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Partitura - Tipos de Compassos

 

13/08/2012

Autor e Coautor(es)
SILVIANE STOCKLER DE LIMA
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Rosangela Menta Mello

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Música: Canal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Identificar os tipos de compassos simples da música ocidental: binário, ternário e quaternário.
  • Desenvolver a percepção rítmica;
  • Compreender a forma de composição de uma sequência rítmica.
  • Conhecer tipos de partituras convencionais e não convencionais
  • Compor sequências rítmicas, registrando numa partitura não convencional.
Duração das atividades
7 a 8 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Conceito de ritmo, intensidade na música e tipos de partitura.

Estratégias e recursos da aula

Para ensinar a fazer notação musical é importante trabalhar em partes para que o aluno possa absorver o conteúdo aos poucos, melhorando suas condições para interpretar os símbolos apresentados.

Nesta aula serão apresentados os tipos de compasso simples - binário, ternário e quaternário; tempos fortes e fracos do compasso e variação rítmica, onde o aluno irá aprender a fazer marcações rítmicas, variações e a compor sequências rítmicas. Este conteúdo permite que o aluno desenvolva a capacidade de concentração, percepção rítmica e se torne um apreciador consciente. 

 

PROBLEMATIZAÇÃO

 

Professor! Vamos iniciar a aula investigando os conhecimentos prévios do aluno. A fundamentação teórica será feita em paralelo com atividades práticas, a fim de tornar a aula mais dinâmica e interessante para o aluno.

Nesta aula utiliza-se um par de baquetas para cada aluno. Se a escola não tiver este material, pode-se adaptar utilizando palitinhos de churrasco ou de sorvete e copinhos de plástico mais duro (tipo de requeijão).

Comece a aula distribuindo as baquetas (uma par por aluno) ou copinhos e palitinhos (1 por aluno).

Deixe-os explorarem o som inicialmente por uns 5 minutos, pois é natural o aluno querer experimentar o material.

Em seguida inicie com algumas questões:

 

  • O que é ritmo?
  • Ritmo existe só em música? Aonde mais existe ritmo?
  • Como se produz ritmo na música?

 

Professor você poderá utilizar o vídeo a seguir como apoio para ilustrar o conceito de ritmo aos alunos, postado no Portal Dia a Dia Educação da Secretaria da Educação do Estado do Paraná. Ele traz o conceito de ritmo e o apresenta como um dos elementos fundamentais da música.

 

Ritmo

FONTE: Portal Dia a dia Educação da Secretaria de Estado da Educação do Paraná,

disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/genre.php?genreid=33&letter=R&start=10  acesso em 21/05/2012.

 Em seguida inicie a explicação do conceito de ritmo, compasso, que a música basicamente é formada por compassos rítmicos de 2, 3 e 4 tempos e que estes compassos são formados por tempos fortes e fracos.

 

atividade

 

ATIVIDADE 1 - Marcações rítmicas nos compassos binário, ternário e quaternário

 

À medida que ocorre a apresentação dos tipos de compassos, propõe-se a atividade 1 paralelamente.

Apresentando a imagem 1 indicada abaixo, num slide em data show ou em DVD, proponha que os alunos marquem o ritmo da seguinte forma:

COM BAQUETAS: batendo as baquetas na carteira  ou sobre o caderno no tempo forte e uma baqueta na outra nos tempos fracos. Ficando por exemplo:

- no compasso binário: carteira, baquetas, carteira, baquetas;

- no compasso ternário: carteira, baquetas, baquetas;

-  e no compasso quaternário: carteira, baquetas, baquetas, baquetas.

 

COM PALITOS E COPOS: batendo com o palito em partes diferentes  do copo, que resultam em sonoridades diferentes como: base e lateral. Normalmente o som da base é mais forte, podendo marcar o ritmo da seguinte forma:

- no compasso binário: base/ lateral;

- no compasso ternário: base/ lateral/ lateral;

- e no compasso quaternário: base/ lateral/ lateral (com mais intensidade, para dar ideia do tempo meio forte)/ lateral.

Sugerimos que o professor também utilize o material, marcando o ritmo junto com a turma e comandando o andamento, pois a tendência do grupo é acelerar as batidas à medida que vão conseguindo produzir o ritmo.

Compassos_simples

FONTE:Portal Dia a Dia Educação , Secretaria de Estado da Educação do Paraná, disponível em :

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/arte.pdf  - pag. 169 - acesso em 22/07/2012.

