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Projeto iniciação científica – Uma lupa na língua – UCA/TABLET - Hino: manifestação sociocultural e construção simbólica

 

04/06/2012

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar o hino como um símbolo de uma nação e/ou de uma entidade (por exemplo, os clubes de futebol).
  • Reconhecer representações sociais, culturais e históricas pertencentes ao hino.
  • Relacionar o hino à história e à cultura de uma nação.
  • Analisar discursiva e ideologicamente o poder de um hino perante os patriotas. 
  • Ter postura de pesquisador.
Duração das atividades
5 aulas de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noção de mapa conceitual.
  • Texto opinativo.
  • Os alunos devem ter conhecimento básico de navegação na intern et e devem saber pesquisar nesse tipo de mídia. Para tanto, veja link de atividades para abordar com os alunos quanto à pesquisa na web:  "P rocurar, encontrar, escolher – seleção de informação na Internet".
Estratégias e recursos da aula
  • Uso da Internet.

  • Uso de tablet/UCA.

  • Trabalho em duplas.

Projeto Iniciação Científica: Lupa na Língua

Subprojeto: Gêneros Discursivos

lupa

http://gartic.uol.com.br/imgs/mural/lu/lucasm/1232488613.png

 

ESEBA

OBS.: A aula também pode ser desenvolvida por meio de tablets.

 

 

Passo 1 - Introdução ao tema da pesquisa

 

Para sensibilização do tema, o professor começa a aula pedindo aos alunos para pesquisarem na internet, por meio de seus laptops ou tablets, sobre hinos de clubes de futebol. A ideia é que os alunos tenham algum contato com os hinos futebolísticos para participarem de um jogo. É aconselhável que a pesquisa seja feita em duplas compostas por um menino e uma menina, tendo em vista a atração, geralmente dos meninos, pelo futebol.

Jogo sobre hinos

Após a pesquisa, e ainda em duplas, o professor dará início ao jogo sobre hinos. A proposta é descobrir a qual time pertencem os hinos escutados. O professor exibirá um vídeo com a brincadeira e os alunos terão de listar suas respostas em uma folha. Antes de terminar o vídeo, o professor deve pausá-lo para que as respostas não sejam exibidas. Ao término, o professor recolhe as folhas e as troca entre as duplas. Exibe novamente o vídeo que mostrará as respostas aos hinos tocados. A dupla que obtiver maior número de acertos em relação à correta associação entre hino e time ganhará como prêmio a escuta do hino de seu(s) time(s) de preferência.

Professor, ressalte com os alunos que a linguagem escrita utilizada no vídeo está no estilo informal. Comente sobre as abreviações e levante hipóteses com os alunos sobre as razões da informalidade nesse vídeo e sobre a adequação para o que se propõe o autor.

  • Jogo de hinos

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=nuaW1NYPz8U    Acesso em 15 de abr. de 2012

1.1

 

Por quer estudar hinos?

 

Após o jogo, o professor deverá questionar os alunos sobre o que pensam em relação à necessidade, importância e interesse de pesquisarem sobre os hinos, em geral. Os alunos deverão propor argumentos.

Para dar início às discussões, o professor induzirá os alunos a responderem:

  • Por que há hinos?
  • Do que eles falam?
  • Para todo e qualquer país, há um hino?
  • Quem cria os hinos?
  • O que os hinos representam?
  • Como as pessoas reagem quando escutam um hino? Por quê?
  • Quais os lugares em que são tocados hinos?
  • Como se apresenta a linguagem dos hinos?

 

 

Ao final da discussão, o professor proporá aos alunos pesquisarem sobre hinos a partir de um projeto de pesquisa.

 

 

Passo 2 - Delimitação do tema da pesquisa, redação da hipótese e da justificativa

 

Delimitação do tema da pesquisa

Depois de apresentado o tema e argumentado em favor de seu estudo, professor e alunos deverão conversar para juntos delimitarem o que vão pesquisar, tendo em vista a abrangência e as inúmeras possibilidades de pesquisa que o tema suscita.

O professor, nesse momento, deve servir como mediador para propor algum aspecto sobre o hino que possibilite pesquisa e que provoque nos alunos desejo em aprender.

Para tanto, o professor deverá partir da observação do tema na atualidade para chamar a atenção dos alunos quanto ao que se discute sobre o assunto e por quê. Eis algumas sugestões que direcionarão a pesquisa para o entendimento do hino enquanto representação social, cultural e simbólica de um grupo de pessoas.

