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Projeto de Iniciação Científica – Uma lupa na língua – Sustentabilidade: Discrepâncias entre discursos e ações

 

13/07/2012

Autor e Coautor(es)
Leila Maris Alves Ferreira
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros digitais: impacto e função social
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Definir o termo Sustentabilidade
  • Traçar paralelos entre discursos e ações
  • Criar blogs
  • Produzir vídeos
Duração das atividades
15 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Não há necessidade de nenhum conhecimento específico trabalhado previamente pelo professor.
Estratégias e recursos da aula

Recursos

  • Laptops Classmate ou Tablets
  • Data show
  • Navegador Mozilla Firefox
  • Vídeos
  • Programa MovieMaker 

 

Estratégias

  • Trabalho em grupos
  • Debates
  • Pesquisa na Internet
  • Elaboração de textos

O mundo nas nossas mãos

Imagem disponível em https://www.facebook.com/photo.php?fbid=169963986372576&set=a.124476417588000.8893.100000769288338&type=1&theater

Na sua essência, o desenvolvimento sustentável é um processo de mudança no qual a exploração dos recursos, o direcionamento dos investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional estão em harmonia e reforçam o atual e futuro potencial para satisfazer as aspirações e necessidades humanas.

Gro Harlem Brundtland, ex-Primeira Ministra da Noruega — do Relatório Brundtland, “Nosso Futuro Comum”,1987.

 

  • Professor, pela citação acima, podemos perceber que a preocupação com problemas ambientais não é recente. Porém, pouco ou quase nada do que foi discutido e proposto em Congressos, Simpósios, Manifestos e outros foi colocado em prática pelos governos e adotado pela população.

 

Com o passar dos anos, os problemas ambientais tomaram grande proporção devido à grande ocorrência de fenômenos naturais como tsunamis, terremotos, furacões, entre outros. Fenômenos esses decorrentes da falta de ações que protejam o meio ambiente e garantam o nosso bem-estar.

Visando à conscientização das pessoas e a prática de ações individuais e/ou coletivas e à atenção para a questão de energias renováveis, a Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) criou uma agenda que institui o período de 2005 a 2014 como Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e declarou o ano de 2012 como o Ano da Energia Sustentável para todos.

Logo

Imagem disponível em http://belezadanatureza.wordpress.com/2012/02/15/2012-e-o-ano-internacional-de-energia-sustentavel-para-todos/

 

E ações dessa magnitude não são bem sucedidas se as pessoas não foram educadas para tal, tampouco se não houver ações coletivas.

 

Atividade 1 – Despertando interesse pelo tema

- Laptops Classmate ou Tablets conectados à Internet e ao data show (no caso do laptop ou tablet do professor)

- Alunos organizados em grupos de 4 componentes.

 

1º Momento - Apresentação de um vídeo

O professor deverá apresentar o vídeo Escalade, de Luciana Eguti e Paulo Muppet.

Esse vídeo foi um dos dez selecionados do concurso “Cine Ambiente" promovido pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Ministério da Cultura, em 2011.

O tema do concurso era consumo sustentável e biodiversidade.

O vídeo conta a história de um personagem que vivia feliz até perceber que o vizinho tinha mais cubos que ele. Os dois, então iniciam uma disputa para ver quem consegue recolher mais cubos. A competição entre eles é tão acirrada que acaba levando ao desmoronamento do mundo.

 

2º Momento - Discussão em grupos

Após a exibição do vídeo, os alunos terão que discutir em seus grupos, qual a ideia central do vídeo e depois deverão apresentar suas opiniões para o restante da sala.

Os alunos deverão anotar essas opiniões em seus laptops ou tablets. Para tanto, eles poderão utilizar o programa KWord no Laptop Classmate ou outro.

Escalade

Imagem e vídeo disponíveis em http://www.ecodesenvolvimento.org.br/posts/2012/marco/consumo-sustentavel-e-tema-de-curta-metragem

 

Espera-se que os alunos percebam que a briga por mais cubos (representando os recursos naturais) entre os dois bonequinhos que aparecem no vídeo levam ao esgotamento dos mesmos e não há como fazer a reposição. Na verdade, é possível, porém nenhum deles se preocupou em fazer isso, todos se preocuparam em apenas utilizar todos os recursos disponíveis. Essa reposição é chamada de sustentabilidade e esse será o tema do nosso projeto de pesquisa.

 

3º Momento - Levantamento histórico

Ao descreverem o que aconteceu no vídeo, os alunos já criaram o seu próprio conceito de sustentabilidade, porém é necessário que eles justifiquem seus argumentos tendo como base citações de autores e documentos oficiais sobre o tema.

Além disso, conforme mencionado no início dessa proposta de projeto de pesquisa, muitos congressos e manifestos sobre o tema já foram realizados; por isso, um levantamento histórico se faz necessário.

