Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Gênero discursivo: Resenha Crítica - Por que gostei desse filme?

 

10/07/2012

Autor e Coautor(es)
KEILA VIEIRA DE LIMA
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender e utilizar, na produção escrita, as especificidades do gênero resenha crítica, atendendo a finalidade, a linguagem, o interlocutor etc;

- Utilizar adequadamente recursos linguísticos como concordância verbal e nominal, pontuação, uso e função do artigo, pronome, operadores argumentativos etc;

- Compreender e utilizar argumentos nos discursos.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Linguagem fílmica;

Gênero discursivo resumo.

Estratégias e recursos da aula

faixa1

Fonte: http://goo.gl/obe60

Professor, a prática de utilizar filmes como ferramenta pedagógica não é nova, e atualmente com tantos títulos disponíveis e em diferentes suportes temos uma maior possibilidade de desenvolver atividades em que o filme pode ser utilizado para ampliar o horizonte de expectativas em relação à leitura de nossos alunos. Além de fazer parte de nossa realidade o filme é sem dúvidas uma forma de entretenimento que pode ser utilizada como aliada nas aulas de Língua Portuguesa. A proposta desta aula é utilizar o filme para produção do gênero discursivo resenha crítica. Vamos entender um pouco sobre a resenha.

Para iniciar esta aula comente com os alunos que atualmente a sociedade nos apresenta tantos produtos culturais que na maioria das vezes ficamos em dúvida diante de tantas ofertas.

Inicie a aula conversando com os alunos sobre as questões abaixo:

Quais produtos culturais conhecem?

Já tiveram dúvidas em relação a que filme assistir?

Alguma vez viram uma propaganda de algum espetáculo de teatro, show ou filme estreando e pensaram: Será que vale a pena ver?

Professor, explique que é muito importante que saibam escolher e ter opiniões sobre o que veem ou assistem. Questione se eles sabem que existem leituras de críticos que podem ajudar nesta decisão. Em seguida, pergunte:

Vocês sabem o que é uma resenha crítica?

Explique aos alunos que existem vários tipos de resenhas, entre elas a descritiva, acadêmica, científica, técnica, crítica, entre outras. E que a resenha é um texto resumido, porém com informações claras, concisas e que mereçam destaque sobre determinado produto cultural. Nesta aula o foco será a resenha crítica que tem como objetivo orientar os leitores sobre os diferentes produtos culturais como: filmes, documentários, livros, peças de teatro, espetáculos, pinturas etc.

Professor,  veja como Baltar (2004) define a resenha crítica: um gênero jornalístico e opinativo, escrito normalmente em primeira pessoa e assinado, no qual o autor emite sua opinião sobre uma manifestação artística qualquer: livro, CD, espetáculo de dança, teatro, exposição de um artista plástico, etc.

É importante comentar com os alunos que em geral as resenhas críticas são publicadas em revistas, jornais e blogs. Que o trabalho com a resenha crítica é fundamental, pois se os alunos adquirirem o hábito de ler diferentes informações e opiniões sobre um mesmo produto cultural se tornarão leitores mais preparados e críticos diante do que lêem.

Mostre a definição dicionarizada de resenha: Segundo Houaiss (2004): re.se.nha s.f.1 lista ou descrição minuciosa (r. dos principais fatos do dia) 2 resumo crítico do conteúdo de livros, notícias etc. resenhar v.t.d.

No início explique também que a proposta final desta aula será a produção de uma resenha crítica. Desta forma é importante que eles também saibam que a resenha crítica quando resume e avalia um produto cultural específico, deve apresentar aspectos positivos e negativos por meio de um texto de opinião. Portanto, ao produzi-la é importante equilibrar estes dois pontos apresentando os principais aspectos do produto cultural em questão. Ressalte que o resenhista deve ter a preocupação de conhecer bem o produto em questão e apresentá-lo de forma clara e coerente avaliando a obra.

 

laboratorio

Professor, para esta aula indicamos algumas opções para uso de vídeo em sala de aula. Uma hipótese é levar os alunos ao laboratório de informática de sua escola ou conectar o computador com internet na TV ou num aparelho multimídia para assistir direto do site. Caso não tenha essas possibilidades é possível que seja baixado em pendrive, gravado em CD/DVD e assistido na TV ou no computador. Para baixar os vídeos há disponível o VDownloader que é um programa gratuito que pode ser instalado no computador para baixar vídeos na internet e salvar diretamente no pendrive em diversos formatos. Mais informações no site: http://br.mozdev.org/firefox/youtube.

