Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As marcas da natureza nas paisagens - Iniciação Científica/UCA.

 

03/07/2012

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia O homem criador de paisagem/modificador de paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as transformações ocorridas nas paisagens terrestres em decorrência da dinâmica da natureza;
  • Perceber os elementos naturais que permanecem como marcas na paisagem ao longo dos tempos;
  • Como as marcas deixadas pela dinâmica da natureza nas paisagens auxiliam a entender a história dos lugares.
Duração das atividades
12 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os estudantes devem ter a compreensão de que as muitas mudanças aconteceram nas paisagens terrestres ao longo dos tempos histórico e geológico não ocorreram de uma só vez. Os elementos naturais ou humanos foram alterados e substituídos gradativamente por outros.

Estratégias e recursos da aula

hhh

Prezado (a) Professor (a),

- Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laboratório de informática.

- Esta aula tem como proposta metodológica o desenvolvimento de atividades de pesquisa que instiguem os discentes a compreenderem as transformações impostas pelos fenômenos naturais às paisagens terrestres ao longo dos tempos.

 hh

Atividade 01

O que é um projeto de pesquisa?

PASSO A PASSO

- Inicie a aula orientando os alunos a elaborarem uma proposta de pesquisa buscando levantar problemas, estabelecer hipóteses, definir objetivos, adotar metodologias adequadas à investigação e apresentar resultados, usando os procedimentos básicos da investigação científica. 

- Oriente os estudantes a formarem grupos de trabalho para facilitar o desenvolvimento das atividades propostas. Ressalte, primeiramente, alguns aspectos de um projeto de pesquisa. Explique que este se constitui basicamente das seguintes etapas:

  • Delimitação do tema (o quê pesquisar?).

 

- Converse sobre a importância de definir a temática de pesquisa. Inicie a conversa com os estudantes discutindo alguma noticia veiculada recentemente por telejornais ou revistas, que estejam relacionadas ao tema proposto para esta aula, com vistas a ppppppppppcom vistas iniciar a problematização que irá nortear esse trabalho de investigação. Sugerimos, a título de ilustração, a apresentação da seguinte paisagem:

 PEDRA CABEÇA DE JACARE- NASCENTE RIO DAS VELHAS - OURO PRETO - MG

 Pedra Cabeça de Jacaré - Ouro Preto-MG. Disponível em: <http://www.panoramio.com/photo/5589579>. Acesso em 14/04/2012.

- Questione:

  • Essa paisagem sempre foi assim?
  • Você sabe explicar como ela era antes?
  • Como essa paisagem foi modificada até alcançar a forma apresentada na imagem?
  • Qual/quais agente(s) foi/foram responsável/éis pela modificação dessa paisagem?
  • Em sua opinião, as alterações nessa paisagem ocorreram de maneira lenta ou rápida? Justifique.

 

- Permita que os alunos expressem suas opiniões. Após a "sementeira de ideias",  explique que o tema dessa investigação será: "As marcas da natureza nas paisagens". Justifique a relevância de estudar esse assunto com vistas a compreender as transformações impostas pela dinâmica da natureza às paisagens terrestres ao longo dos tempos.

- Reflita com os grupos sobre a importância da Justificativa da pesquisa (por que pesquisar?). É importante destacar que, diferentemente da dinâmica das sociedades humanas que modificam a paisagem por meio do trabalho e das técnicas, a dinâmica da natureza revela-se por meio de outros fenômenos. Assim, a pesquisa será norteada a partir da importância de identificar as transformações ocorridas nas paisagens terrestres em decorrência da ação dos elementos naturais por intermédio de seus fenômenos, como a ação dos ventos, das chuvas e das águas dos rios, da força dos terremotos e vulcões, do derretimento ou da formação de geleiras, dentre outros.

