Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Projeto de Iniciação Científica: Preservação do Planeta: a reciclagem como alternativa - UCA / Metodologia Científica

 

07/06/2012

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer as formas de reciclagem;
  • Preservar o meio ambiente da poluição;
  • Mudar as atitudes de consumo para colaborar com o planeta;
  • Compreender que a preservação do planeta depende da mudança dos hábitos do ser humano;
  • Aprender como separar corretamente o lixo;
  • Adquirir atitudes de preservação do planeta Terra separando lixo orgânico do lixo não orgânico;
  • Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica;
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar;
  • Desenvolver competências e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Iniciação Científica;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 720 minutos –12 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta atividade é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos noções do que seja “Universo” e desenvolvidas habilidades relativas à leitura, escrita e utilização de recursos do tablet, celular, gravador de áudio e do laptop Classmate como o uso dos programas:Tux Paint, Mozilla Firefox, Movie Maker, PowerPoint e Wiki. Além disto, é importante que sejam capazes de expor oralmente, suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

  INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, como se trata de um Projeto de Iniciação Científica é importante que você tenha conhecimentos de como desenvolvê-lo. O próprio termo “Iniciação” significa iniciar um trabalho, e para isso necessita-se de uma preparação preliminar para tal. Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir algumas dicas pedagógicas de como ensinar por meio da Pesquisa: 

http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem10pdf/sm10ss13_02.pdf . O texto aborda  a Metodologia de Pesquisa Científica nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Acesso  19/05/2012. 

http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383. Acesso 06/05/2012. Texto que  apresenta o desenvolvimento de uma metodologia de trabalho para a sala de aula, quais os passos que o professor deve seguir na orientação do aluno, compreendendo as sucessivas etapas do Projeto de Iniciação Científica ao relatório.

Para conhecer alguns Projetos que trabalham com a Iniciação Científica e com as tecnologias do Projeto UCA com alunos da Educação Básica utilize os sítios abaixo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40213

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40138

 Acesso 07/05/2012.

Com base nas informações coletadas nos sítios, para se trabalhar com Projeto de Pesquisa, tendo em vista alcançar os objetivos propostos é necessário seguir as seguintes etapas:

  1. Definição do Tema;
  2. Justificativa da escolha do tema;
  3. Definição dos Objetivos;
  4. Elaboração dos Problemas;
  5. Levantamento das Hipóteses;
  6. Definição das Fontes de Pesquisas;
  7. Construção de um Cronograma;
  8. Execução da Metodologia;
  9. Exposição das Conclusões/ Considerações Finais;
  10. Registro das Referências Bibliográficas;
  11. Divulgação dosResultados/Culminância do Projeto.

Observação: É importante criar momentos de conversas para dialogar, trocar informações e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto. A cada etapa do Projeto é fundamental o registro que poderá ser feito de várias maneiras: 

  • Manualmente no caderno de Projeto;
  • Digitalizado utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto); o tablet e ou outros recursos tecnológicos como: Blog, Webquest, Wiki.

Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com sua turma a forma de registro das etapas do Projeto de Pesquisa.

Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto é “O universo e seus mistérios” o qual conta com um Subprojeto denominado “Preservação do Planeta: a reciclagem como alternativa”, que será desenvolvido nesta aula.

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, o Projeto pode surgir em qualquer período ou espaço escolar, não necessariamente precisa ser em um momento predeterminado.

Exemplo: Ao realizar um trabalho de campo no parque da cidade os alunos perceberam que algumas plantas estavam morrendo, pois havia muito lixo jogado fora das lixeiras, por alguns visitantes. A partir daí, tiveram a curiosidade em descobrir e elencar ações para melhorar essa questão.

Professor, incentive os alunos a pensarem sobre a temática da aula. Explore imagens, leia obras literárias, disponibilize filmes, dentre outras ações.

  OBRAS LITERÁRIAS

  •  As Latinhas também se amam

 As latinhas

Sinopse:

Foi inevitável: Betti,  a antiga e misteriosa latinha encontrada por Jaime, e Red Diet se apaixonaram. Mas Ruivo, líder da Gangue do Outro Lado, sequestra Betti e, sem querer, acaba gerando um movimento pela reciclagem do lixo da cidade. Onde andará Betti? O que será de Red Diet? Não perca esse romance diferente, cheio de aventuras!

Temas para atividades:
- Meio Ambiente: a reciclagem e sua contribuição para o equilíbrio ecológico e para um futuro melhor;
- Ciências: os tipos de materiais que podem ser reciclados;
- Ética: o que são gangues e como se comportam seus integrantes.

Fonte: http://www.editorasaraiva.com.br/obrasDetalhes.aspx?arg=218. Acesso em 13/05/2012.  

