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A cultura africana na escola: discutindo a partir de temas polêmicos - Iniciação à Pesquisa Científica

 

02/06/2012

Autor e Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural na formação do Brasil
Ensino Médio Geografia Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Médio Educação Física Luta: Valores culturais
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores culturais
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores culturais
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Médio Filosofia Ética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ampliar seus conhecimentos sobre cultura africana, a partir do estudo de temas polêmicos afeto à educação: ações afirmativas, mito da democracia racial e religiosidade;
  • Aplicar elementos fundamentais da metodologia de pesquisa, em caráter de iniciação científica;
  • Identificar e valorizar locais de manifestação da cultura africana em sua cidade.
Duração das atividades
15 aulas de 50 minutos/ Total 750 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conseguir ler, escrever e interpretar textos com relativa autonomia. Domínio básico de uso de computadores e navegação na internet. Noções básicas de representação numérica percentual.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade - Introdução ao tema e proposta de pesquisa (de 02 à 03 aulas)

O presente projeto de pesquisa deve ser desenvolvido para estudar o tema Cultura Africana. Como se trata de um tema interdisciplinar, ele pode ser abordado por diferentes áreas: História, Educação Física, Geografia, Língua Portuguesa, Direito, Sociologia, Artes, dentre outras. Nesse sentido, o ideal é que a pesquisa seja desenvolvida por um grupo de professores (mínimo 03 professores) que atuem na mesma turma que desenvolverá as atividades. Deve ser realizado um planejamento do trabalho coletivo, no qual cada professor orientador contribua a partir da especificidade do seu conteúdo e de seu tempo com a turma (horas aulas semanais).

Dica Inicial: No caso de escolas com um número significativamente menor de professores e alunos, o professor proponente poderá utilizar uma alternativa ótima: a parceria entre outras escolas da cidade e/ou região. Nesse caso, deverá ser feito um contato prévio com docentes das escolas parceiras. Nesse caso, veja exemplo de aula que apresenta essa alternativa sugerida: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40231, acesso em 14/05/2012.

1. O que eu conheço sobre a Cultura Africana?

O professor pode iniciar a aula expondo algumas imagens sobre o tema que se pretende pesquisar.

Solicitar aos alunos que, durante a exposição das imagens, pensem nas seguintes perguntas:

  • Quem e o que estou vendo?
  • O que as imagens têm a ver comigo?

Sugestões de imagens:

(para acessar os links clique nas imagens, todas acessadas em 18/04/2012)

africa brasil     meninos negros   africa todos   Capoeira-in-the-street

Fonte: Google Imagens                                 Fonte: Google Imagens                                   Fonte: Google Imagens                       Fonte: Google Imagens

Após a exposição, permita que os alunos se manifestem em função das perguntas acima, e acrescentem mais uma questão para eles comentarem:

  • O que eu senti quando via as imagens?

 

2. Dinâmica da Linha do Pertencimento: trata-se de uma dinâmica de grupo com objetivo de promover uma sensibilização de identidades e diferenças.

Obs. A dinâmica supracitada é uma adaptação do "Jogo da linha", apresentado numa cena do filme "Escritores da Liberdade" (veja sugestão de vídeo, logo abaixo).

A dinâmica deve ser desenvolvida logo após a discussão do item 1 acima, antes mesmo do professor apresentar as conclusões.

Faça uma linha dividindo a sala ao meio (usando uma fita adesiva ou mesmo um giz).

Como a sala está divida pela linha, peça aos alunos que se disponham em qualquer lado da sala, mas, neste momento, eles não podem ficar em cima (ou se aproximar) da linha.

Em seguida, o professor dará alguns comandos em forma de perguntas, e os alunos que se identificarem com as respostas das perguntas ditas pelo professor devem ficar sobre a linha (ou bem próximo à ela).

Após o professor falar o primeiro comando, quando os alunos começarem a se movimentar em direção a linha, deverão ficar um tempo curto sobre ela, suficiente apenas para observar quem veio com eles, e quem ficou afastado da linha. Em seguida, todos deverão voltar para o ponto de partida (distante da linha) e aguardar o próximo comando.

