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Registros da paisagem: observar e representar

 

17/04/2012

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia O homem criador de paisagem/modificador de paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer as formas comumente usadas para registrar/representar as diferentes paisagens e qual o ponto de vista utilizado por cada uma delas;
  • Identificar o ponto de vista que melhor permite identificar a distribuição dos elementos em uma paisagem;
  • Compreender como os diferentes pontos de vista podem auxiliar no estudo das paisagens.
Duração das atividades
09 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceitos de lugar, território, paisagem e espaço geográfico.

Estratégias e recursos da aula

 

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Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laboratório de informática. Os alunos terão contato com os seguintes softwares:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

Prezado (a) Professor (a),

- A partir dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o conceito de paisagem, instigue-os a compreenderem as diferentes formas para seu registro/representação, auxiliando-os a organizar um projeto de pesquisa sobre esta temática.

- Essa proposta de aula tem como fio condutor o desenvolvimento de atividades de pesquisa que incentivem os discentes a aprofundarem seus conhecimentos sobre a linguagem cartográfica e sua relevância para auxiliar na leitura e análise de uma paisagem.

- Os alunos serão orientados a desenvolverem suas pesquisas buscando, por meio de representações cartográficas diversas, registrar, analisar, interpretar, comparar, sintetizar informações, e apresentar resultados, usando os procedimentos básicos da investigação científica.

- Espera-se que tais atividades promovam a construção de conhecimentos significativos, capazes de promover mudanças nas relações socioespaciais cotidianas dos alunos.

 

Atividade 01

Registros da paisagem: observar e representar

PASSO A PASSO

- Inicie a conversa com os alunos resgatando seus conhecimentos prévios sobre a distribuição dos elementos naturais e culturais no espaço geográfico, formando diferentes paisagens. Recorde com os discentes que a ideia de paisagem compreende tudo que está presente em uma determinada extensão do espaço terrestre e que pode ser abarcado por todos os nossos sentidos, o que compreende os elementos visíveis e não visíveis presentes nesse lugar, ou seja, constituem-se dos elementos concretos que a compõem, com suas diversas cores, formas e tamanhos, e outros subjetivos, como os cheiros, os sons, os movimentos (fluxos), dentre outros.

- Portanto, a observação de uma paisagem compreende a percepção do observador por meio de outros órgãos do sentido, como o tato, o olfato, a audição e a visão, e sua descrição e representação está relacionada ao ponto de vista, ou seja, à posição do lugar onde o observador se encontra. Questione:

  • Você já prestou atenção nas diferentes formas de descrever e representar uma paisagem?

- Permita que os alunos expressem suas opiniões e, após a "sementeira de ideias", motive-os a construírem e ampliarem seus conhecimentos sobre as formas de registros das paisagens, elaborando e desenvolvendo um projeto de pesquisa.

- Inicialmente, solicite aos alunos para formarem grupos de trabalho e assim facilitar a orientação das atividades seguintes. Posteriormente, peça que acessem o endereço web <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm> (acesso em 23/05/2012) e leiam o artigo "O projeto de pesquisa", que aborda os elementos do projeto de pesquisa, para auxiliá-los na elaboração do plano de trabalho.

 - A partir da leitura do artigo, converse com os alunos sobre os elementos básicos de um planejamento de pesquisa científica, explicando claramente cada um deles:

  • tema (o quê pesquisar?),
  • problema (qual pergunta eu quero responder com a pesquisa),
  • justificativa (por que pesquisar?),
  • objetivos (para que pesquisar - aonde se quer chegar?),
  • metodologia (como chegar? Qual melhor caminho?),
  • resultados (quais as respostas/descobertas?).

- A partir dessa discussão, explique aos discentes que na próxima aula será elaborado um projeto de pesquisa a partir desses elementos.

Atividade 02

Elaboração do projeto de pesquisa

PASSO A PASSO

Disponível em: <http://www.propesq.ufrn.br/projetos/index> Acesso em 22/03/2012.