 

Atividade


O professor deverá pedir aos alunos para acessarem os links abaixo (textos 1 a 4) e depois de lerem o conteúdo, ele deverá fazer intervenções orais que permitam reflexão do aluno e objetivem a delimitação do aspecto a ser estudado a partir do tema hinos.

 

Textos

Texto 1 -  Revolta expressa em nova versão do Hino Nacional.

Disponível em: http://www.rdnews.com.br/blog/post/na-rede-versao-do-hino-nacional-expoe-revolta   Acesso em 17 de abr. de 2012.

 

VARIEDADES | 02/11/2007 - 12:00

Na rede, versão do Hino Nacional expõe revolta

Romilson Dourado

  Ganhou a rede uma "nova versão" do Hino Nacional Brasileiro. O autor desconhecido substitui palavras para expressar toda uma indignação com as injustiças sociais, impunidade e falcatruas. Confira abaixo

ouviram em Brasília as frases tácitas 
De um povo conformado irretumbante,
E o sol da impunidade, em solos lúbrigos,
Brilhou no céu da Pátria estagnante.

 

Se o penhor da desigualdade
Consentimos assistir com ócio forte,
Em teu seio, a impunidade,
Desafia o nosso peito à própria sorte!


Ó Pátria desamada,
Idiotizada,
Salve! Salve!

 

Brasil, um pesadelo intenso, um raio vívido
De desamor e de desesperança à terra desce,
Se em teu formoso céu risonho e límpido,
A impunidade no Congresso resplandece.

Berrante é a nossa impotência,
De inércia forte, pávido colosso, 
E o teu futuro espelha só pobreza
Terra manipulada.


Entre outras mil
És tu, Brasil.
Ó Pátria roubada!
Dos corruptos deste solo és mãe gentil,
Pátria desamada,
Brasil!

Dormindo eternamente de modo esplêndido
Ao som da mídia paga por um véu profundo,
Ofuscas, ó Brasil, florão da América,
Observado ao sol de todo Mundo!

Nesta terra tanta intriga
Teus risonhos, lindos campos têm poucos donos, 
"Nossos governantes têm mais vida"
"Nossa vida", no teu seio, "mais credores"
Ó Pátria desamada,
Idiotizada,
Salve! Salve!

Brasil, da impunidade seja símbolo
As falcatruas que comete o teu senado,
E diga o corporativismo desta trama
- Paz no futuro sem mandatos cassados.

E, se erguem da injustiça a clava forte,
Verás que os filhos teus fogem da luta 
E temem quem os rouba até a morte,
Terra idiotizada


Entre outras mil,
És tu Brasil,
Pátria manipulada!
Dos corruptos deste solo és mãe gentil,
Pátria desamada,
Brasil!

 

 

Intervenções do professor para reflexão do aluno quanto à delimitação do tema de pesquisa: 

  • Por que o hino inspirou um autor desconhecido a parodiá-lo?
  • Qual a insatisfação apresentada?
  • Coloque-se no lugar desse autor desconhecido e reflita: utilizar o hino para falar de insatisfações atinge que público? Causa quais tipos de reações? Por quê?

 

 

Texto 2 - Rede social Orkut - Fórum da comunidade "Artilharia Exército Brasileiro"

Disponível em: http://www.orkut.com/Main#Community?cmm=3028536  Acesso em: 17 de abr. de 2012

 

2

 

 

Intervenções do professor para reflexão do aluno quanto à delimitação do tema de pesquisa: 

  • Por que o hino nacional como tema de uma postagem do fórum?
  • Por que a irritação apresentada pelo participante da comunidade e seu interlocutor quanto ao vídeo "Soldados brincando com o hino nacional"?

 

 

Texto 3 - Artigo de opinião - "Contraponto: o brasileiro cultiva o patriotismo?"

Disponível em: http://www.hojeemdia.com.br/colunas-artigos-e-blogs/blog-de-opini-o-1.10994/contraponto-o-brasileiro-cultiva-o-patriotismo-1.169473   Acesso em 17 de abr. de 2012

Contraponto: O brasileiro cultiva o patriotismo?

