Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


A influência do componente curricular biologia nos conteúdos da Educação Física escolar: entendendo as manifestações do corpo na atividade física

 

27/05/2011

Ficha Técnica
Descrição

As ciências biológicas sempre estiveram presente no contexto histórico da Educação Física, seja em tempos remotos, por necessidade higiênica e de movimentação do corpo, seja hoje, re-significada, dando suporte à prática pedagógica escolar. A presente coleção trata de pontos que esboçam algumas relações presentes entre a Educação Física e Biologia. Da aula 1 à 14 há atividades que envolvem o corpo e atividade física, reações fisiológicas e as implicações para a saúde. Da aula 15 à 19, expõem-se os riscos do colesterol e da má alimentação para o organismo. Da aula 20 à 22, os assuntos inatividade e grupos especiais, no caso crianças e idosos, são levantados. Das aulas 23 à 26, as capacidades e/ou qualidades físicas ocupam um lugar central. As aulas 27 e 28 tratam da avaliação física: qual a sua importância e como medir o esforço físico de forma simples. As aulas 29 à 34 levantam questões polêmicas ligadas ao corpo e à atividade física. As aulas 35 e 36 enfocam o Diabetes. A 37 é sobre a adaptação do ser humano ao meio líquido.

Autoria

FABIOLA PEDROZA VIEIRA - Universidade Federal de Juiz de Fora - MG

Palavras-chave

física, biologia, corpo, saúde, atividade, físico

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Lista de aulas da coleção (37 aulas)
# Aula Autoria
1 A máquina do corpo: ações e reações

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Explicar as alterações corporais provocadas pelo esforço físico, tais como excesso de excitação, cansaço, elevação de batimentos cardíacos Utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos Trabalhar em grupos interagindo para atingir...

04/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 14934 acesso(s)

Eliane Candida Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Outros

2 É só Adrenalina

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Química

Identificar e reconhecer a aplicação da Adrenalina no cotidiano;   Conhecer a fórmula da Adrenalina e das substâncias químicas estimulantes; Identificar os efeitos e a ação da Adrenalina no corpo humano; Conhecer as Aminas e os grupos funcionais;

01/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 15545 acesso(s)

MARCO ANTONIO AMARAL

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Matemática

3 O que é atividade física?

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Conceituar o tema atividade física; Planejar, vivenciar e avaliar a prática de algumas atividades físicas.

14/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12032 acesso(s)

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

4 Aspectos fisiológicos das atividades físicas

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

O aluno será capaz de identificar aspectos cardio-vasculares em situações de práticas corporais, bem como adquirir autonomia para o controle de sua freqüência cardíaca.

06/12/2009 Três estrelas 2 comentário(s) 8412 acesso(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

5 Para que serve o Suor? Conhecendo o mecanismo da termorregulação no momento das atividades físicas

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Conhecer os aspectos fisiológicos da termorregulação do nosso corpo durante o calor, o frio e o exercício físico. Aprender como funciona o mecanismo de termorregulação durante a atividade física. Aprender a importância da hidratação no dia-a-dia.

29/07/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 14637 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

6 Hidratação: O que a água faz por mim?

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Nessa aula de atividade física e saúde temos por objetivos o levantamento e a abordagem de questões relacionadas ao fenômeno da termorregulação, mais especificamente à importância da hidratação nesse processo. Nesse movimento, procuramos reunir informações para que os alunos: ...

09/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10733 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

7 Os primeiros cuidados para iniciar uma atividade física.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Saúde

Identificar quais são os cuidados necessários para iniciar a prática de uma Atividade Física; Mensurar a frequência cardíaca.

22/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13373 acesso(s)

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

8 A Importância das Atividades Físicas para o Nosso Corpo

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Aprender a importância da atividade física no cotidiano e seus benefícios para a saúde do nosso corpo. Conhecer porque nosso corpo precisa da atividade física para o seu bom funcionamento e para a qualidade de vida. Conhecer alguns aspectos do funcionamento do corpo no momento...

02/06/2010 Quatro estrelas 13 comentário(s) 38450 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

9 Atividade Física - uma necessidade para a saúde

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Compreender a classificação de atividade física. Observar com a prática da atividade física pode tornar-se um hábito para todos.

