27/05/2011
As ciências biológicas sempre estiveram presente no contexto histórico da Educação Física, seja em tempos remotos, por necessidade higiênica e de movimentação do corpo, seja hoje, re-significada, dando suporte à prática pedagógica escolar. A presente coleção trata de pontos que esboçam algumas relações presentes entre a Educação Física e Biologia. Da aula 1 à 14 há atividades que envolvem o corpo e atividade física, reações fisiológicas e as implicações para a saúde. Da aula 15 à 19, expõem-se os riscos do colesterol e da má alimentação para o organismo. Da aula 20 à 22, os assuntos inatividade e grupos especiais, no caso crianças e idosos, são levantados. Das aulas 23 à 26, as capacidades e/ou qualidades físicas ocupam um lugar central. As aulas 27 e 28 tratam da avaliação física: qual a sua importância e como medir o esforço físico de forma simples. As aulas 29 à 34 levantam questões polêmicas ligadas ao corpo e à atividade física. As aulas 35 e 36 enfocam o Diabetes. A 37 é sobre a adaptação do ser humano ao meio líquido.
FABIOLA PEDROZA VIEIRA - Universidade Federal de Juiz de Fora - MG
física, biologia, corpo, saúde, atividade, físico
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
A máquina do corpo: ações e reações
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Educação Física Explicar as alterações corporais provocadas pelo esforço físico, tais como excesso de excitação, cansaço, elevação de batimentos cardíacos Utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos Trabalhar em grupos interagindo para atingir... 04/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 14934 acesso(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
2 |
É só Adrenalina
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Língua Portuguesa Ensino Médio | Química Identificar e reconhecer a aplicação da Adrenalina no cotidiano; Conhecer a fórmula da Adrenalina e das substâncias químicas estimulantes; Identificar os efeitos e a ação da Adrenalina no corpo humano; Conhecer as Aminas e os grupos funcionais; 01/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 15545 acesso(s) |
MARCO ANTONIO AMARAL SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Matemática |
3 |
O que é atividade física?
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Saúde Conceituar o tema atividade física; Planejar, vivenciar e avaliar a prática de algumas atividades físicas. 14/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12032 acesso(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
4 |
Aspectos fisiológicos das atividades físicas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física O aluno será capaz de identificar aspectos cardio-vasculares em situações de práticas corporais, bem como adquirir autonomia para o controle de sua freqüência cardíaca. 06/12/2009 Três estrelas 2 comentário(s) 8412 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
5 |
Para que serve o Suor? Conhecendo o mecanismo da termorregulação no momento das atividades físicas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Conhecer os aspectos fisiológicos da termorregulação do nosso corpo durante o calor, o frio e o exercício físico. Aprender como funciona o mecanismo de termorregulação durante a atividade física. Aprender a importância da hidratação no dia-a-dia. 29/07/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 14637 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
6 |
Hidratação: O que a água faz por mim?
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Nessa aula de atividade física e saúde temos por objetivos o levantamento e a abordagem de questões relacionadas ao fenômeno da termorregulação, mais especificamente à importância da hidratação nesse processo. Nesse movimento, procuramos reunir informações para que os alunos: ... 09/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10733 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
7 |
Os primeiros cuidados para iniciar uma atividade física.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Saúde Identificar quais são os cuidados necessários para iniciar a prática de uma Atividade Física; Mensurar a frequência cardíaca. 22/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13373 acesso(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
8 |
A Importância das Atividades Físicas para o Nosso Corpo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Aprender a importância da atividade física no cotidiano e seus benefícios para a saúde do nosso corpo. Conhecer porque nosso corpo precisa da atividade física para o seu bom funcionamento e para a qualidade de vida. Conhecer alguns aspectos do funcionamento do corpo no momento... 02/06/2010 Quatro estrelas 13 comentário(s) 38450 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
9 |
Atividade Física - uma necessidade para a saúde
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Compreender a classificação de atividade física. Observar com a prática da atividade física pode tornar-se um hábito para todos. 31/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 25820 acesso(s) |
Maura Gislaine Barros JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF TELEMACO BORBA PR Educação Física |
10 |
Qualidade de vida com atividade física
Ensino Fundamental Final | Educação Física - Ter consciência do conceito de qualidade de vida - Observar os benefícios trazidos ao nosso organismo através da atividade física 05/11/2009 Três estrelas 6 comentário(s) 34381 acesso(s) |
Maura Gislaine Barros JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF TELEMACO BORBA PR Educação Física |
11 |
Condicionamento físico: Quanto bate um coração?
