Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“Beatlemania”: a influência musical estrangeira na juventude brasileira

 

23/08/2012

Autor e Coautor(es)
GETULIO RIBEIRO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Médio História Cultura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender a importância do conjunto musical The Beatles para a juventude, a partir dos anos 60.
  • Reconhecer na música sentimentos e valores, tais como o amor e a amizade.
  • Analisar a influência do conjunto inglês em jovens artistas brasileiros.
Duração das atividades
08 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1- A proposta de pesquisa

Propõe-se uma investigação acerca da influência do conjunto The Beatles (Inglaterra) sobre a juventude a partir dos anos 60, incluindo a juventude brasileira, especialmente aqueles que participaram de significativos movimentos musicais no Brasil.

 

a) Problematização do tema

As questões que norteiam a problematização do tema são:

  • Como a música trata de sentimentos inerentes às pessoas?
  • Qual é a importância dos Beatles para a cultura jovem mundial, a partir dos anos 60?
  • Qual é a influência do conjunto inglês na música brasileira?

-

b) Fontes e procedimentos para realização da pesquisa

Para esta pesquisa a proposta é o trabalho com as seguintes fontes:

  • Músicas/letras e Performance ao vivo.
  • Fontes Imagéticas e Iconográficas.
  • Fontes Escritas.

-

A estratégia de trabalho inclui as seguintes atividades:

  • Levantamento de músicas/performances para análise.
  • Discussão de temas ligados a juventude, a partir das músicas.
  • Análise de músicas/leituras de textos.

-

c) Desenvolvimento da pesquisa

-

Atividade 1– Beatlemania

Nesta atividade, faremos a audição e análise de três músicas de The Beatles, as quais são bastante significativas para se entender a trajetória do conjunto. No entanto, cabe ressaltar que, dada a reconhecida produtividade da banda, existem inúmeras outras composições que poderiam ser trabalhadas em nossa pesquisa.

ATENÇÃO: esta atividade poderá ser realizada numa colaboração com os(as) professor(as) de Filosofia e/ou Educação Artística, os quais ajudarão na análise das músicas.

-

Música 1: I want to hold your hand - The Beatles (ao vivo 1964)

Esta música foi o primeiro sucesso do conjunto The Beatles, contribuindo para a boa repercussão da banda nos Estados Unidos, logo no começo de 1964. A seguir, assistiremos a execução da canção no famoso programa de TV norte-americano The Ed Sullivan Show, quando da primeira aparição dos Beatles na América do Norte.

Antes de reproduzir a música, repercutir algumas questões entre os alunos, tais como:

  1. Você sabe quem foram os Beatles?
  2. Conhece os seus integrantes?
  3. E se conhece a banda, quais as suas músicas preferidas deles?
  4. Entende a importância do grupo para a cultura jovem a partir dos anos 60?
  5. Por que será atingiram um público mundial?

-

Reprodução da música por meio do link a seguir:

-

http://www.youtube.com/watch?v=MOagjtyH1fM. Acesso em 18 de junho de 2012

Ed Sullivan

-

Compositores: Lennon - McCartney

Intérprete: The Beatles

Disco: Meet The Beatles! - versão norte-americana do disco With The Beatles (Parlophone/Inglaterra, 1963).

Gravadora/País, ano: Capitol/EUA, 1964

-

LETRA traduzida

I Want To Hold Your Hand

Oh yeah, I'll tell you something,
I think you'll understand.
When I say that something
I wanna hold your hand,
I wanna hold your hand,
I wanna hold your hand.

Oh please, say to me
You'll let me be your man
And please, say to me
You'll let me hold your hand.
Now let me hold your hand,
I wanna hold your hand.

And when I touch you I feel happy inside.
It's such a feeling that my love
I can't hide, I can't hide, I can't hide.
 
Yeah, you've got that something,
I think you'll understand.
When I'll say that something
I wanna hold your hand,
I wanna hold your hand,
I wanna hold your hand.

And when I touch you I feel happy inside.
It's such a feeling that my love
I can't hide, I can't hide, I can't hide.
 
Yeah, you've got that something,
I think you'll understand.
When I'll feel that something
I wanna hold your hand,
I wanna hold your hand,
I wanna hold your hand.
 