 

atividade1

A) Professor,  para esta atividade organize a turma em grupos de 3 ou 4 alunos. Propicie que os alunos leiam os exemplos de resenhas abaixo. Em seguida, peça que discutam as questões anotando as respostas em seus cadernos para que ao final de cada atividade, apresentem-as ao restante da turma.

Inicie mostrando alguns exemplos de resenha crítica da Revista Veja em forma de vídeos:

http://veja.abril.com.br/blog/isabela-boscov/cinema/espelho-espelho-meu-mirror-mirror/
http://veja.abril.com.br/blog/isabela-boscov/cinema/titanic-3d/
http://veja.abril.com.br/blog/isabela-boscov/sem-categoria/critica-a-invencao-de-hugo-cabret/

Comente que as três resenhas são de um mesmo canal de comunicação e que a resenhista Isabela Boscov apresenta em forma de vídeo a crítica sobre três filmes diferentes. A partir dos vídeos discuta com os grupos as questões e faça com que um do grupo sistematize as respostas:

Com base nos vídeos assistidos, como se constitui uma resenha crítica? Comente quais informações encontraram nas resenhas assistidas. (Peça que elaborem um quadro, distinguindo uma resenha de outra. Se houver necessidade, deixe que os grupos assistam as resenhas novamente).

Qual é a opinião da autora em relação aos filmes? Em qual resenha a presença de sua opinão se destacou?

Na resenha do filme Titanic – 3D, quais informações percebeu que não estão no filme e estão na resenha crítica?

 

B) Após discutirem os três exemplos acima, mostre outro exemplo de resenha crítica em forma de áudio:

Após ouvi-lo, organize os grupos para que possam responder:

Quais foram as observações possíveis a partir do áudio escutado? O autor explicou o produto cultural? Do que se trata?

Considerando os três vídeos e o áudio, expliquem em quais aspectos ou características as resenhas críticas acima se diferem?

 A partir desta resenha crítica que acabou de ouvir, você compraria este produto? Por quê? O que mais te chamou atenção?

 


C) Professor, em seguida, mostre mais três resenhas como exemplo: A resenha da revista Bravo, do site Cinepop e da revista Piauí.

bravo http://bravonline.abril.com.br/materia/declaracao-de-amor

A partir do texto da revista Bravo, pergunte aos alunos e peça que organizem as respostas em seus cadernos:

Vocês já assistiram a este filme? Concordam com a opinião da resenhista? Por quê?

Vocês perceberam se a resenhista utilizou trechos ou opiniões de outras pessoas? Quais as vozes sociais que aparecem no texto? E o que elas defendem?

Quais informações a resenhista escolheu para compor este texto? Respondam utilizando exemplos.

Existem informações que perceberam que faz parte de uma pesquisa da resenhista? Quais?

Professor, para a discussão desta resenha, chame atenção também para os adjetivos utilizados estrategicamente para enfatizar os elogios, as intertextualidades presentes, a opinião da resenhista e o veículo em que está publicado.

 

cinepop  Após a discussão da turma em relação os textos acima, apresente a resenha do site Cinepop

Ficha técnica: http://www.cinepop.com.br/filmes/artista.php

Resenha 2: http://www.cinepop.com.br/criticas/o-artista_102.htm

Em seguida, peça que respondam as questões abaixo registrando nos cadernos:

Qual é a relação que o resenhista faz entre a França e os Estados Unidos?

Expliquem as diferenças entre o filme "O Artista" e outros da mesma época?

Em que época o filme foi produzido? A cultura, os hábitos e a tecnologia influenciaram na produção? Por quê?

Qual é o efeito de sentido da expressão: “Menos é mais”?

 

piaui  Professor, nesta próxima leitura o autor misturou duas produções em uma mesma resenha crítica. Veja como ficou a resenha da revista Piauí: http://revistapiaui.estadao.com.br/blogs/questoes-cinematograficas/geral/nostalgia-juvenil-domina-o-oscar-o-artista-e-hugo-cabret

Após a leitura, realize a discussão sobre as questões abaixo:

Quais filmes são comentados nesta resenha crítica? Você já assistiu algum deles? (Professor, nesta atividade dê espaço para que os alunos exercitem a oralidade, observe os turnos de fala, as informações percebidas a partir dos comentários dos alunos, entre outros aspectos).