- Medie um debate entre os grupos com vistas a levantarem alguns questionamentos sobre as mudanças nas paisagens terrestres decorrentes de fenômenos naturais, e a partir de suas perguntas  auxilie-os a definirem a problemática de pesquisa. O professor deve permitir que os alunos se manifestem, questionem e tentem elaborar perguntas a partir do interesse pessoal de cada um sobre o assunto. Para isso

- É importante pedir que citem exemplos de paisagens que façam parte do seu espaço de vivência, as quais eles podem imaginar como era antes, quais os agentes (naturais ou humanos) a modificaram, se isso ocorreu de forma lenta ou rápida, etc.

- Explique o que caracteriza o Problema de pesquisa (qual/quais pergunta(s) se pretende(em) responder com a pesquisa). Reforce a ideia de que o pesquisador é instigado por uma inquietação/pergunta, ou seja, pela busca de compreender uma determinada realidade.

- A elaboração de perguntas sobre o tema é uma sugestão para se construir a problematização ou a problemática da pesquisa. Então, peça-os que elaborem perguntas por escrito, como tarefa de casa para próxima aula.

- Convide os estudantes a investigarem uma ou mais questões que surgirão a partir das perguntas que eles elaboraram. A partir dos questionamentos apresentados pelos alunos, auxilie-os a delimitarem a seguinte questão-problema:  Auxil

  • Como podemos identificar as transformações pelas quais passou uma paisagem em decorrência da ação da natureza, ao longo do tempo?

 

- Solicite que observem a paisagem mostrada na imagem anterior e levantem hipóteses sobre a questão proposta, com ênfase na busca de possíveis explicações para as mudanças ocorridas neste lugar no decorrer dos tempos. Através da observação, descrição, comparação, analise e síntese é possível apreender as mudanças pelas quais passou uma paisagem em decorrência da dinâmica da natureza, ao longo do tempo. Por exemplo:

  • Esta paisagem foi modificada pela ação dos agentes naturais, ao longo de muitos anos.

 

- Explique que a(s)  ""Hipótese(s) da Pesquisa é (são) uma resposta provisória ao problema. É uma proposição submetida a teste que pode ser considerada verdadeira ou falsa no final do processo de investigação. Da mesma forma que o problema, a hipótese deve ser formulada no contexto do referencial teórico adotado pelo pesquisador. Entretanto, é importante considerar que, de acordo com o enfoque teórico-metodológico da pesquisa esse item, em alguns casos, não precisa ser considerado. A formulação clara do problema e a elaboração dos objetivos, por si, conduzem à(s) resposta(s) do que se espera com a pesquisa.

- A partir dessa ideia, explique aos alunos a importância de se definir os objetivos da pesquisa, buscando definir metas para serem alcançadas com a elaboração da investigação. Ressalte que os objetivos (para que pesquisar - aonde se quer chegar?) auxiliam a definir o que se deseja alcançar com o desenvolvimento da pesquisa e quais são os resultados esperados. Constituem-se na finalidade de um trabalho científico, ou seja, a meta que se pretende atingir com a elaboração da pesquisa.

- A partir das proposições dos alunos, evidencie, para essa pesquisa:

  • Identificar as transformações ocorridas nas paisagens terrestres em decorrência da dinâmica da natureza;
  • Perceber os elementos naturais que permanecem como marcas na paisagem ao longo dos tempos;
  • Entender como as marcas deixadas pela dinâmica da natureza nas paisagens auxiliam a entender a história dos lugares.

 

- Auxilie os grupos de pesquisa a levantarem informações sobre o tema proposto para estudo, buscando definir um referencial teórico básico, por meio de um rigoroso levantamento bibliográfico. Ressalte que este item do projeto de pesquisa, também chamado de fundamentação teórica básica ou revisão de literatura, representa o momento em que o pesquisador procura conhecer o que já foi produzido sobre o tema, por meio de um rigoroso levantamento bibliográfico. A leitura é de fundamental importância nesta etapa, porque vai definir o quadro teórico que permitirá o desenvolvimento da pesquisa.

