Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Ginástica Artística como movimento corporal, aparelhos e características de qualidades físicas.

 

23/07/2012

Autor e Coautor(es)
ROSEANA MENDES
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Ampliar o conhecimento dos movimentos da GA e a possibilidade de transferência para os diferentes aparelhos;

- Apresentar as sequências de movimentos e seu objetivo para a elaboração das séries; 

- Discutir e vivenciar a GA enquanto possibilidade corporal de movimento;

- Identificar os aparelhos que mais necessitam de força e os que mais necessitam de flexibilidade;

- Realizar pesquisas sobre as qualidades físicas desenvolvidas na GA e as diferenças dos aparelhos masculinos e femininos.

Duração das atividades
Esta aula terá a duração de 100 minutos dividida em 2 atividades propostas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Há necessidade que os alunos tenham um conhecimento prévio da Ginástica Artística desenvolvida para o Ensino Fundamental.

Propostas de aulas disponíveis em Coleções Ginásticas Portal do Professor - Ginástica Artística: aulas 20, 21, 23 a 27.

Conhecimentos sobre Capacidades (qualidades) Física - Coleção Condicionamento e preparação física disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=113 (Acesso em 20/05/2012).

Estratégias e recursos da aula

 

As qualidades físicas são fundamentais para o desenvolvimento dos sujeitos e de qualquer atleta. Na Ginástica Artística se destacam algumas delas como: flexibilidade, força e velocidade. Cada aparelho possui uma especificidade e desta forma exige-se qualidades físicas diferentes. As aulas propostas auxiliarão aos alunos para que adquiram o conhecimento sobre as diferentes qualidades físicas desenvolvidas na ginástica artística e nos aparelhos trabalhados neste esporte.

Atividade 1 – Ginástica Artística e Qualidades Físicas

 

Esta atividade terá a duração de 50 minutos divididos em três momentos

Objetivos:

- Realizar pesquisas sobre as qualidades físicas desenvolvidas na GA;

- Identificar as diferenças das qualidades físicas nos aparelhos masculinos e femininos;

- Identificar os aparelhos que mais necessitam de força e os que mais necessitam de flexibilidade.

Recursos: Sala de vídeo ou sala de aula com recurso de vídeo.

MOMENTO 1

Duração: 15minutos

Descrição:

Os alunos deverão realizar pesquisas sobre as qualidades físicas de maneira geral, utilizando-se de textos* (previamente selecionados pelo professor), internet, revistas e jornais.

O professor deve orientar sobre a pesquisa: o que são qualidades físicas, quais são as qualidades físicas?

*Textos sugeridos:

Qualidades Físicas entenda o que são?  Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/educacao-fisica/artigos/12049/qualidades-fisicas-entenda-o-que-sao (acesso em 16/07/2012)

Qualidades físicas:Disponível em: http://www.mar.mil.br/cefan/artigos/artigo_09.htm   (acesso em 16/07/2012)

Análise do treinamento na ginástica artística brasileira. Disponível em: https://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/630/390 (acesso em 16/07/2012)

Qualidade física equilíbrio. Disponível em: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1790127-qualidade-f%C3%ADsica-equil%C3%ADbrio/(acesso em 20/05/2012).

MOMENTO 2

Duração: 20minutos

Descrição:

O professor deverá solicitar aos alunos que listem os aparelhos masculinos e femininos. Posteriormente, utilizando-se de vídeos dos diferentes aparelhos, iniciar uma reflexão com os alunos, a fim de verificar as qualidades físicas mais marcantes nos diferentes aparelhos.

Para cada momento de vídeo o professor deverá incentivar as reflexões:

  • Observando a série executada, quais qualidades físicas podem ser observadas?

  • Explicar que cada série é composta por sequências de movimentos que devem ser contínuas, sem quebra de ritmo. Pedir aos alunos que observem as sequências.

Pedir a um dos alunos (redator) que registre as respostas que ao final das apresentações deverão ser retomadas.

Propostas de Vídeos

Solo Feminino

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=PhHBswx5p2A(acesso em 20/05/2012)

Solo Masculino

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=PTUJFEvNld4&feature=related(acesso em 20/05/2012)

Salto Feminino

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jiYaONGXA0o&feature=related(acesso em 20/05/2012)

Salto Masculino

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=HKCOotHs5Os&feature=fvwrel(acesso em 20/05/2012)

Barras assimétricas

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=BiJhCbsQbBc(acesso em 20/05/2012)

Barras paralelas

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=MXFhYOBDnkM&feature=related(acesso em 20/05/2012)

Trave de equilíbrio

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?feature=fvwp&NR=1&v=ICHEsBrYx6o(acesso em 20/05/2012)

Barra fixa

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Ns9-zi3rxlg(acesso em 20/05/2012)

Argolas

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=6JJHgWTNVHI(acesso em 20/05/2012)

Cavalo com alças.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=MG8b7S1acvw&feature=relmfu(acesso em 20/05/2012)

MOMENTO 3

Duração: 15minutos

Descrição:

Verificar com o aluno redator quais qualidades físicas foram registradas para cada aparelho e refletir sobre elas com os alunos. Fazer a relação com os textos e pesquisas realizadas anteriormente.

Resgatar conhecimentos já aprendidos em outras disciplinas como biologia, reforçando quais músculos foram mais utilizados.

Atividade 2 – Ginástica Artística

Esta atividade terá a duração de 50 minutos divididos em três momentos

Objetivos:

- Apresentar a sequência de movimento e seu objetivo para a elaboração das séries;

- Ampliar o conhecimento dos movimentos da GA e a possibilidade de transferência para os diferentes aparelhos.