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Nessa aula de condicionamento físico pretendemos trabalhar a relação entre a atividade física a atividade cardíaca. Gostaríamos que os alunos: compreendessem como se dá essa relação entre intensidade do exercício e batimentos cardíacos; consiguissem relacionar essas informaçõe... 18/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8155 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
12 |
A importância da atividade física para o sistema circulatório.
Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Educação Física Compreender o funcionamento do sistema circulatório; Conhecer as adaptações que as atividades físicas oferecem ao sistema circulatório; Contribuir para aula fazendo colocações e questionamentos que valorizem o tema; Elaborar um texto sobre o sistema circulatório e as atividade... 19/01/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 39051 acesso(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
13 |
MEU CORAÇÃO BATE FELIZ! / Sistema Circulatório - Coração
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Reconhecer a função do coração no sistema circulatório; compreender o seu funcionamento; conhecer medidas para a prevenção de doenças cardíacas. 30/11/2009 Cinco estrelas 4 comentário(s) 84890 acesso(s) |
Equipe Alfredo |
14 |
Morte súbita durante o exercício físico
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Educação Física Compreender a importância da avaliação física em relação a prevenção da morte súbita. Conhecer a fisiologia do coração. Identificar a ação da adrenalina no coração. 09/11/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 6391 acesso(s) |
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Educação Física |
15 |
Colesterol alto - propensão genética ou dieta inadequada?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Química Identificar os alimentos que originam o colesterol e as suas consequências. Compreender a importância que o colesterol tem para o organismo, bem como os riscos que podem representar se ingeridos em excesso. Analisar dietas a fim de reconhecer as que podem ser perigosas para o ... 28/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6621 acesso(s) |
Equipe Andrea |
16 |
Exercícios Físicos versus Colesterol
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física - Identificar a estrutura do colesterol e a sua forma de transporte pelo organismo. - Refletir sobre a influência do exercício físico no controle do colesterol. - Analisar os riscos da má alimentação. 14/10/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 13843 acesso(s) |
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Educação Física |
17 |
Lanche saudável na Escola
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - Analisar o lanche ofertado na cantina escolar. - Identificar a importância de uma alimentação saudável. - Abordar a relação entre alimentação saudável e exercício físico. 11/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 30479 acesso(s) |
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Educação Física |
18 |
Você corre para comer ou come para correr?
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Educação Física Identificar seu índice de massa corporal; Identificar as bases calóricas dos alimentos consumidos diariamente; Identificar as atividades do cotidiano e quais são as necessidades calóricas para a realização destas atividades. 22/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11026 acesso(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
19 |
O combustível que estou utilizando é suficiente para movimentar meu corpo?
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Saúde Identificar quais alimentos são compostos de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais; Identificar os tipos de nutrientes que ingerimos durante nossa rotina alimentar; Avaliar se está tendo uma alimentação equilibrada. 26/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6223 acesso(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
20 |
A infância e a obesidade.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Identificar os motivos que fazem da obesidade algo crescente nas crianças da sociedade moderna; identificar possíveis soluções para esse problema; vivenciar algumas atividades ligadas às sugestões dadas pelos alunos. 11/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5403 acesso(s) |
FABIOLA PEDROZA VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
21 |
O risco do sedentarismo: se estamos parados, parados ficaremos.
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Com esta aula o aluno poderá compreender o que é o sedentarismo e algumas de suas consequências para a saúde, assim como saberá como prevenir doenças por meio de atividades aeróbica e anaeróbicas, explicando-lhes as diferenças de cada uma das modalidades de gasto calórico e es... 08/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5733 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
22 |
Esportes na Melhor Idade!
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Educação Física - Conhecer alguns dados do Estatuto do Idoso. - Identificar a importância da atividade física para o idoso. - Analisar a influência benéfica da prática esportiva na Terceira Idade. 16/12/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 17173 acesso(s) |
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Educação Física |
23 |
As qualidades físicas e a qualidade de vida
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física O aluno será capaz de identificar as principais qualidades físicas e relacionar com atividades corporais mais diversas. 26/11/2009 Três estrelas 3 comentário(s) 26925 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
24 |
Jogos, brincadeiras e capacidades físicas
Ensino Fundamental Final | Educação Física Construir coletivamente um conceito para capacidade física; identificar as capacidades físicas mais evidentes em alguns jogos e brincadeiras; reconhecer os jogos e brincadeiras populares como uma forma de propiciar uma maior vivência corporal das crianças e consequentemente um... 13/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 32501 acesso(s) |
FABIOLA PEDROZA VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
25 |
NEM PRA LÁ, NEM PRA CÁ / Sistema Auditivo - Equilíbrio
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Física Compreender a participação do sistema auditivo na manutenção do equilíbrio. 25/11/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 26955 acesso(s) |
Equipe Alfredo |
26 |
Força serve pra que?
