Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Quais os elementos que formam uma paisagem urbana, uma paisagem rural e uma paisagem litoral?

 

22/08/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção compreende o conjunto de aulas que objetiva viabilizar o trabalho com o tema “natureza” a partir dos conceitos de paisagem urbana, rural e litoral. Nesse aspecto, as aulas de 1 a 3 apresentam atividades para que os alunos reflitam sobre os elementos que compõem os conceitos de paisagem urbana e rural, e analisem a relação do homem com o lugar em que vive. Por sua vez, as atividades propostas nas aulas de 4 a 7 proporcionam que os alunos façam, sucessivamente, novas elaborações dos conceitos de paisagem urbana e paisagem rural, estabeleçam relações entre elementos naturais e elementos culturais de diferentes lugares, e considerem o modo de ser e de viver das pessoas que se relacionam na cidade ou no campo. As aulas de 8 a 14 são imprescindíveis aos alunos no processo de apropriação do conceito de “natureza” como parte das paisagens urbana, rural e do litoral, bem como dos elementos naturais e os culturais vinculados às relações do homem com o ambiente, o trabalho, a cultura, a atividade de produção e a matéria prima

Autoria

Raimunda Porfirio Ribeiro - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN

Palavras-chave

paisagem, Urbana, rural, litoral, natureza, construção

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Lista de aulas da coleção (14 aulas)
# Aula Autoria
1 As paisagens e as questões ambientais - UCA

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Observar as paisagens e analisar as questões ambientais do município.  Identificar a existência de ações sucedidas e de problemas ambientais nas paisagens do município. Reconhecer os principais problemas ambientais que afetam a paisagem urbana e rural do município.  Realizar a...

25/05/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12874 acesso(s)

INIA FRANCO DE NOVAES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Geografia

2 A PAISAGEM RURAL E A PAISAGEM URBANA: VAMOS PERCEBER AS SUAS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:    Identificas as modificações ocorridas nas paisagens, causa e consequências; Perceber qual paisagem é a escola e a residência do aluno; Perceber as diferenças e semelhanças das paisa...

01/10/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 140197 acesso(s)

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

3 Paisagens urbanas e rurais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Identificar e comparar diferentes paisagens.

16/06/2008 Quatro estrelas 18 comentário(s) 86885 acesso(s)

Sandro Nunes de Oliveira

Universidade de Brasília

BRASILIA DF

Geografia

4 A paisagem urbana do município - UCA

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Identificar, por meio das paisagens, as características do espaço urbano do município. Observar as paisagens urbanas e verificar os contrastes existentes. Reconhecer a interferência socioeconômica na configuração da paisagem urbana. Conhecer e analisar algumas paisagens urbana...

25/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 8977 acesso(s)

INIA FRANCO DE NOVAES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Geografia

5 A paisagem rural do município - UCA

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Identificar, por meio das paisagens, as características do espaço rural do município.  Observar as paisagens rurais e verificar os contrastes existentes. Reconhecer a interferência da tecnologia na configuração das diferentes paisagens rurais do município. Conhecer e analisar ...

25/05/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 23470 acesso(s)

INIA FRANCO DE NOVAES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Geografia

6 Aprendendo sobre a vida na fazenda - UCA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

  ·Conhecer o modo de vida no meio rural; ·Realizar pesquisa com os pais e na web, sobre como é a vida no meio rural; ·Construir e confrontar hipóteses sobre o meio rural; ·Comunicar ideias utilizando a linguagem oral e escrita; ·Compreender benefícios e dificuldades de se mor...

13/07/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 21890 acesso(s)

Laís de Castro Agranito

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

7 Aprendendo sobre o Cerrado.

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Trabalhar a capacidade de observação e identificação de paisagens, partindo do pressuposto de estar estabelecendo as relações de identificação de conceitos através de imagens, de realidades, ou seja, através do concreto.

12/01/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 21928 acesso(s)

Elane Mayara

Universidade de Brasília

BRASILIA DF

Geografia

8 Moradia e espaço geográfico.

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Compreender que existe uma organização social e espacial para construir a morada; Estabelecer pontos de referências para orientar-se no percurso da escola à residência tendo a morada como origem; Visitar residências de amigos e elaborar mapas, com pontos de referências  

07/02/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 18882 acesso(s)

PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

9 TÍTULO: A PRODUÇÃO DE TEXTO ENQUANTO RECURSO INTERDISCIPLINAR: DESCREVENDO AMBIENTES; NATURAL E MODIFICADO

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

-Retratar por meio de texto o ambiente observado e as modificações sofridas por ele; -Descrever e argumentar sobre a ação do homem na transformação do ambiente; -Caracterizar o lugar retratado utilizando texto, desenho ou colagem; -Estruturar o texto de forma coerente.

10/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10566 acesso(s)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

10 CONHECENDO O BAIRRO

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Conhecer o bairro onde mora. Perceber o bairro como uma parte da cidade. Conhecer o seu endereço.

17/12/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 14851 acesso(s)

Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

11 Aprendendo as diferenças entre ambiente natural e ambiente modificado

Educação Escolar Indígena | Ciências

Educação Escolar Indígena | Línguas

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Com estas aulas os alunos poderão aprender estabelecer as diferenças que existem nos ambientes natural e modificado. Além disso, poderão aprender a importância da preservação do ambiente natural, que traz benefícios ao ser humano e à natureza.    Em termos cognitivos serão tra...

11/10/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 134976 acesso(s)

Silvia Maria Raposo Bardy

Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Outros

12 As paisagens do município - UCA

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Incentivar o interesse pela leitura e análise das paisagens do município; Desenvolver a capacidade de observação das paisagens do município, apontando as principais características; Analisar a forma e a função do município a partir da análise das paisagens;   Compreender que a...

30/05/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 27819 acesso(s)

INIA FRANCO DE NOVAES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Geografia

13 POPULAÇÕES QUE HABITAM NO CAMPO

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Entender a origem do vocabulário homem do campo; Estudar os aspectos culturais que geram o modo de vida das populações que habitam no campo; Discutir as condições de vida no campo vinculada ao trabalho assalariado e a agricultura de subsistência.

12/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10983 acesso(s)

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

14 POPULAÇÕES QUE HABITAM NO LITORAL

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Observar fotos de pessoas pescando e descrever o que elas estão fazendo, para deduzir onde habitam; Discutir sobre a economia e o modo de vida das pessoas que moram no litoral;  Comparar os instrumentos de pesca do mundo atual e do passado;

13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5529 acesso(s)

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 12735 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.