Qual foi a intenção de misturar a resenha de dois filmes? Vocês conseguem perceber?

Considerando a leitura das três resenhas, qual a tua opinião sobre o filme "O Artista"? Chamou a sua atenção para assisti-lo? Por quê?

Professor, nestas atividades a intenção é que os alunos observem as informações e elementos que compuseram as resenhas críticas acima. Dessa forma, espera-se que conheçam e comecem a entender como é constituído o gênero discursivo: resenha crítica.

 

atividade2

Professor, após analisar com a turma algumas resenhas, propicie uma discussão, com base nas questões abaixo, sobre os filmes que eles já assistiram. Em seguida, apresente o trecho de um filme. (É provável que os alunos apresentem gostos bem ecléticos, portanto, não espere unanimidade em relação a temas de filmes. Aproveite esta conversa para saber mais sobre o perfil de seus alunos, suas preferências, tipos de filmes que costumam assistir, informações que percebem nos filmes etc. Estas indicações poderão ser utilizadas não só para escolhas de posteriores filmes, mas para seleção de textos e elaboração de atividades).

fita_filme

Vocês têm hábito de assistir filmes?

Qual foi o último filme que assistiram?

Recordando os filmes que já assistiram, qual foi o que mais emocionou ou chamou tua atenção? Por quê? E o que mais impactou?

Lembram-se de algum filme que o cenário se passava em um lugar que conheciam?

Professor, o momento que precede a exibição de um filme em sala de aula exige planejamento do que será trabalhado após esta apresentação. É possível levar à sala de aula uma cópia do encarte do filme, a ficha técnica, alguns comentários sobre o diretor, sobre a produção e principalmente os conteúdos que serão trabalhos a partir do filme em sua disciplina.

Com alguns encaminhamentos irá direcionar para que os alunos deixem de observar apenas a história do filme, mas percebam outros elementos que o compõe. Comente que são muitos os detalhes que podem ser observados, porém irá selecionar algumas questões a serem anotadas para mais tarde discutirem.

Peça aos alunos que anotem:

Qual é a temática do filme?

Quem conta a história, há um narrador? É detectável?

A história é contada do ponto de vista de quem?

De acordo com o perfil do personagem, os atores tiveram uma boa interpretação?

Há elementos utilizados estrategicamente para construir uma verossimilhança para que o leitor construa um universo possível? (Professor, comente que a ideia desta questão é que os alunos percebam no filme cenas,  imagens ou ações que o convençam que os acontecimentos poderiam ser reais).

Há músicas ou efeitos sonoros utilizados no trecho deste filme. Ele contribuiu para o enredo?

 

Em seguida, exiba o trecho do filme Obrigado por fumar(2006):

Thank You for Smoking, Comédia, EUA, 2006, 92 m., COR, Jason Reitman.

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=15563

 

capa_filme_1

FICHA DO FILME

Título original: Thank You for Smoking

Diretor: Jason Reitman

Elenco: Aaron Eckhart, Katie Holmes, William H. Macy

Gênero: Comédia Dramática

Ano: 2005

Cor: Colorido

Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos

País: EUA

 

DADOS DO DVD

Distribuidora: Fox

Idioma: Inglês, espanhol e português

Legendas: Português, inglês, espanhol

Extras: Comentários dos diretores e atores; cenas excluídas; "Comédia sem Filtro" (making of), "América: A Manipulação em Ação"; galerias de pôsteres: arte e storyboard; trailer.

 

 

 

 

Após assistir o trecho do filme é necessário retomar com os grupos a apresentação das questões que foram solicitadas que eles anotassem durante a exibição. Em seguida pergunte se observaram outros aspectos além do que foi solicitado.

 

atividade3

Professor, é importante que os alunos saibam que numa resenha crítica muitas informações importantes estão fora do filme. Desse modo, é necessário incitá-los e direcioná-los a pesquisar sobre diferentes assuntos referentes ao filme que assistiram o trecho.

Abaixo selecionamos alguns sites relacionados ao filme e sugerimos que os alunos naveguem procurando informações que não tiveram ao assistir ao trecho do filme. É possível levá-los ao laboratório de informática de sua escola para que possam pesquisar.

