Projeto Iniciação Científica: Lupa na Língua
Subprojeto: gêneros discursivos

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Obs.: este projeto pode ser adaptado ao uso do tablet.
Estratégias e recursos
- SMS - via celular.
- Twiddla - lousa interativa para criação de textos coletivos.
- Podcast.
- Debate regrado.
- Exposição oral e apresentação visual.
- Laptops e/ou tablets com acesso à internet.
Passo 1 - Introdução ao tema da pesquisa
Para sensibilização do tema, o professor começa a aula pedindo aos alunos para acessarem a notícia abaixo disponível em: http://contigo.abril.com.br/noticias/iris-bruzzi-aos-77-ainda-recebo-muita-cantada Acesso em 18 de abr. de 2012.
10/04/2012 - 23:44
Iris Brüzzi: ‘’Aos 77 ainda recebo muita cantada’’
Atriz de Máscaras contou que recebe cantadas, mas está fechada para balanço
Por Roseane Santos; Edição: Ana Reis - Contigo! Online
AgNews
Iris Brüzzi: ‘’Aos 77 ainda recebo muita cantada’’
Durante o primeiro episodio de Máscaras, a atriz Iris Brüzzi contou que ainda se sente muito sensual e recebe até cantadas. “Aos 77 ainda recebo muita cantada. Mas estou fechada para balanço. Não quero namorar um velhinho de 77 anos”, contou a atriz.
“As vezes até vejo um homem bonitão me olhando, mas brinco com ele: ‘Acho que você bateu na porta errada’”, diverte a atriz.
Na trama Máscaras, Iris será Olivia Motta, uma governanta muito séria e formal que esconde que no passado foi prostituta. A atriz contou ainda que sua personagem é muito diferente dela. “Fui me achando bonita, agora eu sou uma velhinha festeira e bem moleca, o que é totalmente diferente da minha personagem”.
Após a leitura da notícia, o professor questionará oralmente com os alunos:
1) Qual o lead da notícia: o quê? Quem? Onde? Quando?
2) Tendo em vista que nem tudo que acontece vira notícia, qual a causa para a redação da notícia, ou seja, o que realmente foge ao usual para ser tema da notícia?
3) No trecho "Durante o primeiro episódio de Máscaras, a atriz Iris Brüzzi contou que ainda se sente muito sensual e recebe até cantadas.", qual o pressuposto revelado pelo uso do "até"?
4) Qual o sentido de "estou fechada para balanço"?
5) O que é uma cantada?
6) Qual sua função social?
7) Quem geralmente recebe cantadas? Existe uma preferência de gênero para emitir e receber cantadas? Por que isso acontece?
8) Existe um lugar específico para dar e receber cantadas?
9) Existem cantadas melhores e piores? Sob qual perspectiva? Por que isso ocorre?
A partir dessa discussão, o professor pedirá para os alunos partirem de seu conhecimento de mundo para lembrarem algumas cantadas que conhecem. A atividade será realizada por meio do envio de SMS para os colegas com as cantadas conhecidas. Ao receber as cantadas dos colegas, cada aluno escolherá a melhor e a pior, tendo por base seus princípios e seu julgamento estético, e justificará sua escolha. A justificativa será feita oralmente para toda turma e, nesse momento, sem interrupções do professor.

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Após as justificativas, o professor deverá intervir para dizer aos alunos que existem estratégias linguístico-discursivas e ideológicas na estrutura do gênero cantada e que elas podem interferir na e para a recepção de quem lê ou recebe uma cantada. O docente ressaltará ainda que o julgamento em melhor e pior é pessoal/cultural, mas as cantadas, em geral, não fogem a um arranjo lexical, estrutural, temático e argumentativo. E justamente, o projeto de pesquisa que irão trabalhar, visa à compreensão dessas estratégias.
Professor, antes de passar para os passos seguintes da pesquisa, é importante que haja uma conversa com os alunos sobre questões comportamentais, éticas e culturais, dada a provocação social que o tema de pesquisa suscita. Assim, convide o professor de filosofia e/ou sociologia e/ou ensino religioso para promover um momento de diálogo com os alunos relativo a: 1) Como a cantada é produzida e recebida no Brasil? 2) E em outros países, como ela acontece? 3) Cantadas têm por base apenas apelo sexual? Se não, quais outros apelos as cantadas suscitam? 4) Qual a interferência cultural para a receptividade de uma cantada? 5) Até que ponto os princípios éticos são considerados na produção de cantadas? 6) Quem é afetado e por que ao se desconsiderar os princípios éticos na produção de uma cantada? 7) Qual deve ser o princípio norteador para a produção de uma cantada?
