13/07/2012
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros digitais: impacto e função social |
Recursos
Estratégias
Imagem disponível em https://www.facebook.com/photo.php?fbid=169963986372576&set=a.124476417588000.8893.100000769288338&type=1&theater
“Na sua essência, o desenvolvimento sustentável é um processo de mudança no qual a exploração dos recursos, o direcionamento dos investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional estão em harmonia e reforçam o atual e futuro potencial para satisfazer as aspirações e necessidades humanas.”
Gro Harlem Brundtland, ex-Primeira Ministra da Noruega — do Relatório Brundtland, “Nosso Futuro Comum”,1987.
Com o passar dos anos, os problemas ambientais tomaram grande proporção devido à grande ocorrência de fenômenos naturais como tsunamis, terremotos, furacões, entre outros. Fenômenos esses decorrentes da falta de ações que protejam o meio ambiente e garantam o nosso bem-estar.
Visando à conscientização das pessoas e a prática de ações individuais e/ou coletivas e à atenção para a questão de energias renováveis, a Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) criou uma agenda que institui o período de 2005 a 2014 como Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e declarou o ano de 2012 como o Ano da Energia Sustentável para todos.
Imagem disponível em http://belezadanatureza.wordpress.com/2012/02/15/2012-e-o-ano-internacional-de-energia-sustentavel-para-todos/
E ações dessa magnitude não são bem sucedidas se as pessoas não foram educadas para tal, tampouco se não houver ações coletivas.
- Laptops Classmate ou Tablets conectados à Internet e ao data show (no caso do laptop ou tablet do professor)
- Alunos organizados em grupos de 4 componentes.
1º Momento - Apresentação de um vídeo
O professor deverá apresentar o vídeo Escalade, de Luciana Eguti e Paulo Muppet.
Esse vídeo foi um dos dez selecionados do concurso “Cine Ambiente" promovido pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Ministério da Cultura, em 2011.
O tema do concurso era consumo sustentável e biodiversidade.
O vídeo conta a história de um personagem que vivia feliz até perceber que o vizinho tinha mais cubos que ele. Os dois, então iniciam uma disputa para ver quem consegue recolher mais cubos. A competição entre eles é tão acirrada que acaba levando ao desmoronamento do mundo.
2º Momento - Discussão em grupos
Após a exibição do vídeo, os alunos terão que discutir em seus grupos, qual a ideia central do vídeo e depois deverão apresentar suas opiniões para o restante da sala.
Os alunos deverão anotar essas opiniões em seus laptops ou tablets. Para tanto, eles poderão utilizar o programa KWord no Laptop Classmate ou outro.
Imagem e vídeo disponíveis em http://www.ecodesenvolvimento.org.br/posts/2012/marco/consumo-sustentavel-e-tema-de-curta-metragem
Espera-se que os alunos percebam que a briga por mais cubos (representando os recursos naturais) entre os dois bonequinhos que aparecem no vídeo levam ao esgotamento dos mesmos e não há como fazer a reposição. Na verdade, é possível, porém nenhum deles se preocupou em fazer isso, todos se preocuparam em apenas utilizar todos os recursos disponíveis. Essa reposição é chamada de sustentabilidade e esse será o tema do nosso projeto de pesquisa.
3º Momento - Levantamento histórico
Ao descreverem o que aconteceu no vídeo, os alunos já criaram o seu próprio conceito de sustentabilidade, porém é necessário que eles justifiquem seus argumentos tendo como base citações de autores e documentos oficiais sobre o tema.
Além disso, conforme mencionado no início dessa proposta de projeto de pesquisa, muitos congressos e manifestos sobre o tema já foram realizados; por isso, um levantamento histórico se faz necessário.
Dessa maneira, sugerimos a leitura do artigo Sustentabilidade: Um Longo Processo Histórico De Reavaliação Crítica Da Relação Existente Entre A Sociedade E O Meio Ambiente de Luis Arruda e Osvaldo Luiz Gonçalves Quelhas. O artigo está disponível em: http://www.senac.br/BTS/363/artigo6.pdf
Apresentamos o seguinte roteiro para a realização dessa atividade:
4º Momento - Criação dos blogs
Concluída a etapa de pesquisa, os alunos deverão criar um blog. Os alunos deverão postar as informações obtidas até o momento.
O professor deverá orientar os alunos para utilizarem língua padrão, citar as fontes de pesquisa, inserir links quando necessário, entre outros.
Os blogs podem ser criados nos sites:
Atividade extra
Caso o professor julgue pertinente, ele poderá apresentar o filme Avatar, do diretor James Cameron, lançado em 2009.