- Oriente-os a buscarem informações sobre o assunto proposto em diversas fontes de pesquisa, como livros e revistas: Britânnica Escola Online <http://escola.britannica.com.br/>, Revista Escola <http://revistaescola.abril.com.br/>, Revista Ciência Hoje<http://cienciahoje.uol.com.br/>, site Scielo: <www.scielo.br/>, sites de revistas de grande circulação, como Veja <http://veja.abril.com.br/>, Isto É <http://www.istoe.com.br/capa>, Caros Amigos <http://carosamigos.terra.com.br/index2/>, além de livros didáticos, paradidáticos e científicos, dentre outras fontes.

 

- Oriente os grupos para executarem as seguintes etapas:

  • Sugestões de sites com textos sobre o tema:
  • Sugestões de sites de vídeos:
  • Sugestões de sites e blogs:

 

- Cada grupo será responsável por identificar duas fontes de cada uma das modalidades acima, e fazer uma breve apresentação sobre as mesmas na próxima aula. Na aula seguinte, cada grupo deverá fazer uma apresentação das fontes identificadas.

- O objetivo nesse momento é que a turma, com mediação do professor, selecione as fontes suficientes (em termos de qualitativos e quantitativos) para análises com base no foco da pesquisa: Identificar as marcas da natureza nas paisagens.  Indique critérios de seleção de fontes com base no objetivo da pesquisa (Ex: Textos de autores conhecidos; sites institucionais, vídeos com censura livre, blogs somente de professores e/ou pesquisadores, etc.).

Após a definição das fontes, os alunos terão uma semana, como tarefa de casa, para realizar uma redação sobre cada uma delas. No que se referem aos textos, deverão fazer uma abordagem das ideias principais; em relação aos vídeos, fazer uma pequena sinopse; em relação aos sites e blogs os estudantes deverão fazer, por escrito, uma apresentação do autor (ou autores) bem como dos seus conteúdos principais.

 

- Após terem caracterizado o problema, elaborado os objetivos e definido o quadro teórico, os grupos devem delinear os procedimentos e as técnicas a serem seguidos na pesquisa, isto é, fazer o planejamento dos procedimentos metodológicos, ou em outras palavras, os "caminhos" para alcançarem os objetivos e os resultados esperados com a pesquisa.

  •  Metodologia (como chegar? Qual melhor caminho?): É o “caminho” a ser percorrido na pesquisa. Nesta etapa, também conhecida como procedimentos metodológicos, o pesquisador, após ter caracterizado o problema, elaborado os objetivos e definido o quadro teórico, vai delinear os procedimentos (métodos) e as técnicas (materiais) a serem seguidos na pesquisa. Explique que quando se trata dos  "caminhos" da pesquisa, existem diversas possibilidades.

 

- Sabemos que existem diversas possibilidades metodológicas, mas proponha, para essa investigação, um levantamento bibliográfico (consulta em fontes publicadas sobre o tema) e a observação direta e indireta da paisagem. Num primeiro momento, os grupos deverão analisar imagens sobre algumas paisagens da região serrana do Rio de Janeiro e fazer uma análise comparativa das mudanças visíveis em cada uma delas, provocadas pela ação das águas das chuvas. Em seguida, sugerimos a realização de um estudo de campo (onde os alunos vivem ou em outro local qualquer) com vistas a observar, descrever, analisar e representar as principais transformações ocorridas na paisagem em decorrência da dinâmica da natureza.

 - Neste momento é importante definir conjuntamente com os grupos um cronograma buscando delimitar o tempo necessário para o desenvolvimento de cada uma das etapas de investigação, do início ao final da pesquisa, e quem serão os responsáveis por cada atividade. A definição do cronograma deve ser estabelecida de acordo com as condições reais para o desenvolvimento das atividades planejadas pelos grupos de trabalho. O cronograma pode ser organizado de forma mensal, bimestral, trimestral, semestral. 

- Finalmente, reforce junto aos alunos sobre a importância da organização, no decorrer de todo o processo de investigação, para a socialização dos resultados da pesquisa (quais as respostas/descobertas?) . Explique que durante todas as etapas de construção do projeto e desenvolvimento da pesquisa os grupos devem fazer registros, tratamento das informações, produção de textos, de imagens, de vídeos, dentre outras, para socialização e divulgação dos resultados.

