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Pesquisando a evolução dos vertebrados

 

03/07/2012

Autor e Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Selma Gonzaga Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o possível processo de evolução dos vertebrados.
  • Identificar as características que permitiram a ocorrência da evolução.
  • Verificar a ocorrência da evolução como um processo contínuo.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos em cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Origem da vida.
  • Evolução dos invertebrados.
  • Cladograma.
Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade Conhecendo a árvore filogenética dos Seres Vertebrados

Há 150 anos, após os trabalhos de Alfred Wallace e Charles Darwin, despontou um corpo de hipóteses que constituiu a maior revolução científica de toda a história, rivalizada apenas pelo heliocentrismo de Copérnico e pela física newtoniana: a teoria da evolução. Ela foi a principal responsável pela derrocada do antropocentrismo e pela introdução da ideia de que todos os seres vivos no planeta, incluindo as espécies extintas, compartilham um ancestral comum em algum nível hierárquico. O astrônomo e divulgador da ciência Carl Sagan costumava dizer que somos todos “poeira das estrelas”. A partir dos trabalhos de Darwin e Wallace, percebemos que a conexão entre os componentes do mundo biológico não se dá apenas no nível atômico: somos todos herdeiros do inexorável processo evolutivo. A teoria da evolução, especialmente após a síntese de meados dos anos 1940, influenciou todas as áreas da biologia. Com a sistemática não foi diferente. No entanto, a introdução da ideia de ancestralidade comum na prática de organizar a diversidade na tentativa de reconstruir sua estrutura hierárquica subjacente teve que esperar mais de 100 anos após a publicação do A origem das espécies, de Darwin, em 1859.

Texto adaptado de http://biofecunda.wordpress.com/2008/10/22/filogenia-como-base-para-a-investigacao-da-diversidade-biologica/ - Acessado em21/05/12.

 

Em termos evolutivos, a diversificação das espécies ocorreu ao longo do tempo, estando os seres vivos relacionados por laços de parentesco mais ou menos próximos. Sendo assim, estabelecer relações de parentesco entre grupos de seres vivos conduz à procura de ancestrais comuns. A figura abaixo apresenta um cladograma referente evolução dos vertebrados.

Imagem disponível em http://www.netxplica.com/exercicios/bio11/evolucao.vertebrados.htm - Acessado 21/05/12.

 

Professor, organize a sala em círculo de modo que possa propiciar uma melhor exposição dos fatos que serão abordados. Na sala de aula, o professor deverá projetar a imagem utilizando o data show. Caso a escola não possua este equipamento, o professor poderá xerocopiar a imagem e entregar uma cópia impressa a cada aluno presente. Assim, a partir desta imagem, o professor poderá direcionar a aula para o assunto proposto que é a Evolução dos Vertebrados.

Inicie a discussão realizando a seguinte questão:

O que os seres vivos que estão presentes na imagem acima possuem em comum?

Cabe ao professor observar a capacidade de argumentação dos alunos, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, deve ficar atento a possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os alunos a pensarem nos conceitos mais adequados.

Após toda a argumentação realizada pelos alunos, o professor deverá elaborar, juntamente com eles, uma resposta para esta questão. É muito importante que o professor aproveite a ideia dos alunos e que, a partir disso, com suas interferências, eles compreendam que todos os seres vivos da figura possuem um mesmo ancestral comum e que a principal característica que aparece em todos eles é a presença da coluna vertebral; por isso, este grupo recebeu o nome de VERTEBRADOS.

Faz-se necessário também, auxiliar os alunos a observarem as datas dispostas ao lado da árvore filogenética, também conhecidas como cladogramas, pois esta informação é importante para os alunos identificarem o período de surgimento de cada grupo de seres vertebrados.

Outro exemplo que o professor poderá utilizar para mostrar para os alunos o que é um árvore filogenética é o recurso abaixo.

 

 

 

 

2ª Atividade -  Pesquisando os Vertebrados

As literaturas referentes à evolução dos vertebrados, trazem informações variadas sobre o surgimento desses seres vivos no planeta. Porém, apesar de ainda ter uma certa incerteza de algumas conexões, o ser humano esquematizou uma determinada sequência de aparecimento dos vertebrados tendo como base alguns vestígios encontrados, tais como os  fósseis, e a anatomia comparada. Baseando-se no cladograma disponível nesta atividade, os alunos deverão responder a seguinte questão: Quais foram as considerações levantadas pelo homem para elaborar uma teoria da evolução dos vertebrados? Mas esta pergunta os alunos vão responder depois que desenvolverem uma pesquisa referente a este assunto. 