 

SIM

Anderson Silva

O brasileiro passa uma boa parte do tempo tentando se convencer de que não é patriota. Fala mal do presidente, critica o Governo de forma geral, se irrita com as falcatruas do Congresso Nacional, mas não deixa de ser brasileiro. É até comum ouvir pessoas dizendo “odeio este país” ou “nada aqui vai pra frente”, tentando mostrar para os demais sua revolta com relação a um país que ele diz não amar.
Mas basta ouvir o toque do Hino Nacional brasileiro para começar a se emocionar, estremecer, sentir arrepios. Estes gestos demonstram respeito, amor e carinho por sua nação. Patriotismo é amor à pátria, é o que sentimos diante da bandeira do Brasil, do Hino Nacional.
Podemos afirmar, com certeza: sim, o brasileiro cultiva o patriotismo. Um dos fatos que comprovam essa afirmação é a repercussão causada recentemente a partir da fala do ator Sylvester Stallone, no painel de divulgação do seu filme ‘Os Mercenários’. Durante entrevista à Comic–Con 2010, ele ironizou: “Gravar no Brasil foi bom, pois pudemos matar pessoas, explodir tudo e eles (os brasileiros) ainda dizem, obrigado”. 
Este era o principal assunto dentro de ônibus, escolas, bares e debates em universidades. Mas se temos tanta convicção de que não somos patriotas, por que ficamos tão irados com as declarações do norte americano? Por que este assunto teve tanta repercussão? Queríamos que ele se retratasse, afinal de contas, ele falou do Brasil, minha pátria mãe gentil. 
Vale ressaltar, contudo, que o brasileiro não tem o patriotismo belicoso, como nosso vizinho norte americano, por exemplo, mas sentimos orgulho de ser o povo brasileiro. Sabemos que em nosso país há injustiças sociais, como a má distribuição de renda e vários outros problemas que conhecemos bem. Mas qual país não sofre com a pressão social devido à luta de classes? E a disputa pela hegemonia do capital? 
O Brasil é um país apaixonante e de gente apaixonada. Vivemos com emoção e nos orgulhamos de sermos brasileiros.
Se você, leitor, tem dúvidas do seu patriotismo, comece a analisar os outros países. Viaje para o exterior e, em pouco tempo, vai sentir falta da sua pátria mãe gentil. 
Coordenador pedagógico da Max Cursos Preparatórios 
 

 

 

NÃO
Hilton César de Oliveira

Apesar de a palavra patriotismo ser um vocábulo muito frequente nas conversas, acredito que seu verdadeiro significado escapa à compreensão registrada nos dicionários. As pessoas, ao fazerem uso da palavra em linguagem corrente, podem querer expressar sentimentos que subvertem seu sentido original. Entendo ser conveniente recuperar seu sentido original para explicar as razões de meu ceticismo frente à ideia da existência do patriotismo no Brasil. 
O dicionário Aurélio define patriotismo como “amor da pátria; consciência dos deveres cívicos e apego e/ou admiração pelas coisas do seu país”, tal como definia no século XIX os defensores da unidade nacional em países como França, Itália ou Alemanha. Para eles, o patriotismo apresentava-se como um culto à nação e deveria prescindir ante a qualquer manifestação de apego regional. O patriotismo era uma espécie de cimento que imobilizava as diferenças locais em favor de um projeto mais amplo: o Estado-Nação. 
No Brasil, a vaga nacionalista começa a  ganhar espaço na terceira década do século XIX. Um concurso do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro em 1838, com o tema “como se deve escrever a História do Brasil”, vencido pelos naturalistas Spix e Martius, acabou dando a resposta que se esperava para se fundar a nação brasileira: a fusão entre as raças branca, negra e índia como produtoras de sentido à construção de uma identidade nacional. O que viria a seguir seria incutir nos diversos grupos sociais que se constituíam no Brasil o sentimento de pertencimento a uma coisa maior: ser brasileiro.
Apesar dos esforços, a unidade nacional no século XIX esteve muito mais ligada à figura do imperador do que a certo sentido de brasilidade. Seria preciso vir à República para que o tema da nacionalidade viesse à tona novamente. É nessa época que são forjados os símbolos nacionais: o hino nacional e a bandeira. 
O método da comparação pode ser uma ferramenta interessante. Veja o que se passa entre franceses e norte-americanos, que confundem sua própria história com os movimentos que teriam dado a eles a “liberdade plena”, ainda que possamos discordar disso: a revolução francesa de 1789 e a independência norte-americana de 1776. No Brasil, o 7 de setembro é um arremedo longe de apresentar o gosto popular verificado na comemoração das datas nacionais de França e Estados Unidos. 
Bandeira e hino são instrumentos de veneração permanente de franceses e norte-americanos. Esses símbolos constituem-se em metáforas da nacionalidade nesses países, uma espécie de segunda pele. Os inimigos sabem disso ao realizarem rituais de queima de seus pendões nacionais, haja vista o que se vê no Oriente Médio nos movimentos contra a presença Ocidental.
No caso do Brasil, a bandeira só aparece em profusão por ocasião de eventos esportivos. Nesse caso, o patriotismo associado ao culto à bandeira só acontece em ocasiões muito especiais. Como se vê, devemos esperar a próxima Copa do Mundo, a ser realizada no Brasil, para que o patriotismo volte em sua forma mais exacerbada. Até lá, contentemo-nos com os patriotas de ocasião. 
Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense e professor de História do UniBH
 