 

Para o trabalho com estes compassos rítmicos sugerimos o áudio Compassos do Portal Dia a Dia Educação da Secretaria de Educação do Estado do Paraná:

Áudio: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/genre.php?genreid=18&letter=C&start=10 (este áudio apresenta os compassos binário, ternário e quaternário). 

 

Quando perceber que o grupo já está conseguindo marcar os tempos rítmicos, divida a turma em grupos de 5 alunos e passe para o diagrama abaixo (imagem 2) que possui variação de tempos binários, ternários e momentos de silêncio, explicando que o silêncio também faz parte da música.

Passe uma vez com todos para eles aprenderem e peça para que um grupo por vez apresente esta marcação, a fim de que possa avaliar se o aluno está conseguindo compreender e reproduzir estes ritmos.

O diagrama abaixo é interpretado da seguinte forma:

Inicia-se a marcação como se cada quadrado durasse 1 tempo.

Nos quadrados que houver asterisco (*) pode ser emitido um som com a boca como, por exemplo, TA ou PA (ou outro som da preferência do professor) que tenha a duração de 1 tempo;

- nos quadrados em branco, tempo de silêncio;

- nos quadrados de número 2 farão duas batidas num tempo (colcheia)

- e nos quadrados de número 3 farão três batidas num tempo (tercina).

      

Quadro_rítmico

 

Ainda é possível após todos terem apresentado, para finalizar esta atividade, dividir a turma em dois grupos e montar um cânone, onde o primeiro grupo toca as 4 primeiras linhas  e o segundo grupo toca as quatro últimas linhas, todos ao mesmo tempo.

Esta atividade motiva um desafio e desenvolve a concentração, pois eles necessitam se concentrar em acompanhar seu grupo e não se perder com a marcação do outro grupo.

 

ATIVIDADE 2 - Fazendo variações rítmicas

 

Para esta atividade mantém-se os mesmos materiais da atividade 1 e gravações de áudio ou vídeo de diversos gêneros musicais que tenham compassos de 2, 3 e 4 tempos.

Nesta atividade será desenvolvido o conteúdo de variação rítmica. Inicia-se com uma explanação sobre os tempos da música que acompanham o compasso (2, 3 e 4 tempos) e que dentro destes compassos é possível ocorrer a variação rítmica e é esta variação que dará origem aos diversos ritmos e gêneros musicais como, por exemplo: rock, baião, valsa, toada, samba, etc.

Mostre aos alunos alguns exemplos de músicas em compasso binário, ternário e quaternário. Por exemplo, um baião (binário), uma valsa (ternário) e um pop rock (quaternário). Ligando uma música por vez, proponha que a turma primeiramente identifique o tipo de compasso da música que está sendo apresentada, acompanhando a pulsação (2, 3 ou 4 tempos)

Em seguida mostre diversos tipos de variações rítmicas  que é possível fazer em cada tipo de compasso. Professor, exemplificamos com o caderno de musicalização e o vídeo correspondente, disponíveis no Portal Dia a Dia Educação da Secretaria de Educação do Estado do Paraná. 

ritmo

Fonte: Portal Dia a Dia Educação da Secretaria de Estado da Educação do Paraná,

disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/cadernos_pedagogicos/caderno_musica.pdf  - página 72,  acesso em 21/05/2012.

 

marcação

Fonte: Portal Dia a Dia Educação da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, vídeo - dos 7m20s a 8m10s

disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16714 acesso em 21/05/2012

 

 

Divida a turma em 2 grupos. Enquanto um grupo faz a marcação básica do compasso, o outro grupo faz as variações.

Para finalizar, divida a turma em grupos de até 6 pessoas. Solicite que tragam uma música de sua preferência e apresentem uma marcação rítmica acompanhando a gravação.

Para apresentar a música, os alunos poderão utilizar o recurso do celular, MP3, MP4, CD, ou DVD e para fazer o acompanhamento poderão além de usar o material da aula, também utilizar partes do corpo (palmas, sons com a boca, etc) ou outros objetos.

O fato de o aluno trazer para a aula as músicas que ele costuma ouvir no seu cotidiano, permitirá que ele aplique o conteúdo estudado, relacionando-o com sua vivência musical, contribuindo também para que ele se torne um apreciador consciente.

 

ATIVIDADE 3 – Compondo uma sequência rítmica e criando uma partitura.