  • Reciclar é o caminho

 

  CAPA LIVRO  

Sinopse: 

Este livro bilingue, Português e Inglês vem acompanhado de um CD AUDIOBOOK também bilingue, onde os alunos vão ouvir toda a história como se estivessem assistindo ao espetáculo teatral de fantoches e podendo acompanhar a história no livro, lendo e ouvindo as vozes de todos os personagens, atores que interpretam a história tanto em Português como em Inglês.

Tudo começa no fundo do mar...

Nesta viagem ao fundo do mar, os alunos encontrarão divertidos e encantadores personagens marinhos, vivendo uma aventura cheia de alegria, suspense, beleza e muito fantasia. Os personagens vão ensinar a todos uma importante lição de cidadania.

A mensagem tem o objetivo de conscientizar os alunos sobre a necessidade de se preservar a natureza, mostrando a importância da separação adequada do lixo, da proteção aos animais e do combate à poluição dos rios, dos mares, enfim, à poluição em geral.

Será uma inesquecível e maravilhosa experiência, uma lembrança que permanecerá para sempre nas memórias dos pequenos leitores. Uma imperdível oportunidade para educar! Vamos juntos nessa aventura? 

http://brasilia.olx.com.br/reciclar-e-o-caminho-recycling-is-the-way-iid-289542285. Acesso em 11/05/2012. 

LINKS DO PORTAL 

 http://www2.uol.com.br/ecokids/jogos/colo_004.htmNeste sítio você encontrará o jogo de colorir tema: lixo. Acesso em 20/05/2012.

http://www2.uol.com.br/ecokids/jogos/arca_01.htm ...    . Neste sítio você encontrará o jogo arcades ajudar a tartaruga a se livrar dos lixos. Acesso em 20/05/2012. 

Converse com a turma e peça que cada aluno dê sua opinião sobre o tema do nosso Projeto. Em seguida, defina um título para o Projeto, sugerimos: “Preservação do Planeta: a reciclagem como alternativa”.

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Professor, ao realizar uma Pesquisa Científica é necessário o envolvimento dos participantes, tanto na execução quanto na elaboração das atividades que contemplem o trabalho interdisciplinar dos conteúdos. Sugerimos os conteúdos a seguir para que a Pesquisa concilie com sua proposta curricular, veja:

  • Língua Portuguesa: gêneros textuais (entrevistas, cartas, poemas, relatos), estrutura de textos, discurso narrativo, reescrita e reprodução de textos, aspectos gramaticais (ortografia, acentuação gráfica, uso de letras maiúsculas e minúsculas, pontuação, parágrafo, acentuação, concordância verbal e concordância nominal, pontuação etc.) e aspectos semânticos (coerência e  coesão);
  • História: levantamento de problemas ambientais (passado e presente) e discussão de soluções;
  • Geografia: possibilitar uma gama de informações e o seu entendimento pelos alunos que envolvam, dentre outros aspectos, o estudo do espaço, problemas ambientais; município; meio ambiente: preservação e degradação;
  • Matemática: interpretação de dados e informação; gráficos e tabelas (confecção e interpretação); estatística; probabilidade; formulação, interpretação e resolução de situações problema, medidas de tempo: dia, semana, mês e ano;
  • Ciências: facilitar a compreensão de como a reciclagem é importante para o meio ambiente: preservação e degradação;
  • Informática: linguagem digital, criação de Blog, Movie Maker, navegação na Internet;
  • Temas transversais: ética, cidadania, natureza e sociedade;
  • Artes: leitura, compreensão, análise e interpretação de imagens; produção de desenhos, pinturas, oficinas de reciclagem.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, promova um dialogo  com os alunos sobre o que querem estudar sobre Preservação do Planeta: a reciclagem como alternativa e também porque estudar o tema escolhido. Caso preferira organize os alunos em duplas ou grupos e oriente-os para registrar. Veja alguns exemplos:

  • Queremos pesquisar sobre o lixo da nossa casa;
  • Vamos investigar sobre o que podemos fazer para diminuir o lixo no planeta Terra;
  • Para aprender como reciclar;
  • Vamos descobrir como colaborar com o planeta Terra reaproveitando os materiais recicláveis que jogamos fora.

Professor, o Projeto de Iniciação Científica deve ser conduzido, por objetivos definidos coletivamente pelos participantes da investigação. Organize a turma para uma roda de conversa e proponha um diálogo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo sobre a preservação do planeta Terra. Registre em um cartaz  os objetivos traçados pelos investigadores. 

Em seguida, é necessário construir juntamente com os alunos os Problemas, nos quais os alunos deverão criar questionamentos e dúvidas para delimitarem a abrangência da Pesquisa. Veja alguns exemplos:

  • Como podemos preservar nosso planeta?
  • Para que serve a reciclagem?
  •  Reciclar ajuda o meio ambiente?
  • Quais os passos para diminuir o lixo?

