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A liberdade da terra e a paz no campo têm nome: quilombolas

 

23/08/2012

Autor y Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta proposta os alunos serão orientados a selecionar fontes e desenvolver uma metodologia de pesquisa que lhes permita: 

  • Identificar as origens históricas dos quilombolas;
  • Entender suas características culturais na atualidade;
  • Compreender os direitos sociais dos quilombolas e como se dá a formação integral dessas comunidades.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário que o aluno tenha conhecimentos prévios sobre a temática.

Estratégias e recursos da aula

1. A PROPOSTA DE PESQUISA

Professor, inicie a aula apresentando aos alunos a pertinência de se conhecer a história do passado e da atualidade das comunidades quilombolas presentes no Brasil. Justifique aos alunos que a formação dos quilombos marcou profundamente a história política, social, econômica e demográfica do Brasil. E que “as comunidades quilombolas são grupos étnicos, predominantemente constituídos pela população negra rural ou urbana, que se autodefinem a partir das relações com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias” (Disponível em: http://www.mda.gov.br/portal/aegre/programas/lt_Comunidades_Quilombol . Acesso em 15.08.12)

 

ATIVIDADE I

 

a) Para esta atividade os alunos precisam ter acesso a um computador e à internet.

b) Divida os alunos em duplas.

c) Peça às duplas que acessem os links dos textos abaixo:

 

Texto 1: Comunidades Quilombolas - avanços e retrocessos do reconhecimento de seus direitos territoriais - Eire da Silva Bomfim

Os quilombolas são os descendentes de negros escravos que pertenciam aos Quilombos. São grupos provenientes da reunião de negros escravos e fugidos que buscavam território próprio, fugindo da escravidão. O mais conhecido foi o de Palmares, liderado por Zumbi. O significado da palavra quilombo, na grande maioria das línguas bantu (África Central e Centro-Ocidental) quer dizer "acampamento". Nas terras brasileiras, esse "acampamento" era uma reorganização da comunidade africana, embora os cativos viessem de diversas regiões do outro continente ou filhos de africanos.

Disponível em: http://www.lfg.com.br/public_html/article.php?story=20081022101605842&mode=print Acesso em: 15.08.2012

 

Texto 2: QUILOMBOS, UMA DAS MAIORES EXPRESSÕES DA LUTA ORGANIZADA NO BRASIL

mapa

Disponível em: http://voceemquestao.blogspot.com.br/2010/03/quilombos-uma-das-maiores-expressoes-da.html Acesso em: 15.08.2012

 

d) Oriente os alunos a lerem os textos com atenção. Depois, apresente aos alunos as questões abaixo:

O que eram os quilombos?

Qual foi o principal quilombo do Brasil?

Quem são os quilombolas?

Hoje, onde vivem os quilombolas?

Atualmente, por qual direito os quilombolas mais lutam?

Quais direitos já foram conquistados pelos quilombolas ao longo da História?

O que vocês gostariam de saber mais sobre os quilombolas?

e) Disponibilize um novo tempo para as duplas buscarem no texto as respostas para as questões levantadas. As duplas deverão responder essas questões em seus cadernos.

f) Peça às duplas que socializem as respostas encontradas e, principalmente, que digam o que gostariam de saber mais sobre os quilombolas.

g) Prosseguindo a atividade, sugira aos alunos que, com base nas informações já coletadas em seu caderno, criem um mapa conceitual simples, que é uma ferramenta utilizada para organizar e representar o conhecimento. Esse mapa deve conter apenas palavras que ilustrem as informações que os alunos conseguiram encontrar no texto.

 

conceitos

Imagem disponível em: http://mariacristinaeduc.blogspot.com.br/2011/08/cmap-ferramenta-de-mapas-conceituais.html . Acesso em: 15.08.2012

 

 

Professor, o mapa conceitual é uma ferramenta que utiliza representações gráficas para apresentar conceitos e características com clareza e objetividade. Essa proposta metodológica é uma estratégia potencialmente facilitadora de uma aprendizagem significativa por parte do aluno, pois a criação de um mapa conceitual permite ao professor avaliar a sua aprendizagem, visualizando a organização conceitual que ele atribui a um dado conhecimento. Nessa atividade, o mapa conceitual poderá ajudar na percepção dos conceitos e dos significados que os alunos deram aos quilombolas. Posteriormente, esse material irá complementar o processo da pesquisa.

ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO DOS ALUNOS:

  • As duplas que analisaram os textos acima deverão continuar essa atividade, criando o seu mapa conceitual em uma cartolina branca ou em papel craft.
  • Oriente os alunos a colocarem no mínimo dez palavras relacionadas à História dos quilombolas em nossa sociedade.
  • Depois, as duplas deverão apresentar o seu mapa conceitual para todos da turma.
  • Ao final das apresentações, os alunos, coletivamente, farão um mapa conceitual usando os conceitos que surgiram nos trabalhos de todas as duplas, sem repetir palavras.
  • O mapa conceitual coletivo deverá ser afixado em mural da sala de aula, para conhecimento e consulta de todos.

 

Atenção:

Professor, para o seu conhecimento e para orientar o trabalho das duplas, acesse os links abaixo; eles explicam o que é um mapa conceitual e como fazê-lo, utilizando um programa livre e disponível nos próprios links, para os alunos baixarem no computador da escola.

 

mapa conceitual

Disponível em:  http://www.cecgodoy.pro.br/sc2008/index.php?option=com_content&view=article&id=57:estrategia-para-elaborar-um-bom-mapa-conceitual&catid=40:mapas-conceituais&Itemid=58 Acesso em: 15.08.2012

 

novo mapa

Disponível em: http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=642 Acesso em: 15.08.2012

 

2. PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA

 Tendo como referencial as discussões sobre os textos lidos e a criação do mapa conceitual simples, atividades que sintetizaram as discussões sobre a temática, proponha aos alunos que se dividam em quatro grupos para ampliarem a pesquisa que será direcionada em quatro eixos de conhecimento:

Terras quilombolas

Educação quilombola

Cidadania quilombola

Direitos quilombolas

 

3.  FONTES E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA

Para esta pesquisa a proposta é o trabalho com as seguintes fontes:

  •  Fontes Escritas – Textos sobre a temática.
  • Fontes Imagéticas ou Iconográficas – fotos.

A estratégia de trabalho inclui as seguintes atividades:

  • Análise de textos e fontes recolhidas durante a pesquisa.
  • Criação de mapas conceituais, textos, apresentação em slides.
  • Realização de um intervalo cultural.

pesquisa

Imagem disponível em: http://pedagogiaufcg.blogspot.com.br/p/pesquisa.html

 

4. DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

ATIVIDADE II

 

a) Para esta aula os alunos devem ter acesso a um computador e à internet.

b) Os alunos se dividirão em quatro grupos, sendo que cada grupo ficará responsável por pesquisar uma das temáticas abaixo:

Terras quilombolas

Educação quilombola

Cidadania quilombola

Direitos quilombolas

c) Os grupos deverão acessar as cartilhas abaixo e fazer a leitura na íntegra; cada grupo ficará apenas com um dos temas:

Terra quilombola

terra

http://www.institutosumauma.org.br/imagem/arquivo/Terra_Qulombola.pdf

Professor, essa cartilha apresenta o território quilombola no Brasil e a luta dessas comunidades pela legitimidade de suas terras. O grupo de pesquisa poderá compreender através dessa referência bibliográfica que a lei garante a propriedade definitiva aos remanescentes das comunidades quilombolas  que estejam ocupando as terras, sendo que o Estado deve emitir os respectivos títulos de propriedade. E, por fim, os alunos conhecerão a organização e a mobilização dos quilombolas para avançar na  conquista do território quilombola.

 

Cidadania quilombola

cidadania

http://www.socioambiental.org/banco_imagens/pdfs/10315.pdf

A cartilha "Cidadania Quilombola" apresenta os direitos e garantias fundamentais individuais e coletivas dos remanescentes de quilombos. Ao ler e analisar essa cartilha, o grupo de pesquisa poderá perceber que os quilombolas são sujeitos de direitos e podem exercer sua cidadania em nossa sociedade brasileira.

