com a organização da paisagem atual. Neste momento é importante ir a campo não somente para fazer um levantamento de imagens antigas da paisagem, mas também para comparar com a paisagem atual.

- Lembre-se que essas informações fornecerão subsídio para a composição da matéria  que cada grupo irá produzir para o telejornal digital. Os alunos deverão selecionar os textos da notícia para o telejornal, que devem ser curtos e objetivos e com o auxílio da webcam e do Movie Maker, gravar as cenas/imagens necessárias para mostrar as mudanças ocorridas na paisagem pela ação humana ao longo dos tempos.

- Ressalte com os estudantes que a matéria deve ser informativa e ilustrativa, enfocando alguns das principais técnicas utilizadas pelos seres humanos e que provocaram transformações na paisagem. Os acontecimentos devem ser registrados de acordo com o período de tempo em que se processaram.  

- Com o apoio das imagens levantadas pelos alunos (do passado e do presente), proponha uma análise das mudanças que a paisagem do lugar onde os estudantes residem sofreu desde que foi inaugurada. A ideia é discutir as diferenças que existem entre a imagem (do passado) que os alunos têm em mãos e fazer comparações com relação aos elementos da natureza, construções e meios de transporte atuais. Proponha questões como:

  • Há mais árvores nas avenidas hoje em dia ou no passado?
  • O que existia antes nos lugares em que foram erguidos os prédios?
  • Quando não haviam ônibus e carros, qual o meio de transporte usado?

 

- É importante que nas respostas os estudantes sejam incentivados a levantarem hipóteses sobre o que provocou as mudanças e quem atuou para que elas tenham ocorrido. Observe se além de descreverem as várias fases da paisagem, os estudantes creditam as mudanças ao homem e citam a passagem do tempo como suporte para os acontecimentos.  

- Ressalte que, ao modificar um determinado local, os homens estão construindo seu espaço, ou seja, trabalhando para atender às necessidades da sociedade. Evidencie que alguns elementos naturais permanecem na paisagem e outros são retirados/alterados para dar lugar a elementos construídos pelo homem utilizando-se de diversas técnicas.

- Após analisarem as imagens,  peça aos alunos que promovam um debate entre os grupos buscando compreender as questões abordadas. Novamente valorize a produção  escrita por meio de textos. Instrua os grupos a expor os conhecimentos adquiridos nesta etapa da pesquisa e promoverem a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos, através da produção de um texto coletivo, em que cada grupo deve fazer uma síntese explicativa e ilustrativa em um arquivo do software Kword e disponibilizar no fórum de discussão na internet.

- Por fim, auxilie os alunos a elaborarem a última etapa do telejornal digital . Oriente-os a finalizarem a parte escrita e selecionarem as imagens necessárias para  a matéria que será apresentada por um ou mais integrantes do grupo.

 Finalizada a parte escrita do jornal, o grupo deve escolher um aluno para ser o apresentador das matérias elaboradas.

Atividade 05

Socialização dos resultados da pesquisa e considerações finais

PASSO A PASSO

Fonte: Clip-Art.

- Após os estudantes já terem vivenciado diferentes momentos, oriente-os a retomarem as questões levantadas no início da pesquisa e suas respectivas hipóteses, a fim de verificarem a comprovação ou refutação das mesmas. O propósito, neste momento, é possibilitar que avaliem o que mudou em relação aos seus saberes sobre a temática desde o início do projeto até o momento atual de conclusão do mesmo.

- Destaque o significado das considerações finais de uma pesquisa. Os grupos, nesta etapa, devem expressar o que concluíram ao longo de todo o processo de investigação e apontar outras possibilidades de continuação desse estudo, por eles ou por outros pesquisadores interessados no tema.

- Lembre-se que a apresentação dos resultados do projeto de pesquisa deve ser em forma de um jornal digital. Assim, os alunos devem apresentar a matéria buscando responder à questão-problema:

  • Como podemos identificar as transformações pelas quais passou uma paisagem cultural em decorrência da dinâmica da sociedade, ao longo do tempo?