Professor, proponha a criação de um Blog da turma onde possam divulgar suas descobertas sobre o Projeto de Pesquisa.

Para a criação de um Blog são necessários alguns passos, convide a turma para ler informações sobre essa criação, acessando a aula “Vamos criar um Blog da turma?”, disponível no sítio do Portal do Professor:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391. Acesso 10/05/2012.

O Blog da turma tem as mesmas características do Blog da escola. Exige preparação prévia e envolvimento dos autores no processo, como pais, professor, alunos e direção da escola e autorizações prévias para as imagens dos alunos aparecerem na rede, assim como a organização de eventos relevantes. Lembre-se que ele será o diário da sua turma e seu Portifólio.

http://fazendo-blogs.blogspot.com.br/2006/11/blog-da-turma.html. Acesso 11/05/2012. O texto apresenta passos e sugestões de como trabalhar com a criação de Blog com a turma.

Veja outras sugestões de sítios para a criação do Blog:

http://www.youtube.com/watch?v=YDRQQxbOSD8&feature=related. Curso de Blogs - (Curso básico de criação de Blogs, esta aula é sobre os conceitos básicos: Blogs, Flogs e Vlogs.) Acesso 11/05/2012.

 http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=results_video&playnext=1&list=PLB0C8F1A57C00D2F9. Acesso 11/05/2012. O vídeo apresenta como criar um Blog de forma simples e clara.

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, diante de todas as questões elaboradas pelos alunos, é importante instigá-los a pensarem sobre as Hipóteses que deverão sinalizar para as possíveis soluções (respostas) para o/s problema/s proposto/s, tendo clareza do que os alunos pensam conhecer sobre o assunto, as quais serão testadas por meio da Pesquisa.

Solicite que cada aluno busque responder à questão elaborada por ele anteriormente, levantando uma hipótese, a qual será validada ou não no decorrer da Pesquisa.

Veja alguns exemplos a seguir:

  • Como podemos preservar nosso planeta?

Hipóteses: Plantando, jogando lixo no lixo. Separando o lixo.

  • Para que serve a reciclagem?

Hipóteses: Para não acabar com o papel.

  • Quais os passos para diminuir o lixo?

Hipóteses: Separar e reaproveitar o que pode ser utilizado em outras coisas.

  • Reciclar ajuda o meio ambiente?

Hipóteses: Ajuda, porque evita que mais lixo polua o meio ambiente.

Em seguida, converse com seus alunos que para pesquisar precisamos buscar as informações sobre o nosso Projeto. As Fontes de Pesquisas são onde os alunos irão pesquisar sobre o tema escolhido, quais os recursos utilizarão para responderem suas perguntas. Espera-se que eles sugiram: dicionários, livros, vídeos, entrevistas, trabalho de campo, experimentos, fotografias dentre outros.

Agora, construa com a turma um Cronograma para a realização das atividades que permearão todo o Projeto, que deverá ser realizado de maneira flexível. As atividades vão ocupar várias aulas, até mesmo semanas. Porém, o planejamento deverá ser constante, após e durante as Pesquisas, suas reflexões e debates.

Na Metodologia os alunos irão definir como farão a Pesquisa, ou seja, como será o seu passo a passo.

  • Realizar um passeio pela cidade;
  • Interpretar textos e vídeos online;
  • Separar o lixo da sua casa;
  • Montar uma oficina de reciclagem;
  • Escrever uma carta ao prefeito da cidade para contar sobre os problemas de falta de preservação e apresentar sugestões;
  • Montar um vídeo no Movie Maker com as fotos tiradas durante o Projeto.

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, retome com os alunos as atividades já desenvolvidas anteriormente com o intuito de que todos possam relembrar as etapas e a própria construção do Projeto de Pesquisa.

Explorando o texto online

Professor, organize os alunos para ler a história adaptada dos “Três Porquinhos” acessando no laptop  o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). O tablet também poderá ser utilizado.

http://images.paulovasco.multiply.multiplycontent.com/attachment/0/S75VTAooCtUAACV-Ugw1/3%20porquinhos.pdf?nmid=328952916. A história do Lobo Mau ensina a fazer a coleta seletiva do lixo de uma forma correta. Acesso 11/05/2012.

Discuta com a turma, durante a leitura, as informações presentes na história.

Em seguida, faça a interpretação do texto com os alunos.

Interpretação do Texto

01-Após a leitura do texto responda as questões abaixo:

  1. Qual era a cor da casa do Porquinho mais velho?
  2. Qual era a cor da casa do Porquinho do meio?
  3. Qual era a cor da casa do Porquinho mais novo?