- Para socializar e divulgar os resultados dessa pesquisa, proponha a apresentação de uma exposição temática "Um passeio pela história geológica do nosso planeta".

- Solicite aos alunos que organizem uma exposição temática na escola (na biblioteca, no pátio, no laboratório de Geografia...) ilustrando, por meio de painéis, amostras de fósseis, minerais e rochas, dentre outros, as marcas da natureza na paisagem.

 

hh

Fonte: Clip-Art.

- Destaque aos alunos que um Projeto de Pesquisa deve ser um instrumento flexível, podendo ser reconstruído pelo pesquisador no decorrer de seu desenvolvimento. As atividades podem utilizar várias aulas, contemplando  um bimestre/trimestre ou até mesmo um ano letivo. Assim sendo, o planejamento poderá ser revisto constantemente. A flexibilidade se faz necessária dando lugar a (re)orientações.

- Ressalte aos grupos a importância de buscarem orientações, quando sentirem necessidade, junto aos professores das diversas áreas do saber com vistas a  auxiliar no tratamento das informações levantadas  e estabelecer relações entre os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses que facilitem a construção de conhecimentos significativos e propositivos, proporcionando-lhes experiências enriquecedoras. Afinal, as marcas da natureza são objeto de pesquisa para geógrafos, geólogos, antropólogos, historiadores, paleontólogos e outros profissionais, que procuram conhecer o passado da Terra e da humanidade. 

- Solicite que cada grupo escolha um representante para mediar debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão que eles deverão criar na internet (Sugerimos os seguintes: <http://br.groups.yahoo.com/>, <https://groups.google.com/>, dentre outros), buscando propiciar a troca de experiências e reflexões, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado. 

- Espera-se que essa reflexão promova a construção de conhecimentos por parte dos alunos, pois reconhecemos a pesquisa como sendo um instrumento relevante no processo ensino-aprendizagem, na medida em que estimula a curiosidade e propicia o desenvolvimento da autonomia. A pesquisa sobre essa temática se apresenta como uma oportunidade para que os estudantes reconheçam as mudanças ocorridas na paisagem ao longo dos tempos em decorrência da ação dos elementos naturais, e vislumbrem traços que possam a vir acontecer na paisagem de um determinado lugar.

 

Atividade 02

Compreendendo as marcas da natureza nas paisagens

PASSO A PASSO

 hhh

- Após a elaboração do projeto de pesquisa, conforme descrito nas atividades anteriores, oriente os alunos a iniciarem o desenvolvimento de cada etapa da investigação, a respeito das transformações pelas quais passou a paisagem cultural em decorrência da dinâmica da natureza, ao longo do tempo, a partir da situação-problema:

  • Como podemos identificar as transformações pelas quais passou uma paisagem em decorrência da ação da natureza, ao longo do tempo?

 

- Para auxiliar os alunos a pesquisarem essa questão, sugerimos que comece recordando fatos cotidianos, como noticiários de telejornais mostrando a força destruidora de fenômenos da natureza, como o vento, as chuvas, etc. Peça aos estudantes que comentem os noticiários recentes sobre a força destruidora de fenômenos da natureza na paisagem, seja em nosso país ou em outros lugares do planeta.

Obs: É fundamental que o professor não oriente que os alunos acessem sites à sua livre escolha, mas sim, indique-os de modo que o direcionamento do orientador contribua para que o aluno não disperse durante a navegação na internet e, portanto,  focalize sua busca em torno da temática de estudo.

- Um fato recente, que pode ser citado como exemplo, aconteceu em janeiro de 2011 na região serrana do Estado do Rio de Janeiro em algumas cidades mais atingidas por um forte temporal, deixando um cenário de verdadeira devastação. Pontos turísticos principalmente de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis foram invadidos por água, lama e escombros. Praças ficaram arrasadas, igrejas foram tomadas por destroços e até o tradicional teleférico na Praça do Suspiro, em Nova Friburgo, ficou destruído.