 

- Comece a elaboração do projeto, explicando aos alunos que para o desenvolvimento de uma pesquisa é importante partir da delimitação do tema. É importante ter clareza por que é relevante pesquisar esse tema (justificativa), qual pergunta pretende-se responder (situação-problema), para que pesquisar, ou onde se pretende chegar (objetivos) e como vamos realizar a pesquisa, ou qual é o melhor caminho (metodologia e fontes).

- Auxilie os alunos a definirem o assunto a ser pesquisado. Explique que o tema desta aula é: Registros da paisagem: observar e representar.

- Com o tema definido, o próximo passo é delimitar o problema de pesquisa. Converse com os alunos procurando levantar quais os questionamentos que lhes vem à mente quando se fala do tema proposto para esta pesquisa. Reforce a ideia de que o pesquisador é instigado por uma inquietação/pergunta, ou seja, pela busca de compreender uma determinada realidade.

- Nesta aula, especificamente, motive os alunos a levantarem diversos questionamentos sobre as formas de registro das paisagens, e a partir de suas perguntas, delimite a seguinte questão:

  • Quais as formas comumente usadas para registrar/representar as diferentes paisagens?

- Permita que os alunos promovam um debate aberto entre os grupos e, em seguida, oriente-os a registrarem suas compreensões em um arquivo Kword.

- Posteriormente reflita com os grupos sobre a importância da Justificativa da pesquisa e seus objetivos, sob dois aspectos:

  • Relevância Social;
  • Relevância Científica.

- Explique cada um desses critérios de relevância e posteriormente, solicite aos grupos que pesquisem sobre alguns pontos referentes ao assunto e ao objeto desta pesquisa. Eles devem priorizar as seguintes modalidades de fontes:

  • Artigos científicos;
  • Artigos em revistas de grande circulação;
  • Sites institucionais e voltados a escolares,  que abordem o tema com propriedade.

- Instigue-os a buscar informações em diversas fontes de pesquisa, e produzir um texto de, no máximo 20 linhas, justificando a importância de pesquisar sobre as diferentes formas usadas para representar/registrar uma paisagem, e socializar suas compreensões em sala de aula.

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Fonte: Clip-Art.

- Indique aos alunos uma lista de sites de busca na internet que podem ser consultados com vistas a esclarecer possíveis dúvidas e promover a construção de novos conhecimentos sobre o objeto de pesquisa em questão; sugerimos os endereços web, de caráter científico:

<http://revistaescola.abril.com.br/>, acesso em 20/03/2012.

<http://cienciahoje.uol.com.br/>, acesso em 20/03/2012.

- Com orientação do professor, os alunos poderão ainda conhecer artigos científicos no site Scielo: <www.scielo.br/>, acesso em 20/03/2012

- Sites de revistas de grande circulação:

<http://veja.abril.com.br/>, acesso em 20/03/2012.

<http://super.abril.com.br/>, acesso em 20/03/2012.

<http://www.istoe.com.br/capa>, acesso em 20/03/2012.

<http://carosamigos.terra.com.br/index2/>, acesso em 20/03/2012.

 

- Posteriormente, auxilie os alunos a definirem algumas questões que complementam e orientam a investigação da situação-problema (Problemática/questões da pesquisa).

- Apontamos as seguintes questões para essa pesquisa: 

  • Quais as formas comumente usadas para registrar/representar as diferentes paisagens e qual o ponto de vista utilizado por cada uma delas?
  • Qual ponto de vista nos permite identificar melhor a distribuição dos elementos em uma paisagem?
  • Como os diferentes pontos de vista podem auxiliar no estudo das paisagens? 

- A partir da discussão sobre a problemática da pesquisa, explique aos alunos que a próxima etapa é definir os Objetivos da pesquisa, que constituem a finalidade de um trabalho científico, ou seja, a meta que se pretende atingir com a elaboração da pesquisa.