Veja exemplos de comandos:

- Quantos de vocês não se consideram de pele branca?

- Quantos de vocês se consideram de pele negra?

- Quantos de vocês se consideram de outra cor de pele?

- Quantos de vocês têm algum familiar de origem Africana?

- Quantos de vocês têm algum parente de pele negra?

- Quantos de vocês convivem apenas com pessoas brancas?

- Quantos de vocês convivem com pessoas negras?

- Quantos de você convivem com pessoas de outras cores de pele?

Antes de fazer a dinâmica, o professor pode assistir o vídeo abaixo, que apresenta, de forma detalhada, a dinâmica original no filme "Escritores da Liberdade".

Sugestão de vídeo:

escritores da liberd http://www.youtube.com/watch?v=_Zq1smzPEf4, acesso em 18/04/2012

Naturalmente, muitos alunos poderão se identificar com o mesmo comando, fato este que vai ao encontro dos dois principais objetivos da dinâmica:

1º) Observar pontos que os unificam - movimento do pertencimento;

2º) Identificar pontos de diversidade - movimento do respeito às diferenças;

3. Na sugestão acima, a dinâmica do Pertencimento tem o objetivo de complementar a discussão sobre as imagens apresentadas anteriormente.

Sendo assim, as perguntas ("comandos") acima, deverão corresponder ao sentido trabalhado pelo professor na discussão.

O sentido que trabalhamos na sugestão de atividade acima foi a reflexão sobre a convivência. Ou seja, revelar que, sobretudo no Brasil, pertencemos a determinados ciclos de convivências de pessoas de diversas cores, e isto não tem como mudar, dada nossa origem e história ligada à África. Daí que na verdade, ao invés de existir mais brancos do que negros (como é na Europa) ou mais negros do que brancos (como é na África), no Brasil existe o que podemos chamar de um Mosaico de Cores da Convivência, que podemos representar pela imagem abaixo (daí mostre a figura abaixo para eles):

mosaico afro

Fonte: Google Imagens (Clique aqui para acessar link)

Obs.: O professor pode dar outro sentido à dinâmica dependendo do perfil da sua turma e dos objetivos específicos que ele traçar no início da aula.

4. Como conclusão após as duas dinâmicas, o professor deve conduzir uma reflexão crítica com os alunos em torno da seguinte provocação:

  • Embora exista, concretamente, no Brasil, o Mosaico de Cores da Convivência, ainda persistem processos históricos de exclusão social, discriminação, preconceitos, percebidos em relação aos cidadãos de pele negra e à cultura africana (ora expressamente, ora de forma velada). Portanto, o que será que ainda sustenta esta situação que, aparentemente, não devia ocorrer em nosso Mosaico de Cores chamado Brasil?

 

5. Após essa sensibilização inicial em relação ao tema Cultura Africana, o professor deve permitir que os alunos se manifestem, questionem e tentem responder a provocação acima.

Após as tentativas de respostas pela fala, peça-os que elaborem perguntas por escrito, como tarefa de casa para próxima aula.

O professor deve convidar os alunos a fazer uma pesquisa para investigar uma ou mais questões que surgirão a partir das perguntas que eles elaboraram. O professor explicará que para responder perguntas como aquelas que eles elaboraram, é preciso uma pesquisa em caráter de iniciação científica.

Para que eles entendam melhor do que se trata uma pesquisa científica o professor deverá apresentar um roteiro que mostra "de onde devemos partir" e "onde queremos chegar". Nesse sentido, deverá ser sugerido alguns sites, com informações sobre "o que é pesquisa" e "o que significa pesquisar", para que, como tarefa de casa, os alunos construam uma frase na tentativa de definir: o que é pesquisa científica.