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Nessa aula de Educação Física os alunos poderão: compreender o conceito de força; perceber os diferentes tipos de atividades das aulas de Educação Física e do cotidiano, que envolvem o trabalho muscular; mobilizar grupos musculares específicos para cada atividade; entender as ... 13/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7082 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
27 |
Avaliação Física
Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Matemática Conhecer testes físicos; Aprender a aplicar testes físicos; 13/05/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 27350 acesso(s) |
Maura Gislaine Barros JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF TELEMACO BORBA PR Educação Física |
28 |
Frequência Cardíaca: aprenda a medir a sua
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Saúde Observar como pode ser feita a medição da frequência cardíaca Aprender como calcular a frequência cardíaca ideal para cada idade Realizar atividades físicas com o objetivo de testar a frequência cardíaca 05/05/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 56589 acesso(s) |
Maura Gislaine Barros JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF TELEMACO BORBA PR Educação Física |
29 |
Corpo matriz da sexualidade: Direitos sexuais e reprodutivos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Biologia Discutir os conceitos de direitos sexuais e direitos reprodutivos, como parte integrante dos direitos humanos e refletir sobre a importância destes conceitos na vida das mulheres e dos homens. Compreender que homens e mulheres devem cuidar de sua saúde sexual e reprodutiva ... 31/07/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 17797 acesso(s) |
SANDRO PRADO SANTOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
30 |
Corpo e Sociedade: os perigos da vigorexia
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física - Identificar os principais sintomas do transtorno conhecido como vigorexia; - Identificar os principais riscos para a saúde decorrentes da prática excessiva de atividade física; - Identificar formas saudáveis de exercitar o corpo, evitando riscos decorrentes do treinamento ex... 12/10/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 6637 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
31 |
Corpo saudável versus corpo belo: os anabolizantes
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Sociologia - Identificar os riscos presentes no consumo de diferentes tipos de anabólicos; - Compreender os mecanismos de ação dos esteróides anabólicos. 04/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 24342 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
32 |
O "doping" nas práticas corporais
Ensino Médio | Educação Física Relacionar aspectos esportivos e estéticos com a qualidade de vida 07/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6147 acesso(s) |
Rodrigo Barros Rispoli COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
33 |
Doping! A droga no Esporte...
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Química - Conhecer dados referentes ao doping na História. - Identificar os tipos de doping e conhecer casos de atletas que fizeram o uso de doping. - Analisar como a escola e o esporte pode auxiliar na prevenção ao uso de drogas. 24/01/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 49064 acesso(s) |
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Educação Física |
34 |
Refletindo sobre esporte e saúde
Ensino Médio | Educação Física § Discutir a relação existente entre esporte e saúde; § Identificar as implicações do esporte de alto rendimento na saúde; § Construir referências teóricas acerca dos binômios: esporte/saúde e atividade física/qualidade de vida para aplicabilidade na sua vida cotidiana. 01/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4073 acesso(s) |
Adriane Silva Tomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
35 |
O diabetes e suas implicações
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Língua Portuguesa Ensino Médio | Matemática Ensino Médio | Química Reconhecer os diferentes tipos de açúcares; Reconhecer os benefícios do uso do açúcar do capim na cura do diabetes; Conceituar o diabetes e identificar seus diferentes tipos; 16/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 15693 acesso(s) |
MARCO ANTONIO AMARAL SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Matemática |
36 |
Diabetes e Exercício Físico podem andar juntos?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Educação Física - Identificar quais são os benefícios da atividade física para a pessoa com diabetes. - Conhecer e diferenciar os tipos de açúcares (monossacarídeos, dissacarídeos, trissacarídeos e polissacarídeos). - Reconhecer os tipos de diabetes, seus sintomas e como fazer para ... 01/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14951 acesso(s) |
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Educação Física |
37 |
Respiração na água: não somos peixes.
Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Educação Física Relacionar o modo de respiração de outros seres vivos aquáticos com a necessidade de adaptação do homem; Vivenciar atividades de iniciação a adaptação da respiração com o nado; Desenvolver jogos e brincadeiras que possam intensificar o trabalho de respiração na natação de form... 10/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 13868 acesso(s) |
leonardo lima costa COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
Sem estrelas 0 classificações - 4172 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!