- Oriente-os a acessarem o Portal de Notícias R7 no endereço web <http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/veja-fotos-de-alguns-locais-da-serra-antes-e-depois-da-tragedia-20110121.html>, e observarem as fotos de alguns desses locais na cidade de Nova Friburgo antes e depois da tragédia: 

hhh hhh

hhh  hhh

Praça do Suspiro, Nova Friburgo-RJ, antes e depois da chuva. Disponível em: <http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/veja-fotos-de-alguns-locais-da-serra-antes-e-depois-da-tragedia-20110121.html>. Acesso em 14/04/2012.

 

- Este site é interativo e permite o interagente arrastar o mouse e visualizar como era o "antes" e o "depois" em vários lugares, como ruas, praças, encostas de morros, etc., o que permite observar os contrastes na paisagem após o temporal de chuvas.

- Solicite aos alunos que observem as paisagens apresentadas pelas imagens disponíveis no site indicado, e relatem as mudanças decorrentes da ação da água das chuvas. Problematize:

  • Que diferenças podem ser destacadas entre as paisagens "antes" e "depois" das chuvas?
  • Quais foram os elementos que você identificou como marcas nas paisagens?
  • As mudanças nesta paisagem ocorreram de forma lenta ou rápida?

 

- Peça aos grupos que descrevam, em um arquivo Kword, as principais mudanças observadas na paisagem e justifiquem suas respostas. O objetivo neste momento é que percebam que nesta situação os fenômenos naturais provocam mudanças muito rápidas nas paisagens. As águas das chuvas mais fortes causam deslizamentos de terras nas encostas dos morros e montanhas, e quando esses lugares estão ocupados por pessoas, podem causar inúmeras mortes, além de danos materiais.

- Peça aos alunos que pesquisem sobre outros exemplos de fenômenos naturais que provocaram mudanças rápidas nas paisagens, como a ação violenta das erupções vulcânicas, que soterram extensas áreas com lavas e cinzas; os abalos sísmicos, que fazem os terrenos se deslocarem, causando desmoronamento de construções e modificam as formas de relevo.

- Lembramos algumas situações, a seguir:

 A erupção vulcânica ocorre a cerca de 5 km da ilha, a uma profundidade de mais de 500 m. Foto: AFP

Erupção vulcânica próxima às Ilhas Canárias em outubro de 2011. Disponível em: <http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5403269-EI8142,00-Vulcao+submarino+entra+em+erupcao+perto+das+Canarias.html >. Acesso em 14/04/2012.

 Fotos Terremoto No Japao 2011

Terremoto e tsunami ocorrido no Japão em fevereiro de 2011. Disponível em: <http://www.sabetudo.net/terremoto-no-japao-e-tsunami-2011-fotos-e-videos-japao.html>. Acesso em 14/04/2011.

 

- Medie uma roda de conversa com os alunos sobre os exemplos apresentados por eles e auxilie-os a levantarem hipóteses sobre as possíveis causas que provocaram as mudanças na paisagem e como estes lugares poderão ser reorganizados após esses eventos. Para o tema dessa pesquisa, sugerimos:

Hipótese: As forças da natureza modificam as paisagens tanto nos lugares ocupados pelos seres humanos como naqueles onde os elementos naturais permanecem praticamente inalterados.

- O objetivo neste momento é mediar a compreensão de que, ao modificar um determinado local, os fenômenos naturais alteram as vidas dos grupos humanos que estão sobrevivendo naquele espaço, ou seja, trabalhando para atender às suas necessidades.

- Após analisarem as imagens,  medie um debate entre os grupos buscando refletir sobre as questões abordadas. Valorize e incentive a escrita por meio da produção de textos. Instrua os grupos a expor os conhecimentos adquiridos nesta etapa da pesquisa e promoverem a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos, através da produção de um texto coletivo, em que cada grupo deve fazer uma síntese explicativa e ilustrativa em um arquivo do software Kword e disponibilizar no fórum de discussão na internet.