Sugestão de Roteiro:

Pesquisa Científica
De onde partiremos

Um problema de pesquisa e um tema relevante:

Dimensão da introdução (justificativa e problema)

Onde queremos chegar

Responder as perguntas (resultados conclusivos ou parciais):

Dimensão dos Objetivos

Qual caminho trilhar

Escolha da metodologia (fontes e procedimentos):

Dimensão dos procedimentos metodológicos

Socialização dos Resultados

Organização do processo de construção e escolha de um espaço de socialização:

Dimensão da organização, com os alunos, das etapas, cronograma e divisão dos grupos e criação do Blog, neste caso.

Obs.: Já disponibilizamos no Portal do Professor algumas aulas com atividades e recursos midiáticos, que buscam contribuir na compreensão do que se deve entender sobre pesquisa em caráter de iniciação científica. Acesse nossa aula nos seguintes links: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40011, acessado em 14/05/2012 (veja aulas 2 e 3); http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40175, acessado em 14/05/2012 (veja aulas 2, 3 e 4); e, ainda, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40127, acessado em 14/05/2012 (veja aulas 4, 5 e 6).

Deve ser informado que, a partir da próxima aula, iniciaremos a construção do nosso projeto.

2ª Atividade - Construção Coletiva do Projeto (da 4ª à 6ª aula)

1. Um dos professores, do grupo de orientadores, deverá criar um Blog que será alimentado por todo grupo. Nesse momento, somente os professores irão acessar essa ferramenta, de modo a garantir as postagens numa sequência que dê visibilidade aos alunos da construção do projeto, de forma atualizada.

Dica: Para o uso da ferramenta acima, o professor ainda pode permitir que os alunos participem do processo de criação do Blog. Tal feito oportunizará que os estudantes reiterem o compromisso já assumido nas etapas da pesquisa. Nas aulas sugeridas acima (vide 1ª Atividade), existem algumas estratégias de utilização dos grupos de alunos como moderadores de Blogs em pesquisa coletiva.

Em seguida, levantar sugestões para o formato do Blog, junto aos alunos das três turmas (inicialmente, o blog poderá trazer o título do projeto, nome e endereço das escolas integrantes e um texto sobre o perfil de cada turma participante, que poderá ser produzido de forma coletiva). Usar um data show para que os alunos acompanhem a criação do Blog, conheçam seu perfil e do colega, e apresentem suas sugestões. 

Sugestão de vídeo com um tutorial que explica o que é, e como fazer, um Blog:

video tutorial blog  http://www.youtube.com/watch?v=hfLIiM8B658, acesso em 18/04/2012.

Sugestões de sites que hospedam Blogs:

http://pt-br.wordpress.com/, acesso em 18/04/2012

http://www.criarumblog.com/, acesso em 18/04/2012

 

2. Os primeiros pontos a serem inseridos no Blog serão os resultados das discussões para produção coletiva do projeto de pesquisa. Cada professor ficará encarregado de uma dessas postagens conforme organização sugerida no quadro abaixo.

Dimensões da produção coletiva do Projeto de Pesquisa
Professor "A" Dimensão da Introdução e Justificativa do tema
Professor "B" Dimensão do problema e objetivos
Professor "C" Dimensão dos procedimentos metodológicos
Professor "D" Organização, com os alunos, das etapas, cronograma e divisão dos grupos

 

3. Sugestão de atividade para uma das dimensões do projeto.

A partir das perguntas escritas solicitadas na Aula 1, poderá apresentá-las à turma em Data Show, e, em seguida, debater com os alunos para que escolham aquelas que julgarem mais interessantes para produzir a problemática, sob os seguintes critérios

- Relevância social e científica da pergunta;

- Viabilidade da pesquisa que a pergunta aponta;

4. O professor pode organizar as questões norteadoras da pesquisa em torno de dois eixos de investigação indissociáveis:

- Questões histórico-culturais: no qual entrariam as perguntas, que abordam assuntos como: sentimento de pertencimento, religiosidade, identidade étnica, etc.

- Questões político-sociais:  distinção de preconceito, discriminação e racismo, ações afirmativas, mito da democracia racial, etc.