 

Educação Quilombola: um direito a ser efetivado

educação

http://www.institutosumauma.org.br/imagem/arquivo/Cartilha_Educao_Quilombola___um_direito_a_ser_efetivado.pdf

A cartilha "Educação quilombola: um direito a ser efetivado", apresenta a educação e o projeto político da escola para os remanescentes quilombolas. Neste sentido, ao ler essa publicação, o grupo de pesquisa entenderá que a educação dos quilombolas implica compreender as relações existentes no dia a dia das pessoas, a relação entre homens, mulheres, crianças, adolescentes, jovens e idosos e a relação deles com a terra, com o sagrado, com a cultura e com as diversas formas de organização dessa comunidade quilombola.

 

Direitos Quilombolas

direitos

http://www.koinonia.org.br/uploads/Direitos%20Quilombolas.pdf

Todos os links foram acessados em 15.08.2012

 

A publicação "Direitos Quilombolas" possibilitará ao grupo de pesquisa conhecer algumas comunidades de remanescentes de quilombos em São Francisco do Paraguaçu, Marambaia, Baixo Sul da Bahia, algumas comunidades do Rio Grande do Sul e do Maranhão. Através dessas comunidades, os alunos entenderão como vivem os quilombolas e as suas lutas por garantias de direitos. 

  • As publicações acima, escolhidas para análise dos alunos, foram selecionadas porque utilizam uma linguagem bastante clara e concisa, facilitando a leitura dos alunos e principalmente a compreensão sobre aspectos importantes relacionados à temática da pesquisa.

 

d) Cada grupo deverá analisar a cartilha que ficou sob a sua responsabilidade procurando, através de uma leitura crítica, levantar algumas questões fundamentais para a pesquisa e o aprofundamento da temática relacionada ao seu eixo, como por exemplo:

Terras quilombolas

Quantas são e onde estão as comunidades remanescentes de quilombolas?

O que diz a nossa Constituição sobre as terras quilombolas?

Quais as reivindicações dos quilombolas sobre o direito a terra?

Educação quilombola

Os quilombolas têm acesso à educação em suas comunidades?

Como é o projeto político e pedagógico nas escolas das comunidades quilombolas?

Qual o valor e o significado da educação para os quilombolas?

Cidadania quilombola

O exercício à cidadania entre os quilombolas difere dos outros cidadãos brasileiros?

Quais os direitos e garantias fundamentais individuais e coletivas dos remanescentes de quilombos?

Direitos quilombolas

Por que os quilombolas são sujeitos de direitos?

Quais as maiores reivindicações de direitos das comunidades remanescentes quilombolas?

Professor, as questões acima são apenas sugestões para aprofundamento do tema, os alunos poderão levantar outras questões que julgarem mais pertinentes para o desenvolvimento da pesquisa.

e) Ao final das leituras e análise das fontes, os grupos deverão produzir uma apresentação no programa de criação de slides do computador, sintetizando suas conclusões e posicionamentos sobre o tema. Sugira aos alunos que acrescentem imagens nas apresentações sobre as suas temáticas.

f) Ao final, cada grupo deverá apresentar  os resultados de sua pesquisa bibliográfica para todos da turma, exibindo-as em projeção através de data show.

 

ATIVIDADE III

 

Professor, para que o entendimento dessa temática fique claro para todos os alunos, sugira aos grupos que criem  uma Cartilha impressa, com as informações mais importantes sobre cada eixo pesquisado, acrescentando imagens e até os mapas conceituais criados pelas duplas na primeira atividade desse trabalho.