02- No texto aparece a palavra ecoponto. O que esta palavra significa? Se não souber procure seu significado na internet acessando o sítio: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecoponto. Acesso 13/05/2012.

03- Por que o narrador do texto diz que o lugar onde os porquinhos acamparam ficou bastante parecido com o de uma “lixeira”?

04- Logo pela manhã, quando o lobo ia tomar seu pequeno almoço se deparou com aquela sujeira no meio do pinhal. Qual foi sua reação? Assinale com um X:

(    ) Alegre porque fazia bastante tempo que não via tanta sujeira.

(    ) Desvairado, desnorteado, passado de todo!

(    ) Muito entusiasmado com os Porquinhos.

05- No texto, o lobo disse aos porquinhos que a tenda amarela é mesmo daquele amarelo igualzinho ao contentor do ecoponto onde se depositam as embalagens de plástico e metal. Essa afirmativa do lobo está correta? Justifique sua resposta.

06- Em sua opinião, o lobo agiu de forma correta com os Porquinhos? Explique.

07- Agora ligue os nomes das embalagens ao seu respectivo contentor.

Papel Cartão                                                                                                                          latões 

Plástico e Metal                                                                                                                     lata verde

Vidro                                                                                                                                         lata azul 

http://kids.sapo.pt/aprender/ambiente/artigo/os_ecopontos. Acesso 13/05/2012. Foto das embalagens.

Proponha aos alunos, que façam as atividades selecionadas, acessando os sítios:

RECICLAR 

http://friendsddpk.pbworks.com/w/page/15238507/Atividade%201. Acesso   11/05/2012.

http://bancodeatividades.blogspot.com.br/2009/10/ciencias-lixo.html. Acesso  11/05/2012.

Em seguida, organize os alunos para elaboração de um panfleto com descobertas e dicas de como separar o lixo. Ao terminarem proponha que distribuam na escola e em sua vizinhança.

Mostre alguns exemplos de panfletos para que os alunos entendam a proposta. Você poderá levar os panfletos impressos ou utilizar recursos tecnológicos disponíveis.

Solicite aos alunos, que façam uma Pesquisa de modelos dos panfletos utilizando os sítios indicados. Poderão acessar no laptop o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). O tablet também poderá ser utilizado na Pesquisa.

http://fabricatotal.wordpress.com/2009/11/11/panfleto-coleta-seletiva-de-bom-despacho/. Acesso em 13/05/2012.

http://villadiitalia.blogspot.com.br/. Acesso em 13/05/2012.

http://repisasocioambiental.blogspot.com.br/2010/08/dia-11-de-agosto-ato-contra-os.html. Acesso em 13/05/2012.

  

 5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Jornal Ecológico

Professor, sugira a elaboração de um jornal ecológico, no qual os alunos expressem por meio de pequenas reportagens, denúncias de agressões a natureza e divulguem campanhas de preservação. É importante que os alunos, orientados pelo professor, tenham a liberdade de expressarem a própria linguagem. Veja algumas etapas para a elaboração do jornal:

  • Discussão das possíveis seções do jornal;
  • Definição dos temas ecológicos e das matérias principais;
  • Visita aos locais das reportagens para uma melhor coleta das informações e para verificar a possibilidade de obter fotos que ilustraram a reportagem;
  • Elaboração dos textos individuais e coletivos, posteriores a discussão em grupo;
  • Entrevistas com pessoas relacionadas aos temas escolhidos;
  • Fechamento e digitação das matérias;
  • Distribuição das matérias e fotos nas páginas do jornal (diagramação);
  • Elaboração de legendas e manchetes;
  • Distribuição do jornal na escola e comunidade.

Professor, oriente os alunos para que utilizem o tablet ou o laptop para a elaboração de desenhos  contendo informações sobre as observações feitas na “Aula de Campo”.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que eles façam seus desenhos. Oriente-os para usarem o programa Tux Paint para a construção dos cartazes. Seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração. Você poderá sugerir: "Preservação do Planeta: a reciclagem como alternativa".

Cabe ao professor juntamente com os alunos definir se o jornal será impresso ou divulgado em redes sociais criados pelos próprios alunos.

Para a coleta de dados do jornal agende com antecedência,  visitas dos alunos, a alguns lugares da cidade como, por exemplo: parques , áreas verdes, bairros ou  lugares onde acontece a coleta de materiais recicláveis, lixão ou aterros sanitários. Proponha uma “Aula de Campo”, para os alunos poderem explorar mais esse tema. Faça, com a turma um planejamento detalhado da atividade, não se esqueça de enviar aos pais, um pedido de autorização para a participação do/a filho/a na atividade.