3ª Atividade - Discussão prévia e recorte do tema (da 5ª à 8ª aula)

1. Cada professor pode contribuir com uma discussão prévia das questões teóricas postas nas perguntas levantadas, de modo a ocorrer uma "filtragem epistemológica", ou seja, uma seleção necessária para se garantir que fiquem as perguntas que o grupo de orientadores entendam como problemas de pesquisa, ou que, pelo menos, atendam aos critérios colocados para os alunos na aula anterior (relevância e viabilidade).

O professor de História, por exemplo, pode aproveitar uma das perguntas que ensejam a questões da "marginalização e discriminação da cultura negra" e contextualizar os alunos quanto a Lei 10.639/2003 que trata da obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira".

O professor de Educação Física, por exemplo, pode discutir sobre as práticas corporais como brincadeiras, jogos, danças e lutas da cultura africana que, historicamente, não foram trabalhadas na educação física escolar, onde predomina o conteúdo dos esportes coletivos (strictu sensu) cuja maioria, geralmente, é de origem europeia. A lei supracitada, também é uma referência para se garantir conteúdos da cultura Africana nessas aulas.

Sugestão de sites sobre Lei 10.639/2003:

Site da Lei na íntegra: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm, acesso em 18/04/2012

Artigo que discute a Lei: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1409-8.pdf, acesso em 18/04/2012

2. Após a definição das perguntas, convidar os alunos a desenvolver um estudo referente à cultura africana na escola, com intuito de ampliar a discussão sobre alguns temas polêmicos afeto à educação às Questões histórico-culturais e às Questões político-sociais.

O estudo citado acima, na proposta metodológica desta pesquisa, terá duas dimensões: uma de natureza teórica e outra de caráter de pesquisa documental (aproximadamente 07 aulas, como descrevemos abaixo como 4ª e 5ª atividades).

O "passo a passo" do desenvolvimento desse estudo aparecerá dentro das próximas Atividades (4ª e 5ª), que começará com a divisão dos alunos em grupo, seleção de fontes bibliográficas, documentais e midiáticas para coleta dos dados (informações) esclarecedoras das perguntas da pesquisa, até que culmine com dois estudos de campo, um para conhecimentos das manifestações culturais africanas (ampliação do repertório cultural do aluno) e o outro para conhecimento das representações da comunidade escolar. Para cada uma desta etapa será exigido do professor que utilize recursos atrativos para que o aluno se sinta, ao mesmo tempo, envolvido e comprometido com o processo de pesquisa.

Com os temas de estudos elencados, poderá adentrar-se em outros assuntos que propiciam debates ricos, como: “distinção de preconceito e discriminação”, “sentimento de pertencimento”, “racismo”, etc.

Os professores das disciplinas participantes do projeto deverão abordar paralelamente a discussão dos temas em suas aulas, no entanto, deve ser feito um Quadro de Organização Temática, para cada professor se informar da discussão que os demais fizeram.

Sugestão de quadro com exemplos de temáticas:

Quadro de Organização Temática da Pesquisa sobre Cultura Africana na Escola
Temática Área de Conhecimento Professor                Objetivos da Pesquisa  Objetivos Específicos Abordagem               
Mito da Democracia Racial          
Ações Afirmativas e Cotas Raciais          
Preconceitos/Discriminação/Racismo          
Religiosidade          

 

4ª Atividade - Pesquisa de natureza teórica (da 9ª à 11ª aula )

pesquisa teorica

Fonte: Google Imagens (clique aqui para acesso ao link)

Os alunos deverão realizar uma pesquisa de natureza teórica na perspectiva de buscar conhecer melhor assuntos relacionados ao tema da Cultura Africana conforme Quadro de Organização Temática, definições e conceitos deles decorrentes.

1. Será necessário a divisão dos grupos de pesquisa (máximo de 05 alunos) para busca e seleção de fontes sob orientação do professor. A seleção das fontes usando sites de pesquisa, por exemplo, demanda primeiro a seleção de sites. Nesse sentido, para esse procedimento de busca on line, o professor deverá apresentar uma lista de sites que o aluno deve acessar (veja alguns exemplos nos links abaixo).