 

Intervenções do professor para reflexão do aluno quanto à delimitação do tema de pesquisa: 

  • Comente sobre as ocorrências da palavra hino nos dois textos. Como a palavra "hino" foi ideologicamente entendida nas duas produções?
  • O que você acha dessas posições?

 

 

Texto 4 -  

Notícia 1 - "Shakira erra letra do hino nacional e causa polêmica na Colômbia"

Disponível em: http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/shakira-erra-letra-do-hino-nacional-e-causa-polemica-na-colombia/    Acesso em 17 de abr. de 2012

 

Shakira erra letra do hino nacional e causa polêmica na Colômbia

O evento estava sendo transmitido ao vivo e as críticas rapidamente tomaram conta da internet

17.04.2012 | Atualizado em 17.04.2012 - 20:24

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Da Redação

A cantora colombiana Shakira, 35 anos, errou trechos da letra do hino da Colômbia, em episódio que lembra o da brasileira Vannusa, 64, musa da Jovem Guarda que também deslizou ao cantar o hino do Brasil.

A gafe de Shakira aconteceu durante a Cúpula das Américas, em Cartagena, na Colômbia, no último domingo (15). Segundo a Folha, a maior parte das reclamações foi com relação ao coro que abre a música - ao invés de "en surcos de dolores" (em sulcos de dores), Shakira entoou "el suco de dolores" (o sulco das dores).

O evento estava sendo transmitido ao vivo e as críticas rapidamente tomaram conta da internet no país e a repercussão do caso atingiu todo o continente.

 

 

Notícia 2 - "Vanusa se atrapalha ao cantar hino nacional em evento"

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u616981.shtml   Acesso em 17 de abr. de 2012

 

30/08/2009 - 20h38

Vanusa se atrapalha ao cantar hino nacional em evento

da Folha Online

A cantora Vanusa, sucesso durante a Jovem Guarda, participou em março deste ano de um evento promovido pela Assembleia Legislativa de São Paulo. Cinco meses depois, o vídeo que mostra a participação da cantora foi parar nainternet e virou sucesso na rede por conta de uma gafe de Vanusa ao cantar o Hino Nacional.

Divulgação
Vídeo que mostra a cantora Vanusa errando a letra ao cantar o Hino Nacional virou sucesso na internet
Vídeo que mostra a cantora Vanusa errando a letra ao cantar o Hino Nacional durante cerimônia em SP virou sucesso na internet

Na quinta estrofe do hino, em vez de cantar "és belo, és forte, impávido colosso", Vanusa cantou "és belo, és forte, és risonho e límpido", palavras que fazem parte da estrofe anterior. O erro em uma parte da música acabou por atrapalhar todo o resto.

Na tentativa de disfarçar e consertar o erro, Vanusa repete algumas estrofes e perde o ritmo da música.

O erro é percebido pelo público presente na cerimônia, que aplaude a cantora antes do fim do hino na tentativa de encerrar a apresentação. Mas Vanusa continua cantando, e fora do ritmo.

Algumas estrofes adiante, o mestre de cerimônia do evento vai ao microfone e, antes do encerramento do hino, diz: "Agradecemos a presença da cantora Vanusa". Ao fundo, Vanusa continua cantando. O orador então continua os agradecimentos e Vanusa encerra sua participação, deixando o hino inacabado.

