18/01/2013
Bárbara da Silva Santiago
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade |
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
- Discutir e refletir sobre o processo de urbanização, identificando suas causas e consequências;
- Identificar as formas de ocupação do espaço urbano e os agentes e/ou atores que nela atuam e que dela participam;
- Analisar as condições socioeconômicas, culturais e políticas dos agentes e atores que atuam no espaço e bem como suas capacidades de organização/mobilização na luta e/ou de seus interesses.
- Geografia urbana;
- Geografia da população.
1o. Passo:
Professor(a), inicie a aula projetando para os alunos as imagens abaixo:
Disponível em: <http://lsecities.net/media/objects/articles/worlds-set-apart?lang=pt-br>, acesso em: 18 Jun. 2012.
Disponível em: <http://mamuteando.wordpress.com/2011/11/22/o-que-vem-antes-da-upp/>, acesso em: 18 Jun. 2012.
Disponível em: <http://www.itaimpaulista.com.br/portal/index.php?secao=news&id_noticia=450&subsecao=20>, acesso em: 18 Jun. 2012.
- Professor(a), após a exposição promova uma discussão junto aos alunos. Para ajudá-los nas discussões proponha algumas questões. Como sugestão:
- O que vocês conseguiram observar nas imagens mostradas? - Existem semelhanças e diferenças entre as imagens? - Podemos dizer que essas imagens retratam algum aspecto da urbanização brasileira? - Vocês consideram importantes e positivas as transformações ocorridas nas cidades? - Vocês já pararam para refletir sobre o espaço urbano de onde vivem? |
2o. Passo:
Professor(a), disponibilize o texto encontrado no link abaixo para trabalhar o conceito:
Disponível em: <http://urbanidades.arq.br/2009/05/segregacao-espacial-urbana/>, acesso em: 19 Ago. 2012. |
- Proponha algumas questões para nortear a leitura e um debate ao final.
a) De acordo com a citação da Maricato no primeiro parágrafo e com o argumento do Villaça no segundo parágrafo, quais são as características mais marcantes das cidades/metrópoles brasileiras? b) Segundo o texto, o que é segregação espacial urbana? c) Que consequências são geradas por esse processo de segregação? d) Como se dá o processo de segregação? |
Observação: Professor(a), peça aos alunos que anotem as respostas das questões no caderno para que eles tenham esse registro de forma escrita além do debate oral.
3o. Passo:
Professor(a), busque vídeos na internet para exemplificar a aula anterior e exiba para os alunos. Antes de realizar a exibição dos vídeos, peça aos alunos que, ao longo dos mesmos, tentem relacioná-los as imagens com a leitura do texto da aula anterior. Como sugestão, reproduza os vídeos abaixo:
a- Vídeo - "SBT - Vivendo de Migalhas_Parte 03"
Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=Pq5uxFVAOAU>, acesso em: 06 Ago. 2012.
b- Vídeo - "SBT - Vivendo de Migalhas_Parte 04"
Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=yUGFGfwpL3k&feature=relmfu>, acesso em: 06 Ago. 2012.
c- Vídeo - "Segregação em Salvador/BA"
Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=c_iIlMY_Vvs>, acesso em: 06 Ago. 2012.
- Professor(a), após a exibição promova uma discussão junto aos alunos. Para ajudar nas discussões proponha as questões abaixo:
a) De acordo com a leitura da aula anterior, quais aspectos os vídeos estão evidenciando do espaço urbano? b) Quem são os agentes que fazem pouco para minimizar os contrastes sociais e até mesmo negligenciam os segregados sociais urbanos? c) Como acontece esse processo no espaço urbano onde os alunos vivem? d) É possível diminuir ou acabar com as diferenças sociais? |
- Professor(a), proponha um trabalho para casa:
Solicite para os alunos registrarem os espaços segregados de onde eles vivem. Como sugestão, em grupos formados por até 4 alunos, peça para eles registrarem por meio de fotografias, vídeos ou mapas.
Observação: Eles poderão editar as fotografias utilizando os próprios recursos tecnológicos que eles dispõem. O Windows tem um programa de fácil utilização chamado Windows Movie Maker que já vem dentro do pacote de programas; Para a confecção dos mapas, os alunos poderão usar programas livres de fácil utilização - Google Earth (http://www.baixaki.com.br/download/google-earth.htm), Google Maps (https://maps.google.com.br/) e Mapas Coletivos (http://www.mapascoletivos.com.br/static/about)
4o. Passo:
Professor(a), esta aula centrará no repasse dos grupos para toda turma dos registros realizados:
Como sugestão, peça que cada grupo siga o roteiro abaixo:
Parte 01 - Do espaço escolhido - o grupo irá falar de forma breve sobre a escolha do local registrado;
Parte 02 - Da forma do registro - o grupo falará do meio escolhido para registrar (fotografia, vídeo ou mapa);
Parte 03 - Exibição do registro - o grupo irá exibir o registro e ao mesmo tempo fazer as considerações conceituais;
Parte 04 - Autoavaliação - o grupo irá colocar as dificuldades ou não para a execução da tarefa, envolvimento do grupo, entre outros aspectos que julgarem necessário.
INSTITUTO CLARO. Disponível em: <https://www.institutoclaro.org.br/em-pauta/mobilidade-faz-do-espaco-urbano-um-grande-playground-para-estudantes-durante-a-gincana-global/>, acesso em: 07 Ago. 2012.
QUAIS OS ELEMENTOS QUE FORMAM UMA PAISAGEM URBANA, UMA PAISAGEM RURAL E UMA PAISAGEM LITORAL? Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=350>, acesso em: 07 Ago. 2012.
QUAIS ESTRATÉGIAS POSSIBILITAM AOS ALUNOS PERCEBEREM AS ATIVIDADES ECONÔMICAS PRESENTES NA PAISAGEM URBANA? Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37924>, acesso em: 07 Ago. 2012.
EDIÇÃO 55 - ESCOLA ABERTA - VIDAS E SABERES DA PERIFERIA URBANA. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=1673>, acesso em: 07 Ago. 2012.
TRANSPORTE URBANO E O GRAU DE URBANIDADE. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27423>, acesso em: 07 Ago. 2012.
TV ESCOLA - SALTO PARA O FUTURO. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1241>, acesso em: 07 Ago. 2012.
Aqui o(a) professor(a), irá avaliar o processo de entendimento e compreensão dos alunos sobre a segregação espacial dentro do espaço urbano. Avaliar a forma que eles vêm se portando frente ao desenvolvimento do espaço urbano. É importante levar em conta a participação em sala de aula e comprometimento durante a realização das diversas questões propostas como parte da avaliação. O(a) professor(a), também, poderá realizar uma conversa final com a turma e fazer um diagnóstico dos objetivos alcançados durante as diferentes etapas das aulas.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/04/2014
Cinco estrelasAchei muito bom tanto a aula quanto os recursos.
12/05/2013
Cinco estrelasexcelente
31/01/2013
Quatro estrelasgostei muito da aula, do apelo que o video faz, com certeza os alunos terão varios esclarecimento e questionamento sobre o assunto. parabéns!
20/01/2013
Cinco estrelasGostei do conteúdo e da maneira realista de trabalhar conteúdo, perspectivas e soluções. Trabalho no ensino médio e sempre levo imagens para facilitar a troca de informações. Gostaria de saber: Urbanização tem limite? É possível concordar com o pensamento de que um dia, as cidades não crescerão mais?