Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Segregação espacial urbana

 

18/01/2013

Autor e Coautor(es)
Sanderson dos Santos Romualdo
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Bárbara da Silva Santiago

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Discutir e refletir sobre o processo de urbanização, identificando suas causas e consequências;

- Identificar as formas de ocupação do espaço urbano e os agentes e/ou atores que nela atuam e que dela participam;

- Analisar as condições socioeconômicas, culturais e políticas dos agentes e atores que atuam no espaço e bem como suas capacidades de organização/mobilização na luta e/ou de seus interesses.

Duração das atividades
03 aulas de cinquenta minutos (50 min.)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Geografia urbana;

- Geografia da população.

Estratégias e recursos da aula

AULA 01

1o. Passo:

Professor(a), inicie a aula projetando para os alunos as imagens abaixo:

segregação 1

Disponível em: <http://lsecities.net/media/objects/articles/worlds-set-apart?lang=pt-br>, acesso em: 18 Jun. 2012.

segregaçao 2

Disponível em: <http://mamuteando.wordpress.com/2011/11/22/o-que-vem-antes-da-upp/>, acesso em: 18 Jun. 2012.

segregaçao 3

Disponível em: <http://www.itaimpaulista.com.br/portal/index.php?secao=news&id_noticia=450&subsecao=20>, acesso em: 18 Jun. 2012.

- Professor(a), após a exposição promova uma discussão junto aos alunos. Para ajudá-los nas discussões proponha algumas questões. Como sugestão:

QUESTÕES

- O que vocês conseguiram observar nas imagens mostradas?

- Existem semelhanças e diferenças entre as imagens?

- Podemos dizer que essas imagens retratam algum aspecto da urbanização brasileira?

- Vocês consideram importantes e positivas as transformações ocorridas nas cidades?

- Vocês já pararam para refletir sobre o espaço urbano de onde vivem?

2o. Passo:

Professor(a), disponibilize o texto encontrado no link abaixo para trabalhar o conceito:

Texto: SEGREGAÇÃO ESPACIAL URBANA
Disponível em: <http://urbanidades.arq.br/2009/05/segregacao-espacial-urbana/>, acesso em: 19 Ago. 2012.

- Proponha algumas questões para nortear a leitura e um debate ao final.

QUESTÕES

a) De acordo com a citação da Maricato no primeiro parágrafo e com o argumento do Villaça no segundo parágrafo, quais são as características mais marcantes das cidades/metrópoles brasileiras?

b) Segundo o texto, o que é segregação espacial urbana?

c) Que consequências são geradas por esse processo de segregação?

d) Como se dá o processo de segregação? 

Observação: Professor(a),  peça aos alunos que anotem as respostas das questões no caderno para que eles tenham esse registro de forma escrita além do debate oral.

AULA 02

3o. Passo:

Professor(a), busque vídeos na internet para exemplificar a aula anterior e exiba para os alunos. Antes de realizar a exibição dos vídeos, peça aos alunos que, ao longo dos mesmos, tentem relacioná-los as imagens com a leitura do texto da aula anterior. Como sugestão, reproduza os vídeos abaixo: 

a- Vídeo - "SBT - Vivendo de Migalhas_Parte 03"

GLOBO REPÓRTER RECICLAGEM

Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=Pq5uxFVAOAU>, acesso em: 06 Ago. 2012.

b- Vídeo - "SBT - Vivendo de Migalhas_Parte 04"

 GLOBO REPÓRTER RECICLAGEM

Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=yUGFGfwpL3k&feature=relmfu>, acesso em: 06 Ago. 2012.

c- Vídeo - "Segregação em Salvador/BA"

 GLOBO REPÓRTER RECICLAGEM

Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=c_iIlMY_Vvs>, acesso em: 06 Ago. 2012.

- Professor(a), após a exibição promova uma discussão junto aos alunos. Para ajudar nas discussões proponha as questões abaixo:

QUESTÕES

a) De acordo com a leitura da aula anterior, quais aspectos os vídeos estão evidenciando do espaço urbano?

b) Quem são os agentes que fazem pouco para minimizar os contrastes sociais e até mesmo negligenciam os segregados sociais urbanos?

c) Como acontece esse processo no espaço urbano onde os alunos vivem?

d) É possível diminuir ou acabar com as diferenças sociais?