-

Eu Quero Segurar A Sua Mão

É, eu vou lhe dizer uma coisa,
Acho que você vai entender
Quando eu disser aquelas coisas
Eu quero segurar sua mão
Eu quero segurar sua mão
Eu quero segurar sua mão

Por favor, me diga
Que você me deixará ser o seu homem,
E por favor, me diga
Que você me deixará segurar a sua mão
Agora, deixe-me segurar sua mão
Eu quero segurar sua mão

E quando eu te toco me sinto feliz por dentro
É um sentimento tão forte que, meu amor.
Eu não consigo esconder, Eu não consigo esconder, Eu não consigo esconder.

Você tem aquela coisa especial,
Acho que você vai entender.
Quando eu disser aquelas coisas
Eu quero segurar a sua mão,
Eu quero segurar a sua mão,
Eu quero segurar a sua mão.

E quando eu te toco me sinto feliz por dentro
É um sentimento tão forte que, meu amor.
Eu não consigo esconder, Eu não consigo esconder, Eu não consigo esconder.

Você tem aquela coisa especial,
Acho que você vai entender.
Quando sinto aquela coisa
Eu quero segurar a sua mão,
Eu quero segurar a sua mão,
Eu quero segurar a sua mão.

 

Disponível em: http://letras.mus.br/the-beatles/171/traducao.html. Acesso em 13 de junho de 2012

-

Para analisar a performance:

  1. Como é a formação da banda?
  2. Descreva o figurino dos rapazes.
  3. Como é a sonoridade produzida pelo conjunto?
  4. Qual é o tema abordado na letra?
  5. De que forma esse tema está ligado à juventude?
  6. Em sua opinião, qual é a principal mensagem da música?

-

Após a análise da performance, e dos debates suscitados pelo vídeo, recomendamos que os alunos leiam a edição especial revista Veja dedicada ao fenômeno Beatlemania.

DINÂMICA sugerida:

  • Os alunos devem acessar a matéria por meio do link abaixo.
  • Realizar a leitura do texto, contextualizando-o com o vídeo há pouco analisado.

-

http://veja.abril.com.br/historia/beatles-beatlemania-1964/show-ed-sullivan-tv-conquista-america.shtml. Acesso em 18 de junho de 2012

Veja Beatlemania

-

Questões essenciais na análise da matéria:

  1. Quais os números da audiência do programa The Ed Sullivan Show naquele dia?
  2. De que maneira a aparição no programa de TV, segundo a matéria, significou a conquista do público norte-americano?
  3. Qual foi o trabalho publicitário realizado pela companhia fonográfica Capitol para "aquecer" o público para os Beatles?
  4. Quais as impressões de setores da imprensa dos EUA em relação aos jovens ingleses, naquele contexto?
  5. Pode-se dizer que tais impressões se confirmaram? Justifique, usando passagens do texto.

-

É interessante que as principais informações sejam registradas, utilizando o Microsoft Word, ou editor de texto similar.

-

Música 2: Eleanor Rigby - The Beatles (1966)

Esta música é uma das mais belas composições creditadas a John Lennon e Paul McCartney. Foi lançada no disco Revolver (1966), considerado um dos mais ousados discos dos Beatles. Link da resenha sobre o álbum no site AllMusic Guide - http://www.allmusic.com/album/revolver-mw0000189174. Acesso em 18 de junho de 2012 Professor, neste caso os alunos devem contar com a ajuda do(a) professor(a) de Língua Estrangeira (Inglês).

Antes de reproduzir a música, solicitar a atenção dos alunos para o seguinte aspecto:

  • Qual é o sentimento transmitido pela canção?

-

Reprodução da música por meio do link a seguir:

-

http://www.youtube.com/watch?v=-LOgMWbDGPA. Acesso em 18 de junho de 2012

Eleanor

-

Compositores: Lennon - McCartney

Intérprete: The Beatles

Disco: Revolver

Gravadora/País, ano: Parlophone/Inglaterra, 1966

-

LETRA traduzida

Eleanor Rigby

Ah, look at all the lonely people
Ah, look at all the lonely people

Eleanor Rigby picks up the rice in the church where a wedding has been
Lives in a dream
Waits at the window, wearing the face that she keeps in a jar by the door
Who is it for?

All the lonely people, where do they all come from?
All the lonely people, where do they all belong?