Dessa maneira, sugerimos a leitura do artigo Sustentabilidade: Um Longo Processo Histórico De Reavaliação Crítica Da Relação Existente Entre A Sociedade E O Meio Ambiente de Luis Arruda e Osvaldo Luiz Gonçalves Quelhas. O artigo está disponível em: http://www.senac.br/BTS/363/artigo6.pdf

Apresentamos o seguinte roteiro para a realização dessa atividade:

  1. Leitura individual do texto
  2. Discussão em grupos
  3. Fichamento das ideias mais importantes, tais como conceito de sustentabilidade,desenvolvimento sustentável, os eventos  envolvendo questões ambientais.
  4. Apresentação do fichamento para o restante da turma. Essa apresentação pode ser feita no programa KPresenter ou outro que possibilite a elaboração de slides.
  5. Debate sobre o que foi apresentado

 

4º Momento - Criação dos blogs

Concluída a etapa de pesquisa, os alunos deverão criar um blog. Os alunos deverão postar as informações obtidas até o momento.

O professor deverá orientar os alunos para utilizarem língua padrão, citar as fontes de pesquisa, inserir links quando necessário, entre outros.

Os blogs podem ser criados nos sites:

 

 

Atividade extra

Caso o professor julgue pertinente, ele poderá apresentar o filme Avatar, do diretor James Cameron, lançado em 2009.  

Avatar

Imagem disponível em http://www.flickr.com/photos/officialavatarmovie/4054081733/sizes/m/in/photostream/

Sinopse do filme - Jake Sully (Sam Worthington) ficou paraplégico após um combate na Terra. Ele é selecionado para participar do programa Avatar em substituição ao seu irmão gêmeo, falecido. Jake viaja a Pandora, uma lua extraterrestre, onde encontra diversas e estranhas formas de vida. O local é também o lar dos Na'Vi, seres humanóides que, apesar de primitivos, possuem maior capacidade física que os humanos. Os Na'Vi têm três metros de altura, pele azulada e vivem em paz com a natureza de Pandora. Os humanos desejam explorar a lua, de forma a encontrar metais valiosos, o que faz com que os Na'Vi aperfeiçoem suas habilidades guerreiras. Como são incapazes de respirar o ar de Pandora, os humanos criam seres híbridos chamados de Avatar. Eles são controlados por seres humanos, através de uma tecnologia que permite que seus pensamentos sejam aplicados no corpo do Avatar. Desta forma Jake pode novamente voltar à ativa, com seu Avatar percorrendo as florestas de Pandora e liderando soldados. Até conhecer Neytiri (Zoe Saldana), uma feroz Na'Vi que conhece acidentalmente e que serve de tutora para sua ambientação na civilização alienígena.

Disponível em http://www.adorocinema.com/filmes/filme-61282/

 

Atividade 2 – Delimitando e problematizando o tema

- Laptops Classmate ou Tablets conectados à Internet e ao data show ( no caso do laptop ou tablet do professor)

- Alunos organizados em grupos de 4 componentes.

Atividade 2.1 - Os grupos deverão apresentar em um data show os seus blogs e propor uma discussão. Essa discussão deve focar, basicamente, o levantamento histórico feito sobre o tema.

O professor deverá fazer questionamentos tais como:

  • Por que tantos documentos a respeito do meio ambiente e sustentabilidade foram propostos, mas ainda vemos pouco ou quase nada das propostas em prática?
  • Por que algumas leis são colocadas em prática, mas não tocam o problema na sua real extensão?
  • Falta conscientização por parte das pessoas ou disposição para transformar os conhecimentos em ações?
  • As organizações que se dizem defensoras do meio ambiente o são na realidade? Isto é, elas apresentam práticas que sustentam seus discursos?

 

Atividade 2.2. - Com o intuito de levar os alunos a perceberem a discrepância entre o que é dito e o que é feito na prática, o professor deverá apresentar as figuras abaixo e promover discussões acerca das mesmas. 

  • Professor, não se preocupe se os alunos não conseguirem responder às perguntas propostas nesse momento. 

 

Sacolinha plástica

Imagem disponível em http://www.geoweb.blog.br/outros/hipocrisia-sacolas-plasticas-de-mercado/

Qual crítica feita nessa charge?

Por que somente as sacolas plásticas foram tiradas de circulação se as embalagens dos maiores dos produtos são feitas de plástico?

sujeira swu

Imagem disponível em http://redatoronline.wordpress.com/2011/11/21/ideia-verde/

Foto tirada ao fim do Festival SWU realizado em Paulínia no ano de 2011.

Qual é a proposta do festival?

Essa imagem condiz com a proposta apresentada e defendida?