 

Intervenções do professor para reflexão do aluno quanto à delimitação do tema de pesquisa: 

  • Por que o fato de cantoras famosas errarem o hino de seus países causa polêmica e torna-se tema de notícia?

 

Professor, as perguntas dos textos acima deverão ser feitas oralmente e os alunos deverão respondê-las também por via oral. A proposta é que essas perguntas tornem-se mote para uma discussão maior sobre o tema hinos e possível recorte para a pesquisa. Repare como todos os textos apresentados permitem reflexões direcionadas ao hino enquanto símbolo sócio-histórico cultural. São fatos que permitem o reconhecimento do hino como ligação entre uma conjuntura sócio-histórica e um grupo social, proporcionando a união de pessoas por meio de uma identidade simbólica e cultural construída. 

 

 

Problematização

 

Feita a discussão, coloca-se a delimitação do tema a partir da atividade anterior sobre a reflexão dos textos. Os questionamentos serão construídos coletivamente e digitados pelo professor no momento de sua criação. Para isso, o professor deverá usar um projetor para facilitar a visualização dos alunos a fim de serem feitas adequações e sugestões discentes. Eis uma proposta para a o recorte do tema de pesquisa:

  • O que o hino é capaz de simbolizar?
  • Quais as representações ele cria ou é capaz de criar no imaginário das pessoas?
  • Que relações ele estabelece com a história e com a cultura de uma nação? 

 

As hipóteses deverão ser construídas coletivamente com base no que os alunos pensam diante das problematizações, como:

 

  • O hino simboliza a nação e os sentimentos de amor dos cidadãos à pátria ou a outra entidade, por isso, é capaz de unir pessoas que compartilham sentimentos ufanistas comuns com relação ao lugar onde vivem e/ou à entidade a que pertencem . O hino é capaz de representar a história de uma nação e/ou entidade e os anseios desta(s) perante seus patriotas.

 

Justificativa

Para a escrita da justificativa do trabalho, os alunos devem entender a relevânica de se pesquisar as relações simbólicas, históricas e culturais de um hino. Para ajudar os alunos na escrita, o professor pode questionar:

  • Em que a análise do hino enquanto representação social, cultural e simbólica de um grupo de pessoas proporciona à compreensão de sua função social e das repercussões de sentido em relação à sua existência?

 

As respostas, no coletivo, advindas desse questionamento, comporão a justificativa que deverá ser digitada pelo professor no momento em que é produzida, por meio de projeção.

 

 

 

Passo 3 - Objetivos

Em relação ao que pretendem ao final da pesquisa, os alunos deverão escrever coletivamente os objetivos. Todavia, caberá a eles a digitação. Assim, deverão usar o Twiddla, lousa para criação de textos coletivos.

 

O projeto de pesquisa objetiva que os alunos saibam:

 

  • Identificar o hino como um símbolo de uma nação e/ou de uma entidade (por exemplo, os clubes de futebol).
  • Reconhecer representações sociais, culturais e históricas pertencentes ao hino.
  • Relacionar o hino à história e à cultura de uma nação.
  • Analisar discursiva e ideologicamente o poder de um hino perante os patriotas. 

 

Passo 4 - Metodologia

 

TRABALHANDO COM MAPAS CONCEITUAIS

 

Para entender essas representações do hino, a proposta é trabalhar com os mapas conceituais.

 

3

 

Professor, sobre essa metodologia, ler mais em:

 

 

O primeiro passo para o trabalho com o mapa conceitual é eleger conceitos iniciais para o estudo. Esses conceitos serão os nós do mapa que se ligarão a outros nós por meio de uma relação. 

Cada aluno, ao final de seu estudo, elaborará um mapa conceitual acerca da pesquisa, conforme os conhecimentos adquiridos ao longo do estudo. Esse mapa contempla análise da visão discente sobre os aspectos abordados na pesquisa.

O professor disponibilizará a primeira relação conceitual aos alunos:

 

 
   

4

 

A tarefa dos alunos será propor novas relações conceituais no mapa a partir de seu conhecimento sobre a problematização da pesquisa.

 

Seguem algumas atividades que orientarão os alunos a responderem as problematizações da pesquisa e a criarem seu mapa conceitual. A cada atividade realizada, os alunos voltarão aos conceitos iniciais do mapa e acrescentarão novas relações.

 

 

Atividade 1

 

Objetivo da atividade: sensibilização para o poder social e cultural conferido ao hino.