- Professor(a), proponha um trabalho para casa:

Solicite para os alunos registrarem os espaços segregados de onde eles vivem. Como sugestão, em grupos formados por até 4 alunos, peça para eles registrarem por meio de fotografias, vídeos ou mapas.

Observação: Eles poderão editar as fotografias utilizando os próprios recursos tecnológicos que eles dispõem. O Windows tem um programa de fácil utilização chamado Windows Movie Maker que já vem dentro do pacote de programas; Para a confecção dos mapas, os alunos poderão usar programas livres de fácil utilização - Google Earth (http://www.baixaki.com.br/download/google-earth.htm), Google Maps (https://maps.google.com.br/) e Mapas Coletivos (http://www.mapascoletivos.com.br/static/about)

AULA 03

4o. Passo:

Professor(a), esta aula centrará no repasse dos grupos para toda turma dos registros realizados:

Como sugestão, peça que cada grupo siga o roteiro abaixo:

Parte 01 - Do espaço escolhido - o grupo irá falar de forma breve sobre a escolha do local registrado;

Parte 02 - Da forma do registro - o grupo falará do meio escolhido para registrar (fotografia, vídeo ou mapa);

Parte 03 - Exibição do registro - o grupo irá exibir o registro e ao mesmo tempo fazer as considerações conceituais;

Parte 04 - Autoavaliação - o grupo irá colocar as dificuldades ou não para a execução da tarefa, envolvimento do grupo, entre outros aspectos que julgarem necessário.

Recursos Complementares

INSTITUTO CLARO. Disponível em: <https://www.institutoclaro.org.br/em-pauta/mobilidade-faz-do-espaco-urbano-um-grande-playground-para-estudantes-durante-a-gincana-global/>, acesso em: 07 Ago. 2012.

QUAIS OS ELEMENTOS QUE FORMAM UMA PAISAGEM URBANA, UMA PAISAGEM RURAL E UMA PAISAGEM LITORAL? Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=350>, acesso em: 07 Ago. 2012.

QUAIS ESTRATÉGIAS POSSIBILITAM AOS ALUNOS PERCEBEREM AS ATIVIDADES ECONÔMICAS  PRESENTES NA PAISAGEM URBANA? Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37924>, acesso em: 07 Ago. 2012.

EDIÇÃO 55 - ESCOLA ABERTA - VIDAS E SABERES DA PERIFERIA URBANA. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=1673>, acesso em: 07 Ago. 2012.

TRANSPORTE URBANO E O GRAU DE URBANIDADE. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27423>, acesso em: 07 Ago. 2012.

TV ESCOLA - SALTO PARA O FUTURO. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1241>, acesso em: 07 Ago. 2012.

Avaliação

Aqui o(a) professor(a), irá avaliar o processo de entendimento e compreensão dos alunos sobre a segregação espacial dentro do espaço urbano. Avaliar a forma que eles vêm se portando frente ao desenvolvimento do espaço urbano. É importante levar em conta a participação em sala de aula e comprometimento durante a realização das diversas questões propostas como parte da avaliação. O(a) professor(a), também, poderá realizar uma conversa final com a turma e fazer um diagnóstico dos objetivos alcançados durante as diferentes etapas das aulas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Valéria, Colégio Est. Pref. Francisco Fontes Torres , Rio de Janeiro - disse:
    val_bernardo2006@hotmail.com

    23/04/2014

    Cinco estrelas

    Achei muito bom tanto a aula quanto os recursos.


  • lfd, iecj , São Paulo - disse:
    luisfdaltro@hotmail.com

    12/05/2013

    Cinco estrelas

    excelente


  • VALQUIRIA LIMA BORBA BARROS, Colégio Estadual Lagoa da Confusão , Tocantins - disse:
    valquiria.rba@hotmail.com

    31/01/2013

    Quatro estrelas

    gostei muito da aula, do apelo que o video faz, com certeza os alunos terão varios esclarecimento e questionamento sobre o assunto. parabéns!


  • gilberto stein junior, COLEGIO RUI BARBOSA , Minas Gerais - disse:
    gilbertosteinjunior@ig.com.br

    20/01/2013

    Cinco estrelas

    Gostei do conteúdo e da maneira realista de trabalhar conteúdo, perspectivas e soluções. Trabalho no ensino médio e sempre levo imagens para facilitar a troca de informações. Gostaria de saber: Urbanização tem limite? É possível concordar com o pensamento de que um dia, as cidades não crescerão mais?


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.