Father McKenzie writing the words of a sermon that no one will hear
No one comes near
Look at him working, darning his socks in the night when there's nobody there
What does he care?

All the lonely people, where do they all come from?
All the lonely people, where do they all belong?

Ah, look at all the lonely people
Ah, look at all the lonely people

Eleanor Rigby died in the church and was buried along with her name
Nobody came
Father McKenzie wiping the dirt from his hands as he walks from the grave
No one was saved

All the lonely people, where do they all come from?
All the lonely people, where do they all belong?
 
-

Eleanor Rigby

Ah, veja todas as pessoas solitárias
Ah, veja todas as pessoas solitárias

Eleanor Rigby apanha o arroz de uma igreja onde houve um casamento
Vive em um sonho
Espera à janela, portando um rosto que ela guarda em um jarro perto da porta
Para quem é?

Todas as pessoas solitárias, de onde elas vêm?
Todas as pessoas solitárias, de onde elas são?

Padre McKenzie escreve o sermão que ninguém ouvirá
Ninguém passará por perto
Vejam-no trabalhando, remendando sua meias à noite quando não há ninguém por perto
Com o que ele se preocupa?

Todas as pessoas solitárias, de onde elas vêm?
Todas as pessoas solitárias, de onde elas são?

Ah, veja todas as pessoas solitárias
Ah, veja todas as pessoas solitárias

Eleanor Rigby morreu na igreja e foi enterrada junto com seu nome
Ninguém apareceu
Padre McKenzie limpa a sujeira das suas mãos enquanto se afasta do túmulo
Ninguém foi salvo [por ele]

Todas as pessoas solitárias, de onde elas vêm?
Todas as pessoas solitárias, de onde elas são?

-

Disponível em: http://letras.mus.br/the-beatles/202/traducao.html. Acesso em 13 de junho de 2012

-

Para analisar o documento musical:

  1. Como é o arranjo da música?
  2. Consegue identificar os instrumentos/vocais presentes?
  3. Você saberia classificá-la?
  4. Qual é o tema central tratado na letra?
  5. E qual a relação desse tema com a juventude?
  6. Qual é o sentimento transmitido pela canção? (Sim, professor, repetir a questão.)

-

É sugestivo que os alunos tomem nota das impressões compartilhadas depois da audição. Tais anotações podem ser realizadas no Microsoft Word, ou editor de texto similar.

-

Música 3: The end - The Beatles (1969)

Esta música integra o último disco gravado pelos Beatles (intitulado Abbey Road), antes da separação oficial, anunciada em abril de 1970. Confira esta notícia de época, conforme publicado no Brasil pelo jornal Folha de S. Paulo - http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u469569.shtml. Acesso em 18 de junho de 2012

Antes de reproduzir a música, levantar para os alunos a seguinte questão:

  • Você pode imaginar os motivos que levam um conjunto musical a se desfazer, depois de mais 10 anos juntos?

-

Reprodução da música por meio do link a seguir:

-

http://www.youtube.com/watch?v=0NBMqZo8U8Q. Acesso em 18 de junho de 2012

the end

-

Compositores: Lennon - McCartney

Intérprete: The Beatles

Disco: Abbey Road

Gravadora/País, ano: Apple/Inglaterra, 1969

-

LETRA traduzida

The End

Oh yeah.
Alright.
Are you gonna be in my dreams
Tonight.

Love you. Love you. Love you. Love you.
Love you. Love you. Love you. Love you.
Love you. Love you. Love you. Love you.
Love you. Love you. Love you. Love you.
Love you. Love you. Love you. Love you.
Love you. Love you. Love you. Love you.

And in the end,
The love you take
Is equal to
The love you make.
-

Fim

Ohh, sim.
Tudo bem.
Você vai estar nos meus sonhos
hoje à noite.

Amo você. Amo você. Amo você. Amo você.
Amo você. Amo você. Amo você. Amo você.
Amo você. Amo você. Amo você. Amo você.
Amo você. Amo você. Amo você. Amo você.
Amo você. Amo você. Amo você. Amo você.
Amo você. Amo você. Amo você. Amo você.