Essa discussão problematizará questões éticas, sociais e culturais das cantadas. A partir do esclarecimento dessas questões, passar-se-á ao estudo da cantada sob perspectiva estrutural, estilística e temática.
Passo 2 - Problematização, hipótese e justificativa da pesquisa
Para trabalhar o tema proposto pelo projeto de pesquisa, deve-se partir de uma problematização que norteará o estudo. Tendo em vista o tema proposto, segue sugestão de problematização que deverá ser redigida junto com as intervenções discentes:
-
Quais estratégias linguístico-discursivas e ideológicas as cantadas utilizam?
Estabelecida a problematização, o professor pedirá aos alunos para escreverem o porquê de se pesquisar as estratégias das cantadas. Essa explicação será a justificativa do projeto. Cada aluno pode, em seus laptops ou em seus tablets digitar as justificativas que julgarem adequadas ao estudo e, posteriormente, o professor as projeta para toda sala a fim de definirem quais serão as justificativas cabíveis ao trabalho.
Exemplo:
- Estudar as cantadas nos permite identificar os argumentos utilizados em um flerte.
- Estudar as cantadas nos permite supor do ponto de vista cultural que algumas são bem recebidas socialmente e outras não.
- Estudar as cantadas nos permite o conhecimento de que elas não têm apenas apelo sexual. Elas podem ser utilizadas, por exemplo, para conseguir um presente ou algo que alguma pessoa deseja.
- Estudar as cantadas nos faz compreender um pouco do universo da paquera e dos recursos utilizados nas investidas femininas e/ou masculinas.
Quanto às hipóteses de pesquisa, os alunos terão de concentrar seus esforços para dar respostas à problematização proposta, ou seja, sabendo que o objetivo deles é pesquisar as estratégias das cantadas, o que eles hipotetizam com relação ao que irão descobrir?
Exemplo:
- A escolha lexical contribui argumentativamente com a cantada, valorizando-a ou não ideologicamente, ou seja, levando em consideração o aspecto cultural.
- O lugar onde a cantada é proferida bem como a pessoa que enuncia a cantada e o momento da enunciação contribuem para sua melhor ou pior aceitação social.
- Existem esteriótipos de cantadas que desagradam culturalmente porque não apresentam boas estratégias argumentativas.
- Etc.
Passo 3 - Objetivos
Os alunos tendo ciência do tema que pesquisarão, o que pesquisarão e por que, eles devem elaborar os objetivos da pesquisa, com base no resultado que almejam. A escrita dos objetivos deve ser feita na coletividade. Por isso, é sugerido ao professor utilizar um projetor, recurso em que todos os alunos terão acesso à escrita "online", ou utilizar a lousa para a criação de textos coletivos - Twiddla, porque ela permite a visualização e interferência de todos os alunos no texto construído. Para o uso da lousa digital, segue tutorial disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38881
Passo 4 - Corpus de pesquisa
Para cumprir os objetivos de pesquisa propostos, os alunos devem ter clareza em relação ao material que utilizarão para pesquisar. Logo, as cantadas utilizadas nas análises serão as disponíveis em ambiente virtual.
Passo 5 - Metodologia
Produção de PODCAST
Professor, todo o trabalho com o gênero cantadas deverá ser organizado em uma produção de áudio gravada e publicada em arquivos de mídia digital pela internet. Dessa forma, o trabalho será orientado pela produção de um podcast.
Para maiores informações acerca do podcast, consulte:
Antes de dar início às atividades, o professor dirá aos alunos que organizarão um podcast a partir do estudo com as cantadas. Assim, é imprescindível que os alunos tenham tido contato com o podcast.
Caso isso ainda não tenha acontecido, o professor exibirá alguns podcasts com o intuito de inserir o aluno nessa forma de produção e organização do conhecimento.
Sugestões de podcasts:
Você sabe o que significa uma Organização Não Governamental? Então, ouça o podcast da Central Jovem! Produção Central Jovem. Disponível em: http://www.podcast1.com.br/canal.php?pagina=2&codigo_canal=868 Acesso em 17 de abr. de 2012. 
