23/08/2012
Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Médio | História | Cultura |
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Propõe-se uma investigação acerca da influência do conjunto The Beatles (Inglaterra) sobre a juventude a partir dos anos 60, incluindo a juventude brasileira, especialmente aqueles que participaram de significativos movimentos musicais no Brasil.
As questões que norteiam a problematização do tema são:
-
Para esta pesquisa a proposta é o trabalho com as seguintes fontes:
-
A estratégia de trabalho inclui as seguintes atividades:
-
-
Nesta atividade, faremos a audição e análise de três músicas de The Beatles, as quais são bastante significativas para se entender a trajetória do conjunto. No entanto, cabe ressaltar que, dada a reconhecida produtividade da banda, existem inúmeras outras composições que poderiam ser trabalhadas em nossa pesquisa.
ATENÇÃO: esta atividade poderá ser realizada numa colaboração com os(as) professor(as) de Filosofia e/ou Educação Artística, os quais ajudarão na análise das músicas.
-
Esta música foi o primeiro sucesso do conjunto The Beatles, contribuindo para a boa repercussão da banda nos Estados Unidos, logo no começo de 1964. A seguir, assistiremos a execução da canção no famoso programa de TV norte-americano The Ed Sullivan Show, quando da primeira aparição dos Beatles na América do Norte.
Antes de reproduzir a música, repercutir algumas questões entre os alunos, tais como:
-
Reprodução da música por meio do link a seguir:
-
http://www.youtube.com/watch?v=MOagjtyH1fM. Acesso em 18 de junho de 2012
-
Compositores: Lennon - McCartney
Intérprete: The Beatles
Disco: Meet The Beatles! - versão norte-americana do disco With The Beatles (Parlophone/Inglaterra, 1963).
Gravadora/País, ano: Capitol/EUA, 1964
-
LETRA traduzida
Disponível em: http://letras.mus.br/the-beatles/171/traducao.html. Acesso em 13 de junho de 2012
-
Para analisar a performance:
-
Após a análise da performance, e dos debates suscitados pelo vídeo, recomendamos que os alunos leiam a edição especial revista Veja dedicada ao fenômeno Beatlemania.
DINÂMICA sugerida:
-
http://veja.abril.com.br/historia/beatles-beatlemania-1964/show-ed-sullivan-tv-conquista-america.shtml. Acesso em 18 de junho de 2012
-
Questões essenciais na análise da matéria:
-
É interessante que as principais informações sejam registradas, utilizando o Microsoft Word, ou editor de texto similar.
-
Esta música é uma das mais belas composições creditadas a John Lennon e Paul McCartney. Foi lançada no disco Revolver (1966), considerado um dos mais ousados discos dos Beatles. Link da resenha sobre o álbum no site AllMusic Guide - http://www.allmusic.com/album/revolver-mw0000189174. Acesso em 18 de junho de 2012 Professor, neste caso os alunos devem contar com a ajuda do(a) professor(a) de Língua Estrangeira (Inglês).
Antes de reproduzir a música, solicitar a atenção dos alunos para o seguinte aspecto:
-
Reprodução da música por meio do link a seguir:
-
http://www.youtube.com/watch?v=-LOgMWbDGPA. Acesso em 18 de junho de 2012
-
Compositores: Lennon - McCartney
Intérprete: The Beatles
Disco: Revolver
Gravadora/País, ano: Parlophone/Inglaterra, 1966
-
LETRA traduzida
-
Disponível em: http://letras.mus.br/the-beatles/202/traducao.html. Acesso em 13 de junho de 2012
-
Para analisar o documento musical:
-
É sugestivo que os alunos tomem nota das impressões compartilhadas depois da audição. Tais anotações podem ser realizadas no Microsoft Word, ou editor de texto similar.