E no final,
O amor que você recebe,
É igual ao que
Ao amor que você doa.
-

Disponível em: http://letras.mus.br/the-beatles/242/traducao.html. Acesso em 13 de junho de 2012

-

Para analisar o documento musical:

  1. Como é o arranjo da música?
  2. Identifique os "solos" de instrumentos durante a música. É recomendado que os alunos contem com a ajuda do(a) professor(a)de Artes e/ou Música.
  3. Qual é o tema abordado na letra?
  4. De que maneira esta gravação documenta o fim dos Beatles?
  5. Em sua opinião, qual é a mensagem desta canção? Para ajudar na resposta, indicamos a resenha a seguir, sobre o livro lançado recentemente nos Estados Unidos - http://www.istoe.com.br/reportagens/88603_POR+QUE+OS+BEATLES+ACABARAM. Acesso em 19 de junho de 2012

-

Mais SUGESTÕES de leitura e audição:

Para aprofundar na história do conjunto The Beatles, indicamos as seguintes referências bibliográficas:

  • SPITZ, Bob. The Beatles: a biografia. São Paulo: Larousse do Brasil, 2007.

Ótimo trabalho biográfico, de leitura agradável e muito completo (982 páginas).

-

  • MUGGIATI, Roberto. A revolução dos Beatles. Rio de Janeiro: Ediouro, 1997.

Trabalho jornalístico sobre a trajetória da banda; o autor foi correspondente na Inglaterra durante os anos 60.

-

  • PUGIALLI, Ricardo; FRÓES, Marcelo. Os anos da beatlemania.  Rio de Janeiro: Editora Jornal do Brasil, 1992.

Inclui informações a respeito de discografia e filmografia, assim como detalhada cronologia de carreira dos Beatles.

-

Além dos discos mencionados nesta atividade, ainda recomendamos a audição dos seguintes álbuns de estúdio dos Beatles:

  • A hard day's night (Parlophone/Inglaterra, 1964)

Terceiro disco da banda, no Brasil intitulado "Os reis do iê-iê-iê":

reis

Imagem: http://3.bp.blogspot.com/_-3O0oGpTQfE/SxsRiNJpnMI/AAAAAAAAAYU/k62HFmLayTw/s400/Beatles+1.jpg. Acesso em 19 de junho de 2012

-

  • Sgt. Pepper's lonely hearts club band (Parlophone/Inglaterra, 1967)

Este disco também foi editado no Brasil (gravadora Odeon/EMI Music):

sgt.

Imagem: http://www.jpgr.co.uk/pcs7027_a.jpg. Acesso em 19 de junho de 2012

-

Atividade 2- “Os Beatles e a música brasileira”

Nesta atividade, buscamos entender a influência dos Beatles no trabalho de três expressivos nomes de movimentos musicais ocorridos no Brasil: Roberto Carlos (Jovem Guarda, meados dos anos 60), conjunto Os Mutantes (Tropicalismo, final dos anos 60) e Milton Nascimento & Lô Borges (Clube da esquina, começo dos anos 70).

ATENÇÃO: esta atividade poderá ser realizada numa colaboração com os(as) professor(as) de Filosofia e/ou Educação Artística, os quais ajudarão na análise das músicas.

-

Música 1: “Por isso corro demais” - Roberto Carlos (1967)

Esta música é uma importante produção do compositor e intérprete Roberto Carlos, sendo umas das mais conhecidas canções do movimento chamado Jovem Guarda, do qual fez parte Roberto Carlos e outros jovens artistas nos anos 60, tais como Erasmo Carlos, Wanderléa, Eduardo Araujo etc.

Antes de reproduzir a música, levantar para os alunos a seguinte questão:

  • Você pode imaginar como era ser jovem nos anos 60, sob a influência do conjunto The Beatles?

-

Reprodução da música por meio do link a seguir:

-

http://www.youtube.com/watch?v=bRo3Vrl-bNQ. Acesso em 18 de junho de 2012

RC

-

Compositor: Roberto Carlos

Intérprete: Roberto Carlos

Disco: Em ritmo de aventura

Gravadora, ano: CBS, 1967

-

LETRA

Meu bem qualquer instante
Que eu fico sem te ver
Aumenta a saudade
Que eu sinto de você
Então eu corro demais
Sofro demais, corro demais
Só prá te ver
Meu bem!...