Produção de Luciano Pires. Disponível em: http://podcast.lucianopires.com.br/podcasts/cafe_brasil_293_ironia.mp3 Acesso em 17 de abr. de 2012. 
Produção de Luciano Pires Disponível em: http://www.lucianopires.com.br/cafebrasil/podcast/?pagina=/2010/12/16/224-o-ouvinte-de-podcasts/ Acesso em 17 de abr. de 2012.  Depois de escutados os arquivos de áudio, o professor pedirá aos alunos para comentarem sobre o que ouviram, especialmente no que diz respeito ao podcast, enquanto recurso de aprendizagem. Para facilitar as discussões sobre podcast, o professor pedirá aos alunos para fazerem uma rápida pesquisa, utilizando seus laptops e tablets, sobre esse recurso na internet. Ao final, terão de digitar um parágrafo em que se explicite o que seja um podcast: o que é, para que serve, onde está disponível, quem o utiliza e para quê. Esse parágrafo deverá ser postado ou no site da escola ou no blogue da turma. Tendo conhecimento do podcast, chegou o momento de estudar as cantadas, tema da pesquisa, para, seguidamente, produzir o arquivo de áudio. |
Atividade 1
Os alunos trabalharão em duplas e cada uma deverá selecionar aleatoriamente 3 cantadas da internet. Após seleção, deverão analisar as cantadas no que tange:
- ao léxico;
- à morfologia;
- à sintaxe;
- à argumentação;
- à situação em que foi produzida;
- ao enunciador;
- à intenção cultural da cantada.
Terminada a análise, deverão apresentar um texto digitado que evidencie os estudos empreendidos. Esse texto deverá ser exibido para a turma e discutido com todos. Nesse momento, se apresentarão as dúvidas com relação às análises e se terá momento oportuno para discutir dificuldades, inadequações, dentre outros.
É importante que o professor dê uma amostra do que espera em relação às análises. Tomando como base as cantadas abaixo (disponíveis em: http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=154 Acesso 17 de abr. de 2012), seguem exemplos de análise:
1) "Adoraria te dar um presente, mas esqueci como se embrulha um beijo, alguma dica?"
2) "Seu nome é Tamara? - Não. - Pode até não ser Tamara, mas você Tamaravilhosa!"
3) "Eu procurei "amor" no Aurélio, e o seu nome tava incluído!"
Na primeira cantada, o uso dos vocábulos "presente" e "embrulho" pertencem ao mesmo campo lexical, permitindo manutenção do tema da cantada: "dar um presente". O verbo no futuro do pretérito, "adoraria", denota grau de polidez e a contraposição de ideias pelo uso do conectivo "mas" organiza o argumento: dar presente, MAS não saber como se embrulha o beijo. Sendo assim, o conectivo de contrajunção quebra uma expectativa que é a de saber embrulhar o presente, e nessa quebra de expectativas, pelo uso do "mas", é que se apresenta ao interlocutor o argumento da cantada: perguntar se ele ou ela saberiam embrulhar um beijo. Provavelmente, essa cantada é utilizada por um enunciador que deseja beijar seu interlocutor. Ideologicamente, na sociedade em que vivemos, o beijo simboliza afeto e demonstra de, alguma maneira, possíveis uniões sentimentais, o que o produtor dessa cantada almeja com seu interlocutor. Na segunda cantada, há a presença de um locutor que, diferentemente da primeira, requer a interlocução. Ou seja, ele precisa da resposta do interlocutor para dar continuidade ao intento. O argumento da cantada reside em um aspecto fonético e sintático. Aproveita-se o nome próprio "Tamara", que produz um som aberto na primeira sílaba, para fazer a junção com o adjetivo "maravilhosa" - som aberto nas duas primeiras sílabas. Nessa junção, há perda fonética por conta da elisão do nome Tamara+maravilhosa. Isso permite o efeito fonético-sintático: "Tamaravilhosa". Além desse recurso, o uso da expressão "pode até não ser" e uso do "mas" propõem direcionamento argumentativo: embora a pessoa não se chame Tamara, ela "tamaravilhosa". O objetivo da cantada é elogiar o interlocutor e, bem sabemos, ideologicamente, que um elogio é sempre bem-vindo porque valoriza a autoestima e deixa quem o recebe em uma posição mais flexível com relação a quem emite. Na terceira e última cantada, o enunciado busca por um argumento de autoridade, no qual está contida toda carga argumentativa. Dizer que procurou o nome do interlocutor em um dicionário de prestígio e o encontrou pressupõe a importância que o interlocutor tem para o produtor da cantada. Além disso, não somente estar em um dicionário de grande prestígio é o argumento da cantada. O grande acontecimento é ter o nome no verbete amor, que revela as intenções do enunciador: revelar o sentimento que tem pelo interlocutor. |
Atividade 2
Debate regrado
Os alunos deverão assistir ao vídeo: "Comédia MTV - Cantada Feminina", disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=0tM_peFClcw&feature=player_embedded Acesso em 17 de abr. de 2012.