Logo após, a “Aula Campo” proponha uma discussão sobre a visita e o que aprenderam.

Faça um paralelo com a novela da Globo “Avenida Brasil”, na qual o tema “ lixão” é tratado, assim como os problemas sociais que o envolvem, como a exploração do trabalho infantil e o abandono de crianças.

Leve para a sala de aula músicas, vídeos ou jogos que tratam sobre o assunto. 

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Vamos Preservar!

Professor, promova uma roda de conversa na sala de aula com os alunos, sobre o lixo que cada um separou em casa. Abra as sacolas onde o lixo foi acondicionado e proponha que seja separado de acordo com sua propriedade.

Faça uma lista no quadro ou em cartolina com o nome dos materiais e a quantidade trazida pela turma.

Em seguida, monte, com os alunos, um gráfico, a fim de que percebam que a maioria dos materiais que utilizamos pode ser reciclada, sendo assim estamos colaborando com o meio ambiente.

Registre o gráfico utilizando programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). O tablet também poderá ser utilizado para montagem do gráfico.

Depois que o gráfico estiver pronto converse com a turma e peça que cada aluno dê sua opinião sobre a quantidade de materiais que poderia ser reaproveitada, em sua própria casa ou em postos de coletas.

Professor, disponibilize o texto abaixo para discutir com os alunos:

A Reciclagem dos materiais

 

 

texto  reciclagem 2

 

Fonte: CARNAVALLE, Maria Rosa. Projeto Prosa Ciências: 3º Ano do Ensino Fundamental. 2 ed. Editora: Saraiva. São Paulo, 2011. p. 152-153.

Professor, explore com os alunos a reciclagem, que pode ser iniciada em casa ( com a separação de materiais recicláveis) e na Indústria (que a utilização dos materiais que sobram ou resultam do processo de produção).

É importante que os alunos chegam a conclusão, que o lixo é um dos maiores problemas que os seres humanos enfrentam atualmente. Portanto, devemos agir para diminuir esse problema. Os "Rs" é a inicial das cinco atitudes principais que contribuem para diminuir a produção de lixo no planeta.

Professor, apresente aos alunos os 5 "Rs" Reduzir, Reutilizar, Recuperar, Reciclar e Repensar. Veja a sugestão abaixo:

rs 5Rs 

 

Fonte: CARNAVALLE, Maria Rosa. Projeto Prosa Ciências: 3º Ano do Ensino Fundamental. 2 ed. Editora: Saraiva. São Paulo, 2011. p. 150-151.

 Professor, converse com os alunos e levante os questionamentos das imagens:

  • Qual dos 5 "Rs" cada criança está praticando? ( A- Reciclar, B- Reduzir e C-Reutilizar)
  • E você pratica algum dos 5 "Rs"? Qual ou quais? Explique.

   Atividade complementar

Professor, se em sua cidade não existir a coleta seletiva do lixo é hora de elaborar uma carta para o prefeito e vereadores, solicitando que se inicie um trabalho na cidade sobre a importância das pessoas fazerem a separação do lixo em reciclável e não reciclável. Não se esqueça de divulgar a carta no Blog da turma.

 7ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Oficina de reciclagem

É hora de reciclar...

Solicite aos alunos que coloquem seu lado inventor em ação e criem um brinquedo utilizando o material reutilizável, que trouxeram para sala de aula como tarefa de casa.

Depois eles deverão escolher uma forma de apresentar como sua invenção funciona, imaginando que é um apresentador.

Não se esqueça de dizer na hora da apresentação:

_ O nome de seu brinquedo;

_ Como pode ser utilizado;

_ Quais materiais foram usados na confecção;

_ Como foi feito;

_ Quanto tempo levou para construi-lo;

_ Outros detalhes que considerar necessários.

Filme as apresentações dos alunos e depois assista com os mesmos, para que analisem suas posturas e atuações em apresentações ao público. Utilize as imagens para atualizar o Blog, caso você tenha construído.

Para filmar acesse: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera).O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

Todo invento precisa ser divulgado, peça a cada aluno que escreva um pequeno texto explicando como o brinquedo que criou pode ser montado. Lembre-o de que o texto deve ser objetivo e assinado para autenticar a autoria. Professor, reúna todos os textos e imagens produzidas e divulgue no próprio Blog da turma.  Também poderá ser doado para a biblioteca da escola para que outras pessoas possam consultá-lo.

 8ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Na trilha da Ciências

Assim como o ser humano faz a reciclagem de alguns materiais, na natureza também acontece reciclagem. Essa reciclagem natural é chamada de decomposição e é realizada no próprio ambiente pela ação de microorganismos vivos, como fungos e bactérias.

Vamos conhecer um pouco mais sobre isso?