-
Esta música integra o último disco gravado pelos Beatles (intitulado Abbey Road), antes da separação oficial, anunciada em abril de 1970. Confira esta notícia de época, conforme publicado no Brasil pelo jornal Folha de S. Paulo - http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u469569.shtml. Acesso em 18 de junho de 2012
Antes de reproduzir a música, levantar para os alunos a seguinte questão:
-
Reprodução da música por meio do link a seguir:
-
http://www.youtube.com/watch?v=0NBMqZo8U8Q. Acesso em 18 de junho de 2012
-
Compositores: Lennon - McCartney
Intérprete: The Beatles
Disco: Abbey Road
Gravadora/País, ano: Apple/Inglaterra, 1969
-
LETRA traduzida
Disponível em: http://letras.mus.br/the-beatles/242/traducao.html. Acesso em 13 de junho de 2012
-
Para analisar o documento musical:
-
Para aprofundar na história do conjunto The Beatles, indicamos as seguintes referências bibliográficas:
Ótimo trabalho biográfico, de leitura agradável e muito completo (982 páginas).
-
Trabalho jornalístico sobre a trajetória da banda; o autor foi correspondente na Inglaterra durante os anos 60.
-
Inclui informações a respeito de discografia e filmografia, assim como detalhada cronologia de carreira dos Beatles.
-
Além dos discos mencionados nesta atividade, ainda recomendamos a audição dos seguintes álbuns de estúdio dos Beatles:
Terceiro disco da banda, no Brasil intitulado "Os reis do iê-iê-iê":
Imagem: http://3.bp.blogspot.com/_-3O0oGpTQfE/SxsRiNJpnMI/AAAAAAAAAYU/k62HFmLayTw/s400/Beatles+1.jpg. Acesso em 19 de junho de 2012
-
Este disco também foi editado no Brasil (gravadora Odeon/EMI Music):
Imagem: http://www.jpgr.co.uk/pcs7027_a.jpg. Acesso em 19 de junho de 2012
-
Nesta atividade, buscamos entender a influência dos Beatles no trabalho de três expressivos nomes de movimentos musicais ocorridos no Brasil: Roberto Carlos (Jovem Guarda, meados dos anos 60), conjunto Os Mutantes (Tropicalismo, final dos anos 60) e Milton Nascimento & Lô Borges (Clube da esquina, começo dos anos 70).
ATENÇÃO: esta atividade poderá ser realizada numa colaboração com os(as) professor(as) de Filosofia e/ou Educação Artística, os quais ajudarão na análise das músicas.
-
Esta música é uma importante produção do compositor e intérprete Roberto Carlos, sendo umas das mais conhecidas canções do movimento chamado Jovem Guarda, do qual fez parte Roberto Carlos e outros jovens artistas nos anos 60, tais como Erasmo Carlos, Wanderléa, Eduardo Araujo etc.
Antes de reproduzir a música, levantar para os alunos a seguinte questão:
-
Reprodução da música por meio do link a seguir:
-
http://www.youtube.com/watch?v=bRo3Vrl-bNQ. Acesso em 18 de junho de 2012
-
Compositor: Roberto Carlos
Intérprete: Roberto Carlos
Disco: Em ritmo de aventura
Gravadora, ano: CBS, 1967
-
LETRA
Meu bem qualquer instante
Que eu fico sem te ver
Aumenta a saudade
Que eu sinto de você
Então eu corro demais
Sofro demais, corro demais
Só prá te ver
Meu bem!...
E você ainda me pede
Para não correr assim
Meu bem eu não suporto mais
Você longe de mim
Por isso eu corro demais
Sofro demais, corro demais
Só prá te ver
Meu bem!...
Se você está ao meu lado
Eu só ando devagar
Esqueço até de tudo
Não vejo o tempo passar
Mas se chega a hora
De ir prá casa te levar
Corro prá depressa
Outro dia ver chegar
Então eu corro demais
Sofro demais, corro demais
Só prá te ver
Meu bem!..
Se você vivesse sempre
Ao meu lado eu não teria
Motivo prá correr
E devagar eu andaria
Eu não corria demais
Agora, corro demais
Corro demais
Só prá te ver
Meu bem!...(2x)
-
Disponível em: http://letras.mus.br/roberto-carlos/169444/. Acesso em 13 de junho de 2012
-
Para analisar o documento musical:
-
É salutar que as principais ideias sejam registradas pelos alunos.
-
Como complemento desta análise musical, sugerimos dois exercícios.