 

Antes da atividade, comente sobre alguns tipos de partituras convencionais e não convencionais.

Sugerimos que apresente aos alunos as formas de notação musical da música contemporânea as quais utilizam vários tipos de símbolos para registrar os sons, utilizando as imagens do site da Universidade Federal da Bahia:

 

Breve história da notação musical - http://www.clem.ufba.br/bordini/not_mus/hist.htm  

 

Divida a turma em grupos de até 6 pessoas. Solicite que eles componham uma batida rítmica com variação e procurem formar uma “partitura” em forma de bula, onde serão utilizados símbolos para as formas de batida.

Por exemplo: Para batidas de palmas, usa-se o símbolo estrela; para batidas dos pés, quadrado; para batidas com baqueta, asterisco. De modo que se a marcação rítmica tiver por exemplo:

 2 batidas de palmas, 1 batida de pé e 3 batidas com a baqueta, a partitura teria: 2 estrelas, 1 quadrado e 3 asteriscos.

 

Obs.: as figuras rítmicas ainda não estão sendo apresentadas, para primeiramente o aluno se familiarizar com o ritmo.

 

Fechando a atividade, os alunos irão apresentar suas composições rítmicas para a turma, juntamente com a partitura criada.

Para auxiliar a orientação na atividade dos alunos, mostre o vídeo do Grupo Stomp que desenvolve um trabalho rítmico, utilizando o corpo e objetos.

Este vídeo pode ilustrar e exemplificar uma forma de apresentação de sequência rítmica.

 

Stomp

Fonte:  Youtube, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Zu15Ou-jKM0 acesso em 07/05/2012

 

Passe este outro vídeo:

Oferenda musical de Bach

Objetivo: Estudar as isometrias no plano. Isometria na música, isometria nas artes, isometria na computação gráfica e isometria na natureza

Descrição: Num estúdio de filmagem, a jovem Lúcia está tocando uma música em um cravo: Oferenda Musical, de Bach. Ela e o diretor João conversam sobre detalhes da gravação quando as folhas da partitura caem e se espalham no chão. Ao pegar as folhas do chão ela percebe que as notas do começo ao fim são as mesmas do fim para o começo, de uma folha. Ela conversa com João que explica a ela como Bach usou no seu universo as simetrias

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37847

Educação Básica::Ensino Médio::Matemática::Álgebra/Geometria

 

Neste vídeo os estudantes devem fazer uma comparação entre os rítmos e a sua forma de execução. Lembre-se de apresentar os questionamentos aos estudantes, antes da apresentação dos vídeos, orientando-os para prestar atenção nos seguintes aspectos:

  • Como são apresentados os ritmos?
  • Quando existe uma preocupação com a partitura?
  • É preciso a partitura para que a música seja apresentada?
  • Anote o que mais gostou dos vídeos para discutirmos após a sua reprodução.

 

Atividade complementar:

Há também  a Aula do Portal do Professor MEC de autoria da Profª Teresa Regia Araujo de Medeiros: Ritmo – a essência da música. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25826 acesso em 07/05/2012.

E a aula do Portal do Professor MEC de autoria do Profº Rodrigo Russano - MÚSICA - Percussão corporal: Composição (aula 1) disponível em: 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22080 acesso 22/05/2012.

Recursos Complementares
Avaliação

 

A avaliação será processual, e o professor irá observar o desempenho dos alunos durante a produção das atividades avaliando se o aluno:

  • Identificou os tipos de compassos simples: binário, ternário e quaternário.
  • Reproduziu a marcação rítmica dos compassos e suas variações, desenvolvendo sua percepção rítmica.
  • Compôs variações rítmicas a partir dos compassos básicos.
  • Conheceu formas de registro musical com partituras convencionais e não convencionais.
  • Registrou sua composição, criando uma partitura não convencional, associando o símbolo criado com a batida rítmica correspondente.
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • PAULO CÉSAR BEATO, PROJÉTO CASAC OBS,CENTRO DE ATIVIDADES SÓCIOEDUCATIVOS DE AGUA CLARA !!! , Mato Grosso do Sul - disse:
    paulinhobeato@mail.com

    19/07/2013

    Cinco estrelas

    OLÁ SOU MUSICA E DEI UMA ESTUDADA E VI QUE É EXCELENTES ESTAS PROPOSTAS DE ATIVIDADES QUE CONTRIBUEM PARA UMA ÓTIMA MUSICALIZAÇAO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE ! PARABÉNS


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