23/07/2012
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores históricos |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
- Ampliar o conhecimento dos movimentos da GA e a possibilidade de transferência para os diferentes aparelhos;
- Apresentar as sequências de movimentos e seu objetivo para a elaboração das séries;
- Discutir e vivenciar a GA enquanto possibilidade corporal de movimento;
- Identificar os aparelhos que mais necessitam de força e os que mais necessitam de flexibilidade;
- Realizar pesquisas sobre as qualidades físicas desenvolvidas na GA e as diferenças dos aparelhos masculinos e femininos.
Há necessidade que os alunos tenham um conhecimento prévio da Ginástica Artística desenvolvida para o Ensino Fundamental.
Propostas de aulas disponíveis em Coleções Ginásticas Portal do Professor - Ginástica Artística: aulas 20, 21, 23 a 27.
Conhecimentos sobre Capacidades (qualidades) Física - Coleção Condicionamento e preparação física disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=113 (Acesso em 20/05/2012).
As qualidades físicas são fundamentais para o desenvolvimento dos sujeitos e de qualquer atleta. Na Ginástica Artística se destacam algumas delas como: flexibilidade, força e velocidade. Cada aparelho possui uma especificidade e desta forma exige-se qualidades físicas diferentes. As aulas propostas auxiliarão aos alunos para que adquiram o conhecimento sobre as diferentes qualidades físicas desenvolvidas na ginástica artística e nos aparelhos trabalhados neste esporte.
Esta atividade terá a duração de 50 minutos divididos em três momentos
Objetivos:
- Realizar pesquisas sobre as qualidades físicas desenvolvidas na GA;
- Identificar as diferenças das qualidades físicas nos aparelhos masculinos e femininos;
- Identificar os aparelhos que mais necessitam de força e os que mais necessitam de flexibilidade.
Recursos: Sala de vídeo ou sala de aula com recurso de vídeo.
MOMENTO 1
Duração: 15minutos
Descrição:
Os alunos deverão realizar pesquisas sobre as qualidades físicas de maneira geral, utilizando-se de textos* (previamente selecionados pelo professor), internet, revistas e jornais.
O professor deve orientar sobre a pesquisa: o que são qualidades físicas, quais são as qualidades físicas?
*Textos sugeridos:
Qualidades Físicas entenda o que são? Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/educacao-fisica/artigos/12049/qualidades-fisicas-entenda-o-que-sao (acesso em 16/07/2012)
Qualidades físicas:Disponível em: http://www.mar.mil.br/cefan/artigos/artigo_09.htm (acesso em 16/07/2012)
Análise do treinamento na ginástica artística brasileira. Disponível em: https://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/630/390 (acesso em 16/07/2012)
Qualidade física equilíbrio. Disponível em: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1790127-qualidade-f%C3%ADsica-equil%C3%ADbrio/(acesso em 20/05/2012).
MOMENTO 2
Duração: 20minutos
Descrição:
O professor deverá solicitar aos alunos que listem os aparelhos masculinos e femininos. Posteriormente, utilizando-se de vídeos dos diferentes aparelhos, iniciar uma reflexão com os alunos, a fim de verificar as qualidades físicas mais marcantes nos diferentes aparelhos.
Para cada momento de vídeo o professor deverá incentivar as reflexões:
Pedir a um dos alunos (redator) que registre as respostas que ao final das apresentações deverão ser retomadas.
Propostas de Vídeos
Solo Feminino
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=PhHBswx5p2A(acesso em 20/05/2012)
Solo Masculino
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=PTUJFEvNld4&feature=related(acesso em 20/05/2012)
Salto Feminino
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jiYaONGXA0o&feature=related(acesso em 20/05/2012)
Salto Masculino
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=HKCOotHs5Os&feature=fvwrel(acesso em 20/05/2012)
Barras assimétricas
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=BiJhCbsQbBc(acesso em 20/05/2012)
Barras paralelas
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=MXFhYOBDnkM&feature=related(acesso em 20/05/2012)
Trave de equilíbrio
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?feature=fvwp&NR=1&v=ICHEsBrYx6o(acesso em 20/05/2012)
Barra fixa
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Ns9-zi3rxlg(acesso em 20/05/2012)
Argolas
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=6JJHgWTNVHI(acesso em 20/05/2012)
Cavalo com alças.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=MG8b7S1acvw&feature=relmfu(acesso em 20/05/2012)
MOMENTO 3
Duração: 15minutos
Descrição:
Verificar com o aluno redator quais qualidades físicas foram registradas para cada aparelho e refletir sobre elas com os alunos. Fazer a relação com os textos e pesquisas realizadas anteriormente.
Resgatar conhecimentos já aprendidos em outras disciplinas como biologia, reforçando quais músculos foram mais utilizados.
Esta atividade terá a duração de 50 minutos divididos em três momentos
- Apresentar a sequência de movimento e seu objetivo para a elaboração das séries;
- Ampliar o conhecimento dos movimentos da GA e a possibilidade de transferência para os diferentes aparelhos.