 

Os alunos terão de analisar o poder social e cultural que o hino tem em relação a situações formais, de cunho regional, nacional e/ou mundial. Para tanto deverão pesquisar por notícias ou outros textos que legitimem esse poder e, ao final, das buscas, terão de redigir um texto opinativo para ser salvo em seu arquivo digital. Após a redação, deverão voltar ao mapa para acrescentar novas relações.

Exemplo:

Com Daniela Mercury cantando hino, Ayres Britto toma posse da presidência do STF

Camila Campanerut
Do UOL, em Brasília

  • Folhapress

    Ministro Carlos Ayres Britto assume a presidência do Supremo Tribunal Federal

    Ministro Carlos Ayres Britto assume a presidência do Supremo Tribunal Federal

O ministro Carlos Ayres Britto, eleito novo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) em 14 de março, tomou posse do cargo na tarde desta quinta-feira (19). Ele substituiu o ministro Cezar Peluso, 69, que chegou ao fim de dois anos de mandato. A cerimônia começou por volta de 16h30, com a cantora baiana Daniela Mercury interpretando o Hino Nacional.

A presidente da República, Dilma Rousseff, e o vice, Michel Temer, acompanham a cerimônia. O primeiro a discursar foi o ministro Celso de Mello, integrante mais antigo da casa, que falou da biografia de Britto e de Joaquim Barbosa, que assume hoje a vice-presidência. Depois, quem falou foi o Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, seguido por Ophir Cavalcante, presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

A presidência da mais alta Corte da Justiça brasileira tem mandato de dois anos e é definida pelo critério de antiguidade, de modo que o presidente é o vice da gestão que é sucedida.

Assim como Peluso, Ayres Britto completará 70 anos neste ano e ambos vão se aposentar. Desse modo, o comando do Supremo vai para o ministro Joaquim Barbosa ainda este ano, eleito agora para a vice-presidência. Com isso, o STF terá --entre Peluso e Barbosa --três presidentes distintos, no decorrer de 2012.

Segundo a assessoria de imprensa do STF, a cantora baiana fez a apresentação por cortesia, ou seja, não houve pagamento.

Disponível em http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2012/04/19/com-daniela-mercury-cantando-hino-comeca-cerimonia-de-posse-de-ayres-brito-no-stf.htm   Acesso em 19 de abr. de 2012.

Professor, destaque com os alunos a importância dada ao hino inclusive pela sua referência no título da notícia.

 

Ao voltarem ao mapa conceitual, os alunos poderiam propor:

 

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Atividade 2

 

 

Objetivo da atividade: relacionar o hino aos aspectos históricos-culturais e a suas representações.

 

A partir do Hino Nacional Brasileiro, os alunos deverão identificar relações entre os elementos do texto verbal do hino e a conjuntura sócio-histórica. É como se o hino remetesse, em alguns trechos, à história. Para essa identificação é imprescindível recorrer a fontes históricas antigas e atuais que podem ser obtidas pelos sites de busca.

"É importante ressaltar que a canção que representa uma nação, como o Hino Nacional do Brasil, exalta fatos acontecidos, simboliza todas as lutas por ela passadas, carrega a identidade de um povo e a grande responsabilidade de ser o porta-voz da Nação brasileira para o restante do mundo." (Site Brasil Escola).

Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiab/hinonacionaldobrasil.htm   Acesso em 19 de abr. de 2012.

 

Por exemplo, é imprescindível saber que no trecho "Ouviram do Ipiranga as margens plácidas", Ipiranga refere-se ao rio em cujas margens D. Pedro deu o "Grito da Independência" que, no hino, está representado pela expressão  "brado retumbante". Por isso, o "o sol da Liberdade/ brilhou no céu da pátria", ou seja, o Brasil deixou de ser colônia de Portugal para tornar-se nação independente. A palavra "sol" amplia a significação, permitindo possibilidades de leituras, tais quais: o que se tinha antes da independência não era um sol resplandecente, tendo em vista a situação de submissão do Brasil a Portugal. Depois, o sol brilha como nunca: "E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos, brilhou (...)".
Essa conjuntura sócio-histórica resgatada permite a construção de representações do hino e deixa entrever um poema que, de início, exalta a independência brasileira e, portanto, propõe caráter ufano à canção.  