Professor, peça aos alunos que pesquisem informações sobre o tempo de decomposição de alguns materiais em livros, internet e Blogs.

 

 quadro

BORDINI, Santina Célia; LUNEDO, Luciane R.; NETO, Júlio Rocker. Mundo Aberto Ciências. 3º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Leya, 2011.

PANFLETOS

PANFLETOS 

http://cincoerres.wordpress.com/2010/05/06/decomposicao-do-lixo-na-natureza/. Neste Blog  você encontra informações sobre o tempo de decomposição dos objetos. Acesso 11/05/2012. 

 http://friendsddpk.pbworks.com/w/page/15238544/Reciclagem. Acesso 11/05/2012. O texto comenta as ações que podem ser realizadas, o que deve ir para a coleta seletiva dentre outras informações.

 LIXO

 http://gibarbosa1.blogspot.com.br/2010/06/atividade-meio-ambiente_4993.html. Este blog possui atividades diversas sobre o Lixo.  Acesso 11/05/2012. 

Fazendo experimentos

Depois, da Pesquisa e estudo proponha a realização de um experimento. Para isso, providencie os materiais com antecedência.

  Você vai precisar de:

  • 1 pedaço de plástico ou de isopor;
  • Casca de banana ou miolo de maçã;
  • 1 colher;
  • Luvas.

 Faça assim: 

  1. Escolha um lugar que tenha terra e, com a colher e utilizando luvas, faça dois buracos;
  2. Enterre em um dos buracos o pedaço de plástico ou de isopor e, no outro, a casca de banana ou o miolo de maçã;
  3. Tampe os buracos com terra e coloque uma placa de identificação.

 Observe:

  • O que vai acontecer com o que foi enterrado? Anote a resposta no caderno.
  • Anote em um calendário a data do experimento e retome trinta dias depois para verificar o que aconteceu e se a sua resposta estava correta.

Fonte: BORDINI, Santina Célia; LUNEDO, Luciane R.; NETO, Júlio Rocker. Mundo Aberto Ciências. 3º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Leya, 2011.115 p.

9ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, pesquise as informações sobre os 3 Rs com os alunos, ações práticas que podem propiciar a redução do nosso impacto sobre o planeta, melhorando a vida atual e contribuindo para com a qualidade de vida das próximas gerações.

 http://maemfoco.blogspot.com.br/2010/07/os-5rs-da-reciclagem.html. Acesso 11/05/2012. O texto explica cada ação e práticas para serem desenvolvidas pela comunidade.

Logo após, converse com os alunos se já praticam alguma delas, lembre-se que é sempre possível disseminar e fazer mais.

Proponha ações para serem desenvolvidas pelos alunos na escola e em casa. Veja um Blog criado com os alunos da Escola de Educação Básica, nele você encontrará dicas de ações simples como o recolhimento de pilhas: http://os3rsnaescola.blogspot.com.br/. Acesso em 19/05/2012.

 Outras fontes para Pesquisa:

http://jornalistadiplomado.wordpress.com/2008/06/08/20-dicas-para-preservar-o-meio-ambiente/. Acesso 13/05/2012. O texto apresenta 20 dicas de ações para preservar o meio ambiente.

 http://www.cntdespoluir.org.br/Downloads/Cartilhas/Cartilha%20completa_Meio%20Ambiente.pdf. Acesso 13/05/2012. O texto explica que a preservação do meio ambiente é responsabilidade de cada um de nós.

 http://allegraescola.com.br/blog/2008/06/05/dia-5-de-junho-dia-do-meio-ambiente/. Acesso 13/05/2012. O texto apresenta ações de preservação do meio ambiente em casa e na escola.

  

10ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, depois que os alunos já vivenciaram diferentes atividades, você poderá construir com eles, como forma de concluir a Pesquisa, um Quiz  (perguntas e respostas sobre o que aprenderam com o Projeto).

Para aprender criar um Quiz acesse: http://www.zooming.com.br/fazer-site/crie-um-quiz-para-o-seu-site/. Acesso 09/05/2012. O texto comenta o que é um Quiz e contém instruções de como criar um.

O Quiz poderá ser utilizado individualmente ou de forma colaborativa, ou seja, em grupos. Cada grupo poderá elaborar as perguntas e respostas para o outro grupo. Cabe ao professor orientar nesta elaboração.

Veja uma sugestão de Quiz encontrada sobre a Coleta Seletiva do lixo:

COLETA SELETIVA

  Q.1)  O que é resíduo?

A. Simplesmente lixo e deve ser jogado fora.

B. Toda sobra de plástico que usamos ou fabricamos e não podemos reaproveitar para outras finalidades.

C. Materiais resultantes das atividades humanas e da natureza, os quais podem ser parcialmente utilizados.

D. Materiais resultantes das atividades humanas e da natureza, os quais não podem ser parcialmente utilizados.

 Q.2)  Quando geramos resíduos, o que acontece?