Obs: É fundamental que o professor não oriente que os alunos acessem sites à sua livre escolha, mas, sim, indique-os de modo que o direcionamento do orientador faça com que o aluno, não disperse durante a navegação na internet e, portanto,  focalize sua busca em torno da temática de estudo.

O professor, ainda, poderá apresentar uma lista mais ampliada de sites, para que os alunos, selecionem alguns sites do rol apresentado pelo professor. Nesse caso, o professor deverá apresentar critérios objetivos para aceitação dos sites que atendam os objetivos da pesquisa.

Nesse caso, ao deixar os alunos selecionarem os sites de uma lista previamente definida pelo professor orientador, este já selecionou sites idôneos que atendem ao tema da pesquisa.

 

2. Para o tema da Cultura Africana existe uma variedade de fontes de informações muito ricas, listamos abaixo alguns exemplos:

Exemplos de Fontes Documentais:

 

  fonte docum lei 10.639                   fonte docum lDB

Fonte: Google Imagens, acesse o link aqui                                           Fonte: Google Imagens, acesse o link aqui

 

Exemplos de Fontes Midiáticas:

amistad

Fonte da Imagem: Google, clique aqui para acessar link

(Diretor)Steven Spielberg

Gênero Drama

Origem: EUA

Sinopse:

Costa de Cuba, 1839. Dezenas de escravos negros se libertam das correntes e assumem o comando do navio negreiro La Amistad. Eles sonham retornar para a África, mas desconhecem navegação e se veem obrigados a confiar em dois tripulantes sobreviventes, que os enganam e fazem com que, após dois meses, sejam capturados por um navio americano, quando desordenadamente navegaram até a costa de Connecticut. Os africanos são inicialmente julgados pelo assassinato da tripulação, mas o caso toma vulto e o presidente americano Martin Van Buren (Nigel Hawthorn), que sonha ser reeleito, tenta a condenação dos escravos, pois agradaria aos estados do sul e também fortaleceria os laços com a Espanha, pois a jovem Rainha Isabella II (Anna Paquin) alega que tanto os escravos quanto o navio são seus e devem ser devolvidos. Mas os abolicionistas vencem, e, no entanto, o governo apela e a causa chega a Suprema Corte Americana. Este quadro faz o ex-presidente John Quincy Adams (Anthony Hopkins), um abolicionista não assumido, sair da sua aposentadoria voluntária, para defender os africanos (Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-16168/,acesso em 18/04/2012).

 

Exemplos de Fontes Bibliográficas:

Livros Digitais

Livro Brasil um pais de negros                                     livro negritude                 

Livro "Brasil: um país de negros?", clique na imagem                     Livro: "Negritude sem Etnicidade", clique na imagem
 

3. Criação de um Chat (ou fórum de discussão on line) para debate de um dos temas polêmicos.

Sugerimos após um movimento significativo dentro da pesquisa teórica a criação de um Chat sobre Cotas Raciais para acesso ao ensino superior.

Sugestões de sites que explicam o que é Chat:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Chat, acesso em 18/04/2012

http://pt.kioskea.net/contents/www/chat.php3, acesso em 18/04/2012

Sugestão de vídeo com um tutorial de "como fazer" um Chat:

tutorial chat http://www.youtube.com/watch?v=y6MVZ-XiNPY, acesso em 18/04/2012

Site para criação de Chat

http://www.criarsites.com/crie-um-chat-gratis-para-o-seu-site-com-o-xat/, acesso em 18/04/2012

4. O Chat é uma ferramenta que, nessa pesquisa, pode ser trabalhada de duas formas:

- No horário da aula, como uma extensão da sala de aula. Neste caso, portanto, forma-se uma sala virtual para que participem do Chat, em horário extraclasse, definido pelo professor, de preferência no contra turno. Obviamente, deve ser um horário que o professor possa participar, já que o mesmo coordenará a discussão. É recomendável para escolas em que os alunos possuam acesso irrestrito à um computador conectado à rede (como escolas atendidas pelo programa do governo federal: "Um computador por aluno - UCA")

- No Laboratório de Informática, sobretudo, caso não seja possível garantir que os alunos acessem internet em casa, conduza os alunos ao Laboratório para realizar o Chat.