A partir desse vídeo, o professor organizará um debate regrado a partir da pergunta: As cantadas femininas causam estranheza em nossa cultura?
O professor deverá eleger dois representantes para cada grupo: A) os que vão defender que as cantadas causam estranheza e B) os que vão defender que as cantadas não causam estranheza. Esses representantes de cada grupo terão a incumbência de registrar os argumentos e posicionamentos dos grupos ao longo dos debates. Esses argumentos serão utilizados no momento de criação do podcast.
Sobre a organização de um debate regrado, informe-se em:
Atividade 3
Exposição oral e apresentação visual
Os alunos, divididos em grandes grupos, terão de ler os textos e ver os vídeos abaixo e produzirem uma exposição oral e visual para os colegas. Ao final de cada exposição, abre-se uma roda de conversa para trocar impressões e tecer comentários acerca da apresentação e do conteúdo visto.
É aconselhável utilizar o editor de apresentações Prezi para tornar a exibição mais atrativa. Disponível em: http://prezi.com/ Acesso em 17 de abr. de 2012.
Grupo 1
- Série de textos "As melhores cantadas do cinema", partes 1, 2 e 3.
Disponíveis em:
Parte 1: http://nao2nao1.com.br/as-melhores-cantadas-do-cinema-1-um-beijo-roubado/ Acesso em 17 de abr. de 2012.
Parte 2: http://nao2nao1.com.br/as-melhores-cantadas-do-cinema-2-caos-calmo/ Acesso em 17 de abr. de 2012.
Parte 3: http://nao2nao1.com.br/as-melhores-cantadas-do-cinema-3-a-verdade-nua-e-crua-the-ugly-truth/ Acesso em 17 de abr. de 2012.

Grupo 2
Disponível em: http://transmutando.blogspot.com.br/2008/02/lies-de-flerte-parte-1.html Acesso em 17 de abr. de 2012.

Grupo 3
- E-book: Como conquistar mulheres
Disponível em: http://www.persuasao.com.br/conquistar-mulheres.pdf Acesso em 17 de abr. de 2012.

Grupo 4
Justiça absolve mulher acusada de matar dois para defender o marido EM 10 DE ABRIL DE 2012 AS 13H55 Mulher matou 2 e feriu 4 ao reagir a agressão de gangue ao marido em RO. Juiz entendeu que houve legítima defesa e determinou absolvição sumária. A Justiça de Rondônia absolveu uma mulher que foi denunciada pelo Ministério Público acusada de matar com um canivete dois homens e ferir outros quatro a facadas em 17 de abril de 2011. Segundo o Tribunal de Justiça do estado, o crime ocorreu em legítima defesa e a mulher usou a faca para defender o marido, que estava sendo atacada por uma gangue durante a noite e sem possibilidade de defesa. A briga começou após um dos integrantes do grupo fazer cantadas e passar a mão nas nádegas da mulher, sendo que o marido partiu em sua defesa e foi atacado pelos suspeitos. A conclusão do inquérito da Polícia Civil apontou que a esposa “agiu em legítima defesa própria e de terceiro (no caso, o marido) e detectou-se ainda que ele estava sendo agredido por uma gangue (as vítimas), sendo uma briga desigual, vários contra um. O motivo do entrevero que se passou entre acusados e vítimas, se deve ao fato das vítimas terem desonrado o acusado (o marido) no momento em que passaram as mãos nas nádegas de sua companheira”.O Ministério Público denunciou tanto a mulher quanto o marido como autores das mortes e das agressões. Mas, na sentença, assinada na segunda-feira (9),o juiz José Gonçalves da Silva Filho, titular da 2ª Vara do Tribunal do Júri de Porto Velho, absolveu sumariamente a mulher e decidiu pela impronúncia do homem que, segundo o entendimento do juiz, agredido, não teve condições de reagir. O canivete usado para as agressões era de uma das vítimas e já havia sido usado para atacar o marido da acusada quando ela conseguiu tomar de um deles e agredir o restante do grupo. Testemunhas da briga depuseram a favor da mulher. O juiz entendeu que houve excludente de criminalidade nas agressões provocadas pelo caso e determinou que o caso seja arquivado após trânsito em julgado. Disponível em: http://www.expressomt.com.br/nacional-internacional/justica-absolve-mulher-acusada-de-mata-8964.html Acesso em 17 de abr. de 2012. |