 A. Gerando impactos ao meio ambiente.

 B. Somente desperdiçando dinheiro

 C. Aumenta o consumo de recursos naturais, impacta ao meio ambiente e desperdiça dinheiro.

 D. Gera mais emprego.

  Q.3)  O que é Coleta Seletiva?

 A. Triagem de resíduos para facilitar o serviço dos funcionários.

 B. Mistura dos resíduos para serem destinados em local público.

 C. Junção de resíduos para posterior descarte.

 D. Segregação dos resíduos para posterior descarte adequado.

 Q.4)  Qual dessas situações é a correta?

 latões

 A. Coletor Azul

 B. Coletor Marrom

 C. Coletor Vermelho

 D. Todos os coletores

 Fonte: http://www.proprofs.com/quiz-school/story.php?title=coleta-seletiva. Acesso 13/05/2012.

11ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, crie uma forma de registro para expor as conclusões a que os alunos chegaram, após testarem as hipóteses. Seja por texto individual ou coletivo, nesse momento espera-se que os alunos estejam preparados para registrar as conclusões dos dados coletados no decorrer da Pesquisa. Retome as questões levantadas no início da Pesquisa, a fim de verificarem a comprovação ou refutação das mesmas. Indique as Referências Bibliográficas, as quais são constituídas pelas fontes de consulta utilizadas na elaboração do Projeto (livros, revistas, sites, recursos tecnológicos e outras).

Concluída a Pesquisa é chegado o momento para “Socializar seus resultados” para comunidade escolar.

Convide os pais e familiares para assistirem e conhecerem todo o trabalho construído pela turma. Prepare o ambiente e a forma de apresentação juntamente com os alunos, agende data, horário e local, e providencie os materiais que julgar necessários.

Elabore juntamente com os alunos o convite para a apresentação que poderá ser feito no tablet ou no laptop. Nesta atividade você poderá utilizar o programa Tux Paint, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).

Ao terminar, salve em um pendrive e imprima o convite que os alunos digitaram com os seus desenhos, para serem divulgados e distribuídos pela comunidade escolar.

 12ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Solicite que os alunos se organizem em equipes de quatro ou cinco elementos para combinarem como vão apresentar as atividades realizadas durante a Pesquisa. Defina o que cada um fará no dia da apresentação, quem apresentará os dados coletados da Pesquisa, as descobertas e as dificuldades enfrentadas.

Professor, a forma da apresentação do Projeto deverá ser construída com a participação dos alunos e de acordo com sua faixa etária. Organize o espaço no qual que será realizada a culminância da Pesquisa. Poderá ser o anfiteatro da escola, pátio, ou até mesmo a sala de aula.

Segue algumas dicas, veja com a turma qual forma será mais produtiva e que desperta o interesse dos alunos.

 Elabore com os alunos um banner para a apresentação em forma de exposição dos dados coletados.

 Construa um vídeo utilizando o programa Movie Maker com as fotos de todas as ações realizadas no decorrer da Pesquisa.

 http://www.youtube.com/watch?v=f54IwDgBpzc&feature=related. Acesso 10/05/2012.  O vídeo informa os passos de como construir um vídeo pelo programa Movie Maker.

http://cartografiadoprojeto.blogspot.com.br/2007/08/passoa-passo-windows-movie-maker.html.  Acesso 10/05/2012. Passo a passo Windows Movie Maker.

Ao final da apresentação é fundamental agradecer ao público pelo envolvimento da família e demais colaboradores.

No dia seguinte, peça que os alunos registrem, no caderno de Projeto, ou utilizem o tablet e ou o laptop para registrarem no Blog, suas opiniões sobre o que significou para eles participarem deste trabalho: o que aprenderam, o que foi fácil e difícil realizarem, enfim,  suas descobertas sobre “Preservação do Planeta: a reciclagem como alternativa”.

Recursos Complementares

Sugestões de links para os alunos:

 ttp://www.turminhadareciclagem.com.br/videos_historias.php. Acesso 13/05/2012. Atividades de jogos, histórias e vídeos sobre a reciclagem.

 Sugestões de links para os professores:                                                                         

Texto online: "Lixo um grave problema para o mundo moderno"

http://www.via6.com/topico/181147/lixo-um-grave-problema-no-mundo-moderno.

Acesso em 13/05/2012.

 Links de Quiz:

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/recicla-me-ou-te-devoro-625275.shtml. Acesso13/05/2012.

 http://www.sol.eti.br/quiz/meio_ambiente.html. Acesso em 13/05/2012.