 

Links com sugestões de análise do hino em perspectiva histórica:

Link com a história do Brasil:

 

Ao voltarem ao mapa conceitual, os alunos poderiam propor:

 

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Atividade 3

 

Objetivo da atividade: compreender o hino como um símbolo.

 

Nesta atividade, os alunos (individualmente ou em duplas), após todas as análises anteriores, já terão capacidade de identificar o hino como um símbolo. Para tanto, aproveitarão o texto opinativo que fizeram sobre o poder social e cultural que o hino tem em relação a situações formais e criarão uma postagem no blogue da turma ou no site da escola sobre o tema: Hino e seu caráter simbólico. Poderão ser direcionados a partir dos questionamentos:

  • Por que há necessidade de um símbolo para representar um país?
  • Por que geralmente um dos símbolos é o hino?
  • O que o símbolo gera na e para a comunidade de um país ou de uma entidade?

 

Além de todos os textos já trabalhados, os alunos poderão buscar argumentos para o texto em:

http://www.portalamazonia.com.br/cultura/hino-nacional-simbolo-da-nacao-brasileira/

http://www2.planalto.gov.br/presidencia/simbolos-nacionais

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-93132004000100004&script=sci_arttext&tlng=es

http://cat.inist.fr/?aModele=afficheN&cpsidt=12258151

 

Ao voltarem ao mapa conceitual, os alunos poderiam propor:

 

 

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Passo 5 - Socialização dos resultados da pesquisa

 

 

Terminado o mapa conceitual, este será publicado no site da escola e/ou  blogue da turma, de modo a apresentar o estudo desenvolvido. O mapa conceitual, por si só, já é um instrumento avaliativo com relação à aprendizagem proposta pela pesquisa.

Caso queira, o professor poderá solicitar aos alunos a impressão dos mapas e afixação deles nos murais da escola. 

Professor, não deixe de projetar para a turma o mapa conceitual de cada aluno da sala. Mostre as diferenças e semelhanças e peça oralmente para que o produtor do mapa exponha seu raciocínio, explicando em detalhes os passos e razões para a realização de seu mapa conceitual.

Recursos Complementares

Sugestões de leitura para o aluno:

Vídeo: Análise e interpretação do Hino Nacional Brasileiro

Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=LDxTCjdzeSk&feature=relmfu

Acesso em 18 de abr.2012.

Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=u5uUsT-DnuE

Acesso em 18 de abr.2012.

Parte 3: http://www.youtube.com/watch?v=hYobwkcDPJ8&feature=relmfu

Acesso em 18 de abr.2012.

 

Para o professor:

Sugestões de outras atividades envolvendo o hino: http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/ouviram-ou-nao-ouviram-ipiranga-423208.shtml

Acesso em 18 de abr.2012.

Artigo: Uma análise acerca do conteúdo dos hinos oficiais e populares dos principais clubes cariocas de futebol da Primeira República ao Estado Novo.  Disponível em: dialnet.unirioja.es/servlet/fichero_articulo?codigo=2933970 Acesso em 18 de abr.2012.

Capítulo de livro: As representações sociais, o imaginário e a construção social da realidade. Disponível em: http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=uBROp9313z8C&oi=fnd&pg=PA39&dq=s%C3%ADmbolos+representa%C3%A7%C3%B5es&ots=Wt9RqxIqLY&sig=k0QQAdxFvkMKkL1cTC_meQqI04Y#v=onepage&q=s%C3%ADmbolos%20representa%C3%A7%C3%B5es&f=false  Acesso em 18 de abr.2012.

Artigo: Representações e memórias sociais compartilhadas: desafios para os processos de ensino e aprendizagem da história. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/ccedes/v25n67/a07v2567.pdf Acesso em 18 de abr.2012.

 

Metodologia de Projetos

Informações sobre essa metodologia em:

 

Aulas do Portal do Professor relacionadas ao assunto

Aula: Análise e reflexão da linguagem utilizada nos hinos. Disponível em : http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26191   Acesso em 18 de abr.2012.

Aula: Explorando os significados da letra do Hino Nacional. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13609

Acesso em 18 de abr.2012.

Avaliação

A metodologia por projetos pressupõe autonomia discente. Logo, os alunos serão avaliados com base nessa autonomia e em atitude pró-ativa enquanto pesquisadores. A metodologia utilizada na pesquisa, o mapa conceitual, é outra possibilidade de avaliação.

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