E você ainda me pede
Para não correr assim
Meu bem eu não suporto mais
Você longe de mim
Por isso eu corro demais
Sofro demais, corro demais
Só prá te ver
Meu bem!...

Se você está ao meu lado
Eu só ando devagar
Esqueço até de tudo
Não vejo o tempo passar
Mas se chega a hora
De ir prá casa te levar
Corro prá depressa
Outro dia ver chegar
Então eu corro demais
Sofro demais, corro demais
Só prá te ver
Meu bem!..

Se você vivesse sempre
Ao meu lado eu não teria
Motivo prá correr
E devagar eu andaria
Eu não corria demais
Agora, corro demais
Corro demais
Só prá te ver
Meu bem!...(2x)

Só prá te ver
Meu bem!
Só prá te ver
Meu bem!
Só prá te ver
Meu bem!...

-

Disponível em: http://letras.mus.br/roberto-carlos/169444/. Acesso em 13 de junho de 2012

-

Para analisar o documento musical:

  1. Como é a sonoridade desta música?
  2. Reconhece os instrumentos que compõe o arranjo?
  3. Qual é o tema abordado na letra? Como este se relaciona com a juventude?
  4. Você pode relacionar esta música com aquelas produzidas pelo conjunto The Beatles, especialmente I want to hold your hand?

-

É salutar que as principais ideias sejam registradas pelos alunos.

-

Como complemento desta análise musical, sugerimos dois exercícios.

EXERCÍCIO nº 1:

  • Os alunos devem comparar a capa do disco de Roberto Carlos lançado em 1966 com a capa do disco With the Beatles (Parlophone/Inglaterra, 1963):

-

with the beatles

Imagem: http://991.com/newGallery/The-Beatles-With-The-Beatles-374967.jpg. Acesso em 19 de junho de 2012

-

rc 1966

Imagem: http://2.bp.blogspot.com/-TqdCYPqNrWQ/TxgPpv0ZO3I/AAAAAAAACJM/5hyNICk6Jgo/s1600/3595a.jpg. Acesso em 19 de junho de 2012

-

EXERCÍCIO nº 2:

  • Leitura da entrevista intitulada: 'Faço boleros, assim como Beatles e Roberto Carlos', afirma Odair José:

-

http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=120801&id2=5. Acesso em 19 de junho de 2012

-

Música 2: “Algo mais” - Os Mutantes (1969)

Esta música faz parte do segundo disco do conjunto Os Mutantes, surgido em São Paulo na segunda metade dos anos 60, em franco diálogo com a música produzida por conjuntos internacionais da época, especialmente The Beatles.

Antes de reproduzir a música, repercutir as seguintes questões entre os alunos:

  1. Você conhece, ou já ouviu falar de Os Mutantes?
  2. Sabe quem participou do conjunto?
  3. Entende a importância da banda para a música jovem produzida no Brasil em fins dos anos 60?

-

Reprodução da música por meio do link a seguir:

-

http://www.youtube.com/watch?v=yHNDhT7l4q4. Acesso em 18 de junho de 2012

Mutantes

-

Compositor: Mutantes

Intérprete: Mutantes

Disco: Mutantes

Gravadora, ano: Polydor, 1969

-

LETRA

Olha meu irmão
Vamos passear
Vamos voar
Tira a partida
Acelera a vida
Vamos amar
Ande depressa
A vida tem algo
Mais pra lhe dar
Olha meu irmão
Vamos passear
Vamos voar
Vida no tanque
Subiu no sangue
Vida no ar
Ande depressa
A vida tem algo
Mais para lhe dar

Giro aflito
Beijo e grito

Algo mais
Algo mais

Disponível em: http://letras.mus.br/mutantes/1186394/. Acesso em 18 de junho de 2012

-

Para analisar o documento musical:

  1. Como é o arranjo da música? Quais instrumentos você pode reconhecer?
  2. Qual é a mensagem presente na letra?
  3. E qual a relação disso com a juventude?
  4. Quais os aspectos demonstram a influência do conjunto inglês The Beatles no conjunto brasileiro Os Mutantes?

-

É salutar que as principais ideias sejam registradas pelos alunos.