Imagem disponível em http://www.flickr.com/photos/officialavatarmovie/4054081733/sizes/m/in/photostream/
Sinopse do filme - Jake Sully (Sam Worthington) ficou paraplégico após um combate na Terra. Ele é selecionado para participar do programa Avatar em substituição ao seu irmão gêmeo, falecido. Jake viaja a Pandora, uma lua extraterrestre, onde encontra diversas e estranhas formas de vida. O local é também o lar dos Na'Vi, seres humanóides que, apesar de primitivos, possuem maior capacidade física que os humanos. Os Na'Vi têm três metros de altura, pele azulada e vivem em paz com a natureza de Pandora. Os humanos desejam explorar a lua, de forma a encontrar metais valiosos, o que faz com que os Na'Vi aperfeiçoem suas habilidades guerreiras. Como são incapazes de respirar o ar de Pandora, os humanos criam seres híbridos chamados de Avatar. Eles são controlados por seres humanos, através de uma tecnologia que permite que seus pensamentos sejam aplicados no corpo do Avatar. Desta forma Jake pode novamente voltar à ativa, com seu Avatar percorrendo as florestas de Pandora e liderando soldados. Até conhecer Neytiri (Zoe Saldana), uma feroz Na'Vi que conhece acidentalmente e que serve de tutora para sua ambientação na civilização alienígena. Disponível em http://www.adorocinema.com/filmes/filme-61282/ |
- Laptops Classmate ou Tablets conectados à Internet e ao data show ( no caso do laptop ou tablet do professor)
- Alunos organizados em grupos de 4 componentes.
Atividade 2.1 - Os grupos deverão apresentar em um data show os seus blogs e propor uma discussão. Essa discussão deve focar, basicamente, o levantamento histórico feito sobre o tema.
O professor deverá fazer questionamentos tais como:
Atividade 2.2. - Com o intuito de levar os alunos a perceberem a discrepância entre o que é dito e o que é feito na prática, o professor deverá apresentar as figuras abaixo e promover discussões acerca das mesmas.
Imagem disponível em http://www.geoweb.blog.br/outros/hipocrisia-sacolas-plasticas-de-mercado/
Qual crítica feita nessa charge?
Por que somente as sacolas plásticas foram tiradas de circulação se as embalagens dos maiores dos produtos são feitas de plástico?
Imagem disponível em http://redatoronline.wordpress.com/2011/11/21/ideia-verde/
Foto tirada ao fim do Festival SWU realizado em Paulínia no ano de 2011.
Qual é a proposta do festival?
Essa imagem condiz com a proposta apresentada e defendida?
Atividade 2.3 - Com o intuito de embasar os argumentos acerca da questão da discrepância entre discurso e ação, os alunos deverão:
O professor deverá informar aos grupos que cada um deles ficará responsável pela pesquisa de um evento ou lei, conforme o quadro abaixo.
|
Evento ou Lei |
Significado da Sigla (quando se aplicar) |
Propostas ou objetivos |
Ações implementadas |
Resultados das ações |
Grupo 1
|
SWU |
|
|
|
|
Grupo 2
|
RIO+20 |
|
|
|
( nesse caso, não teremos resultados ainda pois o evento acabou de ser realizado) |
Grupo 3 |
DÉCADA DAS NAÇÕES UNIDAS DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL |
|
|
|
|
GRUPO 4
|
LEI DA SACOLA PLÁSTICA |
|
|
|
|
GRUPO 5
|
NOVO CÓDIGO FLORESTAL |
|
|
|
|
GRUPO 6 |
PROJETO DA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DA SUA CIDADE |
|
|
|
|
Ao final da pesquisa proposta, os grupos deverão elaborar um texto relatando os resultados de suas pesquisas nos blogs criados. E, além dos pontos mencionados no quadro acima, os alunos deverão:
- Laptops Classmate ou Tablets conectados à Internet e ao data show (no caso do laptop ou tablet do professor)
- Alunos dispostos em círculos
Os grupos terão que apresentar seus textos para o restante da sala e promover debates, focando principalmente a questão do que se o que é dito pelas organizações, eventos e documentos é realmente colocado em prática. Afinal essa é a principal hipótese a ser pesquisada.
O professor deverá instigar os alunos a refletirem sobre a distância que existe entre o que é proposto e o que é realmente possível de se fazer.
Os alunos deverão elencar alguns dos objetivos dos eventos ou leis estudados e discutir aspectos como:
O professor deverá solicitar aos alunos que anotem as ideias e opiniões apresentadas nesse debate.
“O que eu faço é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor.” Madre Teresa de Calcutá
Os alunos deverão criar um vídeo apresentando os resultados de suas pesquisas sobre os eventos e leis e propor possíveis soluções para os problemas encontrados, tais como:
A socialização da pesquisa deverá ocorrer seguindo os seguintes passos:
Links interessantes para professores e alunos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!