Para apresentação desta pesquisa, peça aos grupos que sistematizem as informações organizadas com base nas questões abaixo. Peça que procurem imagens sobre o filme (elenco, direção, making off das gravações etc) para compor a pesquisa.

A apresentação deverá ser realizada por meio de Seminário ou Palestra. Os grupos poderão organizar cartazes ou arquivo digital em formato PPT ou JPG a ser apresentado em aparelho multimídia, datashow, TV etc. Defina um tempo determinado para cada grupo apresentar sua pesquisa. Nesta apresentação peça que sejam criativos e que tenham capacidade de síntese. (Professor, nosso objetivo é que os alunos desenvolvam a característica de pesquisadores e curiosos em relação aos diversos assuntos que o cercam. É muito importante que sintetizem as informações encontradas).

Organize a pesquisa com base nas questões abaixo:

O enredo agradou? O que mais chamou atenção no trecho assistido?

Sobre a atuação dos atores, qual se destacou? Por quê?

Qual é o título original deste filme? A tradução manteve o mesmo significado do título original? Qual título vocês preferem?

Este filme tem roteiro original ou adaptado? (Professor, nesta questão os alunos terão que pesquisar se a origem do filme é original ou adaptado de uma história real ou livro etc).

Quem produziu o roteiro? Quais outros roteiros foram feitos por ele? Vocês conhecem algum?

E o diretor, vocês conhecem? Quais outros filmes ele dirigiu? Conseguem perceber o estilo de direção?

Qual é o contexto histórico em que se passa a história? Ou seja, em que época se passa?

Onde o filme foi produzido? Europa, americana? (Professor, nesta questão é possível comentar sobre a diferença de estilo entre os filmes europeus e americanos).

 

Professor, apresente aos alunos algumas sugestões de links para a pesquisa. Portanto, não é necessário que fiquem restritos apenas as indicações.

Aproveitem este site para saberem algumas curiosidades sobre o filme: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-58839/

Esta resenha tem um olhar filosófico do filme, vale a pena conferir: http://www.recantodasletras.com.br/trabalhosacademicos/838119

A resenha crítica publicada neste blog é interessante, pois apresenta uma linguagem mais informal, traz a experiência do autor e ao mesmo tempo uma visão diferente sobre o filme: http://blog.oquederevier.com/2009/01/11/critica-de-filme-obrigado-por-fumar/

Este site contém informações sobre o filme: http://www.interfilmes.com/filme_16538_obrigado.por.fumar.html

Vale a pena conferir o site da UOL pois traz uma notícia que apresenta algumas informações sobre a direção do filme: http://cinema.uol.com.br/ultnot/2006/08/17/ult26u22174.jhtm

No site Filmes de Cinema é possível que os alunos comentem sua opinião sobre o trecho/filme analisado:http://www.filmesdecinema.com.br/filme-obrigado-por-fumar-3691/

Para finalizar veja o site do Globo.com pois traz uma resenha bastante interessante também: http://www.cineplayers.com/critica.php?id=806

 

sugestao2

Professor, para o trabalho com o filme na íntegra é indicado que seja realizado interdisciplinarmente, ou seja, as atividades devem ser planejadas por professores de diferentes disciplinas. Dessa forma, quando houver a exibição o filme pode ser aproveitado para subsidiar discussões em outras disciplinas também.

Por exemplo: a Língua Portuguesa poderá trabalhar o enredo, questões sobre a linguagem e analisar o discurso de um determinado trecho do filme; a disciplina de História poderá abordar o contexto histórico em que se passa o filme, hábitos e culturas da época, o contexto histórico em que foi gravado e sua influência etc. A disciplina de Arte poderá abordar a trilha sonora e as relações entre a imagem e o som, entre outros aspectos.

atividade4

Professor, após a apresentação da pesquisa acima é o momento de preparar os grupos para produzirem suas próprias resenhas.

Relembre com os grupos que o texto deve ser opinativo e com a linguagem de acordo com a norma padrão. Podem optar por uma linguagem poética, envolvente, abusar de adjetivos, contextualizar o filme e principalmente sintetizar as informações. Durante a resenha podem apresentar as informações pertinentes sobre o material resenhado e a partir daí incluir seus comentários. Peça que busquem imagens sobre o conteúdo resenhado para compor o trabalho!