- Aproveite a oportunidade para orientar os estudantes na elaboração da primeira etapa da exposição temática com vistas a apresentação e socialização dos conhecimentos adquiridos. Auxilie-os a selecionarem parte das informações necessárias para confeccionar os painéis que serão apresentados pelos grupos, relacionados ao problema e aos objetivos da pesquisa.

 Finalizada a parte escrita do jornal, o grupo deve escolher um aluno para ser o apresentador das matérias elaboradas.

 

Atividade 03

Compreendendo as marcas da natureza na paisagem

PASSO A PASSO

  

- O objetivo, nesse momento, é mediar a compreensão, por parte dos estudantes, de que algumas transformações nas paisagens decorrentes da ação da natureza ocorrem de forma rápida e outras podem acontecer de forma muito lenta.

- Para facilitar esse entendimento, oriente os grupos a observarem in locu a paisagem do lugar onde vivem (cidade ou meio rural) buscando identificar algumas marcas que permaneceram desde épocas passadas. Para isso, programe um Estudo de Campo com os estudantes com vistas a observarem fatos e fenômenos decorrentes da ação da natureza no espaço real.

- O professor deve sugerir previamente um roteiro onde os alunos deverão visitar e realizar as atividades propostas. Para este Estudo de Campo, deve ser providenciado um Roteiro de Observações, conforme sugestão a seguir:

ROTEIRO DE REGISTRO DO TRABALHO DE CAMPO
Itens para observação Registro
Local

Qual o espaço/lugar selecionado?

Um sítio arqueológico, uma gruta, uma grande chapada, uma serra, um vale com formação de canyons, uma área de exploração de minérios, dentre outros.

Características do ambiente

Observar, descrever, representar, analisar e sintetizar as características visíveis (formas, cores, aspectos gerais, etc.) e não visíveis (sons, cores, cheiros, impressões...) da paisagem.

Problematização
 

Essa paisagem sempre foi assim?

Vocês sabem como ela era antes?

Quais as marcas deixadas por agentes da natureza na paisagem observada?

Qual  agente transformador pode ser ressaltado na paisagem observada?

Em sua opinião, essas marcas deixadas na paisagem ocorreram de forma lenta ou rápida? Explique.

 Análise

Avaliar a possíveis causas das transformações pelas quais a paisagem passou em decorrência da ação da natureza, ao longo do tempo.

 

- A seguir, apresentamos alguns exemplos de paisagens que sofreram mudanças provocadas pelos fenômenos da natureza, ao longo dos tempos:hame a atenção para as diferentes formações da paisagem, com as marcas deixadas pelos agentes da natureza, ao longo dos tempos. - Chame a atenção para as diferentes formações da paisagem, com as marcas deixadas pelos agentes da natureza, ao longo dos tempos. Oxplicar os procedimentos durante a realização do trabalho:

a) Medir e marcar com barbante e vareta uma área de 1m2 (área de estudo de campo de cada gruA Serra a Canastra na parte baixa lembra mesmo uma grande canastra, uma espécie de baú

Vista da Serra da Canastra-MG. Disponível em: <http://ecoviagem.uol.com.br/blogs/expedicao-parques-nacionais/boletins/pn-da-serra-da-canastra-minas-gerais-1361.asp>. Acesso em 14/04/2012.

Sítio arqueológico em Uberaba-MG. Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/ciencia/album/1105_album.htm >. Acesso em 12/04/2012.

 

 Gruta de Maquiné (Cordisburgo - MG)

b) Verificar o que se pede no roteiro, executar e registrar de diferentes formas: por escrito, em desenhos, fotografando, eGruta de Maquiné - Codisburgo-MG. Disponível em: <http://www.idasbrasil.com.br/idasbrasil/frame.asp?pg=geral/port/falando.asp>. Acesso em 14/04/2012.

 

c) Realizar a coleta de folhas caídas e/ou animais mortos, como insetos, por exemp 

5. Organizar as diferentes informações e buscar alguns dados específicos nos livros disponibilizados pelo professChapada Diamantina-BA. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Chapada_Diamantina>. Acesso em 14/04/2012.