- Nesta pesquisa, proponha aos alunos os seguintes objetivos:

  • Conhecer as formas comumente usadas para registrar/representar as diferentes paisagens e qual o ponto de vista utilizado por cada uma delas;
  • Reconhecer o ponto de vista que melhor permite identificar a distribuição dos elementos em uma paisagem;
  • Compreender como os diferentes pontos de vista podem auxiliar no estudo das paisagens.

- Lembre-se que o papel do orientador da pesquisa é de fundamental importância, acompanhando os grupos e esclarecendo as possíveis dúvidas e mediando a construção de novos conhecimentos, por parte dos alunos sobre a temática pesquisada.

- Após a definição dos objetivos, comente com os alunos a importância de se definir a Metodologia da pesquisa. Discuta os procedimentos e métodos de pesquisa, ou seja, os "caminhos" mais adequados para se chegar aos resultados. Explique que quando se trata dos  "caminhos" da pesquisa, existem diversas possibilidades.

- Sugerimos para esse trabalho, que os oriente a realizar uma pesquisa bibliográfica (consulta das fontes publicadas sobre o tema) e que  utilizem imagens e fragmentos de textos que remetam a ideia de representação/registro das diferentes paisagens.

- Para organizar estas atividades, é importante definir com os grupos um cronograma e quais serão os responsáveis por cada etapa/atividade da pesquisa.

 

- Por fim, explique aos alunos sobre a organização, no decorrer de todo o processo de investigação, para a apresentação dos Resultados da pesquisa. Durante todas as etapas de construção do projeto e desenvolvimento da pesquisa oriente os grupos em relação aos registros, elaboração dos relatórios e socialização dos resultados. 

- Sugerimos que o  registro das descobertas realizadas com esta pesquisa seja feito por meio da produção de relatório coletivo (em cada grupo), incentivando a cooperação e a colaboração de todos os membros do grupo. O relatório deve conter os seguintes pontos:

a) Introdução: apresentar o tema, o problema e os objetivos;

b) Apresentação das fontes, com base nos registros de grupos e discussão dos dados;

c) Considerações finais: apresentar algumas conclusões do grupo com base nas discussões ao longo do desenvolvimento da pesquisa;

d) Referências, informando todas as fontes de pesquisa, de acordo com as normas da ABNT.

 - Oriente os alunos na elaboração de cada uma das etapas do relatório, esclarecendo as possíveis dúvidas e mediando a construção de novos conhecimentos por parte dos alunos.

- Para a socialização dos conhecimentos deverá ser organizada uma apresentação ilustrativa por cada grupo, utilizando o laptop e o software Kpresenter,  promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os alunos. 

 

Atividade 03

As formas usadas para registrar/representar as diferentes paisagens

PASSO A PASSO

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- Os grupos devem registrar as compreensões das atividades a seguir elaborando um quadro-síntese  em um arquivo Kword.

- Após a elaboração e o registro do projeto de pesquisa, conforme descrito nas atividades anteriores, inicia-se o desenvolvimento de cada etapa da pesquisa, a partir da situação-problema: Quais as formas comumente usadas para registrar/representar as diferentes paisagens?

- Para auxiliar os alunos a explorar essa questão, sugerimos que o professor apresente diferentes formas de registro da paisagem e os diversos meios (mídias) utilizados para publicação das representações cartográficas como os mapas, as imagens de satélites, as fotografias aéreas, dentre outras.

- Oriente os alunos a acessarem websites na internet, como o Google Earth, Google Maps, IBGE Teen!, dentre outros, e explorar os recursos para visualização e interatividade com as diversas formas cartográficas disponibilizadas gratuitamente por estes projetos em multimídia.