Comente que para produzir uma resenha crítica devem observar os detalhes do produto cultural, identificar as características próprias do filme, compará-los a outros filmes, criticá-lo e elogiá-lo. É imprescindível que apresentem os dados do filme (ficha técnica); comentários sobre o enredo; direção; a atuação dos atores em relação aos seus personagens; imagens ou fotografia e até alguma curiosidade não podem faltar.  É muito importante também que na hora de apresentar o resumo da história o aluno cuide para não ser um espoliador e revelar o desfecho da trama.

aprofundando_conhecimentos

Spoiler em português literalmente significa espoliador, ou aquele que pratica espoliação, (spoiler do inglês para aquele que estraga ou aquele que subtrai deteriorando, degradando, delapidando ou depredando algo) o termo se refere a qualquer fragmento de uma fala, texto, imagem ou vídeo que se encarregue de fazer revelações de fatos importantes, ou mesmo, do próprio desfecho da trama de obras tais como filmes, séries, desenhos animados, animações, conteúdo televisivo, livros e videogames em português brasileiro, videojogos em português de Portugal, que, na maioria das vezes, prejudicam ou arruínam a apreciação de tais obras pela primeira vez.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Spoiler_(m%C3%ADdia)

 

Professor, agora o desafio dos grupos é produzir uma resenha crítica com base no curta metragem abaixo:

A resenha crítica produzida pelo grupo deverá ser registrada nos cadernos de cada componente e após a produção da resenha, com o auxílio do professor os grupos deverão trocar entre eles para que um melhore a resenha do outro. Após a correção e a reescrita desta resenha crítica, é possível criar um Tumblr para registrar a pesquisa realizada nesta aula e finalizar com a resenha crítica.

tumblr

É uma plataforma de blog que permite aos usuários publicarem textos, imagens, vídeo, links, citações, áudio e "diálogos". A maioria dos posts feitos no Tumblr são textos curtos. A plataforma permite aos usuários seguir outros usuários e ver seus posts em seu painel. Também é possível "gostar" (favoritar) ou "reblogar" (semelhante ao RT do Twitter) outros blogs.

Para esta atividade é necessário criar um perfil no tumblr e postar sobre o assunto pesquisado, em seguida inserir as imagens mesclando os conteúdos pesquisados. Podem inserir as sínteses das pesquisas sobre os filmes, diretores, atores, etc. Pode ser indicado para postarem outras atividades produzidas em sala de aula.  Este tumblr deverá ser criado pelo grupo e destinado as atividades em sala de aula.

Para aprender a criar um tumblr acessem: http://www.compulsivo.com.br/2009/09/o-que-e-tumblr-guia-basico-para.html

Para criar seu tumblr acesse o site: https://www.tumblr.com.

 

 

 

Antes que Seja Tarde

http://www.portacurtas.org.br/beta/filme/?name=antes_que_seja_tarde5161

print_filme

Gênero: Ficção
Subgênero: Comédia, Drama, Juventude
Diretor: André Queiroz
Elenco: Débora Sperl, Fábio Lucindo, Nyrce Levin, Paula Mirhan, Ricardo Dantas, Rodolfo Henrique, Sérgio Sivieiro, Sofia Botelho, Sonia Guedes, Yara Guzman
Duração: 14 min     Ano: 2007     Bitola: 35mm.
País: Brasil     Local de Produção: SP
Cor: Colorido
Sinopse: Digo é um adolescente mal-humorado em crise com as mudanças na sua vida desde que terminou o colégio. Ele não quer seguir adiante, mas o resto do mundo não vai parar de andar só porque ele precisa de um tempo.

Professor, após a exibição do curta é hora da produção da resenha crítica. Outra sugestão é organizar uma pesquisa buscando as informações utilizadas nas atividades inciais antes da produção desta resenha crítica.

Dessa forma, nossa intenção é que o filme não seja apenas visto como forma de entretenimento, mas como ferramenta de leitura e aprendizagem. Podendo ser utilizado também para introduzir um conteúdo ou exemplificá-lo, para avaliar a compreensão, entre outros aspectos.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Qual a sua opinião? Episódio IX - Capítulo II - Bloco 1 - A resenha crítica Áudio
Recursos Complementares

Sugestões de aulas que poderão contribuir para este conteúdo:

Esta aula é excelente para subsidiar o trabalho com as características do gênero discursivo resenha crítica.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21224

O vídeo apresenta um debate sobre cinema e educação. Para isso, buscou alguns pontos de intercessão entre essas duas manifestações culturais.