MOMENTO 1

Recursos: sala com recurso de vídeo

Duração: 20minutos

Descrição:

  • A partir dos conhecimentos adquiridos na Atividade 1, explicar aos alunos como são elaboradas as séries nos diferentes aparelhos;
  • Explicar que cada série é composta por sequências de movimentos, e que devem ser contínuas, sem quebra de ritmo. Pedir aos alunos que observem as sequências nas séries do vídeo de solo feminino e do solo masculino.

Solo feminino: Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=gfFvZ8jB95c&feature=related(acesso em: 20/05/2012) e solo masculino: Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=hql6ZXkuxVc&feature=related(acesso em: 20/05/2012)

MOMENTO 2

Recursos: sala ou quadracom banco sueco, colchões e barra

Duração: 20minutos

Descrição:

No solo: Informações disponíveis na aula do portal: As provas de Ginástica Artística: solo. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25281  (acesso em: 20/05/2012).

Vivenciar o rolamento à frente.

Na trave: Informações disponíveis na aula do portal: ginástica Artística: Trave. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25286  (acesso em: 20/05/2012).

Vivenciar o Rolamento de frente sobre o banco sueco ou trave.

Na barra: Informações disponíveis na aula do portal: barra fixa. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25342 (acesso em: 20/05/2012).

Vivenciar o rolo frontal sobre a barra.

MOMENTO 3

Duração: 20minutos

Descrição:

Solicitar aos alunos que reflitam sobre a vivência de um mesmo movimento em 3 aparelhos diferentes. Tratar as seguintes questões:

O exercício é o mesmo?

Existem diferenças quando realizamos os exercícios em aparelhos diferentes?

A execução muda? E as qualidades exigidas, são as mesmas?

Para complementar a discussão, finalizar a aula com o vídeo da TV escola :SEMANA TEMÁTICA - CORPO HUMANO - ENTREVISTA COM JULIO GUILHERME SILVA disponível em:http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=7262 (acesso em 16/07/2012).

Este Vídeo traz informações sobre o corpo humano e informações dos efeitos dos anabolizantes sobre o corpo. Este vídeo prepara os alunos para um novo tema e discussão a ser desenvolvido nas aulas posteriores.

Recursos Complementares

Coleção: A influência do componente curricular biologia nos conteúdos da Educação Física escolar: entendendo as manifestações do corpo na atividade física. Ênfase para a aula 34. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=219(acesso em:20/05/2012).

Coleções Ginásticas Portal do Professor  - Ginástica Artística: aulas 20, 21, 23 a 27.disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=129(acesso em:20/05/2012).

Conhecimentos sobre Capacidades (qualidades) Física - Coleção Condicionamento e preparação física disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=113(acesso em 20/05/2012).

Qualidades Físicas entenda o que são?  Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/educacao-fisica/artigos/12049/qualidades-fisicas-entenda-o-que-sao(acesso em 16/07/2012)

Qualidades físicas:Disponível em: http://www.mar.mil.br/cefan/artigos/artigo_09.htm   (acesso em 16/07/2012)

Análise do treinamento na ginástica artística brasileira. Disponível em: https://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/630/390(acesso em 16/07/2012)

Qualidade física equilíbrio. Disponível em: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1790127-qualidade-f%C3%ADsica-equil%C3%ADbrio/(acesso em 20/05/2012).

Solo Feminino Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=PhHBswx5p2A(acesso em 20/05/2012)

Solo Masculino Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=PTUJFEvNld4&feature=related(acesso em 20/05/2012)

Salto Feminino Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jiYaONGXA0o&feature=related(acesso em 20/05/2012)

Salto Masculino Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=HKCOotHs5Os&feature=fvwrel(acesso em 20/05/2012)

Barras assimétricasDisponível em: http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=BiJhCbsQbBc(acesso em 20/05/2012)

Barras paralelas Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=MXFhYOBDnkM&feature=related(acesso em 20/05/2012)

Trave de equilíbrio Disponível em: http://www.youtube.com/watch?feature=fvwp&NR=1&v=ICHEsBrYx6o(acesso em 20/05/2012)

Barra fixa Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Ns9-zi3rxlg(acesso em 20/05/2012)

Argolas Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=6JJHgWTNVHI(acesso em 20/05/2012)

Cavalo com alças Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=MG8b7S1acvw&feature=relmfu(acesso em 20/05/2012)

Solo feminino Daianedos Santos: Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=gfFvZ8jB95c&feature=related(acesso em: 20/05/2012) e solo masculino Fabian Hambuechen: Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=hql6ZXkuxVc&feature=related(acesso em: 20/05/2012)

As provas de Ginástica Artística: solo Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25281(acesso em: 20/05/2012).

ginástica Artística: TraveDisponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25286(acesso em: 20/05/2012).

As Provas da Ginástica Artística: A barra fixa. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25342(acesso em: 20/05/2012).

Avaliação

A avaliação será processual. Observar-se-á o envolvimento do aluno nas tarefas propostas, individualmente e em grupo.

Os alunos deverão reconhecer - tendo como parâmetro o conhecimento adquirido em outras disciplinas como, por exemplo, a biologia - quais grupos musculares são mais utilizados em cada aparelho;

Durante a atividade prática pedir aos alunos que descrevam as diferenças entre os movimentos executados nos diferentes aparelhos; a partir disto observa-se-á os pontos percebidos pelos alunos e o que poderiam ser melhor explorado.

Ao final das atividades o professor deverá solicitar que os alunos registrem, por escrito, as reflexões, observações e discussões, neste momento também poderá ser utilizada a autoavaliação dos alunos.

Também será possível que o professor observe a maturidade dos alunos durante as aulas.  

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.