 Sugestões de links de aulas do portal:   

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36792 nesta aula você encontrará outras sugestões de atividades, acesso em 19/05/2012. 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23599 com está aula os alunos poderão desenvolver ações e atitudes responsáveis em relação ao lixo, acesso em 19/05/2012.

Avaliação

Os Projetos transformam a avaliação em um processo contínuo na realidade cotidiana da sala de aula. Considera- se como instrumentos de avaliação:

  • Observação do comportamento do aluno: hábitos de trabalho, relacionamento com os amigos e professores, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares e capacidade de cooperação;
  • Trabalhos escritos ou de outra natureza produzidos espontaneamente;
  • Dados registrados com referências diretas elaboradas pelos alunos individualmente ou em grupo.

Assim a avaliação deverá acontecer no decorrer das atividades propostas no Projeto. É importante avaliar se os alunos entenderam o significado e a prática da metodologia de Projetos de Iniciação Cientifica e se, conheceram as formas de reciclagem; adquiriram mudanças de atitudes de consumo para colaborar com o planeta; compreenderam que a preservação do planeta depende da mudança dos hábitos do ser humano; aprenderam como separar corretamente o lixo; e quando for o caso, utilizaram adequadamente, os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 10 classificações

  • Cinco estrelas 6/10 - 60%
  • Quatro estrelas 3/10 - 30%
  • Três estrelas 0/10 - 0%
  • Duas estrelas 1/10 - 10%
  • Uma estrela 0/10 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Cláudia Regina Paixão de Souza, Prefeitura de Duque de Caxias , Rio de Janeiro - disse:
    claudiareginapaixao@gmail.com

    01/06/2014

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante o tema e as atividades são ricas e de fácil entendimento para as crianças. Parabéns pela riqueza de detalhes nas atividades propostas.


  • M. V. Terensi, E.E. Prof. Joaquim Antonio Ladeira , São Paulo - disse:
    vivi.terensi@bol.com.br

    05/10/2013

    Cinco estrelas

    Muito produtivo e explicativo de excelente qualidade!


  • Maira de Mello, Escola Izabel Branco , Paraná - disse:
    mairamms@hotmail.com

    28/09/2013

    Cinco estrelas

    Excelente trabalho dentro apenas desse trabalho seu preparei varias aulas para alunos desde educação infantil até o quinto ano em hora atividade com o mesmo tema Parabéns!


  • geci garcia, Celer , Santa Catarina - disse:
    gecigarcia@gmail.com

    25/07/2013

    Quatro estrelas

    As atividades em que constam no sites é impresendível para nós educadores que buscamos novas ideias e novos saberes para dar ênfaze nas nossas discíplinas,contudo o que aprendi com essa aula é que devemos garantir as futuras gerações um mundo com dignidade para viver.


  • leila kempfer, Escola de Ensino Fundamental Tupinambá , Santa Catarina - disse:
    leilakempfer@gmail.com

    25/07/2013

    Cinco estrelas

    Adorei,o metodo de ensino,estou trabalhando sobre a reciclagem pude ter novas idéias sobre o assunto,os livros também ainda não conheço mas vou procurar para dar sequências com meus alunos.


  • Maria Helia, Esc. Mul. Vereador Raimundo Falcão Coelho , Tocantins - disse:
    mariahelia_i@hotmail.com

    04/06/2013

    Quatro estrelas

    simplesmente ma-ra-vi-lho-so


  • ANA MARIA, EM Alice Moura , Minas Gerais - disse:
    anamaborges@hotmail.com

    28/09/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns! Ficou perfeito o projeto.


  • viviane, EMJAIR DE OLIVEIRA , Minas Gerais - disse:
    vivianerafa@yahoo.com.br

    13/06/2012

    Duas estrelas

    é um projeto extenso.. não apropriado para as series iniciais do ensino fundamental... tais atividades podem ser aplicadas a partir do 5ª ano do ensino fundamental.....


  • Cleide, Escola Municipal João Natal deAlmeida , Goiás - disse:
    cleidelb2@gmail.com

    10/06/2012

    Quatro estrelas

    O projeto está coerente com o tema apresentado, Concordo com a duração da aula, com a utilização dos meios tecnológicos inseridos a reciclagem de materiais recicláveis. Sem duvida a motivação destas aulas despertarão nos alunos suas capacidades criativas, bem como aumentará a vontade de aprender. A pesquisa demonstra a qualidades das aulas ministradas pelas professoras. Abraços.


  • Francimar Alencar Madureira, EE PROFESSOR HENRIQUE DE MATOS , Minas Gerais - disse:
    francimadureira@yahoo.com.br

    10/06/2012

    Cinco estrelas

    muto boa


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.