Nas duas situações o professor deve se preocupar com duas recomendações:

  • Explicar aos alunos como acessarem o link e se adicionarem ao Chat;
  • Iniciar o Chat com uma introdução que reforça o objetivo do mesmo para a pesquisa e, de imediato, lançar a perguntar inicial que provocará toda discussão: Você é a favor das Cotas Raciais? Por quê?
  • Exigir que os alunos apresentem argumentos relacionados com a pesquisa teórica realizada por eles;

5ª Atividade - Pesquisa de natureza empírica (da 12ª à 15ª aula)

A pesquisa de natureza empírica pode implicar reflexões sobre duas dimensões de experiências, vejam:

1. Vivências na Escola: o professor deve possibilitar que os alunos vivenciem manifestações da cultura africana na escola e façam reflexões sobre suas experiências.

A vivência pode ser explorada através das produções culturais de origem africana, tais como: danças, músicas, jogos, etc. São possibilidades que permitem aulas com expressão corporal, que podem ser conduzidas pelos professores orientadores da equipe, das áreas de Educação Física e Artes.

Durante as aulas práticas os alunos poderão registrar com fotos e filmagens para enriquecer o conteúdo do Blog.

Solicite que cada grupo registre e selecione, pelo menos, duas fotos e um vídeo, para postar no Blog.

Após as vivências crie um Tópico de comentários do Blog, intitulado: "Vivências da Cultura Africana". Nesse tópico, os alunos deverão postar comentários das suas vivências.

Em seguida, como tarefa de casa, peça que os grupos façam um texto sobre as vivências, relacionando com a pesquisa teórica.

 

2. Para enriquecer mais o trabalho e a experiência de pesquisa dos alunos, os professores podem orientar um Trabalho de Campo:

O objetivo deste trabalho seria identificar os espaços onde existem as manifestações culturais mais típicas na sua cidade. Eles poderão, nesta etapa da pesquisa, fazer registros de observação e entrevistas com conhecedores dessa cultura. Nesse aspecto, poderá adentrar-se em um dos temas polêmicos selecionados: a religiosidade.

Os professores orientadores deverão reunir-se para definirem o(s) melhore(s) local (is) para visitas.

Os procedimentos metodológicos de registros feitos nas aulas das vivências, tanto para as postagens no Blog, assim como o texto de reflexão sobre a experiência, deverão ser repetidos nessa atividade.

3.  Para o Trabalho de Campo, deve ser providenciado o Roteiro de Observações e de Entrevistas, conforme sugestão a seguir:

ROTEIRO DE REGISTRO DO TRABALHO DE CAMPO
Itens para observação Registro
Manifestações Culturais do Local

Ex: Danças, Rituais religiosos, Lutas, etc.

 

Características do ambiente

Ex: Espaço de reuniões/danças/lutas, decoração, etc.

 

Características das pessoas que frequentam


 

Ex: Escolaridade, cor da pele (branco, índio, mulato, negro).

Obs:Esse último item será complementado com entrevista abaixo

 

   
ROTEIRO DE ENTREVISTAS COM REPRESENTANTES NO LOCAL

Dados Pessoais:

 

 

 

Forma de Participação:

 

 

 

Informações sobre Ingresso no Local:

 

 

Concepções/ Representações dos participantes:

 

Nome:

Idade:

Profissão:

 

 

Função no local:

 

 

 

Quando começou: data

O que levou a ingressar:

 

O que o motivou a participar (fato, pessoa)?

Qual a importância da Cultura Africana para o Brasil?

Qual a importância do local para valorização da Cultura Africana?

Obs: Coerente com as dinâmicas iniciais deste trabalho (feitas na primeira aula), o professor poderá solicitar que os alunos observem a diversidade étnica dos integrantes do local. No entanto, por uma questão ética, não é preciso constar dos itens do roteiro de entrevista, para não causar eventuais constrangimentos, já que não há necessidade de perguntar como a pessoa se declara (branco, índio, mulato, negro, etc.), pois, eventualmente, o entrevistado pode não gostar da pergunta. E, certamente, basta que o aluno, nas observações, registre o que observou deste aspecto. Confirmando, ou não, a tese do Mosaico de Cores da Convivência.