-
Imagem: http://991.com/newGallery/The-Beatles-With-The-Beatles-374967.jpg. Acesso em 19 de junho de 2012
-
Imagem: http://2.bp.blogspot.com/-TqdCYPqNrWQ/TxgPpv0ZO3I/AAAAAAAACJM/5hyNICk6Jgo/s1600/3595a.jpg. Acesso em 19 de junho de 2012
-
-
http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=120801&id2=5. Acesso em 19 de junho de 2012
-
Esta música faz parte do segundo disco do conjunto Os Mutantes, surgido em São Paulo na segunda metade dos anos 60, em franco diálogo com a música produzida por conjuntos internacionais da época, especialmente The Beatles.
Antes de reproduzir a música, repercutir as seguintes questões entre os alunos:
-
Reprodução da música por meio do link a seguir:
-
http://www.youtube.com/watch?v=yHNDhT7l4q4. Acesso em 18 de junho de 2012
-
Compositor: Mutantes
Intérprete: Mutantes
Disco: Mutantes
Gravadora, ano: Polydor, 1969
-
LETRA
Olha meu irmão
Vamos passear
Vamos voar
Tira a partida
Acelera a vida
Vamos amar
Ande depressa
A vida tem algo
Mais pra lhe dar
Olha meu irmão
Vamos passear
Vamos voar
Vida no tanque
Subiu no sangue
Vida no ar
Ande depressa
A vida tem algo
Mais para lhe dar
Giro aflito
Beijo e grito
Algo mais
Algo mais
Disponível em: http://letras.mus.br/mutantes/1186394/. Acesso em 18 de junho de 2012
-
Para analisar o documento musical:
-
É salutar que as principais ideias sejam registradas pelos alunos.
-
Esta música faz parte do disco Clube da Esquina, de Milton Nascimento & Lô Borges, trabalho que reuniu um talentoso time de compositores, instrumentistas, arranjadores e regentes brasileiros, oriundos de Minas Gerais e de outros estados.
Antes da audição e análise de música, os alunos podem visitar o site do Museu Clube da Esquina - http://www.museuclubedaesquina.org.br/. Acesso em 19 de junho de 2012
Reprodução da música por meio do link a seguir:
-
http://www.youtube.com/watch?v=mYoo9JWBUrc. Acesso em 18 de junho de 2012
-
Compositor: Milton Nascimento - Ronaldo Bastos
Intérprete: Milton Nascimento
Disco: Clube da esquina
Gravadora, ano: Odeon, 1972
-
LETRA
Alguém que vi de passagem
Numa cidade estrangeira
Lembrou os sonhos que eu tinha
E esqueci sobre a mesa
Como uma pêra se esquece
Dormindo numa fruteira
Como adormece o rio
Sonhando na carne da pêra
O sol na sombra se esquece
Dormindo numa cadeira
Alguém sorriu de passagem
Numa cidade estrangeira
Lembrou o riso que eu tinha
E esqueci entre os dentes
Como uma pêra se esquece
Sonhando numa fruteira
-
Disponível em: http://letras.mus.br/milton-nascimento/307376/. Acesso em 18 de junho de 2012
-
Para analisar o documento musical:
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, para além de demonstrar a influência dos Beatles em artistas brasileiros, buscou-se explorar os sentimentos e valores compartilhados nessa relação, tais como o amor, os sonhos e a liberdade juvenis, assim como a amizade entre as pessoas.
-
-
Nesta atividade, os alunos poderão contar com a ajuda dos(as) professor(as) de Artes, Língua Portuguesa e/ou Literatura.
Para difundir as ideias e os sentimentos positivos trabalhados nas atividades desta aula, propõe-se que os alunos façam um FANZINE, abordando a história do conjunto The Beatles, a sua importância para a juventude e a sua influência na música brasileira.
ORIENTAÇÕES gerais:
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Nesta aula, o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de análise das músicas e leituras sugeridas, além da realização da atividade final e demais registros produzidos na aula.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/02/2013
Cinco estrelasExcellent classes. I really like it. Congratulations.
21/01/2013
Cinco estrelasmuito interessante, rica em cultura, com amplas possibilidades de fontes imageticas e fonográficas e de conteudos históricos evidentes. brilhante idéia. Parabéns.
19/11/2012
Cinco estrelasMuito bom e bem elaborado. Estão de parabéns!