 

- Nesse sentido, é importante retomar as hipóteses dos alunos referentes a essa e outras questões que permearam a investigação, com o intuito de possibilitar que aos estudantes tenham a compreensão daquilo que mudou em relação ao seus conhecimentos prévios sobre a temática no início do desenvolvimento do projeto de pesquisa até o momento de finalização do mesmo.

- Assim sendo, estimule um momento de diálogo entre os grupos sobre "as marcas da sociedade nas paisagens", para que possam expor suas hipóteses iniciais e o que mudou após a realização da pesquisa. Ao final dos debates, elabore um quadro-síntese com os principais pontos discutidos e solicite que cada grupo organize suas análises/considerações em forma de um texto, em um arquivo do software Kword.

- Ao finalizar as apresentações do telejornal digital   é    com as matérias produzidas por cada grupo, é importante que os alunos tenham compreendido e consigam explicar através da exibição da matéria que as transformações nas paisagens são reflexos das mudanças que acontecem na sociedade.

- Nas apresentações de cada grupo deve ser evidenciado que a partir do momento que identificamos essas mudanças e reconhecemos suas causas, por meio das marcas, é possível desvendar, também, como a sociedade se organiza no espaço em que vivemos, em conformidade com os recursos tecnológicos disponíveis no momento, de forma a atender às suas necessidades.

- Após as apresentações dos grupos, sugerimos que o professor, com o apoio dos alunos, reúna todos os vídeos apresentados por cada grupo em um só arquivo, formando um único telejornal apresentado pela  turma com o auxílio do projetor multimídia durante os intervalos a todos os alunos da escola e, se possível, à comunidade escolar, em algum evento, como por exemplo uma feira cultural. 

- Por fim, incentive a participação dos alunos no fórum de discussão na Internet com vistas a promover outras reflexões, troca de experiências, sugestões, promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os alunos. 

Recursos Complementares

Sugestão para o Professor: 

ANTONIO, José Carlos. Uso pedagógico dos fóruns. Professor Digital, SBO, 08 jun. 2009. Disponível em: <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>. Acesso em: 12/04/2012.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 21. ed. rev. ampl. São Paulo: Cortez, 2000.

Britânnica Escola Online. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 15/04/2012.

- Para saber mais sobre interdisciplinaridade, acesse o endereço web <http://educador.brasilescola.com/orientacoes/promovendo-interdisciplinaridade-na-escola.htm> e leia o texto "Promovendo a interdisciplinaridade na escola".

- Para saber mais sobre a importância de um fórum de debates, acesse o endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/#comment-169>, (acesso em 12/04/2012).

 BOLIGIAN, Levon; ALVES, Andressa. Geografia: espaço e vivência. Vol. único, Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2004.

 

Aulas com orientações de pesquisa sobre o tema Paisagem, direcionadas ao Ensino Médio, disponíveis no Portal do Professor:

 

Os lugares e suas diferentes paisagens. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40107>. Acesso em: 12/04/2012.

Registos da paisagem: observar e representar. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40240>. Acesso em: 12/04/2012. 

As paisagens e as regras estabelecidas pela sociedade. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40217>. Acesso em: 12/04/2012. 

Avaliação

Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo de Iniciação Científica, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades, avaliar alguns aspectos:

  • Conhecimento sobre tema estudado;
  • Envolvimento e dedicação nas diversas etapas da pesquisa;
  • Participação propositiva nas atividades propostas;
  • Compreensão sobre o processo de pesquisa;

É importante destacar, ainda, que o o significado de um trabalho de pesquisa não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. Por isso, o professor deve ficar atento ao envolvimento, à participação e oa interesse de cada aluno pela temática. A partir disso, é possível avaliar a continuidade do trabalho, bem como sua reconfiguração. Por meio do dosenvolvimento de um projeto de pesquisa o professor poderá perceber o interesse do aluno em a relação à temática, bem como o comprometimento e o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.