22/08/2011
Esta coleção compreende o conjunto de aulas que objetiva viabilizar o trabalho com o tema “natureza” a partir dos conceitos de paisagem urbana, rural e litoral. Nesse aspecto, as aulas de 1 a 3 apresentam atividades para que os alunos reflitam sobre os elementos que compõem os conceitos de paisagem urbana e rural, e analisem a relação do homem com o lugar em que vive. Por sua vez, as atividades propostas nas aulas de 4 a 7 proporcionam que os alunos façam, sucessivamente, novas elaborações dos conceitos de paisagem urbana e paisagem rural, estabeleçam relações entre elementos naturais e elementos culturais de diferentes lugares, e considerem o modo de ser e de viver das pessoas que se relacionam na cidade ou no campo. As aulas de 8 a 14 são imprescindíveis aos alunos no processo de apropriação do conceito de “natureza” como parte das paisagens urbana, rural e do litoral, bem como dos elementos naturais e os culturais vinculados às relações do homem com o ambiente, o trabalho, a cultura, a atividade de produção e a matéria prima
Raimunda Porfirio Ribeiro - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN
paisagem, Urbana, rural, litoral, natureza, construção
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
As paisagens e as questões ambientais - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Observar as paisagens e analisar as questões ambientais do município. Identificar a existência de ações sucedidas e de problemas ambientais nas paisagens do município. Reconhecer os principais problemas ambientais que afetam a paisagem urbana e rural do município. Realizar a... 25/05/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13011 acesso(s) |
INIA FRANCO DE NOVAES ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Geografia |
2 |
A PAISAGEM RURAL E A PAISAGEM URBANA: VAMOS PERCEBER AS SUAS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão: Identificas as modificações ocorridas nas paisagens, causa e consequências; Perceber qual paisagem é a escola e a residência do aluno; Perceber as diferenças e semelhanças das paisa... 01/10/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 140502 acesso(s) |
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
3 |
Paisagens urbanas e rurais
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Identificar e comparar diferentes paisagens. 16/06/2008 Quatro estrelas 18 comentário(s) 87049 acesso(s) |
Sandro Nunes de Oliveira Universidade de Brasília BRASILIA DF Geografia |
4 |
A paisagem urbana do município - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Identificar, por meio das paisagens, as características do espaço urbano do município. Observar as paisagens urbanas e verificar os contrastes existentes. Reconhecer a interferência socioeconômica na configuração da paisagem urbana. Conhecer e analisar algumas paisagens urbana... 25/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 9114 acesso(s) |
INIA FRANCO DE NOVAES ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Geografia |
5 |
A paisagem rural do município - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Identificar, por meio das paisagens, as características do espaço rural do município. Observar as paisagens rurais e verificar os contrastes existentes. Reconhecer a interferência da tecnologia na configuração das diferentes paisagens rurais do município. Conhecer e analisar ... 25/05/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 23592 acesso(s) |
INIA FRANCO DE NOVAES ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Geografia |
6 |
Aprendendo sobre a vida na fazenda - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente ·Conhecer o modo de vida no meio rural; ·Realizar pesquisa com os pais e na web, sobre como é a vida no meio rural; ·Construir e confrontar hipóteses sobre o meio rural; ·Comunicar ideias utilizando a linguagem oral e escrita; ·Compreender benefícios e dificuldades de se mor... 13/07/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 22175 acesso(s) |
Laís de Castro Agranito ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
7 |
Aprendendo sobre o Cerrado.
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Trabalhar a capacidade de observação e identificação de paisagens, partindo do pressuposto de estar estabelecendo as relações de identificação de conceitos através de imagens, de realidades, ou seja, através do concreto. 12/01/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 22073 acesso(s) |
Elane Mayara Universidade de Brasília BRASILIA DF Geografia |
8 |
Moradia e espaço geográfico.
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Compreender que existe uma organização social e espacial para construir a morada; Estabelecer pontos de referências para orientar-se no percurso da escola à residência tendo a morada como origem; Visitar residências de amigos e elaborar mapas, com pontos de referências 07/02/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 19139 acesso(s) |
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
9 |
TÍTULO: A PRODUÇÃO DE TEXTO ENQUANTO RECURSO INTERDISCIPLINAR: DESCREVENDO AMBIENTES; NATURAL E MODIFICADO
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Geografia -Retratar por meio de texto o ambiente observado e as modificações sofridas por ele; -Descrever e argumentar sobre a ação do homem na transformação do ambiente; -Caracterizar o lugar retratado utilizando texto, desenho ou colagem; -Estruturar o texto de forma coerente. 10/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10778 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
10 |
CONHECENDO O BAIRRO
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Conhecer o bairro onde mora. Perceber o bairro como uma parte da cidade. Conhecer o seu endereço. 17/12/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 15170 acesso(s) |
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
11 |
Aprendendo as diferenças entre ambiente natural e ambiente modificado
Educação Escolar Indígena | Ciências Educação Escolar Indígena | Línguas Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Com estas aulas os alunos poderão aprender estabelecer as diferenças que existem nos ambientes natural e modificado. Além disso, poderão aprender a importância da preservação do ambiente natural, que traz benefícios ao ser humano e à natureza. Em termos cognitivos serão tra... 11/10/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 135443 acesso(s) |
Silvia Maria Raposo Bardy Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE PRESIDENTE PRUDENTE SP Outros |
12 |
As paisagens do município - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Incentivar o interesse pela leitura e análise das paisagens do município; Desenvolver a capacidade de observação das paisagens do município, apontando as principais características; Analisar a forma e a função do município a partir da análise das paisagens; Compreender que a... 30/05/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 27987 acesso(s) |
INIA FRANCO DE NOVAES ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Geografia |
13 |
POPULAÇÕES QUE HABITAM NO CAMPO
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Entender a origem do vocabulário homem do campo; Estudar os aspectos culturais que geram o modo de vida das populações que habitam no campo; Discutir as condições de vida no campo vinculada ao trabalho assalariado e a agricultura de subsistência. 12/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11186 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
14 |
POPULAÇÕES QUE HABITAM NO LITORAL
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Observar fotos de pessoas pescando e descrever o que elas estão fazendo, para deduzir onde habitam; Discutir sobre a economia e o modo de vida das pessoas que moram no litoral; Comparar os instrumentos de pesca do mundo atual e do passado; 13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5732 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
Sem estrelas 0 classificações - 12844 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!