 

ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO DOS ALUNOS:

I- Inicialmente, para que os alunos saibam como montar uma Cartilha, eles poderão consultar o texto: Como elaborar uma boa cartilha. Na introdução do texto o autor afirma que "a elaboração de cartilhas e publicações similares, que implicam a apresentação de informações importantes de forma sintética, didática, clara e simples, exige planejamento adequado e a adoção de cuidados básicos para a obtenção de um bom produto final". Confira em: http://www.cartilhasecia.com.br/dicas-para-elaboracao-de-cartilhas. Acesso em: 15.08.2012

II- Para essa atividade os grupos precisam ter acesso a um computador e à internet, para que possam fazer a cartilha durante duas aulas.

III- Nessa atividade, os grupos deverão usar o que já pesquisaram e criaram. Portanto, deverão escolher as informações, as imagens e o mapa conceitual que já utilizaram nas atividades anteriores para a confecção da cartilha, que deverá ser feita no programa de texto do computador.

IV- Oriente os alunos a criarem uma capa bem original para a cartilha, baseada nas discussões realizadas.

V- Todos os grupos deverão repassar a cartilha ao professor, salvas em pendrive, para que elas possam ser impressas e, posteriormente, apresentadas à comunidade escolar.

VI- Os grupos poderão socializar suas cartilhas exibindo-as no data show para todos da turma.

 

ATENÇÃO: Para a criação da cartilha os alunos poderão contar com ajuda dos professores das disciplinas de Português e Artes. 

 

trabalho

URL da imagem original: http://www.effectreform.com.br/home/images/stories/trabalho-equipe.gif

 

5. RESULTADOS DA PESQUISA

Faça um intervalo cultural durante dois dias em sua escola. Esse será um bom momento para socializar com a comunidade escolar as produções dos grupos de pesquisa. Os alunos poderão organizar para esses dias a apresentação:

a) das cartilhas produzidas pelos alunos, sobre os quilombolas;

b) de uma peça contando a história de luta e de resistência do mais importante Quilombo brasileiro, Palmares.

 

ORIENTAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DA PEÇA:

Os alunos poderão fazer coletivamente ou escolher alguns alunos para montar a peça contando a História de Zumbi dos Palmares. Para isso, eles poderão utilizar os textos selecionados na primeira atividade de pesquisa, a qual apresenta um histórico do Quilombo dos Palmares. Depois, é só dividir as tarefas entre os alunos, produção, encenação, cenário e divulgação.

Outra sugestão seria os alunos encenarem a peça “ZUMBI GRACIOSO”, onde o texto está disponível no endereço eletrônico: http://ekalafabio.wordpress.com/2006/11/12/versao-revista-da-peca-teatral-zumbi-gracioso/ . Acesso em 15.08.2012

Recursos Complementares

 

Sugestão de link para professores:

Filme: Quilombo – 1984 <http://www.youtube.com/watch?v=Nz-K23krfVY&feature=related>

Sugestão de links para professores e alunos:

Quilombolas –fotos <http://www.youtube.com/watch?v=MlXBCkvR6Xo>

Blog sobre os quilombolas <http://www.institutobuzios.org.br>

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula

O que são remanescentes quilombolas? – UCA.< http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=35871>

As comunidades quilombolas hoje - UCA < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=35764>

Todos os links foram acessados em 15.08.2012

Avaliação

A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação em todo o processo de pesquisa e principalmente ao colocar em prática os resultados das informações coletadas, o que chamamos de pesquisa-ação, proposta metodológica que visa à transformação da realidade através da prática, formando sujeitos pesquisadores, críticos e reflexivos.

Opinión de quien visitó

Três estrelas 2 calificaciones

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  • Três estrelas 1/2 - 50%
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Opiniones

  • divolne luz, col est zilma p de barros , Bahia - dijo:
    divlux2@gmail.com

    02/02/2013

    Três estrelas

    Os pontos fortes são definições dos objetivos e a avaliação.


  • Alci Jose Rodrigures de Oliveira, CARLOS VENTURA C E E FUND MEDIO , Paraná - dijo:
    alcioliveira05@yahoo.com.br

    31/08/2012

    Quatro estrelas

    É uma proposta muito interessante pois possibilita uma discussão ampla sobre o assunto, e o material utilizado muito rico em informações permite superar a visão superficial trazida nos livros didáticos


Sem classificação.
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