- Informe aos alunos que o projeto Google Earth apresenta o globo terrestre em um modelo tridimensional, permitindo uma infinidade de aplicações. Para acessá-lo basta fazer um download gratuito do programa através do site http://www.baixaki.com.br/download/google-earth.htm ,, e instalá-lo no computador. Depois de instalado é possível acessar o Google Earth por meio de um atalho na área de trabalho (Desktop) do Windows ou pelo menu iniciar, no item Google Earth. Mostre que o Google Earth dispõe de vários recursos com vistas a auxiliar a explorar melhor o seu conteúdo, como guia do usuário, tutoriais, central de ajuda, comunidade do Google Earth e como usar o blog do Google Earth. Este projeto conta, também, com um recurso chamado “Dica de inicialização” que apresenta de forma simplificada diversas orientações para seu uso.

- Para saber mais sobre o projeto Google Earth, acesse a aula "Outros olhares sobre o espaço geográfico: o uso do Google Earth no ensino-aprendizagem da categoria lugar - UCA.", disponível no Portal do Professor: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=30461 >.

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Página inicial do projeto Google Earth. Organizado pela autora (2011)

 

- Apresente o projeto Google Maps, disponível em <http://maps.google.com/>, e explique que este  é um serviço de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite do planeta Terra, disponível gratuitamente na internet,  fornecido e desenvolvido pela empresa estadunidense Google, que permite diferentes níveis de interatividade com as representações cartográficas.Atualmente, o serviço disponibiliza mapas e rotas para qualquer ponto nos Estados Unidos, Canadá, na União Europeia, Austrália e Brasil, entre outros. Disponibiliza também imagens de satélite do mundo todo, com possibilidade de um zoom  Atualmente, o serviço disponibiliza mapas e rotas para qualquer ponto nos Estados Unidos, Canadá, na União Europeia, Austrália e Brasil, entre outros. Disponibiliza também imagens de satélite do mundo todo, com possibilidade de um zoomAtualmente, o serviço disponibiliza mapas e rotas para qualquer ponto nos Estados Unidos, Canadá, na União Europeia, Austrália e Brasil, entre outros. Disponibiliza também imagens de satélite do mundo todo, com possibilidade de um zoom 

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Página inicial do projeto Google Maps. Disponível em <http://maps.google.com/>. Acesso em 12/04/2012.

- Incentive-os a conhecerem, também, o projeto cartográfico IBGE Teen!, disponível para consulta no endereço  web <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/index.htm>, destinado ao público adolescente brasileiro, que dispõe de informações estatísticas sobre o Brasil, seus estados e municípios, juntamente com mapas, jogos e concursos.

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Página principal do projeto IBGE Teen. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/index.htm>. Acesso em 12/04/2012.

 

- Após a apresentação/exploração desses projetos cartográficos, discuta com os alunos as diversas possibilidades de visualização da paisagem por meio dessas e de outras mídias e, a seguir, apresente o  poema, de autoria de Cecília Meireles, disponível em: <http://pensador.uol.com.br/frase/MjIzNTMw/>. Acesso em 23/03/2012.

 

A arte de ser feliz


Houve um tempo em que minha janela se abria
sobre uma cidade que parecia ser feita de giz.
Perto da janela havia um pequeno jardim quase seco.
Era uma época de estiagem, de terra esfarelada,
e o jardim parecia morto.
Mas todas as manhãs vinha um pobre com um balde,
e, em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas.
Não era uma rega: era uma espécie de aspersão ritual, para que o jardim não morresse.
E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de água que caíam de seus dedos magros e meu coração ficava completamente feliz.
Às vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em flor.
Outras vezes encontro nuvens espessas.
Avisto crianças que vão para a escola.
Pardais que pulam pelo muro.
Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando com pardais.
Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no espelho do ar.
Marimbondos que sempre me parecem personagens de Lope de Vega.
Ás vezes, um galo canta.
Às vezes, um avião passa.
Tudo está certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino.
E eu me sinto completamente feliz.
Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas,
que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem,
outros que só existem diante das minhas janelas, e outros,
finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.