31/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 25820 acesso(s)

Maura Gislaine Barros

JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

TELEMACO BORBA PR

Educação Física

10 Qualidade de vida com atividade física

Ensino Fundamental Final | Educação Física

- Ter consciência do conceito de qualidade de vida - Observar os benefícios trazidos ao nosso organismo através da atividade física

05/11/2009 Três estrelas 6 comentário(s) 34381 acesso(s)

Maura Gislaine Barros

JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

TELEMACO BORBA PR

Educação Física

11 Condicionamento físico: Quanto bate um coração?

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Nessa aula de condicionamento físico pretendemos trabalhar a relação entre a atividade física a atividade cardíaca. Gostaríamos que os alunos: compreendessem como se dá essa relação entre intensidade do exercício e batimentos cardíacos; consiguissem relacionar essas informaçõe...

18/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8155 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

12 A importância da atividade física para o sistema circulatório.

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | Educação Física

Compreender o funcionamento do sistema circulatório; Conhecer as adaptações que as atividades físicas oferecem ao sistema circulatório; Contribuir para aula fazendo colocações e questionamentos que valorizem o tema; Elaborar um texto sobre o sistema circulatório e as atividade...

19/01/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 39051 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

13 MEU CORAÇÃO BATE FELIZ! / Sistema Circulatório - Coração

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

Reconhecer a função do coração no sistema circulatório; compreender o seu funcionamento; conhecer medidas para a prevenção de doenças cardíacas.

30/11/2009 Cinco estrelas 4 comentário(s) 84890 acesso(s)

Equipe

Alfredo

14 Morte súbita durante o exercício físico

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | Educação Física

Compreender a importância da avaliação física em relação a prevenção da morte súbita. Conhecer a fisiologia do coração. Identificar a ação da adrenalina no coração.

09/11/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 6391 acesso(s)

MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Educação Física

15 Colesterol alto - propensão genética ou dieta inadequada?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Química

Identificar os alimentos que originam o colesterol e as suas consequências. Compreender a importância que o colesterol tem para o organismo, bem como os riscos que podem representar se ingeridos em excesso. Analisar dietas a fim de reconhecer as que podem ser perigosas para o ...

28/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6621 acesso(s)

Equipe

Andrea

16 Exercícios Físicos versus Colesterol

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

- Identificar a estrutura do colesterol e a sua forma de transporte pelo organismo. - Refletir sobre a influência do exercício físico no controle do colesterol. - Analisar os riscos da má alimentação.

14/10/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 13843 acesso(s)

MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Educação Física

17 Lanche saudável na Escola

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- Analisar o lanche ofertado na cantina escolar. -  Identificar a importância de uma alimentação saudável. - Abordar a relação entre alimentação saudável e exercício físico.

11/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 30479 acesso(s)

MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Educação Física

18 Você corre para comer ou come para correr?

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Educação Física

Identificar seu índice de massa corporal; Identificar as bases calóricas dos alimentos consumidos diariamente; Identificar as atividades do cotidiano e quais são as necessidades calóricas para a realização destas atividades.

22/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11026 acesso(s)

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

19 O combustível que estou utilizando é suficiente para movimentar meu corpo?

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Identificar quais alimentos são compostos de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais; Identificar os tipos de nutrientes que ingerimos durante nossa rotina alimentar; Avaliar se está tendo uma alimentação equilibrada.

26/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6223 acesso(s)

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

20 A infância e a obesidade.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Identificar os motivos que fazem da obesidade algo crescente nas crianças da sociedade moderna; identificar possíveis soluções para esse problema; vivenciar algumas atividades ligadas às sugestões dadas pelos alunos.

11/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5403 acesso(s)

FABIOLA PEDROZA VIEIRA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

21 O risco do sedentarismo: se estamos parados, parados ficaremos.

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Com esta aula o aluno poderá compreender o que é o sedentarismo e algumas de suas consequências para a saúde, assim como saberá como prevenir doenças por meio de atividades aeróbica e anaeróbicas, explicando-lhes as diferenças de cada uma das modalidades de gasto calórico e es...

08/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5733 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

22 Esportes na Melhor Idade!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | Educação Física

- Conhecer alguns dados do Estatuto do Idoso. - Identificar a importância da atividade física para o idoso. - Analisar a influência benéfica da prática esportiva na Terceira Idade.

16/12/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 17173 acesso(s)

MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Educação Física

23 As qualidades físicas e a qualidade de vida

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

O aluno será capaz de identificar as principais qualidades físicas e relacionar com atividades corporais mais diversas.

26/11/2009 Três estrelas 3 comentário(s) 26925 acesso(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

24 Jogos, brincadeiras e capacidades físicas

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Construir coletivamente um conceito para capacidade física; identificar as capacidades físicas mais evidentes em alguns jogos e brincadeiras; reconhecer os jogos e brincadeiras populares como uma forma de propiciar uma maior vivência corporal das crianças e consequentemente um...