 

Chapada dos Guimarães-MT. Disponível em: <http://www.passagensaereasdicas.com.br/artigos/chapada-dos-guimaraes-e-os-seus-paredoes/>. Acesso em 14/04/2012.

 

 

 Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Disponível em: <http://www.pi.sebrae.com.br/guiaturismo/maranhao/maranhao-atrativos-ecoavent.html >. Acesso em 14/04/2012.

 

- Converse com os grupos sobre os objetivos da visita in locu. Oriente-os para que observem a paisagem e façam registros de diferentes formas: por escrito, em desenhos, fotografias, filmagem usando aparelhos celulares e/ou webcam, etc. Chame a atenção para as diferentes formações da paisagem, com as marcas deixadas pelos agentes da natureza, ao longo dos tempos.

6. Pedir para que o grupo aponte brevemente o que foi mais significativo em seu estudo. Exemplos: uma planta que despertou a curiosidade, a sensação térmica, a quantidade de matéria orgânica no so- Auxilie os alunos na coleta de dados e informações referentes aos fatos, bem como na análise e interpretação dos mesmos, com base numa fundamentação teórica consistente, objetivando compreender e explicar o problema pesquisado. O objetivo é entender que, muitas vezes, parte de algum elemento que existia em outro tempo acaba permanecendo na paisagem.

- Explique que os vales profundos resultam do processo de erosão do relevo terrestre pelas águas dos rios no decorrer de milhares e até milhões de anos. Suas paredes registram marcas do tempo, pois conforme as rochas vão sendo desgastadas, são evidenciadas as camadas que depositaram umas sobre as outras em eras e períodos geológicos diferentes.

- Ressalte que existem diferentes meios para se estudar as mudanças das paisagens (textos, pinturas, fotografias, filmes, mapas cartográficos, dentre outros). Evidencie a importância das imagens como fontes históricas, uma vez que essas permitem conhecer em detalhes os elementos do passado.

- Após o estudo de campo,  medie um debate entre os grupos com vistas a entenderem as questões abordadas. Novamente valorize a escrita por meio da produção de textos. Instrua os grupos a exporem os conhecimentos adquiridos nesta etapa da pesquisa e promoverem a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos, através da produção de um texto coletivo, em que cada grupo deve fazer uma síntese explicativa e ilustrativa em um arquivo do software Kword e disponibilizar no fórum de discussão na internet.

- Por fim, auxilie os alunos a elaborarem a última etapa da exposição temática. Oriente-os a finalizarem a parte escrita e selecionarem as imagens e amostras necessárias para  a apresentação dos resultados da pesquisa.

 Finalizada a parte escrita do jornal, o grupo deve escolher um aluno para ser o apresentador das matérias elaborad

 

Atividade 04

Socialização dos resultados da pesquisa e considerações finais

PASSO A PASSO

Fonte: Clip-Art.

 

- Após os estudantes já terem vivenciado diferentes momentos, oriente-os a retomarem as questões levantadas no início da pesquisa e suas respectivas hipóteses, a fim de verificarem a comprovação ou refutação das mesmas. O propósito, neste momento, é possibilitar que avaliem o que mudou em relação aos seus saberes sobre a temática desde o início do projeto até o momento atual de conclusão do mesmo.

- Os grupos, nesta etapa, devem expressar o que concluíram ao longo de todo o processo de investigação. Lembre-os que a apresentação dos resultados do projeto de pesquisa deve ser em forma de um jornal digital. Assim, os alunos devem apresentar a matéria buscando responder à questão-problema:

  • Como podemos identificar as transformações pelas quais passou uma paisagem em decorrência da dinâmica da natureza, ao longo do tempo?

 

- Medie um momento de diálogo entre os grupos sobre "As marcas da natureza nas paisagens", para que possam expor suas hipóteses iniciais e o que mudou após a realização da pesquisa. Ao final dos debates, cada grupo deve elaborar um quadro-síntese com os principais pontos discutidos e organizar suas análises/considerações em forma de um texto, em um arquivo do software Kword.