Cecília Meireles

- Após a leitura do poema, faça o seguinte questionamento aos alunos:

  • Como vemos uma paisagem quando estamos caminhando a pé por uma rua plana, ou olhando da janela de uma casa?

- Permita que os alunos discutam entre os seus pares e explore os comentários sobre os elementos que podem ser visualizados na paisagem descrita no texto e, posteriormente, apresente a seguinte imagem:



 

 

 

 

 

 

 

Casa de Gonzaga em Ouro Preto-MG. Disponível em: <http://www.ouropreto.mg.gov.br/ >. Acesso em 23/03/2012.

 - Pergunte aos alunos:

  • Como os elementos naturais e culturais presentes na paisagem podem ser observados nesta imagem?
  • Qual é o ponto de vista, ou seja, a perspectiva em que esta imagem foi registrada?

- Permita que os alunos expressem suas opiniões e, após a "sementeira de ideias", motive-os a registrarem seus conhecimentos sobre a perspectiva de representação desta paisagem e, posteriormente explique que a observação desta paisagem foi realizada na perspectiva horizontal, ou seja, no nível do chão, em que se tem uma visão dos elementos dispostos à nossa frente. 

- Agora, oriente os alunos a acessarem o endereço web <http://www.monica.com.br/comics/horacio/hor-241.htm> e lerem a história em quadrinhos a seguir:

 


Disponível em: <http://www.monica.com.br/comics/horacio/hor-241.htm>. Acesso em 23/03/2012.

- Agora, questione:

  • Como vemos uma paisagem quando olhamos pela janela de um apartamento localizado no último andar de um prédio bem alto, ou do pico de uma montanha?

- Permita que os alunos conversem com os seus pares e explore os comentários sobre os elementos que podem ser visualizados na paisagem vista nesta perspectiva, posteriormente, apresente a imagem a seguir:

 

 

 

 

 

 

 

 

Mirante do Morro São Sebastião em Ouro Preto-MG. Disponível em: <http://www.ouropreto.mg.gov.br/ >. Acesso em 23/03/2012.

- Questione:

  • Como os elementos naturais e culturais presentes na paisagem podem ser observados nesta imagem?
  • Qual é o ponto de vista, ou seja, a perspectiva em que esta imagem foi registrada?

- Permita que os alunos expressem suas opiniões e, após a "sementeira de ideias", motive-os a registrarem seus conhecimentos sobre a perspectiva de representação desta paisagem e posteriormente explique que a observação desta paisagem foi realizada na visão oblíqua, ou seja, como se a observássemos do alto de uma torre, de um edifício ou de uma janela no alto de um morro, em que se tem uma visão dos elementos dispostos num ângulo oblíquo.

- Agora, apresente o seguinte fragmento de texto:

"Estamos voando rumo ao sul do território brasileiro, na direção da cidade do Rio de Janeiro . É manhã cedo. Lá embaixo, a sombra do avião desliza sobre a névoa. Quando esta se abre, revela pequenas faixas verdes de floresta em meio ao mar de morros de Minas Gerais. Não se avistam fileiras bem ordenadas de reflorestamento, porém manchas irregulares de floresta. Nos perguntamos como elas escamparam ao machado civilizador. De um avião que tivesse voltado no tempo, avistaríamos um interminável "tapete verde". Adaptado de Warren Dean. "A ferro e fogo". São Paulo, 1996.

 

- Permita que os alunos conversem com os seus pares e explore os comentários sobre os elementos que podem ser visualizados na paisagem vista da janela de um avião e, posteriormente, oriente-os a acessarem o projeto Google Earth e, utilizando o recurso de zoom, escolher uma determinada paisagem na perspectiva vertical ("de cima"). Selecionamos a imagem a seguir: 

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Imagem do litoral da cidade de Santos-SP. Para acessar a imagem é necessário baixar o programa, disponível gratuitamente no endereço <http://www.google.com/earth/index.html>. Acesso em 07/03/2012.