Ao definir o Local de Visita (Ex.: Centro de Capoeira Angola; Escola de Dança Afro, etc.), o professor deve viabilizar uma forma dos alunos contribuírem na criação do Roteiro. Uma possibilidade seria solicitar que cada grupo sugira tópicos de observação para o registro do trabalho de campo. Em seguida, munido de um data show, o professor apresentará todos os tópicos, e debaterá com a turma a pertinência de alguns e a necessidade de exclusão de outros, tudo isso, em função dos objetivos da pesquisa.

Após o trabalho de campo, com orientação do professor, os grupos poderão efetuar postagens das imagens e vídeos dos registros da visita, bem como comentários sobre suas percepções do local.

4. Representações da Comunidade Escolar sobre um dos temas da Cultura Africana

Sugerimos ainda que se crie uma Enquete para ser postada no Blog, sobre um dos temas mais polêmicos (Ex. Cotas Raciais), para a busca rápida da representação da comunidade escolar.

Em seguida, convide os demais alunos e professores que não fazem parte do grupo de pesquisa, para acessar e participar da Enquete.

Como produto dessa Enquete, teremos rapidamente uma representação por percentual e quantidade de votos da opinião da comunidade escolar sobre um dos temas.

Obs.: O trabalho específico com estes dados (representação numérica por percentual), pode ser trabalhado com professores da área de matemática.

Sugestão de Enquete: "O que você acha do regime de Cotas para ingresso na universidade?".

Clique na Imagem a acesse (você pode participar da enquete demonstrativa):

enquete cotas2 Fonte da imagem: Google Imagens, clique aqui para acessar link

5. O professor dará um prazo (máximo 01semana) para todos convidados a participar da Enquete terem tempo de votarem.

Encerrada a votação, o professor convidará os alunos a refletirem sobre o resultado da enquete, à luz dos referenciais teóricos usados na pesquisa.

Dica: Para a reflexão acima, o professor pode socializar uma reportagem de jornal (ou artigo digital) sobre Cotas Raciais e pedir que os alunos a relacionem com os resultados da Enquete:

Sugestão de site com exemplo de reportagem ("Folha.com"):

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u18820.shtml, acesso em 20/04/2012.

Recursos Complementares

Sugestão de Link para professores:

Livro "Menino Marrom" (autoria de Ziraldo): http://ziraldo.com/livros/marrom.htm, acesso em 18/04/2012.

Artigo que apresenta uma crítica ao livro: http://www.webartigos.com/artigos/a-representacao-do-negro-em-o-menino-marrom-de-ziraldo/31289/, acesso em 18/04/2012.

Avaliação

1. A avaliação ocorre processualmente, já que os professores estarão atentos aos registros dos alunos no Blog, que será o instrumento primordial do processo avaliativo.

2. Depois de concluída todas as etapas da pesquisa, os alunos poderão redigir um texto final, denominada "Considerações Finais".

O professor poderá instigá-los à produção desse texto, lançando a seguintes perguntas:

  • O que eu aprendi a valorizar na Cultura Africana em relação ao meu país? Por quê?
  • O que eu aprendi a valorizar das manifestações da cultura africana em minha cidade? Por quê?

 

3. Finalmente, o professor poderá abrir um último tópico de comentários no Blog, também intitulado "Considerações Finais", para que eles socializem as suas últimas considerações em relação à pesquisa. Eles serão orientados a não escrever igual ao texto escrito, eles devem fazer em forma de comentários, de forma resumida as ideias principais do texto.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • RUBENILDA CHAGAS WANZERLEY, E M E F JULIA BARBALHO , Pará - disse:
    rubenildaw@gmail.com

    23/10/2013

    Cinco estrelas

    Gostei da proposta! Contribuiu bastante para a elaboração de um plano de ação para ser realizado no dia da Consciência Negra nas escolas onde atuo.


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