13/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 32501 acesso(s)

FABIOLA PEDROZA VIEIRA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

25 NEM PRA LÁ, NEM PRA CÁ / Sistema Auditivo - Equilíbrio

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | Física

Compreender a participação do sistema auditivo na manutenção do equilíbrio.

25/11/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 26955 acesso(s)

Equipe

Alfredo

26 Força serve pra que?

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Nessa aula de Educação Física os alunos poderão: compreender o conceito de força; perceber os diferentes tipos de atividades das aulas de Educação Física e do cotidiano, que envolvem o trabalho muscular; mobilizar grupos musculares específicos para cada atividade; entender as ...

13/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7082 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

27 Avaliação Física

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Matemática

Conhecer testes físicos; Aprender a aplicar testes físicos;

13/05/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 27350 acesso(s)

Maura Gislaine Barros

JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

TELEMACO BORBA PR

Educação Física

28 Frequência Cardíaca: aprenda a medir a sua

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Saúde

Observar como pode ser feita a medição da frequência cardíaca Aprender como calcular a frequência cardíaca ideal para cada idade Realizar atividades físicas com o objetivo de testar a frequência cardíaca

05/05/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 56589 acesso(s)

Maura Gislaine Barros

JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

TELEMACO BORBA PR

Educação Física

29 Corpo matriz da sexualidade: Direitos sexuais e reprodutivos

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros

Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Biologia

Discutir os conceitos de direitos sexuais e direitos reprodutivos, como parte integrante dos direitos humanos e refletir sobre a importância destes conceitos na vida das mulheres e dos homens.    Compreender que homens e mulheres devem cuidar de sua saúde sexual e reprodutiva ...

31/07/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 17797 acesso(s)

SANDRO PRADO SANTOS

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

30 Corpo e Sociedade: os perigos da vigorexia

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

- Identificar os principais sintomas do transtorno conhecido como vigorexia; - Identificar os principais riscos para a saúde decorrentes da prática excessiva de atividade física; - Identificar formas saudáveis de exercitar o corpo, evitando riscos decorrentes do treinamento ex...

12/10/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 6637 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

31 Corpo saudável versus corpo belo: os anabolizantes

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Sociologia

- Identificar os riscos presentes no consumo de diferentes tipos de anabólicos; - Compreender os mecanismos de ação dos esteróides anabólicos.

04/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 24342 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

32 O "doping" nas práticas corporais

Ensino Médio | Educação Física

Relacionar aspectos esportivos e estéticos com a qualidade de vida

07/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6147 acesso(s)

Rodrigo Barros Rispoli

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

33 Doping! A droga no Esporte...

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Química

- Conhecer dados referentes ao doping na História. - Identificar os tipos de doping e conhecer casos de atletas que fizeram o uso de doping. - Analisar como a escola e o esporte pode auxiliar na prevenção ao uso de drogas.

24/01/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 49064 acesso(s)

MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Educação Física

34 Refletindo sobre esporte e saúde

Ensino Médio | Educação Física

§  Discutir a relação existente entre esporte e saúde; §  Identificar as implicações do esporte de alto rendimento na saúde; §  Construir referências teóricas acerca dos binômios: esporte/saúde e atividade física/qualidade de vida para aplicabilidade na sua vida cotidiana.

01/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4073 acesso(s)

Adriane Silva Tomaz

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

35 O diabetes e suas implicações

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Matemática

Ensino Médio | Química

Reconhecer os diferentes tipos de açúcares; Reconhecer os benefícios do uso do açúcar do capim na cura do diabetes; Conceituar o diabetes e identificar seus diferentes tipos;

16/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 15693 acesso(s)

MARCO ANTONIO AMARAL

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Matemática

36 Diabetes e Exercício Físico podem andar juntos?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | Educação Física

- Identificar quais são os benefícios da atividade física para a pessoa com diabetes.      - Conhecer e diferenciar os tipos de açúcares (monossacarídeos, dissacarídeos, trissacarídeos e polissacarídeos).      - Reconhecer os tipos de diabetes, seus sintomas e como fazer para ...

01/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14951 acesso(s)

MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Educação Física

37 Respiração na água: não somos peixes.

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | Educação Física

Relacionar o modo de respiração de outros seres vivos aquáticos com a necessidade de adaptação do homem; Vivenciar atividades de iniciação a adaptação da respiração com o nado; Desenvolver jogos e brincadeiras que possam intensificar o trabalho de respiração na natação de form...

10/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 13868 acesso(s)

leonardo lima costa

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 4172 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.