-

Música 3: “Um gosto de sol” - Milton Nascimento (1972)

Esta música faz parte do disco Clube da Esquina, de Milton Nascimento & Lô Borges, trabalho que reuniu um talentoso time de compositores, instrumentistas, arranjadores e regentes brasileiros, oriundos de Minas Gerais e de outros estados. 

Antes da audição e análise de música, os alunos podem visitar o site do Museu Clube da Esquina - http://www.museuclubedaesquina.org.br/. Acesso em 19 de junho de 2012

Reprodução da música por meio do link a seguir:

-

http://www.youtube.com/watch?v=mYoo9JWBUrc. Acesso em 18 de junho de 2012

Clube da esquina

-

Compositor: Milton Nascimento - Ronaldo Bastos

Intérprete: Milton Nascimento

Disco: Clube da esquina

Gravadora, ano: Odeon, 1972

-

LETRA

Alguém que vi de passagem
Numa cidade estrangeira
Lembrou os sonhos que eu tinha
E esqueci sobre a mesa
Como uma pêra se esquece
Dormindo numa fruteira
Como adormece o rio
Sonhando na carne da pêra
O sol na sombra se esquece
Dormindo numa cadeira

Alguém sorriu de passagem
Numa cidade estrangeira
Lembrou o riso que eu tinha
E esqueci entre os dentes
Como uma pêra se esquece
Sonhando numa fruteira

-

Disponível em: http://letras.mus.br/milton-nascimento/307376/. Acesso em 18 de junho de 2012

-

Para analisar o documento musical:

  1. Como é o arranjo da música?
  2. De qual tema trata a letra?
  3. Quais os principais aspectos da influência dos Beatles na música do disco Clube da Esquina? Para ajudar na resposta, acessar a seguinte entrevista com Milton Nascimento - http://www.caleidoscopio.art.br/entrevista/clube-da-esquina.html. Acesso em 18 de junho de 2012

-

PROFESSOR!

Nesta atividade, para além de demonstrar a influência dos Beatles em artistas brasileiros, buscou-se explorar os sentimentos e valores compartilhados nessa relação, tais como o amor, os sonhos e a liberdade juvenis, assim como a amizade entre as pessoas.

-

d) Resultados de pesquisa

-

Atividade 3- All you need is love

Nesta atividade, os alunos poderão contar com a ajuda dos(as) professor(as) de Artes, Língua Portuguesa e/ou Literatura.

Para difundir as ideias e os sentimentos positivos trabalhados nas atividades desta aula, propõe-se que os alunos façam um FANZINE, abordando a história do conjunto The Beatles, a sua importância para a juventude e a sua influência na música brasileira.

ORIENTAÇÕES gerais:

-

  • Dividir a turma em dois (02) grupos.

-

  • O grupo 1 ficará responsável pelas ideias de composição, escrita de textos e escolha de imagens a serem utilizadas no Fanzine.

-

  • O grupo 2, por sua vez, fará a digitação, montagem e concepção final.

-

  • O Fanzine poderá ser impresso, distribuído na escola; ou então disponibilizado na Internet, cujo link socializado nas redes sociais. Neste caso, ler sobre E-zine - http://pt.wikipedia.org/wiki/E-zine. Acesso em 20 de agosto de 2012

-

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

-

-

Sugestões de links para professores:

-

-

-

Link do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

-

-

-

Avaliação

Nesta aula, o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de análise das músicas e leituras sugeridas, além da realização da atividade final e demais registros produzidos na aula.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Raimunda Abreu de Moura Bedasee, EE - COLEGIO ESTADUAL ANTONIETA XAVIER SIQUEIRA SANTOS , Bahia - disse:
    raimundambedasee@hotmail.com

    04/02/2013

    Cinco estrelas

    Excellent classes. I really like it. Congratulations.


  • Marison Souza Barbosa, ESCOLA MUNICIPAL ETELVINO TORRES DE OLIVEIRA , Bahia - disse:
    marisonsb@gmail.com

    21/01/2013

    Cinco estrelas

    muito interessante, rica em cultura, com amplas possibilidades de fontes imageticas e fonográficas e de conteudos históricos evidentes. brilhante idéia. Parabéns.


  • Maria da saude, Escola Prof.Ines Borba , Pernambuco - disse:
    saudinha@ig.com.br

    19/11/2012

    Cinco estrelas

    Muito bom e bem elaborado. Estão de parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.