- Pergunte aos alunos:

  • Como os elementos naturais e culturais presentes na paisagem podem ser observados nesta imagem?
  • Qual é o ponto de vista, ou seja, a perspectiva em que esta imagem foi registrada?

- Permita que os alunos expressem suas opiniões e, após a "sementeira de ideias", motive-os a registrarem seus conhecimentos sobre a perspectiva de representação desta paisagem e, posteriormente explique que a observação desta paisagem foi realizada na visão vertical, ou seja, como se a observássemos de cima para baixo, como descreve o texto anterior, relatando a vista da paisagem pela janela de um avião.

- Agora, auxilie-os a explorarem imagens de diversas paisagens visualizadas por meio do Google Earth, do Google Maps, do IBGE Teen!, dentre outros projetos, e explore os recursos para visualização em diferentes perspectivas. Questione:

  • De acordo com as descrições dos textos e imagens anteriores, qual ponto de vista nos permite identificar melhor a distribuição espacial dos elementos naturais e culturais presentes nas paisagens? Por quê?
  • Na opinião do grupo, como cada um dos pontos de vista apresentados nos textos pode auxiliar no estudo das paisagens?

- Permita que os grupos discutam as questões anteriores e outras que possam surgir. Como orientador, auxilie-os a compreenderem que a visão dos elementos que compõem a paisagem pode ser diferente, de acordo com a posição em que o observador se encontre. 

- Reforce a ideia de que cada tipo de estudo que se deseja fazer de uma determinada paisagem exigirá do observador que a análise seja realizada de um ponto de vista.

- Agora proponha aos grupos que escolham uma paisagem da cidade em que vivem e façam o seu registro de diferentes pontos de vista: horizontal, oblíqua e vertical, por meio da elaboração de um vídeo, para a demonstração dessas perspectivas de observação da paisagem, afim  de que possam ser compreendidas e explicadas pelos diferentes grupos de pesquisa.

- DICA IMPORTANTE: Para auxiliar os alunos a produzirem vídeos, acesse a Edição 15 "Vídeos Escolares", disponível no Portal do Professor <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387> (acesso em 12/04/2012), que orienta o professor a utilizar equipamentos simples e acessíveis, como câmeras fotográficas e telefones celulares para a produção de vídeos escolares.

- Após a realização dessas etapas da pesquisa, oriente os grupos para realizarem uma análise reflexiva sobre as informações adquiridas, e organizem os resultados da pesquisa, elaborando suas considerações em forma de relatório, conforme proposto no início dessa aula.

 

Atividade 04

Socialização dos resultados da pesquisa e considerações finais

PASSO A PASSO

Fonte: Clip-Art.

- Agora, oriente os grupos para que apresentem uma sistematização dos conhecimentos adquiridos ao longo da pesquisa. Ressaltamos que esta atividade pode ser realizada ao longo de todo o desenvolvimento da investigação e ao final, os registros sejam revistos e reconstruídos com o intuito de produzir um texto melhor elaborado, com base nos dados coletados no decorrer do processo de pesquisa, propiciando uma reflexão da situação-problema da pesquisa.

- Explique aos alunos o significado das considerações finais de uma pesquisa. Os grupos, nesta etapa, devem expressar o que concluíram ao longo de todo o processo e apontar para outras possibilidades de continuação desse estudo, por eles mesmos ou por outros pesquisadores interessados no tema.  

- Como sugerimos no início desta aula, além do registro das descobertas realizadas com esta pesquisa por meio da produção de relatório coletivo, cada grupo deverá socializar os conhecimentos adquiridos com toda a turma por meio de uma exposição verbal. A partir da compreensão que tiveram, promova um debate coletivo em que os estudantes discutam suas conclusões e considerações sobre “Registros da paisagem: observar e representar.