- Ao organizar as apresentações para a exposição temáticaé    a partir dos conhecimentos produzidos por cada grupo, é importante que os alunos tenham compreendido e consigam explicar através da exibição de posters, mostra de fotografias, de minerais, rochas e fósseis, ilustrando algumas das transformações nas paisagens decorrentes da dinâmica de agentes naturais.

- Nas apresentações, durante a exposição, cada grupo deve saber explicar que por meio de identificadores como fósseis, formações rochosas e depósitos de sedimentos, é possível identificar as características de espécies animais e vegetais que foram extintas, bem como os hábitos de antigos grupos humanos (seus alimentos, como se vestiam, sua rotina de trabalho, etc.), além de identificar, por exemplo, o tipo de clima, as formas de relevo e vegetação que predominavam em um determinado lugar, em tempos antigos, reconstituindo, dessa forma, antigas paisagens de nosso planeta.

- Ressalte que a dinâmica da natureza e da sociedade pode ser estuda por diferentes áreas da ciência, mas alguns profissionais são especializados em analisar as marcas deixadas nas paisagens pela ação humana ou por fenômenos da natureza no decorrer do tempo. 

- Por fim, reforce ideia da participação dos estudantes no fórum de discussão na Internet com vistas a promover outras reflexões, troca de experiências, sugestões, promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os alunos. 

Recursos Complementares

Aulas com orientações de pesquisa sobre o tema Paisagem, direcionadas ao Ensino Médio, disponíveis no Portal do Professor:

 

Os lugares e suas diferentes paisagens. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40107>. Acesso em: 12/04/2012.

Registos da paisagem: observar e representar. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40240>. Acesso em: 12/04/2012. 

As paisagens e as regras estabelecidas pela sociedade. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40217>. Acesso em: 12/04/2012. 

 

Outras referências:

 

Britânnica Escola Online. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 15/04/2012.O projeto de pesquisa. <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm>. Acesso em 23/03/2012.

ANTONIO, José Carlos. Uso pedagógico dos fóruns. Professor Digital, SBO, 08 jun. 2009. Disponível em: <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>. Acesso em: 12/04/2012.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 21. ed. rev. ampl. São Paulo: Cortez, 2000.

- Para saber mais sobre interdisciplinaridade, acesse o endereço web <http://educador.brasilescola.com/orientacoes/promovendo-interdisciplinaridade-na-escola.htm> e leia o texto "Promovendo a interdisciplinaridade na escola".

- Para saber mais sobre a importância de um fórum de debates, acesse o endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/#comment-169>, (acesso em 12/04/2012).

- Para saber mais sobre os elementos que compõem um Projeto de Pesquisa, acesse o endereço web <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm> (acesso em 23/03/2012) e leia o artigo "O projeto de pesquisa".

BOLIGIAN, Levon; ALVES, Andressa. Geografia: espaço e vivência. Vol. único, Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2004.

Avaliação

Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo de Iniciação Científica, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades, avaliar alguns aspectos:

  • Conhecimento sobre tema estudado;
  • Envolvimento e dedicação nas diversas etapas da pesquisa;
  • Participação propositiva nas atividades propostas;
  • Compreensão sobre o processo de pesquisa;

É importante destacar, ainda, que o significado de um trabalho de pesquisa não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. Por isso, o professor deve ficar atento ao envolvimento, à participação e oa interesse de cada aluno pela temática. A partir disso, é possível avaliar a continuidade do trabalho, bem como sua reconfiguração. Por meio do dosenvolvimento de um projeto de pesquisa o professor poderá perceber o interesse do aluno em a relação à temática, bem como o comprometimento e o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • JOAO BOSCO BATISTA, EM D BENVINDA IMACULADA CONCEICAO , Minas Gerais - disse:
    joaobosco_batista@yahoo.com.br

    12/07/2012

    Quatro estrelas

    Gostei da forma de desenvolver as aulas e as atividades dinãmicas, mesmo sendo do ensino médio é possível sua aplicação ao ensino fundamental.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.