Thiaguinho fala sobre cantadas que recebe na internet: 'Rola fantasia'
Container Conteúdo – sex, 20 de abr de 2012 08:48 BRT
Thiaguinho, ex-vocalista do grupo Exaltasamba, contou em entrevista ao site da revista "Caras", que é muito mais paquerado por meio do Twitter do que ao vivo. Segundo o cantor, que namora a atriz Fernanda Souza, as cantadas são também "mais ousadas". "Acho que as pessoas ficam tão próximas que acabam falando coisas que não teriam coragem de falar pessoalmente. A cantada é um exemplo, ninguém tem coragem de chegar perto e falar em casamento, 'vem para minha casa', essas coisas. Rola fantasia na internet", disse o músico, ao site.
O cantor, no entanto, afirma que a tecnologia o ajudou muito no começo de seu namoro com Fernanda Souza. "No começo do nosso relacionamento a gente trocou muita mensagem, até pela distância e falta de tempo, sou grato à tecnologia por isso”, disse. A atriz mora no Rio de Janeiro, enquanto ele vive em São Paulo.
Disponível em: http://br.omg.yahoo.com/noticias/thiaguinho-fala-cantadas-recebe-internet-rola-fantasia-114800548.html Acesso em 17 de abr. de 2012.
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Professor, como pôde perceber, o material de cada grupo aborda uma questão relativa direta ou indiretamente às cantadas. Por meio da exposição desse material à turma, os alunos poderão ler mais sobre o tema e avançar nos seus estudos que intencionam descobrir as estratégias argumentativas e ideológicas das cantadas.
Atividade 4
Criando o podcast
A partir de tudo já trabalhado até o momento, os alunos já são capazes de reunirem o material e criarem seu podcast sobre o tema: "Cantadas: quais estratégias estão em jogo?"
Sugestão de site para o podcast: http://www.podcast1.com.br/

Para a criação do podcast, os alunos trabalharão em grupos de até 4 componentes e terão por base o tutorial:
"Como criar página para armazenar podcast". Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000014530.pdf Acesso em 17 de abr. de 2012.

Professor, oriente os alunos para integrarem ao podcast cada atividade desenvolvida na metodologia, haja vista que cada uma elege um aspecto das cantadas. Na atividade 1, o foco foi os recursos da língua que dinamizam sentidos e argumentos para as cantadas. A atividade 2 tratou de uma perspectiva ideológica e cultural com relação às cantadas e, na atividade 3, o foco foi o que se tem dito sobre cantadas tanto na vida real, como na ficção.
Incentive os alunos a criarem efeitos sonoros e a utilizarem músicas para tornar o podcast mais atrativo. Não os deixe esquecer de criarem um esboço em relação ao que pretendem no podcast, para depois criarem seus textos, que serão oralizados e, por fim, ensaiarem várias vezes antes da gravação final do arquivo de áudio.
Passo 6 - Socialização da pesquisa
Com a criação do podcast e seu armazenamento virtual, o arquivo pode ser socializado sem limites e sem tempo pré-estipulado. A primeira ideia é que os alunos organizem um mail list de toda a escola para que sua produção seja ouvida pela comunidade escolar. Em um segundo momento, essa produção pode se estender às famílias e, por fim, com sua publicização, o arquivo pode ter circulação conforme desejo discente.
Tutorial para compartilhar podcasts: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000014531.pdf Acesso em 17 de abr. de 2012.
Caso queiram, os alunos podem organizar, na própria net, no site do podcast, uma ficha de avaliação sobre o tema em discussão. A partir disso, terão um feedback acerca de sua produção.