 

Atividade 2.3 - Com o intuito de embasar os argumentos acerca da questão da discrepância entre discurso e ação, os alunos deverão:

  1. Fazer a leitura do artigo Entendendo o conceito de sustentabilidade nas Organizações de Priscila Borin de Oliveira Claro, Danny Pimentel Claro e Robson Amâncio www.rausp.usp.br/download.asp?file=v4304289.pdf
  2. Discutir suas opiniões em seus grupos
  3. Elaborar e apresentar um resumo para a turma
  4. Postar esse resumo em seus blogs

 

Atividade 3 - Pesquisando eventos,organizações e leis 

O professor deverá informar aos grupos que cada um deles ficará responsável pela pesquisa de um evento ou lei, conforme o quadro abaixo.

 

Evento ou Lei

Significado da Sigla

(quando se aplicar)

Propostas

ou objetivos

Ações implementadas

Resultados das ações

 

Grupo 1

 

 

SWU

 

 

 

 

Grupo 2

 

RIO+20

 

 

 

( nesse caso, não teremos resultados ainda pois o evento acabou de ser realizado)

Grupo 3

DÉCADA DAS NAÇÕES UNIDAS DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 

 

 

 

GRUPO 4

 

LEI DA SACOLA PLÁSTICA

 

 

 

 

GRUPO 5

 

NOVO CÓDIGO FLORESTAL

 

 

 

 

GRUPO 6

PROJETO DA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DA SUA CIDADE

 

 

 

 

Ao final da pesquisa proposta, os grupos deverão elaborar um texto relatando os resultados de suas pesquisas nos blogs criados. E, além dos pontos mencionados no quadro acima, os alunos deverão:

  • focar na concepção de sustentabilidade defendida pelo festival ou evento,
  • analisar as ações que vão ao encontro às concepções defendidas;
  • comparar os objetivos pretendidos e os alcançados
  • inferir sobre o que dificulta a realização dos mesmos.

 

Atividade 4 – Debatendo as pesquisas

- Laptops Classmate ou Tablets conectados à Internet e ao data show (no caso do laptop ou tablet do professor)

- Alunos dispostos em círculos

Os grupos terão que apresentar seus textos para o restante da sala e promover debates, focando principalmente a questão do que se o que é dito pelas organizações, eventos e documentos é realmente colocado em prática. Afinal essa é a principal hipótese a ser pesquisada.

O professor deverá instigar os alunos a refletirem sobre a distância que existe entre o que é proposto e o que é realmente possível de se fazer.

Os alunos deverão elencar alguns dos objetivos dos eventos ou leis estudados e discutir aspectos como:

  • É possível realizar dada proposta?
  • Quais são os elementos envolvidos para que a proposta seja bem sucedida?
  • O que cabe o governo fazer?
  • O que cabe a população fazer?
  • Existe coerência entre discursos e ações?
  • Por que algumas propostas não se concretizam?

 

O professor deverá solicitar aos alunos que anotem as ideias e opiniões apresentadas nesse debate.

Atividade 5 – Elaborando  um vídeo

O que eu faço é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor.”  Madre Teresa de Calcutá

Os alunos deverão criar um vídeo apresentando os resultados de suas pesquisas sobre os eventos e leis e propor possíveis soluções para os problemas encontrados, tais como:

  • a discrepância entre discursos e ações
  • os impedimentos para que as propostas se tornem práticas reais
  • a relevância de algumas propostas em detrimento de outras ( como no caso da lei da sacolinha plástica)

 

  • Professor, tutoriais e outras informações sobre como criar um vídeo podem ser encontrados nos seguintes links
  1. http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1237180-6174,00-SAIBA+COMO+EDITAR+V%C3%8DDEOS+NO+WINDOWS+MOVIE+MAKER.html  
  2. http://www.clarocurtas.com.br/uploads/cc_miniguia_producao.pdf

 

Atividade 6 – Socializando o resultado da pesquisa

A socialização da pesquisa deverá ocorrer seguindo os seguintes passos:

  • Elaboração de um artigo crítico. Esse artigo deve constar de introdução, fundamentação teórica a partir do que foi estudado, descrição das etapas da pesquisa e considerações finais.
  • Postagem desse artigo nos blogs dos grupos.
  • Divulgação dos blogs junto a comunidade escolar. Essa divulgação pode ser feita via e-mail ou em redes sociais. Ou ainda pode ser criado um evento na escola para a divulgação desses blogs.
Recursos Complementares

Links interessantes para professores e alunos.

Avaliação
  • A avaliação não deve ficar restrita apenas aos resultados da pesquisa, como os vídeos e postagens em blogs. Ela deve sim permear todo o processo de construção, elaboração da pesquisa. Por isso, cabe ao professor a observância da participação e o envolvimento de cada aluno nas atividades propostas. Além disso, é preciso que o professor faça uma avaliação do próprio projeto, se ele foi proveitoso ou não.
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