- Ao final dos debates, elabore um quadro-síntese com os principais pontos discutidos e solicite que cada grupo organize uma apresentação utilizando slides, usando o laptop e o software Kpresenter,  promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os alunos. 

 

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Fonte: Clip-Art.

- Evidencie aos alunos que independentemente do ponto de visualização das paisagens, é imprescindível compreender que é por meio da observação minuciosa que se é possível identificar e conhecer os elementos presentes em um lugar (naturais ou culturais, visíveis ou invisíveis). Deste modo, ao estudar uma paisagem é preciso atentar aos pequenos detalhes, aprimorando os sentidos com vistas a colher informações importantes a respeito da dinâmica e a história dos lugares.

 - Incentive, também, a construção de um blog na Internet para a divulgação dos resultados, troca de experiências e de reflexões, sugestões, dentre outras possibilidades.

Observação: Para saber como criar blogs, os grupos devem, com o auxílio do laptop UCA, acessar o site: http://www.criarumblog.com/(acesso em: 13/03/2012) e seguir as instruções dadas.

 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas! 

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. A temática permite estabelecer diálogo com a Biologia, em estudos de Educação Ambiental; com a Língua Portuguesa, na produção e interpretação de textos; com a Matemática, na interpretação de dados estatísticos; com a História, na análise das mudanças nas paisagens e nas regras estabelecidas ao longo dos tempos, dentre outras.

- Demonstre aos alunos que o Google Earth dispõe de vários recursos com vistas a auxiliar a explorar melhor o seu conteúdo, como guia do usuário, tutoriais, central de ajuda, comunidade do Google Earth e como usar o blog do Google Earth. Ele conta, também, com um recurso chamado “Dica de inicialização” que apresenta de forma simplificada diversas dicas para seu uso.

Recursos Complementares

Para o professor:

- Aulas sobre o tema paisagem disponíveis para consulta no Portal do Professor:

A Vegetação e a paisagem local. Disponível em <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1615>. Acesso em 24/03/2012.

Alfabetização Cartográfica: visão frontal. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32470>. Acesso em 23/03/2012.

Alfabetização Cartográfica: visão vertical. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32472>. Acesso em 23/03/2012.

Alfabetização Cartográfica: visão oblíqua. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32473>. Acesso em 23/03/2012.

 

- Projetos Cartográficos Multimídia:

ARMAZEM DE DADOS. Armazenzinho. Disponível em: <http://portalgeo.rio.rj.gov.br/armazenzinho/web/>. Acesso em: 10 mar. 2012.

GOOGLE CORPORATION. Google EarthTM. Versões 4.3 e 5.0. © 2009. Disponível em: <http://www.earth.google.com>. Acesso em: 25 mar. 2012.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. IBGE Teen!. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/index.htm>. Acesso em: 22. mar. 2012.

 

Orientações para trabalhar com a linguagem cartográfica:

Ensine Cartografia para a turma usando Google Earth. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/ensine-cartografia-turma-usando-googgle-earth-474725.shtml>. Acesso em 12/04/2012.

Gire o mundo num clique - navegando pelo Google Earth . Disponível em: <http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=645>. Acesso em 12/04/2012.

Utilização do Google Maps e Google Earth no ensino médio: estudo de caso no Colégio Estadual da Polícia Militar-Diva Portela em Feira de Santana-BA. Disponível em: <http://www.dsr.inpe.br/sbsr2011/files/p1657.pdf>. Acesso em 12/04/2012.

 

 

 

Avaliação

Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:

1. Pesquisa: verificar a capacidade dos alunos para realizarem pesquisa:

- Valorizar a busca de informações sobre o tema em sites de pesquisa, em cada uma das atividades propostas.

2. Exposições: constatar se houve a compreensão dos conceitos estudados.

- Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com relação aos conceitos abordados após a realização de cada atividade. 

3. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houveram mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.

4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.

- Observar a disponibilidade, iniciativa e colaboração do aluno ao trabalhar em grupo.

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