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=3729

Esta aula tem como principal objetivo desenvolver uma sinopse a partir da leitura de Estômago, de Marcos Jorge.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=34106

Esta aula apresenta um trabalho com o filme por meio da ficha técnica: Quem quer ser milionário tem como objetivo conhecer a ficha técnica de um filme, produzir finais diferentes para os filmes etc.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5229

Professor, estas 2 aulas apresentam aspectos recorrentes na produção de sinopse de filme:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28449

Esta aula é indicada para aprofundar o trabalho com o roteiro de um filme:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26561

 

Referências bibliográficas:

BAKHTIN, Mikhael. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BARROS, Eliana Merlin Deganutti. NASCIMENTO, Elvira Lopes. Resenha cinematográfica: um gênero textual para o ensino de língua portuguesa na abordagem do interacionismo sócio-discursivo. (UEL) 2005. Disponível em:<http://www.faccar.com.br/eventos/desletras/hist/2005_g/2005/textos/010.html>. Acesso em: 8/5/2012

BERBARE, Ângela Popovici. “Crítica de cinema: caracterização do gênero para projetos de produção escrita na escola”. In: LOPES-ROSSI, Mª  Apª (org.) Gêneros discursivos no ensino de leitura e produção de textos. Taubaté (SP): Cabral, 2004, p. 41-58.

COSTA, Cristina. Educação, imagem e mídias. São Paulo: Cortez, 2005. (Coleção aprender e ensinar em com textos, v.12. Coordenação geral: Adilson Citelli, Lígia Chiappini).

ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. São Paulo: Editora 34, 1996.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 2001.

MORIN, Edgar. A alma do cinema. In: Xavier, Ismael. A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal/Embrafilme, 1983, p.143.

PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná. Curitiba: SEED, 2008.

THIEL, Grace Cristiane. THIEL,Janice Cristine. Movie takes: a magia do cinema na sala de aula. Curitiba: Aymará. 2009.

 

Referência das imagens:

http://www.globomidia.com.br

Avaliação

A avaliação deve ser diagnóstica, processual e contínua. O professor deverá avaliar desde a participação inicial das atividades, o processo de leitura dos textos, a exibição dos filmes, a interpretação e a produção das atividades propostas.

Durante a leitura e interpretação dos textos o professor deve observar se os alunos estão utilizando os recursos linguísticos apresentados e avaliar se utilizam informações pertinentes e recursos da argumentatividade na produção da resenha crítica.

Na oralidade, avaliar se os alunos participam e respeitam os turnos de fala na explanação das sínteses, na apresentação das resenhas e nas discussões sobre o filme. Avaliar também se respeitaram e utilizam a linguagem adequada ao gênero e se produziram o gênero solicitado.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Mara Delvaz Gandolfo, Colégio E. Nóbrega da Cunha , Paraná - disse:
    maradgandolfo@gmail.com

    21/04/2015

    Cinco estrelas

    Estou trabalhando com resenha de filme em turmas do nono ano do E. F. e gostei muito dessa aula. Também preparei um material didático.


  • Margarete de Barros Sales, Escola Professor Eliseu Pereira de Melo , Pernambuco - disse:
    margareteluana@yahoo.com.br

    15/09/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito das orientações apresentadas.As atividades são ótimas,dinâmicas e para mim, ricas em informações sobre Resenha Crítica,conteúdo que estou ensinando no momento.Parabéns.Muito obrigada pelas sugestões.


  • Sônia Marques, Escola Estadual Jerônimo Mércio das Silveira , Rio Grande do Sul - disse:
    soniamprofe@gmail.com

    20/03/2013

    Cinco estrelas

    Amei esta aula, sugestões muito interessantes e um aprofundamento sobre o tema. Parabéns


  • Sônia, Escola Estadual , São Paulo - disse:
    soniasigrist@yahoo.com.br

    19/07/2012

    Quatro estrelas

    Vou adaptar para minhas aulas. Obrigada pela contribuição. Muito boa sugestão de trabalho. Sônia


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.