MOMENTO 1
Recursos: sala com recurso de vídeo
Duração: 20minutos
Descrição:
Solo feminino: Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=gfFvZ8jB95c&feature=related(acesso em: 20/05/2012) e solo masculino: Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=hql6ZXkuxVc&feature=related(acesso em: 20/05/2012)
MOMENTO 2
Recursos: sala ou quadracom banco sueco, colchões e barra
Duração: 20minutos
Descrição:
No solo: Informações disponíveis na aula do portal: As provas de Ginástica Artística: solo. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25281 (acesso em: 20/05/2012).
Vivenciar o rolamento à frente.
Na trave: Informações disponíveis na aula do portal: ginástica Artística: Trave. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25286 (acesso em: 20/05/2012).
Vivenciar o Rolamento de frente sobre o banco sueco ou trave.
Na barra: Informações disponíveis na aula do portal: barra fixa. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25342 (acesso em: 20/05/2012).
Vivenciar o rolo frontal sobre a barra.
MOMENTO 3
Duração: 20minutos
Descrição:
Solicitar aos alunos que reflitam sobre a vivência de um mesmo movimento em 3 aparelhos diferentes. Tratar as seguintes questões:
O exercício é o mesmo?
Existem diferenças quando realizamos os exercícios em aparelhos diferentes?
A execução muda? E as qualidades exigidas, são as mesmas?
Para complementar a discussão, finalizar a aula com o vídeo da TV escola :SEMANA TEMÁTICA - CORPO HUMANO - ENTREVISTA COM JULIO GUILHERME SILVA disponível em:http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=7262 (acesso em 16/07/2012).
Este Vídeo traz informações sobre o corpo humano e informações dos efeitos dos anabolizantes sobre o corpo. Este vídeo prepara os alunos para um novo tema e discussão a ser desenvolvido nas aulas posteriores.
Coleção: A influência do componente curricular biologia nos conteúdos da Educação Física escolar: entendendo as manifestações do corpo na atividade física. Ênfase para a aula 34. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=219(acesso em:20/05/2012).
Coleções Ginásticas Portal do Professor - Ginástica Artística: aulas 20, 21, 23 a 27.disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=129(acesso em:20/05/2012).
Conhecimentos sobre Capacidades (qualidades) Física - Coleção Condicionamento e preparação física disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=113(acesso em 20/05/2012).
Qualidades Físicas entenda o que são? Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/educacao-fisica/artigos/12049/qualidades-fisicas-entenda-o-que-sao(acesso em 16/07/2012)
Qualidades físicas:Disponível em: http://www.mar.mil.br/cefan/artigos/artigo_09.htm (acesso em 16/07/2012)
Análise do treinamento na ginástica artística brasileira. Disponível em: https://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/630/390(acesso em 16/07/2012)
Qualidade física equilíbrio. Disponível em: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1790127-qualidade-f%C3%ADsica-equil%C3%ADbrio/(acesso em 20/05/2012).
Solo Feminino Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=PhHBswx5p2A(acesso em 20/05/2012)
Solo Masculino Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=PTUJFEvNld4&feature=related(acesso em 20/05/2012)
Salto Feminino Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jiYaONGXA0o&feature=related(acesso em 20/05/2012)
Salto Masculino Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=HKCOotHs5Os&feature=fvwrel(acesso em 20/05/2012)
Barras assimétricasDisponível em: http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=BiJhCbsQbBc(acesso em 20/05/2012)
Barras paralelas Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=MXFhYOBDnkM&feature=related(acesso em 20/05/2012)
Trave de equilíbrio Disponível em: http://www.youtube.com/watch?feature=fvwp&NR=1&v=ICHEsBrYx6o(acesso em 20/05/2012)
Barra fixa Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Ns9-zi3rxlg(acesso em 20/05/2012)
Argolas Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=6JJHgWTNVHI(acesso em 20/05/2012)
Cavalo com alças Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=MG8b7S1acvw&feature=relmfu(acesso em 20/05/2012)
Solo feminino Daianedos Santos: Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=gfFvZ8jB95c&feature=related(acesso em: 20/05/2012) e solo masculino Fabian Hambuechen: Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=hql6ZXkuxVc&feature=related(acesso em: 20/05/2012)
As provas de Ginástica Artística: solo Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25281(acesso em: 20/05/2012).
ginástica Artística: TraveDisponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25286(acesso em: 20/05/2012).
As Provas da Ginástica Artística: A barra fixa. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25342(acesso em: 20/05/2012).
A avaliação será processual. Observar-se-á o envolvimento do aluno nas tarefas propostas, individualmente e em grupo.
Os alunos deverão reconhecer - tendo como parâmetro o conhecimento adquirido em outras disciplinas como, por exemplo, a biologia - quais grupos musculares são mais utilizados em cada aparelho;
Durante a atividade prática pedir aos alunos que descrevam as diferenças entre os movimentos executados nos diferentes aparelhos; a partir disto observa-se-á os pontos percebidos pelos alunos e o que poderiam ser melhor explorado.
Ao final das atividades o professor deverá solicitar que os alunos registrem, por escrito, as reflexões, observações e discussões, neste momento também poderá ser utilizada a autoavaliação dos alunos.
Também será possível que o professor observe a maturidade dos alunos durante as aulas.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/04/2013
Cinco estrelasaula muita interressante e objetiva em relaçao a ginastica artistica,os videos sao otimos.