Professor, para que a pergunta seja respondida, primeiramente os alunos deverão passar por uma sequência de trabalho. Para começar, o professor deverá dividir a sala em 5 grupos como disposto abaixo: 

  • Grupo 1 - Pesquisar os Peixes
  • Grupo 2 - Pesquisar os Anfíbios
  • Grupo 3 - Pesquisar os Repteis
  • Grupo 4 - Pesquisar as Aves
  • Grupo 5 - Pesquisar os Mamíferos

 

Cada grupo ficará responsável para desenvolver uma pesquisa referente a uma classe dos vertebrados. Para o desenvolvimento desta atividade, será necessário que tenha disponibilizado pelo menos um computador, tablete ou notebook com acesso a internet para cada grupo realizar a pesquisa, pois nesta atividade os alunos deverão agir como investigadores e descobrirem por meio de revisão da literatura on line  os seguintes questionamentos referentes à evolução dos vertebrados. Os alunos poderão informar outros dados que não estejam relacionados com as questões abaixo, porém estão relacionados com o conteúdo proposto para a pesquisa.

Os alunos deverão dividir as atribuições entre eles e executarem a pesquisa. À medida em que eles forem achando as respostas, deverão discutir entre o grupo e, logo em seguida, fazer o registro, pois na 3ª atividade, os grupos deverão socializar os registros e elaborar um material único.

Questionamentos para pesquisa.

  • Quando surgiu o primeiro representante deste grupo?
  • O que possibilitou o seu surgimento e, principalmente, o seu desenvolvimento?
  • Como era o seu habitat primitivo? Como é o habitat atualmente?
  • Quais características principais esse grupo de animais possui na atualidade?
  • Ainda existem exemplares primitivos vivos?
  • Qual a principal diferença entre os grupos de vertebrados?
  • Como se locomovia antes e como os representantes atuais se locomovem?
  • Existe algum vestígio que comprova a sua evolução? Qual?
  • Como é a reprodução desses animais?
  • Como era a anatomia e fisiologia dos seus representantes primitivos?

 

Os grupos poderão pesquisar nos seguintes endereços eletrônicos:

 

O cladograma abaixo demonstra, hipoteticamente, a possível evolução dos vertebrados. O professor deverá disponibilizar uma cópia impressa deste material a todos os alunos.

 

Imagem disponível em http://superreforco.blogspot.com.br/2009/05/classificacao-dos-seres-vivos.html - Acesso em 22/05/12.

Após a realização da pesquisa proposta, cada grupo deverá responder a questão inicial desta atividade e fazer os devidos registros.

 

3ª Atividade - Revelando o que se tem registrado sobre a evolução dos vertebrados

Professor, nesta atividade cada grupo deverá elaborar uma apresentação para socializar os dados obtidos na atividade 2. Para facilitar a visualização dos dados e melhor compreensão, é necessário organizá-los em uma tabela.

Exemplo de uma tabela que poderá ser utilizada.

Grupo: ______                                            Vertebrado: ____________
Questionamento  Resultado da Pesquisa     
Quando surgiu o primeiro representante deste grupo?  
O que possibilitou o seu surgimento e principalmente o seu desenvolvimento?  
Como era a anatomia e fisiologia dos seus representantes primitivos?  
Ainda existem exemplares primitivos vivos?  
Como se locomovia antes e como os representantes atuais se locomovem?  
Como era o seu habitat primitivo? Como é o habitat atualmente?  
Existe algum vestígio que comprova a sua evolução? Qual?  
Quais características principais que esse grupo de animais possui na atualidade?  
Qual a principal diferença entre os grupos de vertebrados?  
Como é a reprodução desses animais?  

 

Após a organização dos dados da atividade anterior, o professor deverá pedir a cada grupo que apresente a sua pesquisa utilizando um data show. Para a apresentação do conteúdo pesquisado os alunos poderão utilizar os recursos disponíveis em seu computador, para elaborar os slides como o Microsoft Office - Power Point ou BrOffice - Kpresenter (aplicativo disponibilizado gratuitamente no endereço eletrônico http://www.broffice.org/download - acesso 23/03/2012). 

Depois que os grupos tiverem terminado a montagem das apresentações, sugerimos que o professor organize um seminário onde cada grupo fará sua exposição. Para isso é necessário que a sala de aula esteja equipada com um computador e um data show. Cada grupo deverá ter um tempo estipulado pelo professor para sua apresentação, de acordo com a sua proposta. Após a exposição de cada grupo, o professor deverá reservar um intervalo de cinco a dez minutos para que os alunos façam perguntas ao grupo apresentador tirando suas dúvidas e expressando suas opiniões sobre o tema apresentado pelos colegas. É importante ressaltar que o professor será o mediador desta apresentação; sempre que detectar algo errado é necessário que proceda a correção imediatamente. 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Distância filogenética de primatas atuais Imagem
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer de maneira contínua, ou seja, o professor deverá estar atento aos questionamentos e comentários realizados pelos alunos uma vez que estes revelam a maneira pela qual os estudantes estão se apropriando dos conteúdos abordados. O professor poderá também avaliar o aluno individualmente ou em grupo, na realização da pesquisa e na apresentação dos dados obtidos.

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